Vandalismo de gravata na Arrábida

BigFoot

New Member
Já é do conhecimento de muita gente o "vandalismo" por parte de muita gente de poder, ao construir urbanizaçoes de luxo, ou destruir pra fazer dinheiro muitas zonas da serra da arrabida, e muitas delas fazendo parte da zona portegida..
Mas quando nos toca ainda mais de perto (em distancia) notamos mais.. já deve ser do conhecimento de alguns.. mas pra quem não sabe fica a saber..
Seguindo o estradao que passe junto ao tanque perto de s.Luis das pedreiras, ia se dar a um single track espetacular o qual a muitos chamavam a rocha vermelha.. o qual estava praticamente natural, sem intervenção do homem... o resultado foi que alguem (não sei quem ao certo) lembrou se de fazer uma zona de passagens para os bombeiros.. o que para quem conhece bem a zona, é completamente ridiculo fazer se aquilo ali, porque bem perto dali pode se aproveitar estradores sem destruir outras coisas.. o qu era um single track lindissimo tanto para quem sobe e para quem desce, passou a ser um estradão mais largo do que muitas estradas nacionais.. pelo o que ouvi dizer o "projecto btt" fez barulho com algum responsavel pelo parque natural da arrabida.. e a obra foi embargada.. ou seja.. agora que o estradão está a poucas dezenas de metros de um estradão que liga a estrada dos barris a obra acabou ali.. porque realmente não fazia sentido fazer se aquilo ali..
resumindo.. as pessoas primeiro fazem e depois pensam...
quem fica a perder somos todos nós.. se alguem tiver fotos de como era antigamente a "rocha vermelha" se poderem post aqui, eu quando la passar novamente tiro umas fotos pra se ver a diferença..


Cumps.

Bruno Atalaia
 

pedro lopes

New Member
Realmente é estranho não terem aproveitado os estradões que passam lá perto

Pelo menos desta vez a ideia era fazer um caminho para uso dos bombeiros em vez de uma quinta para "os boys" lá do partido.

Valha-nos ao menos isso...
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
A obra tá embargada? Desde quando?
Duvido muito que tal tenha acontecido ou aconteça, pois os trabalhos foram/estão a ser realizados pelo exército, e não estou a ver o exército a fazer um estradão daquela dimensão sem que o ICN/PN Arrabida tivessem conhecimento.

Passei lá no domingo passado, e na 3ª feira, e os homens lá andavam a bulir, agora que devem estar a escassos metros, se é que não chegaram já ao estradão do alcube é que iam embargar a obra? Deve ser deve.

Eu acho piada que as pessoas se indignem com estas coisas mas pouco ou nada façam.
Abre-se uns tópicos nos fóruns de BTT, mandam-se uns mails, porque até nem dá muito trabalho, mas e acções que efectivamente poderiam fazer alguma coisa?
Faz-me lembrar um tal sketch dos Gato fedorento.

Quantas associações, ou entidades ligadas aos BTT existem e usufruem dos trilhos da Arrábida sem nunca terem feito nada por estes? E utilizadores, quantos são? Quantos milhares de pessoas da margem sul pedalam nos trilhos de todo o parque natural?

Por enquanto ainda se podem dar por felizes por ter sido destruído um single para dar lugar a um estradão, porque quando nos começarem a apertar o cerco e não puder-mos pedalar em trilhos alguns aí é que a coisa vai ficar feia.

Mas é assim, toda a gente se revolta, se indigna, manda mails, abre tópicos, mas como se costuma dizer: De boas intenções está o inferno cheio!

Está na hora de se fazer o que a IMBA faz lá fora há já muitos anos.
(Speak, Build, Respect, Ride )

Agora que nos destruíram um single porreiro a malta devia-se preocupar era em comunicar com os donos dos terrenos e o ICN/PN Arrábida, e planificar e criar novos singles, mas isso dá muito trabalho, é mais fácil mandar umas bocas :wink:

Desculpem lá qualquer coisinha, mas há coisas que também me deixam indignado :wink:
 

BigFoot

New Member
Bom..
Ludos, em primeiro lugar se a boca é pra mim..

eu passei la hoje, e fiquei espantado com o que vi, não tomei conhecimento do assunto sequer pra fazer algo, e como tu bem dizes possivelmente não iria fazer nada, para "acabar" com tal situação como utilizador dos trilhos.
Mas pelos vistos já alguem se mexeu segundo malta que la estava, foi o pessoal do projecto btt que apresentou queixa e parou a obra. quem o fez e a quem se queixou não sei.. eu só falo do que sem e do que dizem.. e se for bem vistas as coisas existe sitios mais apropriadas para tal obra bem perto dali sem prujedicar ninguem..
mas já que a "asneira" esta feita oh menus ia até ao fim.. porque não é por "meia duzia" de metros que faltam até apanhar o estradão.
Atenção, eu não sou contra este tipo de coisas, porque como é logico são feitas pra preservar os locais, dando acesso aos bombeiros, simplesmente acho que as coisas podiam ser pensadas bem antes de fazer e equacionar bem os locais, porque ao que parece, depois disto tudo, foi dada razão a quem se queixou ou pelo menus foi o sufeciente para fazer parar o "transito"!
Quando eu falo com o topico sencionalista, do "vandalismo de gravata.." até não é bem virado para isto em concreto, acho muito pior existir zonas da serra tanto aqui e mais perto como por exemplo lembro me eu agora, em Casais da Serra, placas de imobiliária com terrenos a venda, como foi um caso desse sitio, em que um conhecido meu, comprou um terreno a uma imobiliaria, numa zona protegida, em que a obra foi obrigada a para, porque não podia ser construida naquele local.. e posso vos dizer que nesta altura.. ele tem uma excelente piscina... mais uma vez o dinheiro falou mais alto e o "boy" como aqui foi dito acabou por acabar de construir a vivenda..


Cumps.

Bruno Atalaia
 

BigFoot

New Member
Boas pessoal
já descobriu o motivo do embargo.. ao fazerem o estradão houve um erro no estudo do local, e deitaram abaixo um sobreiro, e como é proibido, e na linha que querem fazer aquilo (resto do single) existe mais dois, a obra acabou ali.. e não vai andar mais..
hoje passei la perto, e dois senhores num jipe do parque natural, perguntaram me onde era o local e eu levei os lá, e depois explicaram me o sucedido... e chegaram a conclusão que foi tudo mal pensado porque existe sitios mais apropriados para o que queres fazer.. e vão fazer.. ou seja preparem se que mais um sitio vai ter o mesmo fim.. agora onde não me disse..
é pena foi terem "destruido" aquele e não ir dar em nada...


Cumps.

Bruno Atalaia
 

ICC

New Member
É sempre a mesma coisa, primeiro c*g*m depois é que vêem que se esqueceram do papel higiénico. Em tudo, tudo igual...
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Desculpem lá o assunto por acabar da minha parte.

Começando por... o principio :mrgreen:

BigFoot, a boca era para ti mas não exclusivamente para ti, era para os utilizadores de trilhos da Serra da Arrábida em geral, para as lojas locais, para os clubes e associações que realizam as suas actividades com aquilo que a serra lhes dá, e generalizando um pouco, para a sociedade em geral que é incapaz de se organizar e lutar por aquilo que gostam, é essa apatia e ausência de acções concretas que me deixa um bocado chateado, por oposição a malta facilmente debate estes assuntos aqui na net (o que até é saudável e positivo) mas sem se passar para as acções no terreno.

Com a quantidade de pessoas que pedalam na Arrábida só não temos km's e km's de singletracks sem fim porque a malta não está minimamente numa de unir esforços, definir objectivos, dialogar com proprietários dos terrenos e entidades responsáveis, e é por isso que depois acontecem coisas como estas, deixo-te a pergunta, se o single de que falamos estivesse devidamente marcado e reconhecido pelo próprio PN Arrabida, os indivíduos do exército iriam para lá escavacar aquilo tudo? Talvez sim, porque podem existir int€r€sses superiores a muitas regras, mas era mais fácil de se fazer barulho e protestar.

Provavelmente sou um idealista com uma visão utópica, mas já está mais que na altura de despertar as consciências, e estruturar e organizar as coisas.

Agora relativamente aos desenvolvimentos que nos trazes, se esse embargo é efectivo e a 50 metros do estradão do alcube é que se lembraram de parar a "obra", então só posso ficar ainda mais triste, e enojado com a hipocrisia em que vivemos.

Então primeiro transformam-se trilhos de singletracks em estradões de 5m de largura, mete-se gravilha, abatem-se as árvores, e depois é que alguém se lembra que haviam ali uns sobreiros e que aquilo não podia ser ali feito?
E agora ? Fazem Undo como se faz nos pc's ? Retrocede-se os actos e as coisas voltam ao que eram ?
Agora vão fazer a mesma merda para outro sítio ? :roll:
Mais valia que acabassem o que começaram, claro que movendo sobreiros para noutro sitio (não sei se é possível), mas isso (se possível) deve dar muito trabalho.

Sinceramente não compreendo, como é que se dá carta branca para uma coisa que mais tarde se descobre que afinal está errada, um sobreiro só por volta dos 30 anos é que é adulto, e a julgar pelo tamanho daqueles que estão por lá, já lá estão há umas décadas valentes, ninguém os plantou há 15 dias, como é que pessoas cujo trabalho é zelarem por aquilo e estão alienados do que se passa e onde se passa.

Consola-me um pouco saber que a natureza tende a apoderar-se daquilo que lhe pertence, e que contra muitas acções humanas com o passar dos tempos acaba por levar a melhor.

Desculpem-me alguma boca mais ofensiva e o desabafo, mas há assuntos/situações que me deixam emotivo.

Aguardemos os desfecho de mais um (triste) episódio.

Boas pedaladas.
 
Top