V-Brakes

Lojadaventura

New Member
Boa tarde pessoal do pedal.

Coloco este post, pq estou a pensar trocar os v-brakes que tenho montados na minha bike.

Existem grandes diferenças de travagem (na prática, não teóricamente), entre uns V-Brakes de 20 ou 30 euros e por exemplo uns V-Brakes Avid ou Shimano XTR? É que eu olho para eles e pelo menos dimensionalmente, geométricamente e ao nivel de sistema de funcionamento, parecem-me todos mais ou menos idênticos... :s

Se fizerem uma análise á potência da travagem, peço que ignorem o facto da qualidade dos calços que cada um traz, porque isso é só uma questão de comprar os calços mais eficientes.

Um abraço
BRUNO MARTINS
 

kazakinhus

New Member
tem diferença na potência, por exemplo os meus v-brake xtr têm mais potencia que os disco avid juicy five.
mas a grande diferença entre uns v-brake deore e uns v-brake xtr é na doseabilidade...consegues controlar muito melhor.
se comprares os travões pensa também na compra de umas manetes melhores ... no mínimo umas lx ...
 

José Martins

Administrator
A minha experiência com os v-brakes começou com uns shimano normalissimos, que até não travavam mal, mas senti necessidade de os trocar e quando o fiz, foi por uns XT e realmente é o dia da noite.
A questão não se resume apenas aos calços. Pode-se até não ir para os topos de gama, por vezes a diferença entre os modelos de topo não é assim tão grande ou pelo menos, não justifica as diferenças de preço, mas que elas existem, disso não tenho duvida.
 
Eu tenho o meu sistema de travagem todo xt (manetes dual control) e dificilmente vou trocar alguma coisa, só se por por XTR (sendo um bom negócio).
Já experimentei outros v-brakes, mas nenhuns travam como os meus. Amigos meus com Avid e Deore dizem q os meus têm realmente uma potência!!!! As manetes tb são mto importantes, um dos meus compinchas tem os mesmos XT com manetes da Avid e não é a mesma coisa.
Os calçoes é que não podem ser Shimano... Fazem um ruído do outro mundo, principalmente quando apanham água ou começam a mostrar sinais de aquecimento. Experimentei uns simples calços da Union e estou bastante satisfeito.

Boas pedaladas e boas travagens!!!!
 

P.M.

Member
Eu optava pelos Avid SL 7 (ou pelos SD, que são iguais, apenas mais pesadotes).
Muita potência e excelente doseabilidade. Estão ao nivel dos XTR.

P.M.
 

Ray Bonga

New Member
P.M. said:
Eu optava pelos Avid SL 7 (ou pelos SD, que são iguais, apenas mais pesadotes).
Muita potência e excelente doseabilidade. Estão ao nivel dos XTR.

P.M.

Tenhos uns Avid SD7 só tenho a dizer bem deles, são excelentes.
 

Ivo

Member
Boas,

aqui esta um tópico que me interessa bastante! :D Pois tenho uma Bike HT para XC e para o que tenho feito não sei se vale a pena investir nuns bons travões V-Brakes ou nuns Discos hidráulicos rasoaveis!

Eu de monento tenho uns AVID SD3 com com uns calços BB de composto triplo e a "parte onde os calços ençaixam :shock: " da BBB !

Quando troquei estes calços para os BBB foi como passar da noite para o dia :ideia:... mais potencia de travagem quer o piso esteja seco com água ou lama!

Agora em termos de progressividade não notei assim uma grande diferença! :s

Outra coisa que gostava de ver discutida era o Shimano com paralelogramos. Melhoram a travagem? funcionam melhor que os AVID ou outros travões sem paralelogramos?



Ivo
 

AquaMan

New Member
Boas,

Eu tenho V-brakes XT com calços Decathlon Tri-Zone, uso pneus WTB WEIRWOLF 2.1 e pratico XC light,
só tenho maravilhas a dizer. :yeah: :yeah: :yeah:

Em relação aos paralelogramas....
como os calços são obrigadas a trabalhar paralelos à jante o desgaste é igual, tanto em cima como em baixo,
fazendo com que durem mais Km!
 

pcbsdusr

New Member
AquaMan said:
Boas,

Eu tenho V-brakes XT com calços Decathlon Tri-Zone, uso pneus WTB WEIRWOLF 2.1 e pratico XC light,
só tenho maravilhas a dizer. :yeah: :yeah: :yeah:

Em relação aos paralelogramas....
como os calços são obrigadas a trabalhar paralelos à jante o desgaste é igual, tanto em cima como em baixo,
fazendo com que durem mais Km!

Por outro lado, quando ganham folga esses sistemas são piores...
 

jnoiva

Member
Ivo said:
Outra coisa que gostava de ver discutida era o Shimano com paralelogramos. Melhoram a travagem? funcionam melhor que os AVID ou outros travões sem paralelogramos?


Ivo


A partir do LX os travões Shimano usam o sistema de paralelogramos, que apesar de assegurarem um alinhamento dos calços com o tempo começam a ganhar folgas que perturbam a travagem.

A seco uns bons travões V-Brake Avid (a partir de SD7 e Shimano a partir de XT) igualam a potência de travagem de um sistema de discos médio/alto.

Agora a molhado e principalmente com lama é que a porca torce o rabo. Não há comparação :nana: possível, nem com aros cerâmicos.


Tenho uma SS com Avid SD7 e manetes XTR (antes equipavam a outra) e um HT com travões de disco LX Dual-Control.

No site da fizzbikes encontras uns Avid SL (SD7 com parafusos em titânio a um preço bestial).

Boas travagens.
 

bornwild

New Member
moreirabtt said:
Eu tenho o meu sistema de travagem todo xt (manetes dual control) e dificilmente vou trocar alguma coisa, só se por por XTR (sendo um bom negócio).
Já experimentei outros v-brakes, mas nenhuns travam como os meus. Amigos meus com Avid e Deore dizem q os meus têm realmente uma potência!!!! As manetes tb são mto importantes, um dos meus compinchas tem os mesmos XT com manetes da Avid e não é a mesma coisa.
Os calçoes é que não podem ser Shimano... Fazem um ruído do outro mundo, principalmente quando apanham água ou começam a mostrar sinais de aquecimento. Experimentei uns simples calços da Union e estou bastante satisfeito.

Boas pedaladas e boas travagens!!!!

Eu tenho uns v-Brakes XT com manetes AVid SD7 e digo-te que não ficam nada atrás das dual-levers da shimano.
As Avid são muito mais ergonomicas e permitem controlar melhor a força da travagem que as dual-lever, graças a forma delas
 

esquilas

Member
bornwild said:
Eu tenho uns v-Brakes XT com manetes AVid SD7 e digo-te que não ficam nada atrás das dual-levers da shimano.
As Avid são muito mais ergonomicas e permitem controlar melhor a força da travagem que as dual-lever, graças a forma delas

O que eh que umas manetes tem a ver com os dual-lever??

E toda a gente sabe que avid dah trepa todos os dias na shimano, tah escrito na biblia :mrgreen:
 

PedroSilva

New Member
bem.. como ninguem fala desta "maravilha".. la vou eu falar dela.. os famossissimos MAgura HS33... !! da potencia nao podem reclamar! (se tal fosse acho que ninguem no Trial os usaria!!!) e em termos de durabilidade.. aquilo é tipo duracel.. e dura.. dura.. dura.. dura... (e nunca mais acaba!) :)
 

valium

New Member
Boas !!!

Eu actualmente tenho discos, gosto mas não me impressionam, para mim tem mais desvantagens que vantagens, meti discos por causa da suspensão, não trazia apoio para v-brakes, por isso fui obrigado a meter discos, mas quando pud€r perco a cabeças e troco de suspensão, e meto uns Magura HS33, experimentei uns, e já andei em bikes com os HS11, e fiquei fã !!!!!

Cumprimentos !!!
 

prodriv3r

New Member
Malta ainda não falaram aqui, que não é só na potencia de travagem que uns travões V-Brake "Baratos" são inferiores aos mais "Caros".

Na durabilidade ainda se nota mais...

Os casquilhos interiores de um XTR não têm nada a ver com uns XT.

Uns Shimano XT fezeram-me um ano de provas, no final eram só folgas quase que o calço saltava da pista do aro, os XTR vão em 2 anos e estão com alguns danos mas nada que se compare com XT..

Não posso comparar com os AVID porque sempre fui um homem de Shimano e Campanolo..


Cumps malta
 

Daiwana

New Member
Na minha bike vinham uns tektro que troquei por uns AVID SINGLE DIGIT SL e manetes tambem SL, e notei imensa diferença na travagem. Como ainda estavam novos e bem afinadinhos, na primeira volta com eles, a descer a rua mesmo á saída de casa, um aperto a mais na manete do travão da frente, e ia capotando... não estava mesmo nada á espera. Agora já me habituei mais ou menos, mas ainda só fizeram uns 50km. De resto também já andei com eles na chuva (aqui em s.miguel volta e meia chove), e reagiram bastante bem sem nunca me deixarem mal, mas notando-se uma ligeira perda de potência, mas que não assusta nada. Mas infelizmente o meu termo de comparação não é dos melhores. Os tektro, nem vê-los!
 

JoaoSantos

New Member
Considero os travões um componente muito importante claro....a minha scott vem de origem com uns V-brakes Scott Comp 60mm Pads e manetes Avid FR 5....alguem tem opiniao sobre este conjunto ou será melhor mudar ja considerando uma utilização regular da bicla
 
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