Up and Down 2010 (INATEL Viseu)

visiense

Member
Antes de mais, as melhoras aos acidentados. Já estive nessa situação, felizmente com menos danos...

Quanto à perigosidade dos trilhos, acho antes que foi o perigo causado pelos ramos, árvores caídas e paus que lá se encontravam, muitos caídos certamente no temporal de sexta-feira ao final da tarde e noite. Estarmos aqui a dizer que o trilho deveria ser limpo antes de uma prova, concordo, mas também é verdade, que há situações onde pouco ou nada se pode fazer, como é um temporal um dia antes da prova. Visto o estado dos trilhos ser o que foi, acho que cabe a cada um medir o risco que quer tomar numa prova destas. Seja uma competição profissional, seja amadora, como esta, acho que o risco, que existe sempre, quer se queira quer não, deve ser minimizado pela nossa prudência. Podemos culpar os trilhos, a dureza, muita coisa, mas todos nós sabemos que mesmo em provas fáceis, há quedas, mais ou menos graves. Tem tudo a ver com a nossa atitude perante os perigos.

Quanto às opiniões sobre a dureza das provas, continuo a dizer que isto, apesar de se tentar esconder isso, é uma competição, mesmo que amadora. Logo, se eu quiser passeios mais leves, certamente haverá outras opções, com boas organizações e com outro espírito. Quanto à opinião de um maratonista aqui atrás, tenho de concordar: ou fazem maratonas como deve ser, ou não se deveriam fazer. Esta mania das duas voltas ao mesmo traçado apenas beneficia a organização, mais ninguém, e se esta última prova já era bastante dura com os 40, imaginem fazer o dobro. Quanto à dureza não ser deixada para as últimas etapas, acho que beneficia uns, e prejudica outros, por isso nem concordo nem discordo.

Cumprimentos
 

PeDaIs

New Member
Boa Tarde.

Não poderia começar este rescaldo sem enviar um abraço de rápidas melhoras para os atletas que sofreram quedas na prova de ontem.
São João do Monte já o ano passado tinha sido uma prova durinha... com chuva... e com banhos muito "fraquinhos"...
Este ano a chuva fez uma pausa, o percurso continuou durinho e os banhos continuaram fraquinhos...
No entanto, tal como no ano passado, gostei muito da prova, especialmente do percurso. Acho que têm boas condições, que podem ser óptimas se conseguirem resolver a situação dos banhos.
É sempre bom notar-se que há empenho e gosto das pessoas nas coisas que organizam. E isso era evidente ontem. É normal que nem sempre as coisas corram bem, mas é importante termos a sensação de que as pessoas tudo fizeram para que tudo corra da melhor forma possível.
Uma palavra de desagrado para com os madeireiros que deixam quase sempre os caminhos cheios de paus e ramos... esses também deviam ser responsabilizados pela limpeza do lixo que lá deixam...

Abraço e boas pedaladas.

Paulo Novo
 

DanielSantos

New Member
Boa tarde,
Penso que a etapa de São João do Monte foi das melhores ate agora , fora as quedas :S , foi uma boa prova.
Quanto a marcaçao, estava muito bem marcado o percurso se bem que, houve uma parte em que era confusa mas no geral foi uma boa prova, tambem tenho a salientar o facto de na ultima descida antes da meta em terra, estavam ai paus no chao perdi 4 lugares pois escorregou a bicicleta e cai mas nao foi uma lesao por ai alem, foi bom e e preciso mais etapas destas :)
Cumprimentos
Daniel Santos 081

MADANELO BTT
 

kikubike

Member
Quero deixar aqui um abraço grande e as melhoras rápidas par a malta que se lesionou...

As dificuldades nada tem a ver com perigosidade ... (pensem nisto...)


Aquele abraço
 

bonovox.601

New Member
Boas
Quanto a prova, não vou acrescentar mais nada, pois já foi tudo dito.
Já há muito aqui não vinha dar opiniões, pois elas as vezes são mal interpretadas.
Mas hoje senti-me na obrigação de vir desejar as melhoras aos acidentados, pois sem eles os trilhos não são os mesmos, pois é tudo malta amiga.

Abraço
 

Pen

New Member
Antes demais as melhoras para os acidentados. Quanto á prova foi com pena minha que não acabei devido a problemas na máquina, pois estava a adorar, e não estava a achar muito dura (só fiz 20 km). Passei por 2 locais que achei difíceis tecnicamente 1 deles estava assinalado o outro não.Quanto aos banhos no comments mas a situação foi resolvida e não sai de lá sem banho tomado.Almoço muito bom, pena só estarem a servir até meio do pavilhão.

Abraço e até á próxima
 

kostaviks

Member
Boa noite.
Ando a seguir este campeonato e realmente desperta mt interesse.
Alguem me sabera dar algumas informaçoes sobre o campeonato a decorrer no proximo ano, ou sera ainda mt cedo pra saber?

Agradecido pla atençao
BC
 

visiense

Member
Boa noite.
Ando a seguir este campeonato e realmente desperta mt interesse.
Alguem me sabera dar algumas informaçoes sobre o campeonato a decorrer no proximo ano, ou sera ainda mt cedo pra saber?

Agradecido pla atençao
BC

Olá.

Talvez seja cedo, mas é simples: vai acompanhando o seguinte site e com a antecedência necessária, as informações sairão. www.upanddownbtt.com

Cumps
 

kikubike

Member
Campeonato

Boas

Devo lembrar... se isto é um campeonato (competição) e como já não é a 1ª vez, penso que se deve ter algum cuidado nas chegadas (meta) para que a inverdade do resultado que verifiquei nas classificações da meia-maratona ( S.J. do Monte) se não volte a repetir...
 

azbiker

New Member
A glória não se alcança apenas com as vitórias mas também com as atitudes e comportamentos, ou seja, quem ganhou deveria ter respeitado quem parou de pedalar quase em cima da meta. Ganhar assim....
Há uns tempos atrás um ciclista veio aqui louvar a atitude de um outro que vendo-o furado a poucos metros da meta respeitou-o e não o ultrapassou. Deixou para ele o primeiro lugar porque durante a prova mereceu efectivamente ganhar.
Compreendo perfeitamento o que o Kikubike quer dizer.
 

Pen

New Member
Penso que se refere á ultrapassagem ao sprint mesmo em cima da meta do atleta do Seia Fábio Tomás a Fernando Gouveia do Dá gás que já vinha descançado para a sua vitória.(segundo o que me contaram na meta) Ouve ainda outra situação (essa eu vi) mas já mais para trás em que aconteceu o mesmo, 1 vinha descançado e o outro passou ao spirint.
 

gongas84

New Member
Ate lavar dos cestos e vindima meus caros, e tar a discutir uma situaçao em que o atleta se desleixou a responsabilidade e de quem se deixou passar. Nao estamos a falar de um caso de furo ou coisa parecida, alem disso penso que o Fabio nem se quer discute lugares no campeonato.
Abraço a todos e ate santa comba
 

visiense

Member
Se tiver sido esse o caso, quer se ache que podia ter tido outra atitude, em nada se alterou a verdade desportiva, como se disse atrás. Mas também concordo, a prova teve 38km, e não 37 ou 36. Enquanto não se ultrapassa a meta, é prova. Por isso não percebo a crítica a outro atleta que provavelmente geriu melhor o esforço, tendo terminado com mais força que o outro atleta. Tudo isto faz parte. Imaginem um jogo de futebol em que uma equipa passa os 90 minutos a jogar um futebol espectacular, ganha por 1-0 e merece largamente a vitória. Também concordam que a haver um lance onde a outra equipa possa empatar, falhem de propósito porque "não merecem"? Pensem nisso.

Cumprimentos
 

poliveira.eng

New Member
... Ouve ainda outra situação (essa eu vi) mas já mais para trás em que aconteceu o mesmo, 1 vinha descançado e o outro passou ao spirint.

Pen, não sei se te estavas a referir à minha situação, que já aqui expliquei! Ao sair do alcatrão, antes de entrar na meta, não vendo o portico, deduzi que seria o inicio de mais uma rampinha curta mas inclinada, como tantas outras que tinhamos apanhado até ali. Reduzi a relação das velocidades para fazer frente a uma subida. Quando dou por mim afinal não era uma subida, era a meta. O atleta que vinha atras de mim fez o contrario e vinha com potencia para sprintar, eu nem que quisesse... apenas pedalaria em falso... erro meu! paguei um lugar por isso!
Mas por exemplo, em Vouzela terminei ao sprint com o dorsal 843 (ele a defender). Foi sprintar ate quase debaixo do arco da meta (devo dizer que não ganhei a posição, mas ganhamos os dois um belo sprint)... também não vejo mal nenhum nisso... Outra situação, em Seia, veio um junior(ou cadete) do Dá Gás na minha roda durante a subida final em terra, no alcatrão deu tudo o que tinha e passou-me! Parabens a ele porque soube gerir! (depois da meta cumprimentou-me e agradeceu)... Por tudo isto eu não vejo mal nenhum em lugares ganhos ao sprint, desde que os dois atletas estejam em igualdade de circunstâncias...
Se por acaso o atleta que vai a frente tem um azar a metros da meta, aí já acho mal que se ganhe o lugar... se fura, se parte a corrente, se cai, ali com a meta a vista, depois de dominar durante varios kms, acho que se deve ter algum pudor e no minimo dizer qq coisa como: Desculpa lá mas vou passar à frente senão quem vem atras passa-me! :)

Falando de outro assunto: E fotos não há? já vi as da organização (Inatel), mas gostava de ver as fotos daquele pessoal privado que lá estava espalhado pelo percurso... Haviam lá 3 ou 4 pessoas que pareciam omnipresentes, estavam em quase todos os cruzamentos... aqueles é que andavam rápido!
 
Last edited:

kikubike

Member
Boas

gongas84
Ate lavar dos cestos e vindima meus caros, e tar a discutir uma situaçao em que o atleta se desleixou a responsabilidade e de quem se deixou passar. Nao estamos a falar de um caso de furo ou coisa parecida, alem disso penso que o Fabio nem se quer discute lugares no campeonato.
Abraço a todos e ate santa comba


visiense
Se tiver sido esse o caso, quer se ache que podia ter tido outra atitude, em nada se alterou a verdade desportiva, como se disse atrás. Mas também concordo, a prova teve 38km, e não 37 ou 36. Enquanto não se ultrapassa a meta, é prova. Por isso não percebo a crítica a outro atleta que provavelmente geriu melhor o esforço, tendo terminado com mais força que o outro atleta. Tudo isto faz parte. Imaginem um jogo de futebol em que uma equipa passa os 90 minutos a jogar um futebol espectacular, ganha por 1-0 e merece largamente a vitória. Também concordam que a haver um lance onde a outra equipa possa empatar, falhem de propósito porque "não merecem"? Pensem nisso.


Esclarecimento das "duvidas" destes 2 amigos BTTs:

- Chegada entre dois atletas junto a meta;
- com vantagem de 15 metros de um atleta (que ficou em 2º) sobre o outro (que ficou em 1º) nos últimos 70 metros;
- um dos atletas (o que ficou em 2º) tomou as despesas da corrida por volta dos 20 Km mantendo-se o outro (o que ficou em 1º) na roda;
- com cerca de 6 a 8 pessoas ( não só membros da organização) junto da chegada;
- a uma velocidade de aproximação a mais de 45 km hora;
- sem linha efectiva para definir onde exactamente é a linha de meta;
- resposta que foi dada os segundo classificado, foi que tinha perdido por meia roda ( não foi 3 segundos, conforme esta na classificação)

Façam a analise critica e tirem as vossas ilações...

PS:
Não se trata de uma questão de esforço, de gestão, ou algo mais ... mas sim de salvaguardar naquelas circunstancias a integridade física dos atletas e das pessoas que por ali se encontram, na chegada. Saber onde efectivamente é a linha de chegada .... solução ..? Colocar uma fita de chegada.


Aquele abraço
 

visiense

Member
kikubike, percebo o teu ponto de vista relativamente à linha de meta. Eu sempre pensei que a meta era o pórtico por onde passamos para retirarem o nosso papel de controlo, mas percebo que deva existir uma linha definida. E a ser uma vitória por meia roda, também concordo que ambos devam ter o mesmo tempo, salvaguardando as suas classificações. Quanto ao resto, mantenho o que disse antes. Por mais que um deva ou não merecer a vitória, o que chega primeiro é que ganha.

Cumprimentos e boas pedaladas
 

Matrix1972

New Member
Agradecia a quem tenha encontrado umas sapatilhas de btt que entra-se em contacto com Paulo Cordeiro para 966798146, 961611445 ou 234796252.
Esqueci-me delas nos balneários se alguem encontrou algumas agradecia contacto que depois faço a respectiva descrição.

Desde já o meu obrigado.
 
Top