Up and Down 2010 (INATEL Viseu)

Maui

New Member
Rescaldo - Vouzela

by byttor: "Eu sei que não me criticaram, mas o que que me parece neste caso particular do campeonato do Up and Down é que niguem gosta de admitir que anda a competir, todos dizem que andam apenas a passear e a classificação não intressa..."

Isto que o byttor acabou de citar é a mais pura das verdades e INFELIZMENTE é o desporto onde se verifica mais a situação de ninguém admitir que treina ou que vai para competir... é triste mas é assim.
Pode ser que um dia as mentalidades mudem...

Tocando agora na avaliação da prova de Vouzela, só tenho a dizer que foi 5 estrelas.. também me enganei na parte final cortando à direita mas tudo o que a prova teve de bom digamos que "abafa" esse pequeno erro.
A organização está de Parabéns, visto que teve um percurso muito bom, com muita adrenalina à mistura, vários singles tracks o que é bom e é raro encontrar singles desse nível( sou de Aveiro e infelizmente as maratonas aqui baseiam-se em campos... só dá para rolar e à quem não entenda isso), bom abastecimento, sempre bem situado e para concluir tivemos direito a um óptimo almoço! :) .

Mais uma vez Parabéns... e Vouzela até para o ano!!
 

zequitomba2

New Member
@byttor

Quanto à competitividade, há 3 míudos do BTTSeia (peço desculpa por os chamar miudos, mas é só por serem mais baixos e novos que eu:cool:) que quando aparecem nestas etapas, que me lembre, só um ganhou. O Fábio Tomás em Seia! Em todas as outras etapas não conseguiram chegar na frente. E eles não são maus atletas!!... O Fábio ficou em 3º no campeonato nacional, e em 2º no campeonato de rampas deste ano. O Nuno Bico foi ontem campeão nacional de Rampas. O Peixito - acho que é assim que ele é conhecido pelas bandas de Folgosa - está no 1º ano naqueles altos voos, e pelo que vejo, o rapaz, é só uma questão de tempo até ganhar alguma coisa.
!!
Meu caro Pedro Augusto, vê bem que os putos já dominam, o Fábio Tomás das 3 Provas do Up and Down que terminou fez sempre pódios tendo ganho em Seia, o Filipe ganhou em Viseu e tem outros bons resultados, bem como o Bico, se eles tiverem bem, mais ninguem toca na xixa.
 

GDRFolgosa

New Member
Boas!!

Infelizmente apenas fiz 7km. Realmente já me tinham avisado para trocar a corrente, mas... enfim!!

Nesta etapa, realço, finalmente a vitória na maratona do Michel Machado.

Parabéns! Já merecia!
 

Xquim Chefinho

New Member
Rescaldo vouzela

Boas!
Só hoje consegui arranjar tempo para dar o meu contributo para deixar a minha impressão sobre a etapa de Vouzela!
Quanto a mim acho que a prova esteve muito boa, ao nivel das melhores provas organizadas por outros clubes/instituições e até mesmo a nivel nacional! Reparo que a dureza das etapas têm sido uma constante e para quem faz a maratona (+/- 80km) estas etapas têm sido demolidoras! Sei que o pessoal inscreveu-se sabendo para o que ia, mas quando as pessoas não treinam, estas etapas são demolidoras, podem crer! Reparem, em Seia havia pessoal dos 40km a dizer que tinha sido dificil, agora imaginem dar duas voltas ao mesmo percurso! Em Vouzela, na separação de percursos, apenas posso dizer que o percurso da maratona subia, subia, subia até às eólicas! nunca mais acabava, mas a vista compensou o cansaço e depois foi quase sempre a curtir! Achei os single traks muito bons, apesar de aqui e ali o perigo espreitar em demasia, na minha opinião! Percurso excelentemente bem fitado e marcado, não verifiquei nenhuma falha e fiz cerca de 40km sozinho! Os caminhos com pedra no fim, antes da subida para a Sr.ª do Castelo eram marotos e traiçoeiros, mas faziam-se nas calmas e com concentração! E para finalizar só falta falar do almoço, excelente! Quanto aos percursos, em termos de votação, posso dizer que gostei de mangualde, o da casa, vouzela e seia! motivos? Mangualde, pelo percurso equilibrado e almoço, Seia pelas descidas e marcações e Vouzela pelo percurso e almoço! Faltam duas etapas depois logo se vê!!

Até um abraço para todos e bons treinos,

Um abraço especial a todos os meus colegas do Dá Gás Clube de Mangualde que têm suado as camisolas com suor e sangue, e que me têm apoiado em todas as etapas deste campeonato!

Xquim Chefinho
DÁ GÁS
 

helio69

New Member
Para quem veio à etapa de Castro Daire é com tristeza que vos digo que, praticamente, toda a zona do percurso após a rotunda de Bigorne para a A24 (portanto, já a descer depois da lixeira e a Oeste da auto-estrada) está a arder... Recomeçaram os incêndios provocados pelos pastores...

O incêndio, que ontem à noite estava com uma frente de cerca de 5 km (praticamente desde o Vilar, onde estava o último controlo, até ao Mesio), hoje tinha-se espalhado até ao cume da Serra do Montemuro, ao "café/estabelecimento/bar" A24, e para a zona do Rossão... Dou outro lado (a este da Auto-estrada, por onde subimos para a serra) existiam quatro novos focos de incêndio bem grandes que iam desde a zona de Vale Abrigoso até à zona da aldeia das Antas!

A partir de agora quem por ali passar vai ver mais negro e muito menos verde!
 

kikubike

Member
Boas ..

Caros amigos das bikes.. na sequência do tópico acima vou contar o seguinte:
- ao fazer as minhas voltas pelos montes de BTT, já detive um incendiário e um ladrão de fios de Cobre... retirem as conclusões ... todos nós temos que fazer um pouco para que estes bandidos sejam apanhados... (depois chamei as Autoridades)... tenho dito.. este trabalho não pode ser só para as forças de segurança.
 

byttor

New Member
Boas ..

Caros amigos das bikes.. na sequência do tópico acima vou contar o seguinte:
- ao fazer as minhas voltas pelos montes de BTT, já detive um incendiário e um ladrão de fios de Cobre... retirem as conclusões ... todos nós temos que fazer um pouco para que estes bandidos sejam apanhados... (depois chamei as Autoridades)... tenho dito.. este trabalho não pode ser só para as forças de segurança.

:exacto:

e não lhe partis-te as trombas... eu não sei se me continha:D
 

visiense

Member
Boas tardes.

Para quando as informações da etapa do próximo domingo? Alguém de S.J. do Monte por aqui?

Cumps


PS: As classificações de Vouzela continuam sem os tempos. Será que houve algum problema?
 

poliveira.eng

New Member
Tive um bocadito de tempo e decidi comparar a difuldade destas primeiras oito provas, na sua versão de meia-maratona.
Fiz a análise via IBP Index, e os resultados foram:
Mangualde: 69 pts - 1004 m acum - 43 kms
Nelas: 72 pts - 958 m acum - 39 kms
Vila Nova de Paiva: 44 pts - 754 m acum - 39,5 kms
Castro Daire: 74 pts - 1053 m acum - 42 kms
São Pedro do Sul: 91 pts - 1153 m acum - 38 kms
Viseu: 100 pts - 1117 m acum - 34 kms
(atenção esta análise foi feita a partir do track cedido pela organização, enquanto que as restantes foram feitas a partir do track por mim realmente gravado na prova)
Seia: 92 pts - 1060 m acum - 37 kms
Vouzela: 139 pts - 1595 m acum - 42 kms

Vouzela foi sem duvida um tiro do caraças...
 

visiense

Member
Quanto aos acumulados, eu não confio no Indexbp, no entanto, como foi feito tudo lá, dá para comparar. Dessas , apenas participei em Mangualde, Nelas, VN Paiva, Seia e Vouzela, e claramente, Vouzela foi a mais dura. Mangualde foi o percurso mais equilibrado, e VN Paiva, não fossem aqueles km de pedras parte costas, teria sido sem dúvida a mais fácil. Seia teve no entanto a chegada mais dura que já fiz (ufa ufa).

Só um aparte, é engraçado que Viseu tenha aí uma das pontuações mais altas, quando o feddback que me deram é que foi a prova mais fácil deste up and down. Eu não participei, por isso...

Boas pedaladas e bons treinos para domingo. E falando em domingo, quando é que darão as informações? Segunda-feira? ;)
 

poliveira.eng

New Member
Quanto aos acumulados, eu não confio no Indexbp (...)

(...) é engraçado que Viseu tenha aí uma das pontuações mais altas, quando o feddback que me deram é que foi a prova mais fácil deste up and down. (...)

(...) E falando em domingo, quando é que darão as informações? Segunda-feira? ;)

Pois eu também não confio nos acumulados do IBP Index (e diga-se de passagem não confio em nenhum.. confio na dor de pernas com que se fica depois de fazer determinada volta...) mas uma vez que todos foram calculados com o mesmo programa assumo que a diferença entre eles se mantenha. Agora se é de 600 para 1000 ou se é de 1000 para 1400 já não afianço nada!

Pois o facto de Viseu receber uma pontuação tão alta também me chamou a atenção! Tal como tu não participei, mas fiz o reconhecimento do percurso e não me pareceu mais dificil que Seia, Castro Daire ou mesmo São Pedro do Sul (falo nestas porque são as que tiveram pontuações mais próximas). Atribuo ao facto de ter calculado o IBP Index a partir do track fornecido pela organização e não atraves de um track efectivamente gravado no trilho comigo em cima da bicicleta. Outra coisa é a diferença que existe em fazeres uma ascenção como o que foi feita na prova de Viseu na ciclovia é muito diferente para as pernas de uma com igual distancia e acumulado feita sobre terrenos de montanha... ou seja, mesmo que se suba muito, pedalar em bom piso e a um ritmo elevado custa sempre menos às pernas do que pedalar devagarinho sobre pedras e gravilha solta. Certo?

Para terminar estou contigo no pedido de informações sobre a próxima prova... Estou tão às cegas que até ja tava a planear ir para a prova pelo IP3 até Tondela... Ainda bem que descobri a tempo que São João do Monte fica lá do outro lado...

Actualização das 15:30 Já há aquilo a que podemos chamar descrição do percurso de São João do Monte! 38,2 kms de extensão, grau de dificuldade médio, meia-maratona 1 volta, maratona 2 voltas. Partida e chegada ao parque de merendas, 3 pontos criticos (aos kms 11, 22 e 23), 4 zonas de abastecimento/agua (kms 11, 19, 25 e 28 )! Track gps não há! É à descoberta! :) Almoço no pav dos Bombeiros com ementa já definida!

Boas pedaladas e até domingo.
Ah, levem guarda chuva....
 
Last edited:

CarlosCorreia

New Member
Não sabemos o acumulado!!!
Assim é complicado para aqueles iniciantes que só marcam presença nas provas que julgam conseguir terminar (que é o meu caso :) ).
De qualquer forma tenciono ir para conhecer esses trilhos, veremos se a tal "vista maravilhosa" compensa o esforço.
Com 6 meses de carreira, no meu currículo apenas constam as provas de Viseu e Seia, a de Seia foi seguramente mais dura que a de Viseu, no entanto gostei mais da prova de Seia devido aos trilhos e marcações.

Espero que não chova pois não tenho ainda experiência de pedalar à chuva :p
 
Last edited:

Pedro Augusto

New Member
A dificuldade de Viseu era manter os 50km/h durante 7km de ciclovia:D

Castro Daire, cheguei ao fim com uma dor de braços valente. Vouzela idem, aspas, aspas!
Esse Indexbp é mesmo fiável Pedro! Desde de que começaste a fazer km de biscla de alcatrão, nunca mais foste o mesmo... Até cais por falta de velocidade! :fpalm:(vou brincar com isto até chegar a velhinho!:hahaha::hahaha:)
 

visiense

Member
Eh pá, a informação já está no site, mas o acumulado e a altimetria davam jeito... Eu já sei que vai ser alto pois ali a prova faz jus ao nome: up and down, mas de qualquer maneira é sempre bom saber para preparar a prova. Está mal!...

Cumps e até domingo.

PS: Quanto a ver as paisagens, tirem o cavalinho da chuva, pois ele molha-se! É que chuva e nevoeiro não rão faltar! eh eh
 

Xquim Chefinho

New Member
limpeza de percursos

Boas noites,

O que me leva a escrever este tópico está relacionado com a etapa de Viseu, pois todos os dias faço a A25 desde Mangualde até Aveiro e depois até Grijó, lugar onde dou umas aulas. Bem, voltemos ao que interessa, o que gostava de ver resolvido era a questão das fitas, pois junto da A25 estão lá todas, e tb junto da IP5, pois são visiveis da estrada! Acho que está na altura de as retirarem, mas tb sei que os organizadores dessa etapa são em número reduzido, por isso até posso compreender uns meses de atraso, mas tb não deixem lá as fitas já para o ano!
Fica aqui o meu desabafo!
E quanto à etapa de S. João do Monte, faltam muitos dados, desde altimetria ao percurso, etc!

Boas voltas,
Xquim Chefinho
Dá Gás Clube de Mangualde
 

gongas84

New Member
Bem pessoal isto com tao poucas informaçoes nao me parece nada bem sera que vao adiar a prova... alerta laranja pra todo o pais...
 

visiense

Member
Boas noites,

O que me leva a escrever este tópico está relacionado com a etapa de Viseu, pois todos os dias faço a A25 desde Mangualde até Aveiro e depois até Grijó, lugar onde dou umas aulas. Bem, voltemos ao que interessa, o que gostava de ver resolvido era a questão das fitas, pois junto da A25 estão lá todas, e tb junto da IP5, pois são visiveis da estrada! Acho que está na altura de as retirarem, mas tb sei que os organizadores dessa etapa são em número reduzido, por isso até posso compreender uns meses de atraso, mas tb não deixem lá as fitas já para o ano!
Fica aqui o meu desabafo!

Ora aí está uma coisa que também era para ter falado. Também eu na minha excursão diária para estarreja, onde também dou aulas, vejo ainda fitas, tanto na A25, relativas à etapa de Viseu, como na IP5, relativas à etapa de Vouzela. Se neste último caso ainda se pode dar algum desconto, pois foi há menos de 2 semanas, e nem sempre há disponibilidade para fazer essa limpeza logo, aquelas da etapa de Viseu não têm desculpa nenhuma...

Xquim, ainda bem que falaste, e espero que a/as organizações leiam isto para se lembrarem de um ponto muito importante da organização de uma maratona - a limpeza pós prova. E aproveito ainda para falar daquilo que a organização não têm responsabilidade que é o lixo atirado fora dos locais de reforço, por vezes atirado com força para ir cair onde ninguém veja, por muito nossos colegas mais "inconscientes".
 
Top