V-break Tektro

Tenho uma Spec. Hardrock Sport, que vem equipada com v-break Tektro. O que acontece é que quando travo um dos calços, neste caso o do lado da "curva" do v-break, não recua ficando encostado ao aro, ou seja, quando pressiono a manete ambos os calços encostam ao aro, quando largo a manete, apenas o calço do lado onde tem o parafuso de fixação do cabo recua, o outro recua muito pouco acabando por ficar a rossar no aro.

Reparei ainda que os calços, no momento da travagem não encostam em simultâneo no aro, o calço do lado oposto á curva encosta ao aro antes do calço do lado oposto.

Os v-break tem um pequeno parafuso em cada uma das perna que regula (segundo me parece) a tensão da mola que faz recuar o v-break, no entanto andei com o parafuso para um lado e para o outro sem ter notado qualquer diferença.

Será um mero problema de afinação??? É que o problema está a acontecer tanto á frente como atrás em ambos os casos com o mesmo comportamento:
1. o calço do lado oposto á curva encosta antes do outro
2. o calço do lado da curva fica encostado no aro.

Agradeço a quem me mostre a luz.... :D
 

jota

Member
É simples! De cada lado deve ter um parafuso! Esse parafuso define a força que cada haste faz! Logo, experimenta mexer neles calmamente e tenta afinar a teu gosto!
 

CMSR

New Member
em principio é a afinação desses parafusos, mas mesmo assim acho que devias trocar os cabos dos travões e afinar os travões de inicio.

tb te aconselho qnd poderes a trocar para discos hidraulicos, pois andei mt tempo com v-brakes e agora tenho discos hidraulicos e a diferença é enorme.
 

shaitan

New Member
hi dere!

V-BRAKE! BRAKE!

tb tenho uma hr sport e aconteceu isso ao travão de trás porque o meu irmão andou a brincar com aquilo quando n tinha lá a roda.

Acho que o correcto é: apertares o parafuso do lado do calço que fica enconstado à jante e se mesmo assim n funcionar desapertas uma beca mais o outro (para tirar força a essa mola e assim equalizar as forças)

fica bem!!
[[]]

ps: os discos hidraulicos fazem assim tanta diferença? (tb queria comprar mas pediram-me 350€ p fazer o upgrade - se tivesse comprado a hr sport disc poupava 150€!!!!)
 

José Martins

Administrator
Sim, fazem muita diferença, são mais seguros e dão-te mais confiança, especialmente a descer.
Se não puderes ir mais al€m, ficas bem servido com uns Shimano Deore, que te ficam na casa dos 150€, cá no burgo.
Aos travões, só tens de juntar o valor dos cubos, que terias de trocar também e da mão de obra.
Se optares por travões e cubos Deore, penso que consegues a festa na casa dos 200€, mesmo a valores de cá, longe dos valores que te deram.
 
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