Upgrade GT Avalanche 2.0 Disc 2008

tmgp

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Boas,

Estou a pensar fazer um upgrade na minha GT Avalanche 2.0 de 2008. Ainda tem tudo de origem porque só recentemente é que comecei a andar mais regularmente todas as semanas.

O que ela tem é mais ou menos isto:

Frame: GT Triple Triangle design 6061 butted aluminum with new hydroformed downtube and top tube, zero stack headtube. Disc compatible with removeable der. Hanger
Forks: Suntour XCR-LO hydraulic fork with cr-mo 30 mm stanchions, magnesium lowers, preload adjust, 100 mm of travel and lock out
Gear shifters: Shimano Alivio 8 speed rapidfire shifters
Front mech: Acera
Rear mech: Deore LX
Crankset: Shimano FC-M311 42/32/22
Cassette: Shimano Eight Speed, 11-32 ratio
Rims: Alloy double wall ATB
Hubs: Shimano Alloy
Tyres: Kenda Nevegal, 26 x 2.1
Saddle: WTB Speed V
Seat post: Alloy Micro adjust
Stem: GT ATB, threadless 25 degree rise with four bolt alum face plate
Handlebar: Alum. 20 mm Rise, 6 degree bend, anatomically sized
Grips: GT Dual Density ATB
Brakes: Tektro Auriga comp, dual piston cold forged

duas abordagens diferentes:

1)
do que tenho lido acho que o que se nota mais em peso e performance é mudando suspensão e passando para tubeless certo?
sendo assim, será que a Rock Shox Recon Silver TK Solo Air 100mm já era um bom upgrade? acredito que sim no conforto mas no peso pesa 2kg o que não deve ser muito diferente da suntour... será que mais vale a pena continuar a poupar e ir para uma reba sl a pouco menos do dobro da recon?

e relativamente a passar para tubeless existe alguma hipótese mais ou menos consensual que possam dar?

2) aquilo que toda a gente gosta de mudar, a transmissão... gostava de mudar o desviador da frente, mas agora é tudo feito para 9v e 10v, e sendo a corrente de 8v mais grossa, é certo que vai funcionar à mesma, mas nunca funcionará da melhor maneira... aqui pensei em ir para corrente e cassete deore, e desviador e manípulo stx... será boa ideia?

agora o que me deixa apreensivo é esta questão das 10v, não que precise delas, mas se na gama stx já existe 10v, da próxima vez que mudar um componente já deve ser tudo 10v e 11v ou sei lá mais o quê e fica tudo incompatível... será que compensa ir para 10v actualmente e ficar mais salvaguardado? é que aí duvido que a pedaleira de 8v se dê bem com a corrente de 10v e já fica a brincadeira mais cara...

venham daí essas sugestões :)
 
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dand25

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Quanto á suspensao vais notar uma grande diferença no funcionamento, a XCR deve pesar cerca de 2,6 kgs, mas por pouco mais compras a epicon, deve ser superior a essa Recon e é mais leve.
 
Recentemente renovei por completo a minha avalanche 2.0 de 2009.
Levou desviadores slx e shifters, cassete deore, corrente xtr, pedaleiro shimano serie 500(não lembro ao certo), susp.recon(1,8kg).
São as principais alterações, e ficou brutal a maquina. Aliada a exelente quadro e maquina para durar e não tenho ideia de um dia a despachar. E tenho uma jorbi novinha.
 

PFF

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Boas,

também tenho uma Avalanche que, apesar de não a ter comprado completa, também passou por uma evolução semelhante à tua...tirei a suspensão suntour e passei para a Recon SL (1700g com o remote lock), troquei os desviadores, pedaleiro e corrente para XT 9v (ando às voltas com os manipulos...tenho de os trocar) e para o que as voltas que faço serve perfeitamente (Arrabida!!!).
A grande diferença foi na balança...qualquer destas alteração são menos 300 ou 400 gramas...
 

tmgp

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mas as recon agora estão a pesar 2kg... mais vale as suntour epicon de facto, são é difíceis de encontar :/

mas acho que vai ser por aí o upgrade, só me lixa a questão das 9v vs 10v... nativo para 9v só SLX, XT já vem preparado para 10... não é que não funcione, mas não deve ser a mesma coisa :) e a pedaleira actual de 8v não se deve dar bem com as 10v e trocar pedaleira tb já fica caro...
 

PFF

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Também fiquei indeciso entre essas duas suspensões...

Foto da Recon na balança (com bloqueio)...tanto a Epicon como a Recon encontras facilmente na net
susprecon.jpg


A pedaleira XT comprei em segunda mão no olx...
 
Nas lojas online encontras de tudo um pouco e sempre com preços em conta.
Transmissão de 9v e facil encontrar encomendando os componentes em separado, suspensão tambem se encontram bons preços.
 

edununo

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As Recon de 1.7kg existem. Tens é de ir para as Gold e não as Silver.
A Gold anda online na casa dos 200 euros.
 

dand25

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A recon ja é muito boa, experimentei na minha uma Recon Race (se nao estou em erro) e aquilo comparado com a minha RSt Gila era um mimo, infelizmente nao pude ficar com ela.

Quanto ao peso é como o edununo diz se procurares encontras facilmente. Regiabike por ex.
 

tmgp

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o problema é que na regia só têm preta e queria branca, e online só encontro nos 200€, e como os modelos de 2012 já vêm mais caros (~200€) quase que compensa mais ir para uma reba, mas falta ver mais testes dos modelos de 2012 :)

minisagres: o que me lixa na transmissão não é agora, é o futuro. quando comprei a minha havia tudo para 8v e 9v, agora só há para 9v e 10v. nada me garante que daqui a um ano a shimano invente mais qualquer coisa e lá fica a compatibilidade arranhada :)
 

dand25

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A minha bike é de 8v e ja se encontra muito pouca coisa, para breve vou ter de investir e ja passo para 9v, nem que fique temporariamente com um carreto sem utilizar, se os euros nao chegarem para tudo.

Quanto á epicon preta comigo é o mesmo, se tudo correr bem vai ser a minha prenda de ntal e tambem quero em branco, em principio vou comprar na bikezone (200€) para aproveitar a montagem e ficam com a minha de retoma, no fim fica por 160€/170 €. Ja agora onde arranjas Rebas por 200€? teno visto usadas nunca abaixo dos 250€ e algumas ja com valentes curas em cima de certeza e nesse aspecto prefiro uma epicon nova para nao correr riscos.
 

tmgp

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quando disse quase que compensa, não era por ser o mesmo valor :) a reba rl está 270€ na action sports... mas tudo depende do preço final da epicon 2012 (e da performance claro).

quanto à transmissão, mudar para 9 já nem é questão, a questão é mudar para 9, e depois para o ano que vem começar a desaparecer tudo... é que actualmente xt para cima já é tudo só 10v (desenhado para... apesar de ser compatível com 9v), e depois para o ano ainda se lembram de por deore para cima só com 10v e lá fica tudo lixado de novo :D
 

dand25

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de 9v vai haver durante muito tempo, 8v aguentou-se um montao de anos o mercado, mas compreendo o que dizes, tenho um pouco desse receio tambem, neste momento se quiser algo de 8v so o mais farrusco que há.
 

bombalhao

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Boas! Tenho uma Gt avalanche 2.0, penso que também é de 2008, a azul...
Comprei-a acerca de 3 meses em segunda mão... trata-se da minha primeira bicicleta para BTT...
aconselham-me começar a alterar por onde? (suspensao ainda nao ha dinheiro :/ )
SUSPENSAO: EDGE (origem)

TRAVOES: DISCO HIDRAULICOS SHIMANO M445

PEDALEIRA: SHIMANO HOLLOW TECH

SHIFTERS: DEORE

REAR DERAILLEUR: XT

FRONT DERAILLEUR: DEORE
 

dand25

Active Member
Neste momento o que tem nao é mau, troca apenas se for mesmo preciso e junta mais algum para uma suspa.
 
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