Utilisar aperto rápido em quadro antigo. É viável?

100do

New Member
#1
Estive a reutilizar um quadro de aço antigo.
Utilizei material que já tinha, incluindo umas rodas v-brake com apertos rápidos.

O quadro é tipo este:



Não sei se neste caso funcionou, mas no meu caso mesmo que aperte bem o aperto a roda desloca-se quando pedalo. Será que posso apertar ainda mais o aperto? É que já apertei bastante.

Que outras soluções posso ter?
 
#2
Viva
Substitui o lado (direito)do aperto rápido que mostras nas fotos por uma porca "freada" e uma anilha recartilhada e para fortalecer o conjunto coloca do outro lado(esquerdo) outra anilha recartilhada entre o aperto rápido e o quadro...
Cumps
 

100do

New Member
#4
Parece-me boa ideia as anilhas. Já a porca, não estou a ver qual a vantagem. Porque a pressão final é sempre dada como aperto do lado esquerdo.

Mas a anilha parece ser sem dúvida uma boa solução. Obrigado aos 2 ;)
 

Jepas

Super Moderador
#5
A vantagem dessa porca, é que devido a esse pedaço de plástico no interior, ela vai desapertar mais dificilmente, ou seja, é mais difícil o aperto perder tensão depois da instalação.
 
#6
Parece-me a mim que a porca dará resultado. Ainda para mais com essa anilha.

Parece-me que de facto o que desaperta é mesmo a porca e não o aperto.
 
#8
Mas a ideia é usar essa porca com o aperto rápido? é que se sim, o aperto vai deixar de ser rápido. Vais sempre precisar de uma chave para fazer alguma coisa dessa porca se quiseres tirar a roda.
 

100do

New Member
#9
Ainda não fiz nada, por falta de dedicação :( Ainda me falta arranjar um selim e enquanto não o tiver também não faço questão de "concluir o projecto".

zribeiro, eu percebi que a ideia é usar a porca no aperto rápido. Confesso que ainda não percebi a vantagem da porca. Depois de apertar o aperto duvido muito que ele desaperte. Eu tenho o problema da roda se deslocar por falta de aperto, e aí acredito que a anilha ajude. Espero que sim.
 
#10
ah, então sim, para isso provavelmente o melhor são as anilhas, essas porcas era para o caso de a porca se desapertar com o andamento
 
#12
Comprei as anilhas e lá fui montar. Meti 2 anilhas do lado da cassete (para dar mais resistência) e uma do outro lado. Apertei bem o aperto, mas desconfio que não tenha o problema resolvido.
Falta-me o raio do selim e por isso ainda não fui dar uma volta "a sério". Andei só na garagem mas pareceu-me que se deu um pouco. Não comprei a porca porque não levei o aperto, mas acho que vou comprar e desisto do aperto rápido. Ou seja, aperto-o e depois aperto com uma chave. O problema é que se tiver um furo, talvez precise também de uma chave para desmontar a roda :(