Upgrade e transplante da transmissão

omninmo

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Boas! :D Antes de mais agradeço a quem me puder ajudar com o meu dilema.. Sou um leitor de longa data mas é a primeira vez crio um post na esperança de alguem me saber ajudar..

Por motivos de trabalho vejo-me forçado a passar uma boa parte do ano nos açores e outra no continente, nomeadamente no porto.. Nos açores tenho uma bicicleta razoável para o uso que lhe dou, uma berg trailrock hd v2 e estou contente com ela... Entretanto decidi dar umas pedaladas no continente também, nada de especial, mais pelo exercício portanto nada de percursos exigentes.. e desencantei na garagem uma bicicleta rigida comprada no supermercado do elefante para um familiar que acabou por nao a usar e está portanto, nova..

Ora tive no outro dia a dar umas voltas com ela e não foi demasiado mau para o que pretendo, mas a transmissão é absolutamente horrivel e deixou-me muitas vezes apanhado em falso ao iniciar mesmo as subidas mais ligeiras... É neste ponto, e talvez no selim também que sinto mesmo mais necessidade de melhorar um pouco..

Aqui ficam umas fotos da "bicicleta" :p Creio ser roda 26, quadro de aço (embora não tenha bem noção do diametro) com garfo rígido, desviadores EMT (lol) e v-brakes do bufo






Não pretendo uma bicicleta nova, interessa-me saber em termos de ser possivel ou não o upgrade a esta gkx rs100, mas tendo em conta a possibilidade de preparar ao mesmo tempo um upgrade também à transmissão da minha berg (actualmente com desviadores tourney/altus 3x8 com shifters altus 3x8 rapid fire), queria-vos perguntar se:

- é possível substituir a transmissão da GKX RS100 por desviadores Alivio ou deore 3x9v, cassete shimano 9v e correia, shifters shimano acera/alivio/deore 3x9v tipo rapid fire ?
- Seria possivel posteriormente, e quando nao precisasse mais de usar a gkx rs 100, transplantar este upgrade à transmissão para a minha berg que actualmente tem Shimano tourney/altus 3x8v e shifters 8v?
- A existir esta possibilidade remota, que outros componentes necessitaria para o processo? Estou a pensar em cubo e pedaleira? mais alguma coisa?

Cumps e obrigado!
 
Sinceramente, só se tiveres o material... se vais comprar, mais vale arranjares uma bicicleta usada em 2ª mão, mas com melhores componentes. Terás também problema outro problema pois creio que não dá para instalar a cassete de 8 ou 9 velocidades nesse cubo.
 

SeteGu

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Exato... esse cubo com 99,9% de certeza é para roda livre... o que não é compatível com cassete.

Com sorte, se for 3x8v talvez ainda dê (se tiver roda livre em vez de cassete).
 

omninmo

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ahhh boa! bem visto... sempre a aprender! thx ;)
Pois então quer isso dizer que se quisesse ir pa frente com o upgrade sem gastar balurdios que depois mais valia ter comprado uma nova, teria de me limitar a um sistema de 3x7v com uma freewheel traseira..

Ora bem, suponhamos que eu arranjava uns shifters acera de 3 e 7v, mais uns desviadores frente/traseiros acera para 7/8v, uma roda livre traseira shimano 7v e uma corrente (?) adequada.. dizem que funcionava? ou seria ainda necessário mais alguma coisa tipo pedaleira, desviador, ou assim? :S E quanto ao diâmetro do tubo do quadro, acham que ia ter problemas a instalar o material

(A desvantagem é que depois deste conjunto apenas ia poder transplantar os desviadores para a berg, e ainda assim, ficava limitado às 3x8v com os meus shifters altus originais e cassete 8v..)
 

omninmo

New Member
Boas! Só para deixar o feedback, e até porque mais pessoas poderão estar interessadas em saber, era só para dizer que avancei com o upgrade:

- Shifters Shimano Altus 3x7v rapid fire com manetes de travão incorporadas
- Desviadores frente/traseira Shimano Altus 3x7v
- Pedaleira Shimano Altus e Eixo Pedaleiro Shimano
- Travões V-Brake frente/traseira Shimano Alivio
- Carreto (roda livre) Shimano 7v

- Selim SMP TRK - este depois volta comigo para os açores para a minha bike principal

Pode parecer uma opção estranha, na loja/oficina fizeram a mesma recomendação de tentar arranjar uma bike nova, mas avancei com o projecto porque:
a) a oficina foi impecável e os preços eram mais baixos do que estava à espera, pelo que acabei por aproveitar e meter mais umas coisas do que tinha inicialmente planeado hehe
b) apesar de tudo o resto estava em bom estado e já o tinha, e como mantive a suspensão e quadro, e afins, ficou-me quase metade do preço do que comprar uma bike de características de transmissão/travagem semelhantes mesmo nas duas grandes cadeias de lojas de desporto ;)
c) a minha irmã prontificou-se a comprar-me a bicicleta considerando o investimento agora feito quando regressar de vez aos açores
d) a qualquer altura posso continuar a onda de upgrades se assim achar necessário, nomeadamente suspensão e/ou quadro :p

Fui levantar a bike hoje, está impecável, parece literlamente nova lol.. Não tive oportunidade de tirar fotos ainda, mas se houver interesse amanhã posso tentar :p

Cumps e muito obrigado pela ajuda, só assim fiquei a saber alguns pormenores que fizeram toda a diferença como por exemplo em relação ao carreto de roda livre ;)
 
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