Upgrades Scott Scales 935 de 2017

Discussion in 'Questões técnicas e mecânica' started by ajcordeiro, 4 February 2018.

  1. ajcordeiro

    ajcordeiro New Member

    Viva Pessoal do pedal,
    Tenho uma Scott Scale 935 modelo de 2017 a pesar 11,48 Kg com contaquilometros cateye, pedais xtr e grade de bidon elite.
    Pretendo ir baixando o peso até os 10 Kg com inicio na alteração das rodas syncro e surgem as duvidas... o que comprar sem gastar uma fortuna e apropriado à bike? A ideia é terem sem pneu 1.3/1.4 Kg gastando 500/600 € para discos center lock.
    Quem já andou de volta destes assuntos o que aconselhava?
    Hub fte 15x100
    Hub tras 5x135 - pelo que percebi, posso selecionar hub de 5x135/12x135 ou 12x142 - Qual será melhor? Diria 12x142... a referência a IDS SL2 será importante para algo?
     
    Last edited: 5 February 2018
  2. edununo

    edununo Well-Known Member

    Rodas 29 com 1.3 a 1.4 kg fiáveis não são baratas. Estou um bocado fora desse assunto mas há aqui quem perceba mais.

    Quanto aos cubos não é a questão de ser melhor ou pior. É de ser compatível com o quadro e suspensão.
     
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  3. Pedro Barradas

    Pedro Barradas Well-Known Member

    Tens sites que te fabricam rodas á medida da carteira e das specs da tua bike.
    A wheelproject e a Actionsports, por exemplo...
    Com 600€ consegues ter um par de rodas com cubos DT240 e menos de 1500g de peso. e grande robustez e fiabilidade..
    Os eixos tens de escolher aquele que for compativel para a suspensão e quadro da tua montada.
    Os cubos terás de escolher se são CL ( center lock) ou IS ( 6 furos), para acomodar o tipo de discos de travão.
    Acho que deves aguardar, pesquisar muito bem as especificações e consequências.
     
  4. fabio viana

    fabio viana Well-Known Member

    Com 1.3kg ou 1.4kg até 600€ não sei onde poderás encontrar o_O

    Dei uma vista de olhos na r2 e ficava tudo para cima de 700€..

    Mas secalhar ainda arranjas alguma loja que venda mais barato
     
  5. ajcordeiro

    ajcordeiro New Member

    Obrigado pelas vossas orientações.
    Pretendo aproveitar os pneus e discos por isso tem que ser cubos para discos Central Lock.
    Na frente tenho um suspa Fox 32 Float Performance Air para eixo 15x100 mm.
    O quadro não é boost e permite eixos de 5x135 / 12x135 ou 12x142.
    Os apertos serem Thru Axle ou Quick Release para escolha de rodas não é importante, certo? E posso aproveitar os que tenho? Creio que são TA.
    Portanto, para as rodas da frente não há que enganar, têm que ser 15 x100 CL e na traseira? O que aproveita melhor o espaço será o 12x142? O que vem é 5x135 mm.
     
  6. Pedro Barradas

    Pedro Barradas Well-Known Member

    atras tens de meter 135mm, pois o quadro é eixo 135... podes comprar rodas 142, mas para isso terás de adquirir os adaptadores( de conversão 142>135) do eixo do cubo correspondentes ( caso haja)...
     
  7. Babg

    Babg Member

    Boas espreita o site da raceoncomponents.com tens lá as raceon mx 9.3 dão as topo de alumínio são as que eu uso e até agora 5 estrelas com 6 meses de uso, são fabricadas em Portugal e são feitas mediante aquilo que precisa mos a nível de medidas de cubo pesam 1450kg preço por volta dos 450€
     
  8. ajcordeiro

    ajcordeiro New Member

    Já percebi que é melhor não inventar e até como pretendo aproveitar material e não quero adicionar peso com adaptadores vou com 15x100 mm na frente e 5x135 mm na traseira.
    Agora ando de volta se são QR ou TA - em termos de peso, quais serão mais leves?
    Vou ver essas Raceon MX 9.3, o preço está bom, o peso é ligeiramente acima do previsto, mas...
     
  9. Babg

    Babg Member

    Para o peso que pretendes alumínio não é fácil encontrar para esses pesos terás que optar por rodas em carbono mas aí o preço dispara e muito... boas pedaladas
     
  10. Pedro Barradas

    Pedro Barradas Well-Known Member

    Eu agora mandei vir da RCZ um wheelset com a tua configuração... umas DT SWISS x1700 spline two 29 (20mm) 2017... por!!!!!. já com portes, 170€ !!!! mas...so chegam daqui a 16 semanas... pesam 1620g.
    Acho imbativel qualidade/ preço...
    VE a review
    http://www.mbr.co.uk/reviews/wheelsets/dt-swiss-x1700

    Boas sorte.. e não stresses muito com o peso... aposta mais na fiabilidade.
     
  11. ajcordeiro

    ajcordeiro New Member

    O stress do peso nas rodas, tem a ver com o ser onde se tira maior peso, é que para chegar aos 10 Kg tenho que tirar 1,48 Kg ao actual - estimo que as syncro x23 com pneus pese uns 2,2 Kg
     
  12. Pedro Barradas

    Pedro Barradas Well-Known Member

    Depende dos pneus....
    Os meus pesam cerca de 640g cada... So MAXXIS... eu não quero é problemas de furos e rasgos... Os superpluma que vinham com a bike ( SHWALBLE)... pouco duraram, o de trás fez 200km, o da frente 1000km... Com o MAXXIS, já tenho mais de 4000km, numa das rodas...
     
  13. ajcordeiro

    ajcordeiro New Member

    Maxxis Ikon | 2.20, 60 TPI, kevlar, tubeless ready, dual compound - 640g
    As Syncro X23 parece que andam perto de 1.9 Kg
     
    Last edited: 7 February 2018
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  14. Pedro Barradas

    Pedro Barradas Well-Known Member

    E qual o peso das tuas Syncro?
     
  15. ajcordeiro

    ajcordeiro New Member

    Estive a ver preços na fitwheels dot eu (Polónia) e até agora pareceram os melhores, têm feedback?
    DT Swiss 240S CL com aros XR331 1550g por 474€
    DT Swiss 350 SP CL com aros Notubes Crest MK3 1440g por 411€

    Não consigo perceber qual é o tipo de chaveta que está na Fox 32 Float Performance, é 15x100 mas não consigo perceber se QR ou TA - alguém tem ideia?
     
    Last edited: 10 February 2018
  16. Pedro Barradas

    Pedro Barradas Well-Known Member

    Se é 15mm é TA.

    As jantes XR, podem ser leves.. mas depois são menos robustas ( em espaical pessoa que faz muito trilho)... Atenção ao peso do rider... eu iria pra as XM.

    Não conhecia essa loja.
     
  17. ajcordeiro

    ajcordeiro New Member

    Por isso é que me sai sempre 15x100 TA
    No traseiro é 5x135 parece-me ser QR - tenho um cubo Shimano FH-M615 CL
    Comprando cubos 15x100 TA e 5x135 QR poderei aproveitar as chavetas actuais? Não são uma preocupação actual.
    Normalmente ando nos 78 Kg, quando chego aos 80 Kg sinto-me logo pesado e acredito que aumentado a actividade na bike o normal venha a ser 75 Kg.
    Para cubos estou inclinado para os DT Swiss 240S ou até os 350S a diferença de peso não é significativa.
    Pretendia gastar os discos Central Lock, mas estou indeciso se vou com cubos CL ou 6 parafusos...
    Para os aros de estou inclinado para os Notubes Crest MK3
    Para os raios Sapim CX-Ray
    Que tal?
     
    Last edited: 11 February 2018
  18. Pedro Barradas

    Pedro Barradas Well-Known Member

    Claro... a vantagem destes cubos ( 240 ou 350) é que em qq momentos consegues converter para outras medidas de eixo...
    Fazes bem, a minha escolha.
    Acho que chega bem... So te digo que deverias scolher os nipples em aço e não em aluminio... são mais pesados mas vão durar muito mais...
    Eu tenho uns 240 numas rodas tricon 26''... são excelentes...
    Os meus são CL, a desvantagem é que com o tempo ganha alguma folga... Eu já noto.. mas nada de preocupante. as rodas tem cerca de 10.000km, inlcusive já estiveram submersas, num atravessamento de uma barragem... a agua este quase até às bainhas da suspensão durante uns bons 100m, nunca tiveram manutenção, são cubos excelentes. ( ao contrario do cubo SRAM x9, que aos 3500km, já pediu rolamento s e etc...)
     
    Last edited: 14 February 2018
  19. ajcordeiro

    ajcordeiro New Member

    Bolas, os montadores de rodas não estão a recomendar as Notubes Crest MK3 para o meu peso, dizem para ir para as DT Swiss XR 361.
    Estou a ver que vou ter que ficar mais para as 1500g que para as 1400g.
    E aros? Haverá alternativa mais económica aos Sapim CX-Ray com as mesmas características ou até melhores?
    Estou inclinado a aplicar nipples em alumínio, os montadores dizem que actualmente não há problemas.
     
  20. ajcordeiro

    ajcordeiro New Member

    Já chegaram as minhas DT Swiss XR361 29" em DT Swiss 240s CL Straightpull :)
    - DT Swiss Ratchet system: 54T
    - Rear hub: 5/135
    - Front hub: 15/100
    - Spokes: Sapim CX-RAY
    - Nipples: Black alloy
    - Freehub body: Shimano
    - Rear wheel option: Symmetric / standard
    - Tubeless kit: rim tape + valves
    Roda traseira com fita e válvula 800g
    Roda dianteira com fita e válvula 700g

    E o tempo que não está a ajudar para ir testar estas meninas.
     
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