Upgrade 3x10 para 1x11

#1
Boas,

Tenho uma KTM Aera comp de 2015 e estou a pensar simplificar para um sistema 1x11...
O ideal que tinha inicialmente em mente seria 1x12 da SRAM, mas teria que mudar o eixo para cubos XD, ou seja seria melhor mudar as rodas mais transmissão, não vale a pena! Nessa situação o melhor seria mudar de bike...
Tentando simplificar, o mais fácil seria optar por um conjunto "tipo Aliexpress" com coroa da pedaleira 34T e cassete 11-50T da sunrace com desviador e manipulo shimano XT. Esta solução ficaria por menos de 200€. O desviador teria que ter um adaptador incluído, para suportar na cassete 50 dentes.
Mas será esta uma boa solução? Funcionará bem esta "mistura"? As mudanças não darão problemas?
Seria melhor trocar também o pedaleiro por um XT original? e a cassete também XT?
O que fariam?
 
#2
Amigo, se é para mudar... MUDA para 1x12 Eagle e não tem de mudar cepo nenhum. Fca com um racio de tranmissão muito mais alargado. se é para investir e melhorar, invista certo ;), as vezes mais vale gastar mais 30% e ficar devidamente servido.
 
#3
Um grupo completo de transmissão 1x11 SLX, com 11-46 fica por 220€ e o XT por 300€ na Bike discount. podes arranjar mais barato.
No ALIEXPRESS!!? esquece isso.
Um grupo de transmissão completo 1x12V em NX ou GX, arrranjas por volta dos 400€

PS: quando falo em grupo de transmissão completo, é o conjunto formado por: shifter, desviador, cassete, pedaleiro + eixo pedaleiro
 
#4
Pedro, não tenho que mudar o cepo para meter SRAM 1x12? Pensei que precisava de cepo XD?
Sendo assim preferia 1x12... Embora tenha um fascínio por XT, a shimano está a ficar para trás.
Dá para meter no cepo atual cassete 10-50T?
 
#5
Pedro, pelo que percebi do "tipo ALiexpress" era algo low-cost.

Se é para investir, investe logo um pouco mais, isto porque, se "amanhã" quiseres mudar de bike, se a nova tiver transmissão pior, troca-as e ficas bem servido.
 
#10
é sempre 11>
Olha lá mas isso do aliexpress, está caro ( não tras a pedaleira). se pára na alfandega tens logo mais pelo menos 30% .. e garantia... nenhuma. e ainda podes enfiar o barrete por ser material contrafeito.
 
#13
Assim sendo, está fora de questão o material da china ;)
Mais algumas questões:
1ª situação - Mudar o sistema completo para Sram NX
- há pedaleira 34T?
- pedaleira de 170 ou 175 mm?
- Cepo é necessário algum adaptador ou é só mudar a cassete?
- Com o eixo pressfit da shimano tenho que comprar o eixo pressfit da sram dub?

2ª situação - Converter para monoprato o pedaleiro deore
Existem pratos 34T para a conversão para NX? Funciona bem o conjunto?
Por último, o sistema NX é fiável? Resistente? Não costuma dar problemas?

Pedro, em princípio metia então o material da Sram, estou a ponderar apenas a pedaleira com a conversão...
 
#14
O prato tem de ser 12V, não precisa ser NX. pode ser uma marca qq desde que funcione com o teu pedaleiro (Furação).. mas não sei se é convertivel o deore em monoprato.
Vai ver os kits que existem na bike discount, groupsets 12V, ( a loja é so para veres o que há, podes ter melhor negocio noutras)
https://www.bike-discount.de/en/shop/mtb-group-sets-391/l-24
Os cranks, por norma são de 175mm, a não ser que meças 1.60, e ai poderias ir para cranck arms mais curtos... Os teus actuais devem ser de 175mm...
Mas queres um prato de 34T ao inves de 32T, porque motivo? não precisas de subir e preferes andar mais rapido a direito/ descer?
 

klaser

Well-Known Member
#18
Se for 96 BCD o melhor é mesmo comprar nos "china".... Mas atenção que há 96 simétrico e assimétrico , as pedaleiras de 10v da shimano devem ser simétricas, já a linha de 11 (exceção deore m6000 q é 10) são todas assimétricas, portanto apesar de ser 96 BCD na mesma a furação é diferente