vag mission ultra

#1
Boas
Venho aqui contar a historia da minha bike. Comprei-a quando tinha 10, com sorte porque o meu irmão nessa altura também andava com o bichinho das bikes, que entretanto ja aligeirou.Adquiria numa especie de armazem, mesmo barata, 250.
O material nao e bom, mas é o que há,e tem uma durabilidade estrondosa.

Componentes;
Quadro: vag mission ultra 7005, de 2007 (acho eu)
Rodas: shelt b2, com cubos r?
Suspa:RST airosa tl, com curso ajustavel.
Travoes: Miranda disco mecanico
Transmissao:
Pedaleira: Acera
Des. frente: Shimano 050
Des. tras:caixa é TZ e a parte onde tem as roldanas é torney
Corrente:Acera, acho
Cassete:tambem deve ser acera ou tourney
Manipulos: Shimano com travoes e mudanças tudo junto.
Perifericos:
guiador e avanço: Rockrider comp
espigao: Zoom

No geral:
Bem, esta bike no geral é fraca:(mas é minha por isso é a melhor bike que aqui anda:p.
Com tudo bem afinadinho,lubrificados é um MAQUINÃO.
Suspa:
É pesada e nao le pequenas irregularidades, esta a precisar de uma lubrificaçao.
Rodas:
Tambem sao pesadas, têm muito resistencia, mas andei armado em mecanico e tenho o cubo da frente a prender a roda.

Desce e sobe bem, os pneus apesar de baratos têm uma traçao incrivel e ja fiz umas descidas com umas curvas apertadas onde preciso muita traçao.
 
#3
Boas
O problema que tinha nas rodas ja foi resolvido, e estava a pensar em comprar uma suspa ou rodas, mas nao sei quais mandar vir primeiro.
As suspa ja nao trabalha como quando era nova, mas mesmo assim nunca trabalhou como uma suspensao das mais caras. E as rodas, gosto da sua rigidez mas de resto, nao sao grande coisa.
O que é que acham que devo comprar primeiro suspa ou rodas?
 

Kamoes

Active Member
#4
Faz um favor a ti e aos teus joelhos... afina a altura do espigão.

Duvido que sejas assim tão baixo, para andares com o selim quase a tocar no quadro.
A menos que uses isso para dirt ou BMX, o que não parece o caso.

Se precisares de ajuda, diz aqui que a malta ajuda ;)

A bike tá gira pá! Agora trocar material... na suspensão notavas bastante! O resto vai derretendo e compras melhor, conforme possas! ;)
 
#5
Kamoes obrigado pelo teu comentário foste o primeiro. lol
As fotos ja tem algum tempo, e com disse quando comprei tinha 10 anos, agora tenho 13 e andava com o selim assim porque eu nao era muito alto, mas nao te preocupes que eu ja tenho o selim mais em cima.
PS: Se alguém visitar este tópico, e ja ter feito uma maratona aqui em oliveira que diga se faz favor porque no sábado secalhar era capaz de a fazer.
 
#6
Boas
Tenho um problema que me acompanha desde que sigo o forum btt que é o tamanho do meu quadro.
Mas é assim nas voltas mais pequenas ate nem me sinto muito mal e com dores de costas.Mas nas voltas maiores jasus que dores de costas, ainda no sabado fiz uma volta um pouco maior, e junto ao cansaço estavam as dores de costas e passado um bocado comecem a sentir uma dor nos ombros como se estes estivessem a sair do sitio.:eek:
Ate um companheiro de voltas disse que eu ia muito afastado do guiador.
Agora, eu gosto do quadro, e também como estou em crescimento pode ser que ate que o quadro já me ficasse bem.
Soluções: Já pensei em comprar um avanço mais curto.E também por o selim mais para a frente.
O que é que os entendidos dizem quadro novo ou bike, ou solução mais económica que é comprar um avanço?
 
#7
Primeiro nivela o selim.
Depois coloca o selim à tua altura. A maneira mais fácil para ajustares é: tens que ter a perna completamente esticada com o calcanhar no pedal na posição em baixo.
Em seguida puxa o selim para a frente, porém sem passar, quando com os cranks na horizontal, da linha vertical imaginária da frente do joelho com o eixo do pedal.

Em seguida vê o que achas da posição. Se ainda achares que tá mal, coloca um avanço mais curto. Eu acho que de qualquer forma deverias mete-lo. Talvez um de 60mm.
Podes também jogar com a posição do avanço, inverter ou puxar mais para baixo ou para cima ao longo do tubo da suspensão, e um guiador recto.
 
Last edited:
#8
Boas
Em relação ao problema do tamanho do quadro, ainda nao resolvi nada, pois foi de ferias e nao tive tempo, amanha ou depois vou resolver isso e dar-lhe uma limpadela.
A intenção de ter aberto este tópico era mais tarde começar a modificar a minha amada,e,... lembrei-me da pedaleira.:p
Quando comprar uma nova será, que da na minha bike:confused:. O sistema de aperto não é octlantik, nem de rolamentos selados, é um mais fraco, como a pedaleira.:(
A minha duvida é se da para montar um pedaleira de rolamentos selados na minha bike sem qualquer problema..
 
Last edited:
#9
Como não fiz uma analise muito pormenorizada aos meus componentes aqui vai:
Quadro;
E um quadro vag mission ultra, de 2007,acho:D.
E feito em aluminio 7005, com a cor linda pelo menos para mim, muito resistente posso dizer porque já fez muito, desce escadas, da saltos enfim muita porrada.

Rodas:
São as rodas que vem a bike, são para v-brake, e trazem um toculante a dizer shealt b2.
São, feias, pesadas, mas a única coisa de bom e que são muito resistentes.
Suspensão:
Uma rst airosa, a marca e conhecida , mas o modelo não. E de gama baixam, só se mexe quando a pancada e mais forte e que se mexe.
Cubos:
Vinham com as rodas, dizem no cubo «r», gosto da simplicidade de lubrifar um rolamentos.
Pneus:
São uns Cst comp, made in china, nao sei pesos mas de deve se GRANDE.
Para alem disso, para pneu dianteiro acho que não aso grande coisa, porque sente-se como se este fosse a abrandar a bike, mas tem uma grande traçao que me ajuda a subir paredes:)cheias de pedra solta, e descer com mais segurança.
Travões:
Sao uns miranda «quanto mais trava aquilo mais anda» nao tem muita força.
E nunca consigo por os meus travoes mesmo no ponto ora travam enquanto ando , ou travam pouco.
Transmissão:
Pedaleira:
Nao tenho muita coisa e uma acera, faz o seu trabalho como todos os componentes, já deve e de levar com uma boa limpadela e lubrificação.
Desviador traseiro:
E um shimano tz, este surpreendeu-me, troca muito bem de mudanças, sem dificuldade, não se sente que acabávamos de por outra mudança.
Desviador dianteiro:
E shimano 050 não gosto muito dele, para mudar de 1 para 2 preciso de puxar mais um bocadinho para a frente.
Periféricos:
Guiador e avanço:Sao da rockrider comp, nao tenho grande coisa a dizer, sao robustos, mas também devem ser um bocado pesados.

Nesta bike todo se podia mudar mas o mãos importante acho que eram a suspa por uma epicon, os travões tipo shimano deore ou juicy 5,e se comprar travões tenho de comprar uns manípulos tipo deore ou slx as rodas por uma black jack xc400, tuga wines:p.


Não e que esteja muito preocupado com o peso ate porque ajuda a andar mais nas descidas, mas e claro que os upgrades a fazer ajudam sempre a abater uns kilos na demoníaca.

Entretanto vou me entreter no image shauke a ver se ponho uma fotos.

Boas pedaladas a todos.
 
#10
Vem vim desenterrar o meu tópico.
A bike esteve muito tempo parada, tive um problema na caixa de direção, tinha uma folga pequena, e apertei mas não adiantava.
Começou a piorar, e então com a ajuda do meu pai desmontamos a caixa, e os rolamentos daquilo estavam partidos e cheios de ferrugem.
Comprei esferas, aranha. Faltou uma anilha e aproveitei e comprei uns punhos novos em esponja.
Montei e no dia seguinte foi andar, aquilo foi uma maravilha, enquanto tive a bike parada afinei travões e mudanças fiz perto de 24km, muito bons.
Os punhos da berg cinza, são muito confortáveis e parece que tenho outro controlo sobre a bike.Apenas um reparo, que é estes punhos ficaram tipo com uma cor verde devido a eu ter caido na com as maos diretamente na lama.
Preciso de uns pneus novos para a frente e preciso da vossa ajuda compro:
Ignitor 2.1
Karma 2.1
Geax
Swalbe
Outros modelos ate 30 euros.
 
#11
Vem malta o me pai comprar um quadro novo e algum material meu vai passar para a dele e ao longo do tempo vou comprando coisas novas.
A primeira coisa deve ser a pedaleira, e eu comprava um deore.
Alguem sabe se consigo por esta pedaleira no meu quadro? Gostava de a por hollowtech.
 
#12
Bem malta, vim desenterrar este topico e contar algumas novidades na minha bicicleta.
Neste ultimos dias, a bicha tem andado, se calhar mais que o dono, tenho pedalado com o grupo de pessoas 5* e desde ja o meu obrigado a elas por me tem aceite.
Mas o que interessa, os upgrades que apesar de poucos subiram, a auto-estima de pedalar com esta bicicleta que é fraquita.
Lista de upgrades:

Então comprei luzes(frente e tras) muito engraçadas, a da frente manda luz ate disser chega, no primeiro passeio que fiz com ela, iluminei o trilho ao que ia a minha frente, só para verem como ela é potente. A luz é paracida com as magicshine mas tem a pilha(ultrafire) incorporada ou seja uma peça so.
Tambem adquiri um pneu Rubena Charrybdis tublesse ready 2.0, até agora nao tenho muito a queixar, só ainda nao consegui atingir uma pressão que se adeque ao que eu faço, mas de resto tem muita traçao a descer nao tenho receios com ele, e a nivel de resistencia tambem acho que é muito boa pois ja deve ter perto de 200km e se calhar metade em estrada e ainda nao observei grande desgaste na curva.Aconselho.
E dos principais up grades que qualquer bttista que goste de pedalar e aproveitar tudo ao maximo, ate o sabor de terra, deve comprar, são a maravilha dos pedais de encaixe, comprei os m520 com sapatilhas da GES, muito boas esteticamente, e a nivel de preço final. Tem dois apertos de velcro, e outro em cima que da para ajustar em andamento sem precisar de muito tempo, ou, força.
Tambem comprei uma conta-km do lidl, bem, mas excelente porcaria, quando puder vou la devolver e ver se consigo reaver o dinheirinho, e se calhar, ou compro um sigma barato ou da btwin.

Problemas por resolver:

Preciso da vossa ajuda, passa-se o seguinte é assim quando ja estou a pedalar ao fim de poucos kilometros, fico com os dedos dos pés muitos dormentes, sera que se eu por o cleat mais átras deixaria de aparecer esse problema?
Tenho tambem um problema no desviador traseiro, e o que se passa é que atras nao consigo por abaixo da sexta, no dia em que me aconteceu isso, estava com a malta que percebe mais disto do que eu, e e disseram que a mola estava ok, que era uma limpeza e afiniçao e estava operacional, mas acontece que depois de lavar tudo muito bem e até ter lubrificado a corrente, so nao afinei andei um pouco na minha garagem e estava tudo bem ate que quis passar para setima e ja nao descia.
Alguem sabe do que se trata?
Logo ponho aqui as fotos, entretanto podem comentar com sugestoes para travoes baratos e algum material de transmissao(tenho oito so o que precisar para por 3x9).
Nao chateio mais até logo