Vertente comercial do Fórum BTT

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Como é um tema que tem levantado diversas questões, e tem feito confusão a muita gente, talvez (oxalá não me arrependa) seja boa ideia trazer alguma luz a este assunto, e deixar as coisas mais transparentes, para não andarem aí com teorias da conspiração.

Conforme foi avançado no comunicado, enquanto mudávamos a plataforma, ao fim de 5 anos e meio de existência, o Fórum BTT encara agora aquela que é a sua maior revolução/reforma.

A longo de todo este tempo, passámos (e continuamos a passar) por um vasto processo de aprendizagem que nos trouxe até aos dias de hoje.

Com esta mudança de plataforma, começámos também uma nova era do fórum, com uma vertente comercial mais acentuada, concretamente através da venda dos acessos à promoção de eventos e anúncios classificados de venda.

No nosso entender perfeitamente justificável, pois são dois casos concretos em que as pessoas/entidades beneficiam financeiramente com o serviço que aqui é prestado.

Sei que há muita gente aversa à ideia de pagar, mesmo quando se trata de valores tão simbólicos como 2€ ou 7,5€ sobretudo quando em dada altura o mesmo serviço não e gratuito. Provavelmente não farão ideia de que a manutenção de um site da dimensão do Fórum BTT, que requer um servidor dedicado, tem custos financeiros bastantes significativos além do tempo que consome a uma vasta equipa de voluntários.

Nos últimos dois anos, com o crescimento mais acentuado do fórum, fomos observando um crescente aproveitamento de entidades ligadas ao comércio de bicicletas e acessórios, todos quiseram dar a conhecer os seus produtos e potenciar o seu negócio aqui no fórum, aproveitando a inexistência de regras que os proibissem de tal, e sempre esticando a corda com vista ao proveito próprio.

Enquanto isso, as pessoas que aceitaram o convite que lhes fiz, continuavam a trabalhar, olhando para as mãos. Eu a fazer contas porque a receita publicitária e de merchandising não cobria os custos, e a por dinheiro à frente para que o fórum continuasse online, beneficiando o negócio de muitos, muitos que nem obrigado alguma vez dirão, e alguns que quando contactados tiveram "cara podre" o suficiente para dizer que o fórum já lhes gerava volume comercial sem que fosse necessário pagar para isso, pelo que não estavam interessados em publicitar.

O dinheiro constitui um entrave para muitas coisas na vida, e aqui há muito que sentimos isso, sempre que queríamos fazer alguma iniciativa era uma dificuldade, nunca havia dinheiro, antes pelo contrário havia saldo negativo, e nunca passávamos deste ciclo, nem da "cepa torta". Estávamos claramente perante uma existência insustentável.

Face a isto, só haviam duas opções:
1) borrifava-me nisto tudo, e deitava o site abaixo
2) tentava investir mais e obter retorno

Até ao momento de transição da plataforma antiga, que entrou no inicio de 2006, eu passei 4103 horas ligado ao FórumBTT, o equivalente a quase 171 dias, quase meio ano, ou seja meio ano em 4 anos! São muitas horas a ter em conta num processo de decisão destes, e como eu, mais uns quantos o fizeram, zelando pela organização, estrutura, informação, boa escrita e bom ambiente neste espaço.

Pareceu-me evidente que investir e tentar obter um retorno mínimo fazia mais sentido.

Consciente de que o Fórum é o reflexo das pessoas que aqui participam, sei que o desagrado destas pessoas pode levar ao abandono do fórum e consequentemente ao seu desaparecimento.
Pode assim este investimento ter sido um "tiro no pé", mas se isto não gerar dinheiro para juntarmos as pessoas que aqui trabalham e as suas famílias (que também sofrem com as horas de ausência) 2 ou 3 fins-de-semana no ano para dar umas pedaladas, nuns sitios porreiros, com umas belas jantaradas pelo meio, para investirmos noutros projectos que temos como por ex. é o caso de um microsite com uma base de dados de pesos de componentes e materiais com fotografias para o cantinho do peso (entre outros), para pagar inscrições nalguns eventos, para andarmos com equipamentos do fórum sem que isso signifique termos que pagar por eles, para produzirmos mais conteúdos como a análise que colocámos na secção Think Bikes, etc. então, também não vale a pena o esforço pessoal e financeiro dedicado ao Fórum BTT.

Para os mais curiosos, a empresa que assume a responsabilidade perante as transacções comerciais é a Trilhos Vivos, a empresa que criei em 2008 cuja área de actuação é organização de eventos, e actividades turísticas em BTT.

Há quem de repente se sinta muito preocupado com o que estamos porventura a ganhar, mas que nunca se preocupou com o que perdemos ao longo deste tempo, não sei se será curiosidade, se será inveja.

Assim, espero que fique claro que efectivamente faz parte dos actuais objectivos de existência a geração e obtenção de lucros que permitam suportar as despesas correntes, retribuir de alguma forma às pessoas que aqui trabalham e investir noutros projectos.

O que devem esperar doravante? Um maior restrição em tudo o que são questões comerciais, (links para sites comerciais, questões sobre preços e onde comprar, etc.).

Mantém-se o acesso gratuito à informação, nos moldes que até hoje têm caracterizado o fórum.

Para finalizar, aproveito esta oportunidade para agradecer a todas as pessoas sem excepção (inclusive aquelas com quem já houve desentendimentos no passado ;) ) que contribuíram com o seu tempo e dinheiro, para que o fórum seja o que é hoje, e estas pessoas não se cingem apenas à equipa de moderação!

Da nossa parte podem contar com o esforço para continuar a fazer mais e melhor.

Espero ter sido suficientemente esclarecedor, não deixando espaço a boatos e questões mal entendidas :)

Boas pedaladas a todos!
 

fitty77

New Member
Muito bem, sem duvida. Compreendo as razões da administração / moderação para que se cobre por alguns "serviços".

No entanto, já na plataforma antiga, havia algo que me criou sempre alguma confusão e que porventura virá a criar ainda mais, que é o facto de um user ter alguma dificuldade em colocar um link para um site onde estará algo à venda com uma bela promoção em cima. O user que o fez, que até nem tem nada a ver com a loja, viu um preço bom para determinada peça (seja lá o que for) e vem aqui e coloca o link, na esperança de que essa "publicidade" ajude alguém, ou seja, que quem procura uma peça desse tipo, o possa fazer nas condições mais vantajosas, e isso serve para o user comum, como para mods e admins (todos ganhamos com isso...). É certo que o forum serve para o convivio, mas também para nos ajudarmos, e não sei até que ponto essa limitação, não acaba por limitar também a capacidade de nos ajudarmos mutuamente, ainda para mais quando isso nos pode ajudar na carteira.

Sei que é complicado, pois a casa publicitada irá ganhar com isso, mas todos nós acabamos por ganhar também. Obviamente que essa casa, provavelmente não se preocupará em ajudar o forum, mas indirectamente acaba por o fazer, pois essa partilha de informação também ajuda a manter o forum vivo, pois todos cá vimos também para procurar bons negócios... Por isso pergunto até que ponto essa limitação deve ser feita, e se existe alguma forma de a contornar. De que forma poderiamos partilhar essa informação, sem que para isso tenhamos que cair na publicidade gratuita?

Existiria uma forma, por exemplo através da criação de um tópico, ou de uma sub-secção, onde seriam colocadas essas informações, mas o link ser disponibilizado apenas aos interessados via PM. Porém, quem poderia gerir isso? Pois enviar PM's a toda a gente interessada, poderia revelar-se um trabalho monstruoso para a moderação, mas deixar isso a cargo dos user's poderia criar alguma barafunda pegada... E não seria isso também publicidade? Enfim, será uma coisa a que provavelmente estávamos habituados e teremos que passar a viver sem isso no forum.... Mas que ajudou muita gente, la isso ajudou.
 
A "questão misteriosa" agora revelada sobre a empresa comercial que detêm o fórum, não me afecta minimamente nem me choca nada! :cool::cool::cool:
Mesmo após as recentes alterações no fórum, verifico que os meus interesses pessoais neste fórum (eu que ando frequentemente por aqui desde 2007), que são os de utilizador frequente, leitor e contribuidor; continuam garantidos e até prova em contrário, garantidos de forma gratuita! E acho que para a maioria dos membros deste fórum, os seus interesses coincidem com os meus! Também afirmo que não concordo com todas as alterações estruturais e critérios de salvaguarda da informação!

Para existir, o fórum tem de gerar receitas e ter pessoas motivadas financeiramente e psicologicamente a trabalhar nele, como é lógico! E também não acredito que algum administrador algum dia consiga viver só dos lucros deste fórum!

Para alguns membros que agora expressam frequentemente (nos seus posts), o seu descontentamento e revolta por esta "exploração capitalista exagerada do fórum", que até é gratuito para eles; lembro-lhes que vivem num país onde:
- O poder de compra é dos mais reduzidos da UE!
- O custo de muitos bens e serviços, incluindo os básicos, é dos mais altos da UE!
- Pagam uma carga fiscal elevada para um estado desorganizado, mal gerido e "esturrador", muitas vezes em dupla ou tripla tributação, para ter frequentemente maus serviços públicos! O estado é gerido por uma "elite política", que, independentemente dos partidos no poder; num dia pede continuamente contenção e sacrifícios aos cidadãos, para no dia seguinte esturrar milhões com boys, tachos, lobbies e negócios ruinosos!
E nessas coisas, que os afectam na realidade; muitos comem, calam, aguentam e nem piam!
 
Last edited:

FDura

Utilizador Banido
Boas

Concordo com tudo e discordo de tudo :exacto:

Reconheço que existem custos a ser suportados, mas uma coisa me preocupa com as novas regras da promoção de eventos e a sua taxação :confused:

Aquele pequeno evento com um preço comedido como já vai havendo poucos :hmmm:
Aquele evento de solidariedade doh
Aqueles eventos que vamos descobrindo e que os próprios organizadores desconhecem o Fórum BTT e eu e outros na boa fé vamos divulgando a fim de partilhar a informação. É lógico que eu nunca irei pagar para colocar o evento de outro :nana:

Sei também que se tornaria difícil e ingrato a escolha dos que seriam pagos e os que seriam gratuitos, mas acho que deverão ponderar nesta situação :-K
 

KLUCA

New Member
Fdura,

acho que a malta já ponderou essas situações e a meu ver cobrar pela divulgação de eventos um valor de 7.5 cabe bem dentro do justo valor.

seja qual fôr o evento em que se pague inscrição, haverá receitas

onde há receitas é normal que haja despesas, e 7.5 euros nada é.

no entanto, e como não há regra sem excepção, realmente acho que deve haver aqui também alguma excepção á regra. É que realmente ainda há passeios com valores de incrição mesmo muito baixos e por (infimas) vezes gratuitos. Por exemplo promovidos por uma autarquia ou associação, passeios estes sem qualquer intuito de lucro.

Atenção que não incluo aqui os passeios que de denominam de solidariedade. Somente porque infelizmente há quem chame a alguns passeios de solidariedade, mas não é bem assim ... é claro que aí pagam os corretos pelos incorrectos.

E há ainda os passeios com inscrição tão baixa que a malta vê mesmo que as receitas são mesmo só para ajudar nos abastecimentos e na logistica geral. Estou-me a lembrar aqui da malta de Armação de Pêra que realizou um passeio por 3 euros, e o que a malta comeu....ui ui...(inda me lembro da chouriça assada :) )

Concluo dizendo que a taxa para a colocação de eventos, na minha opinião poderia e deveria ser ZERO éros para os eventos gratuitos, e para os de baixissimo valor de inscrição. Para os eventos gratuitos, acho que nem merece grande justificação do porquê nada se cobrar.

Como o valor baixissimo é complexo de achar, lembro-me do valor de inscrição até 5 euros, porque que pede até 5 euros para organizar um evento, está mais a contribuir para o BTT do que á procura de ganhos.
 
Last edited:

KLUCA

New Member
olha , este até tem de inscrição o valor de 5 euros.

este é um daqueles eventos em que claramente todos os fundos recolhidos são para uma causa.

(no entanto sublinho que seja qual for a decisão de quem está por trás do fórum, deve ser aceite. Num futuro se avaliarão os resultados.)
 
Last edited:

ny12xx

Super Moderador
Companheiro Ludos

É obvio que a manutenção/alojamento do NOSSO Fórum têm custos.

Se alguns são quantificáveis (custos reais que se traduzem em €$€$€), outros não o são tão facilmente (tempo).

Quanto ao retorno financeiro, só o conseguem através da estratégia que deliniaram (pagamento de alguns serviços até agora gratuitos no NOSSO Fórum + merchandising + publicidade), não concordo nem discordo dos vossos métodos, porque pelos vistos, são a única forma de poderem garantir a continuidade do NOSSO Fórum.

É obvio que é necesssário haver algum lucro/mais valia, para poder "compensar" (se é que alguma vez se pode compensar) o TEMPO que foi roubado à FAMILIA, amigos, noites de copos/borgas, trilhos com a nossa menina e outros que não me vêm à memória agora.

Compreendo e concordo, que, para que o NOSSO Fórum se mantenha em funcionamento (forte e saudavel) tem que haver mais Capital a entrar.

Como acho que têm feito um excelente trabalho até agora, acredito que, estas "alterações" estão a ser implementadas por forma a manterem a qualidade a que nos habituaram.

Agora vou escrever um pouco sobre o que os users (alguns ou muitos) procuram por aqui:

- partilhar conhecimentos, informação e experiências

Para que essa informação possa ser útil para alguem, por vezes têm que ser feitas referências a marcas/lojas/preços.

E é exactamente aqui, que eu e mais alguns users estamos em desacordo com a NOSSA adiministração/moderação.

Por exemplo (real passado comigo):

No inicio do passado 2009, comprei umas CrossRide que andava a namorar à muito tempo, mas ainda não tinha tido dinheiro para as comprar. Certo dia, durante a minha visita semanal à Decathlon de Alfragide, deparei-me com a imagem que se segue:
p1010015g.jpg


Obviamente, assim que me foi possivel, vim AQUI informar qualquer eventual interessado (sobre o que eu acho ter sido uma grande compra).

No espaço de hora e meia, o tópico que iniciei teve +/- 50 visitas e +/- 15 respostas. Depois foi eliminado.

Quem fica a ganhar com esta publicidade gratuita por mim iniciada?????

No ponto de vista da adiministração/moderação do NOSSO Fórum: a Decathlon

No ponto de vista dos users (e tanto quanto sei já somos mais de 30.000): todos os users que quisessem comprar um producto de boa qualidade a um preço (quase) impossivel de encontrar.

Se o user ""YZZDDFRT"" estiver à procura de um espigão de selim da marca ""HHJJGUUTF"" com o custo aproximado de 200,00 €.
Pode ser que alguem saiba de uma loja que o venda por 100,00 €, e venha AQUI informar sobre isso.

Quem fica a ganhar???? já sei, é o user ""YZZDDFRT""

Não sei se me fiz entender, mas onde quero chegar realmente é aqui: Não podem ser fundamentalistas

O trabalho da moderação, é moderar; mas por favor, façam-no com MODERAÇÃO!!!

Se 99% de NÓS estamos aqui para partilhar conhecimentos, informação e experiências, tambem é obvio que o outro 1% pode estar aqui por motivos diferentes, e esse facto pode complicar o VOSSO trabalho (moderação).

Continuem o bom trabalho.

Um abraço

NY

PS: não vale a pena removerem a foto que publiquei, visto que, aquela promoção só durou 3 dias.
 
Last edited:

Jazz

Member
Concordo com o que foi dito aqui pelo FDura, pelo ny12xx e pelos outros foristas com opinião semelhante sobre os eventos gratuitos e sobre as referências a lojas.

Porque não fazem como faz o mtbr, em que os representantes de lojas estão identificados por baixo do nick? Se sabem quem são podem fazer isso, senão seriam expulsos. Os disfarçados também se vão denunciando pelos posts que escrevem.

Parabéns à administração e moderação do fórum por esta evolução. Se querem ganhar dinheiro com isto, ou precisam de o ganhar para manter isto, acho muito bem pegarem pela publicidade, pelos classificados e pelos eventos (com fim lucrativo).

Isto é típico, todos querem mamar, mas ninguém quer dar a teta.
 

MrPierre

New Member
Isto é típico, todos querem mamar, mas ninguém quer dar a teta.

É a mania socialista portuguesa. Viver à custa dos outros e achar que é tudo nosso.

E se o pessoal do forum quiser ganhar dinheiro também está tudo bem. Os serviços pagam-se. O ebay também cobra.
 
Last edited:

KLUCA

New Member
... a malta também não pode começar a chamar serviços a tudo, e daí arranjar uma justificação para cobrar.

hoje li uma tópico, onde me pareceu, que não vai voltar a haver neste forum um tópico como havia o anterior "compras na net", para não se estar a beneficiar lojas estrangeiras. Se assim fôr a ideia, na minha opinião nos dias de hoje tal ideia não terá absolutamente nenhuma lógica. Se as nossas lojas não tÊm melhores preços, é principalmente porque ou têm uma carga fiscal demasiado alta, ou porque, estão "escravas" de alguns poucos importadores.

se o forumbtt embarcar nessa óptica vai apenas estar a beneficiar esses poucos chuloides que são alguns importadores que impedem melhores preços nas nossas lojas. Em nada vai o nosso comercio ou a nossa economia ser beneficiada.

Se a massa global não tivesse acesso a essas lojas estrangeiras, ninguém acredite que isto seria melhor.

Para já, posso até estar errado, mas parece-me que o fórum deu um passo em frente e dois atrás.

Se por um lado acho bem que se cobre por publicação de eventos, acho totalmente descabido que não possam haver links num topico de discussão de vendas, só para obrigar quem lÊ a ir ao Google encontrar o link.... pra quê???

(posso estar errado, mas para já é a minha opinião)
 

be_rlauren

New Member
Já agora dou a minha opinião.

Não concordando, também com os 7,5€ dos eventos... Aceitava perfeitamente uma taxa (podia ser os tais 7,5€) para eventos a partir de um x pelo valor de incrição. Logo, maratonas onde a incrição fosse inferior a um valor, não se pagava para colocar o anúncio. Os outros, com vista a lucro, já concordo.

Quanto aos links, acho não faz o mínimo sentido. É partilha de informação ou não? Há inquisição? Não concordo. Eu e muitas pessoas...

Se repararem o fórum está menos activo desde esta transformação toda...! Ninguém estava habituado a isto.

Existem outras forma de ir buscar retorno... não prejudicando os visitantes. Basta terem ideias! Se isto não é para partilhar situações, cada um começa por fazer as suas buscas independentemente.

Noutro dia existia um tópico de meias impermeáveis onde toda a gente dizia que uma determinada loja online (não nacional) era a mais barata. Eu pesquisei e pesquisei e encontrei mais barato, encomendei e informei da situação. Agora quem fica a ganhar? Eu? Não sou de certeza. A loja? Ao olhos do fórum sim. E o fórum não ganha nada com isso? Será que não ganha admiradores? Será que essas pessoas quando tiverem interessadas em adquirir alguma coisa não vêem até ao fórum ver o que há por aqui?... Opiniões.

Respeito tudo aquilo que é vertente comercial do fórum senão este não existia. Discordo com algumas medidas adoptadas. Ah o fórum continua lento... como dantes!!!
 

leo_delibes

New Member
Este assunto deverá ser discutido nos tempos próximos no Fórum Btt. Assim sendo deixo já aqui a minha opinião. Respeitando todas as decisões do quem gere este espaço, visto não caber a mim qualquer decisão respeitante ao mesmo, de que preferia, sem dúvida, ter eu próprio que pagar para poder usufruir do Fórum. O valor simbólico de 1ou2 euros, tendo em conta o enorme número de utilizadores bastariam, penso eu, para fazer face às despesas de manutenção e deixando assim a informação correr livremente. Não podendo ser desta maneira, até porque desconheço também as condições legais, que seja de outra qualquer, pois, apesar de tudo este Fórum continua a ser a referência no mundo da informação do BTT que por cá existe. Não vou deixar por isso de o frequentar sempre que tiver necessidade, curiosidade, saudade ou outros.
Bem Hajam a todos
 

Nmars

Member
Li atentamente a explicação do Ludos sobre a vertente comercial assumida pelo ForumBTT. Quanto a isso não há a dizer. As opções são claras e perfeitamente compreensíveis/defensáveis...

Porém, discordo claramente de algumas "regras" que considero absurdas! Vejamos: é como ter um site para amantes de desporto automóvel mas estar impedido de dizer os preços desses mesmos automóveis, as suas características, etc, etc. Claro que um link a propósito de uma promoção de uma determinada loja de equipamentos gera ou pode gerar clientes para essa mesma loja. Mas também gera movimento dentro do próprio site! E, afinal, de que é que vive o ForumBTT se não de tráfego, de visualizações de páginas? Não é isso que gera tráfego que alimenta a vertente comercial? Parece-me que os responsáveis do Forum, na ânsia de porem ordem na casa começaram a por ordem demais... É uma espécie de "poluição legislativa"! Quanto mais leis, neste caso regras, mais confusão e mais dificuldades existem! Simples, meus caros, é sempre melhor!

Esta espécie de "poluição" estende-se também, muitas vezes, aos vários tópicos do Forum, o que me leva a acreditar que, provavelmente, esta mensagem ficará perdida no limbo e nem sequer ocupará um minuto de ponderação da equipa que gere o Forum, mas pelo menos não deixei de dar uma opinião (acho que construtiva) depois de os ter visto, de forma muito desadequada, a criticar alguns posts dos utilizadores que tentavam apenas perceber como funciona o "novo" ForumBTT.
 
G

Guilhas BTT

Guest
Bons dias betetistas,

Eu para mim só vejo uma razão para os links serem bloqueados, deve haver pressão de algum ou alguns patrocinadores do fórum para não divulgarem outras lojas.
Como já tive oportunidade de dizer acho o valor da promoção de eventos um pouco exagerada, mas tudo bem, todo este trabalho que foi desenvolvido ao longo destes anos tem custos e não pode continuar a ser os mesmos a suportar as despesas.

Agora em relação aos bloqueios dos links, penso que seria benéfico para o forum alterar essa medida pois está a afastar muita gente.
Falarmos de outras lojas para aquisição de equipamentos ou material para as bicicletas era uma mais valia do anterior formato do fórum.
 

tlages

Member
Sem duvida que o ForumBTT teria que tomar este rumo. A única coisa que não concordo é mesmo o titulo deste tópico onde se lê "comercial" eu trocaria por "sustentável".
O forum tem sido um exelente ponto de encontro, tem sido um espectacular repositório de informação a todos os níveis e era uma perda muito grande se eventualmente "morresse".

Não compreendo como alguém pode discordar do pagamento de 7,5 euros para colocar aqui um evento quando sabemos que qualquer organização por mais pequena e amadora que seja movimenta muito mais que uns meros 7,5 euros. O forum tem sido para muitos eventos um factor de sucesso na divulgação do mesmo. Na minha modesta opinião 7,5 euros é muito pouco.

A minha sugestão passa mesmo pelo preço da divulgação de eventos. O preço a cobrar deveria ser proporcional ao preço de uma inscrição no evento em causa. Há eventos para todos os gostos e para todos os custos, um evento qe cobra 15 euros de inscrição deveria pagar 15 euros para a divulgação do mesmo aqui. Um evento que cobra 20, 30, 40, 100 euros deveria pagar o respectivo valor para a sua divulgação. Fica a dica!

Abraços e boas pedaladas
Tiago Lages
 

Gladiador

New Member
Em primeiro lugar, quero dar os meus parabéns a toda a equipa que torna possivel que este espaço exista e que todos possamos usufruir dele.
Depois e em relação ao assunto em tópico, concordo inteiramente com a opinião anterior. Não creio que esta medida seja para tornar o Forum comercial, mas sim sustentável e permitir a sua existência.
Acho piada criticarem um valor simbólico como 7,5€ para assegurarem um sucesso enorme a um evento. O que é certo é que este espaço por si só confere mais visibilidade a qualquer evento que todos os espaços da mesma temática juntos, incluindo a Bike Magazine.
Basta vermos que na promoção de eventos existem eventos para o segundo semestre do ano, já publicados desde o ano passado.

Quanto aos link´s serem bloqueados, não me aquece nem me arrefece.
Mas talvez arrefeça os interesses de quem sempre usou este Forum e cada um de nós para de maneira inocente lhes fazer publicidade, sem pagar nada.
Continua a ser possivel colocar o nome de uma loja, logo posso chegar até à mesma através do Google. Parece que existe por aí pessoal que quer a papinha toda feita ou alguém que faça a própria encomenda.

Por ultimo, não deixa de ser curioso lêr certas opiniões (que quem as tem está no seu direito) a criticar estes aspectos, mas ainda não li nenhum dos autores das mesmas prontificarem-se a oferecer algum dinheiro para ajudar a manter o ForumBTT a funcionar.
Criticar os outros, enquanto esses garantem a existência de algo que custa dinheiro e do qual podemos usufruir todos os dias, sem ter de fazer nenhum ou ter qualquer custo, é mais que hipocrisia: é não ter respeito pelo trabalho dos outros.
 

JoãoPP

New Member
http://www.forumbtt.net/showthread.php/18019-Vertente-comercial-do-Frum-BTT?p=402007#

Boas.
Amigo Ludos, já uma vez contribui monetariamente para que este excelente forum de btt não acaba-se, e se for preciso volto a faze-lo.
Em relação aos passeios e ás provas a afluência de adeptos , e tenho certeza que uma grande percentagem, é devido a existência deste forum que tanto tem dado pelo btt em Portugal, portanto qualquer contribuição dos organizadores dos eventos derem ao forum acho que terão sempre um retorno desse dinheiro.


Boas pedaladas. E vamos a ajudar o forum btt porque isto é para proveito de todos os amantes do btt!!!!!!:p:p:p
 

cagaréu

New Member
Eu tambem já contribui se não estou em erro no ano de 2006 e se fosse necessario contribuia de novo, agora não concordo que os eventos gratuitos e os sociais como os exemplos que já referi num post neste tópico, as organizações tenham de pagar o que quer que seja para os anunciar.
 

pre_historico

New Member
confesso que não entendo a questão dos links. o «compras na net» era um dos motivos que me faziam vir cá. há outros motivos.

entendo que só vem quem quer e quem pode manda. se estas regras vão permitir manter e melhorar o fórum, o tempo o dirá.

no que me toca é que há menos um tópico para ler.
 
Top