Velocidade e Pneus

Paulo Botica

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Boas
Tenho reparado que muitos bttistas, conseguem com muito menos esforço que eu uma velocidade muito mais elevada, ainda ontem ia a pedalar com força e atras mim vinha alguem com a maior descontração a acompanhar, serão os pneus reparei que ele tinha pneus bem finos, os meus são uns Sworks The captain 2bliss 26*2.0 a bicla uma stumpjumper comp.
Mudar os pneus resulta para ganhar velocidade em alcatrão, que pneus aconsenham?
E em lama, piso solto, pedra solta - aderencia, ganho ou perco se colocar uns pneus mas finos e rolantes?
O que acham por exemplo destes S-Works Sauserwind 2Bliss 26*1.8
 

mBiT

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Em piso diferente de alcatrão, até se torna perigoso andares com slics/pneus finos.
Tens de ver se justifica mudar de pneu relativamente aos trajectos que efectuas. Também pode ser uma questão de pouca pressão que te obriga a fazer mas esforço e obter menor velocidade, ou mudança menos ideal.
 
Se os pneus são mais finos terás menor atrito, logo maior velocidade. Mas terás menos aderência em pisos mais irregulares.
Também pode ser uma questão de pressão do ar, como o mBiT referiu.
Mas fazes muita estrada / cidade? Se sim, provavelmente deverias usar uns pneus mais indicados para esse tipo de piso.
 

pusquin

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Sem querer ofender ninguem, pode bem ser falta de "canetas" eu sofro desse mal, por mim tambem passam todos, tambem já troque os pneus, mas como eu não tenho pressa, não tem problema, o que é preciso é tirar prazer do que estamos a fazer.

Um abraço e força nas "canetas"



Devagar se vai ao longe.
 
Sem querer ofender ninguem, pode bem ser falta de "canetas" eu sofro desse mal, por mim tambem passam todos, tambem já troque os pneus, mas como eu não tenho pressa, não tem problema, o que é preciso é tirar prazer do que estamos a fazer.

Um abraço e força nas "canetas"



Devagar se vai ao longe.
Não deixas te ter razão, mas a diferença a rolar com pneu de estrada é bastante grande, e no meu caso foi tinha médias de 12/13 kmh e passei para algo na ordem dos 17 kmh, mais coisa menos coisa.
Também aconselho uma mudança de pneus, se se justificar o tipo de percurso que se faz maioritariamente, pelo desgaste dos pneus off-road em estrada.
Mas cada cabeça sua sentença.
 

abelha2

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depende nao so dos pneus, mas da aceleraçao inicial, e tambem do peso do ciclista

eu tenho um colega que tem pneus mais largos e com mais tacos, o que apresenta maior resistencia ao rolamento, mas em estrada anda mais que eu...a descer, pois tambem tem mais 20kg que eu.
 

Nuno Lima

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Ser mais leve não ajuda mais no ganho de velocidade? Eu falo por mim, agora na bike nova não acontece tão notoriamente, mas na minha bike antiga, ia eu e um colega meu numa descida, simplesmente embalados, e eu ganhava sempre mais velocidade que ele e dava-lhe um bom avanço. Acontecia sempre assim. Ele pesa cerca de 80kg e eu 50kg, mas bikes pesam sensivelmente o mesmo, a diferença que noto mais é o facto de a minha ter o guiador baixo e recto, ao contrário do dele que está mais elevado e é curvado. Já na minha nova que tem o mesmo género de guiador e a bike é mais leve, não ganho tanta distância :) Estranho não? Também tinha ideia que mais pesado ganhava mais velocidade.
 

Giro

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Sem querer ofender ninguem, pode bem ser falta de "canetas" eu sofro desse mal, por mim tambem passam todos, tambem já troque os pneus, mas como eu não tenho pressa, não tem problema, o que é preciso é tirar prazer do que estamos a fazer.

Um abraço e força nas "canetas"



Devagar se vai ao longe.
Não é por uma questão de pressa, é só por uma questão de esforço, pq que uma pessoa se vai andar a esforçar quando não precisa? ;)
 

elv1s

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Há muitos factores que influenciam.
o pneu;
o rolar do cubo;
as pernas;
a velocidade. A mais de 20km/h já se notam diferenças por ir a rolar atrás no "cone de vento" ou na "roda" como se costuma dizer, pois não se tem de vencer a força do vento.

MAs se a diferença é muito grande, o problema devem mesmo ser as pernas. Eu por exemplo noto que agora ando sem grande esforço perto de 30km/h em zonas que há 3 anos para dar 20km/h tinha de fazer um esforço enorme...
 
Sem querer ofender ninguem, pode bem ser falta de "canetas" eu sofro desse mal, por mim tambem passam todos, tambem já troque os pneus, mas como eu não tenho pressa, não tem problema, o que é preciso é tirar prazer do que estamos a fazer.

Um abraço e força nas "canetas"



Devagar se vai ao longe.

Olá, olha que isto é bem verdade, os pneus influenciam mas tudo depende das pernas... Eu ás vezes também não estou a andar nada e não sei porquê, até porque as pernas parecem-me boas mas nem sempre estão.. já quando estão... no outro dia por exemplo dei 63km/h!!!!! em recta, não subia nem descia, outras vezes fico nos 54km/h, sem me cansar na mesma mas só que em algumas alturas puxamos mais.;):p;) Claro que ainda existe o vento, só que na altura não estava vento, tudo depende, tem a ver com a comida e a digestão que fazes e por ai fora. Também se encheres o bandulho de água nem te mexes :D:D:D:D:D:D:D

METALLICA:D:p
 

LPERDIGA

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Posso afirmar pela minha experiencia própria que uma escolha adequada pode afectar e melhorar a capacidade de rolar.
Após um aconselhamento profissional alterei na minha Scott Genius os pneus para Schwalbe colocando na traseira um pneu com menos atrito Racing Ralph e à frente um pneu com mais grip Rocket Ron. Gostei e senti a diferença no esforço.
Na minha opinião deves aconselhar-te numa loja especializada. Lembro que à pouco tempo a Bike Magazine fez um teste a diversos pneus ... essa leitura pode tambem ajudar
 
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