29er Upgrade BTT

#1
Boas pessoal.
Precisava da vossa opinião para o seguinte tema.

Estava a pensar fazer um upgrade à minha bike de BTT.
Atualmente a mesma está com a seguinte configuração de origem:
KTM Aera 1964 Ltd Carbon
Suspensão: Fox Performance 31 100mm
Travões: shimano M396 F:180/R:180mm
Manípulos: Shimano Deore M610
Desviador Traseiro: Shimano Deore XT M781-D SGS-shadow
Pedaleiro: Shimano Deore M617 38-24
Cassete: Shimano HG50-10 11-36
Aros: Mavix Crossmax 29''
Discos SM-RT56M

Agradeço desde já as vossas opiniões.
Cumprimentos
 
#3
Bom dia.

Estás muito bem equipado. Qual a tua opinião sobre esse quadro?

Qual o objetivo dos melhoramentos que queres fazer?

Boas.
O quadro é muito fixe estou muito satisfeito.
A ideia de fazer o upgrade é melhorar algum equipamento que está a mostrar desgaste (discos, cassete, corrente). Já que mais dia menos dia tenho de substituir ao fazê-lo mudaria para algo um pouco melhor.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#5
É 2x10V- deixa-te estar. renova.
Travões e discos de travoes, eu mudada para uns ice-tech RT-76 e um conjunto SLX BR M-7100 chega bem ficarás bem servido.
Aproveita, não sei quantos km tens na bike, mas se calhar está na altura de mandares a FOX para revisão. Vai valer a pena.
Verifica se é necessário mudares os cabos da transmissão e fazer uma limpeza mais a fundo aos mesmos. Se os manípulos já tiverem folgas, aproveita e substituis pelos manipulos SLX correspondentes aos BR, para ficares com o cockpit renovado.
Outra alteração que poderás fazer, é verificar se valerá apena meteres um espigão em carbono, para melhorares o conforto.
 
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#6
Obrigado pelas dicas. A minha única dúvida é se consigo ser eu a fazer as mudanças todas. Tendo em conta que comprar o material e colocá-lo fica certamente mais em conta.
 
#7
Obrigado pelas dicas. A minha única dúvida é se consigo ser eu a fazer as mudanças todas. Tendo em conta que comprar o material e colocá-lo fica certamente mais em conta.
Isso depende do jeito de cada um para bricolagem.. ;)
Mas hoje em dia há muitos vídeos e tutoriais na net a explicar tudo.
parktool
Há uns tempos atrás troquei o sistema de transmissão da minha KTM de 3x10 para 1x12 e faz-se... é necessário ter muita atenção para não estragar nada.
 
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Pedro Barradas

Well-Known Member
#11
Se tiveres elo rápido... Basta um alicate de pontas normal. Eu não tenho alicate para a corrente.
Convém é ter um descrava correntes. Para tirar os elos que forem necessários para a corrente nova ficar com o comprimento correcto. Ou para colocar o pino na corrente se não usares o elo rápido.
 
#12
Preciso de arranjar o alicate para a corrente e a chave para a cassete. Do resto acho que me devo safar. Devagarinho :)
Para trocar a cassete precisas de 2 ferramentas diferentes:

1) uma destas https://www.decathlon.pt/chicote-extrator-de-cassete-id_8309913.html ou destas https://www.probikeshop.pt/var-chicote-de-corrente-expert/91677.html para segurar a cassete enquanto usas
2) uma destas https://www.deporvillage.pt/chave-g...MIz_OzjNT76AIVle5RCh1OkQR-EAQYASABEgLYwfD_BwE ou destas https://www.deporvillage.pt/extrato...MIz_OzjNT76AIVle5RCh1OkQR-EAQYAyABEgINSfD_BwE para desapertar a cassete do cepo
 
#14
Que tal o andamento na coroa de 36 em estradas? Nao te fica leve em descida? E a subir achas que se tivesses um supercog de 50 aguentavas subir sem trocar pa 24?
 
#15
Isso depende do jeito de cada um para bricolagem.. ;)
Mas hoje em dia há muitos vídeos e tutoriais na net a explicar tudo.
parktool
Há uns tempos atrás troquei o sistema de transmissão da minha KTM de 3x10 para 1x12 e faz-se... é necessário ter muita atenção para não estragar nada.
Que diferenças notaste ao passar pa monoprato 12, esse upgrade achas que te trouxe so beneficios ou perdeste algo?
 
#16
Isso depende do jeito de cada um para bricolagem.. ;)
Mas hoje em dia há muitos vídeos e tutoriais na net a explicar tudo.
parktool
Há uns tempos atrás troquei o sistema de transmissão da minha KTM de 3x10 para 1x12 e faz-se... é necessário ter muita atenção para não estragar nada.
Ao fazeres a mudança de 3x10 para 1x12 tiveste de trocar a pedaleira ou só trocaste o prato para mono? e o cepo? também tiveste de trocar?
 

m.r.f.

Active Member
#17
Que diferenças notaste ao passar pa monoprato 12, esse upgrade achas que te trouxe so beneficios ou perdeste algo?
Perdesse sempre alguma coisa.
O mais sacrificado tende ser a velocidade porque vais ter um prato menor.
Ao fazeres a mudança de 3x10 para 1x12 tiveste de trocar a pedaleira ou só trocaste o prato para mono? e o cepo? também tiveste de trocar?
É possível adaptar uma pedaleira para mono, sendo necessário alinhar o prato com o centro da cassete que vais usar.
Se usares uma cassete sram NX 11-50 não é necessário mudar o cepo.
 
#18
É possível adaptar uma pedaleira para mono, sendo necessário alinhar o prato com o centro da cassete que vais usar.
Se usares uma cassete sram NX 11-50 não é necessário mudar o cepo.
No meu caso específico que tenho 2x10 posso alterar para 2x11 ou 2x12 mudando somente cassete, corrente e desviador traseiro sem alterar o cepo?
 

JARBAS83

Active Member
#19
Que tal o andamento na coroa de 36 em estradas? Nao te fica leve em descida? E a subir achas que se tivesses um supercog de 50 aguentavas subir sem trocar pa 24?
Em estrada a descer deve ser no carreto de 11T atrás e não o de 36. Com a relação 11 atrás e 38 à frente dá para um forte embalo, talvez 50km/h com uma cadência não demasiado puxada...é a relação que tenho na minha bike...11-36 atrás e 24-38 à frente
 
#20
No meu caso específico que tenho 2x10 posso alterar para 2x11 ou 2x12 mudando somente cassete, corrente e desviador traseiro sem alterar o cepo?
O que é que esperas ganhar ao passar de 2x10 para 2x11 ou 2x12? Nem sei se é possível ter 2x12... A diferencça de 2x10 para 2x11 deve ser quase impercetível.