Up and Down 2010 (INATEL Viseu)

visiense

Member
Quanto à alimentação, durante o percurso haviam inumeros pontos de água, que é o mais importante. O almoço estava... excelente!

Quanto à água, desta vez correu muito bem, pois não faltaram pontos de água pelo percurso. Aliás, tinha sido a minha maior crítica à prova de Seia, onde apenas tinha havido um ponto de água. Quanto ao almoço, na maioria das provas não tenho provado, mas ontem comi e estava óptimo.

Cumps
 

Pedro Ribeiro

New Member
Boa Tarde:
Como parte da organização e participante na meia maratona só tenho a dar os parabens á organização desta prova. Pelo esforço e dedicação de todos os intervenientes, pelo trabalho árduo na escolha e limpeza dos trilhos, o rigor na marcação dos mais de 80 km de traçado onde se gastaram mais de 20 rolos de fita do INATEL e cerca de 200 placas com setas e X´s, o cuidado na colocação de pontos de água e reforços, no excelente almoço em comparação com outros deste campeonato e principalmente a mobilização de pessoal para colocar em todas as estradas e pontos mais perigosos. Tentámos fazer aquilo a que nos propusemos, uma das melhores etapas do campeonato e penso que foi conseguido. É obvio que houve contrariedades, tivemos de marcar alguns sitios 3 vezes porque á pessoas que só vivem com o mal dos outros. o sitio que referem foi marcado por duas vezes, na sexta e no sabado e ficou marcado a semelhança do resto do percurso. Algo de estranho se deve ter passado. Agora também sou da opiniao do Pedro Augusto, num trilho com esta marcação, se se andasse 50 metros sem ver uma fita era pra desconfiar, nao se pode comparar com Vila nova de Paiva, onde quem se enganou e eu fui um deles, continuou a ver fitas e a pensar que estava no caminho certo (é injusto fazer essa comparação). Citando mais uma vez O amigo Pedro Augusto, isto é um campeonato amador em que aquilo que ganhamos é o prazer de desfrutar dos bons trilhos, os bons momentos passados e as amizades que se fazem. E quem leva isto a um nivel 'profissional' está no sitio errado.
Pedro Augusto: entao andei 2 dias com a enxada na mão pra utilizares os travões??? era preciso é pedalar nas descidas :) :)
 

poliveira.eng

New Member
... Tentámos fazer aquilo a que nos propusemos, uma das melhores etapas do campeonato e penso que foi conseguido...
Ainda faltam duas etapas mas até agora o meu Top 3 é: Seia, Vouzela, Castro Daire! Seia pela marcação irrepreensivel, Castro Daire pelo percurso, e Vouzela pelo percurso e pelo almoço... nham!!! :)
 

Pedro Augusto

New Member
Pedro Augusto: entao andei 2 dias com a enxada na mão pra utilizares os travões??? era preciso é pedalar nas descidas :) :)

Olha que ainda disse muitos "com licença; abra quando puder, direita, esquerda, etc..."
Realmente, ainda estou para perceber o que raio aconteceu. Tinha alturas em que travava um bocadinho de nada, outras em que travava bem, e outras em a manete estava completamente solta, e de nada servia a apertar. Obrigou-me a ir sempre a (des)controlar o andamento com o travão da frente, só que até esse, chegou a um ponto em que já dava para fritar ovos. :aiui: Um pouco de nostalgia! Fez-me lembrar uma BMX que tive, com molinha no meio, e uns travões de enfeitar que tive à uns, sei lá, 15 anos atrás!
No fundo só deu mais emoção à coisa.
 

GeoGama

Member
Pedro Augusto: entao andei 2 dias com a enxada na mão pra utilizares os travões??? era preciso é pedalar nas descidas :) :)
Talvez a modéstia do pessoal de vasconha não vos deixe mostrar esta foto.. mas acho que diz tudo acerca da vossa dedicação :yeah:
dsc1009c.jpg

P.S. sei que já não é de agora.. vou talvez quando abriram caminho ao 1º single, não?

@poliveira.eng
Eu também não estou nada à vontade nas descidas, mas já me comecei a mentalizar que em grande parte delas.. quanto mais devagar mais dificil se tornam ;) Pelo que explicas, penso que a tua queda tb foi um bocado culpa disso ;) Eaonde caís-te, caiu bem mais gente ;)

@Pedro Augusto
Não passa uma prova sem teres prejuizo :S .. talvez seja melhor arranjares seguro pra bike, não podes é contar o teu histórico...lol

S. João do monte é a seguir... .e abrindo já discussão esta sim é uma prova que costuma ter terreno bem agreste; no 1º ano foi a prova que me convenceu em definitivo em arranjar uma FS....
 
Last edited:

poliveira.eng

New Member
@poliveira.eng
Eu também não estou nada à vontade nas descidas, mas já me comecei a mentalizar que em grande parte delas.. quanto mais devagar mais dificil se tornam ;) Pelo que explicas, penso que a tua queda tb foi um bocado culpa disso ;) Eaonde caís-te, caiu bem mais gente ;)

Pois é verdade! Caí por trazer velocidade a menos! Deu pra passar o primeiro calhau, mas pró segundo ja não tinha momentum, a roda da frente paralisou ... E pimba! Deu-se o trambolhão! Mas reparem que é uma coisa sem história! Não há sangue, nem ossos partidos, por isso mal se classifica como queda! :D Quedas fixes em Vouzela são aquelas em que certas pessoas voam de uns patamares para os outros e aterram no meio das silvas... Realmente Pedro Augusto, o que é que Vouzela tem contra ti e a tua bicicleta!?!?!?
 

visiense

Member
S. João do monte é a seguir... .e abrindo já discussão esta sim é uma prova que costuma ter terreno bem agreste;

Realmente no ano passado foi bem dura. Mesmo assim, considero que esta etapa de Vouzela foi mais dura. Mas o Caramulo é o Caramulo, e dali não vêm nenhumas facilidades! :)
 

Maam

New Member
Boas

Também tenho que dizer qualquer coisita sobre esta etapa... e isto de levar a dizer qualquer coisita, é tão somente referir que foi a prova (na minha opinião, claro!) mais dura e melhor que participei. As minhas costas... levaram cá um empeno!Até as descidas eram "duras de roer", já para não falar das subidas (mas estas custam a todos).
As marcações estavam bastantes visiveis, apenas aquele "senão" nos kms finais (Aquela fita que tanto aqui já falou-se) da qual conseguiu enganar-me (eu e os que vinham comigo e outros que já estavam a voltar para trás).
Quanto aos reforços, ao pessoal da organização nos devidos lugares, ao almoço (foi até agora o melhor almoço do Up&Down) foram muito bons. É de aplaudir.

Só também de referir, e para terminar, acho que cada bttista deve levar o seu próprio objectivo para estes acontecimentos (se é para passear, se é para competir, se é para ganhar, se é para o convívio, etc... isso é de cada um), sendo as provas exigentes ou não, competitivas ou não.

1 abraço e boas pedaladas
 

byttor

New Member
Ui ui, já estou com as orelhas quentes…..:)

O erro que falo foi na parte final onde havia a já falada fita colocada no meio de um caminho para a direita, e ao virar á direita esse caminho não tinha uma cruz e não ia dar a um palheiro, tinha seguimento. Eu mais um colega que não sei o nome nem equipa e tinha um equipamento da Nike cortamos á direita e andamos uns 50 a 100 metros e depois achamos estranho não ver mais fitas, parámos, e reparamos uns 200 metros á frente numas fitas laranja, e depois de seguirmos até essas fita reparámos que tinha sido onde passamos logo no inicio da prova. Depois foi tentar voltar a encontrar o caminho de volta no qual fizemos ao todo 53km´s.

Quanto ao comentários que li sobre o nível competitivo da prova, eu sei que isto é a feijões e que não é a nivel profissional assim como também sei que não me adianta procurar outros voos, porque sei e tenho a noção que mesmo treinando todos os dias não vou chegar a um grande nível, apenas quero amanha ser um pouco melhor que hoje. Agora quando me inscrevo num campeonato gosto de competir, e penso que dá muita pica e adrenalina num domingo de manha em vez do habitual passeio “domingueiro” fazer uma prova competitiva, competindo com outros ciclistas e com nós próprios, mesmo que fique em ultimo vou treinar para que na próxima etapa fique em antepenúltimo e se não conseguir paciência, mas pelo menos tentei e esforcei-me.

Estou a escrever provavelmente o maior discurso que já escrevi aqui no ForumBTT, porque depois do meu feedback sobre a etapa parece que passei uma imagem de arrogante e que estou na prova como se fosse “ o maior lá da aldeia” e quisesse deitar a organização abaixo, mas não era essa a intenção. Primeiro acredito que organizar um evento deste seja bastante difícil para todas as organizações e daí fazer uma avaliação igual e com os mesmos critérios de todas as organizações. E volto a repetir que tendo em conta o carácter competitivo do evento, mesmo sendo a feijões, há pequenos erros por parte da organização que prejudicam o carácter principal da prova. Por isso é óbvio que Vouzela mesmo com um dos melhores percursos até agora, não vou avaliar com a mesma nota que avalio provas onde não houve falhas de marcação. Este tópico existe para as pessoas opinarem e felizmente á sempre alguém das organizações a dar a cara.

Peço desculpa se sem querer ofendi alguém e se tirei o mérito a esta organização ou outra organização. Espero também que tenham percebido o meu ponto de vista, assim como tambem quero que todos pensem bem, e aí vão reparar que todos nós gostamos de competir amigavelmente uns com os outros e tenter ser e melhor que o colega, prova disso é o facto de ainda faltar mais de 30 min. para o começo da prova e já estão a marcar lugar para arrancar á frente.

Bons treinos e até S João do Monte...
 

Pedro Ribeiro

New Member
Amigo gama, nós nao precisamos de publicitar o trabalho que temos para darem mais valor ao resultado final, apenas queremos que os nossos amigos saiam sempre de vouzela o mais satisfeitos possivel. Há imensas fotos dessas mas guardamo-las para nós. essa por sinal não é deste ano, foi durante a limpeza do trilho do ano passado... Mas este ano também há umas fotos engraçadas... havias de me ver de santa cruz com uma moto-roçadora as costas :) :) É assim que se ganha técnica... lool.
 

Pedro Ribeiro

New Member
Amigo byttor, acho que ninguem aqui te criticou, muito pelo contrario, gostamos sempre de ouvir criticas, se forem construtivas e bem fundamentadas. e acredito que tenhas razao no engano que falas. Embora nao tenha sido da nossa responsabilidade porque o percurso estava bem marcado, alguem mudou isso e como imaginas, é complicadissimo de controlar essa situação. Assim que soubemos na meta desse problema (os 10 primeiros não se enganaram) fomos imediatamente ver o que se passava e corrigir a situação. o colega que falas é um elemento do VasconhaBTT que tinha uma camisola nike da LIVESTRONG, portanto isso tambem nos prejudicou a nós a nivel classificativo. Tambem acho que as pessoas que querem levar isto a sério deviam não preocupar-se apenas com os treinos mas tambem analisar os trajectos antes das provas, ver onde começam e onde acabam e ter algumas referencias dos locais, se possivel utilizar GPS para isso é que é disponibilizado o track antes das provas. Eu para evitar isso, desde vila nova de Paiva que nao dispenso o meu GPS. São mais umas gramas mas sei para onde vou de certeza.
Agora as criticas são bem vindas, nós sabemos que nada é perfeito e queremos poder melhorar em proximas edições.
Abraço a todos e ate S. joão do monte :)
 

Pedro Augusto

New Member
@byttor

Tens razão. Aquilo não dava num palheiro. Depois de virar à direita andava-se 10 ou 20 metros (era poucoxito!), e voltava a haver um cruzamento.
Nesse cruzamento, à esquerda ia-se por um caminho muito "sujo", entre muros, estreito, que não tinha indicação nenhuma... Logo ai era de estranhar! À direita dava, naquilo que aqui na minha terriola se chama eira. Havia lá um palheiro, a dita eira, e depois umas couves recentemente plantadas! Acabava ali. Eu vinha calmo, e voltei atrás. Acredito que se viesse na luta por algum lugar, seguia pelo caminho à esquerda, sem pensar duas vezes.
Já o fiz, já passei por isso!!

Quanto à competitividade, há 3 míudos do BTTSeia (peço desculpa por os chamar miudos, mas é só por serem mais baixos e novos que eu:cool:) que quando aparecem nestas etapas, que me lembre, só um ganhou. O Fábio Tomás em Seia! Em todas as outras etapas não conseguiram chegar na frente. E eles não são maus atletas!!... O Fábio ficou em 3º no campeonato nacional, e em 2º no campeonato de rampas deste ano. O Nuno Bico foi ontem campeão nacional de Rampas. O Peixito - acho que é assim que ele é conhecido pelas bandas de Folgosa - está no 1º ano naqueles altos voos, e pelo que vejo, o rapaz, é só uma questão de tempo até ganhar alguma coisa.
O próprio Tiago, quando participa, ganha, mas não ganha com muitas facilidades.
Quero com isto dizer, que há pessoal a correr no Up and Down, que se fosse participar nas "verdadeiras provas" a nível nacional, as dão pontos UCI e qualificam gente para os jogos olímpicos, não fazia de todo má figura!
Se têm tempo para treinar todos os dias (ou quase), se tiverem o correcto acompanhamento, ficam uns campeões!!

Não é a feijões, pois os prémios são interessantes, mas também sei lá... não é assim muito muito importante!
Isso da ânsia de partir num bom lugar é que é interessante de ver. Nesta prova arranquei com toda a calma deste mundo, andei uns 10 minutos e parei. Esperei uns minutos que chegasse um companheiro que vinha em ultimo por causa de ferramenta. Encostei a bicicleta a um muro, desmontei a bomba de trás dos travões, tirei as pastilhas, tentei perceber o que raio se passava com aquilo, não cheguei a conclusão nenhuma, meti as pastilhas no sitio, meti a bomba no sitio, afinei o travão (ou quase isso), arrumei a ferramenta e arranquei com toda a calma deste mundo.
A descer tinha de ir sempre com calma, pois só podia contar com o travão da frente. Mesmo assim, com todos estes percalços, não tardou muito a apanhar pessoal que tinha arrancado da primeira fila.
Portanto, acho que a primeira fila, e a meia hora de espera, e tudo mais, em alguns casos, é mais para aparecer na fotografia, do que propriamente para ganhar lugares!
 
Last edited:

byttor

New Member
Amigo byttor, acho que ninguem aqui te criticou

Eu sei que não me criticaram, mas o que que me parece neste caso particular do campeonato do Up and Down é que niguem gosta de admitir que anda a competir, todos dizem que andam apenas a passear e a classificação não intressa... mas lá no fundo no fundinho todos têm o bichino e a ambiçao de chegar mais á frente e quando chegam ao fim de uma prova a maior parte pergunta em que posição acabou, e é perfeitamente normal querer saber se ficou melhor que X e se ficou na posição Y e na proxima etapa vem com mais pica para andar. Eu porque admiti ficar chateado por ter perdido umas posições e que andava a competir, senti que fui um pouco mal interpretado....
 

Frei

New Member
Não posso dizer nada acerca da prova, apenas que os 5 kms iniciais estavam muito bons e os banhos também ;) e há fotos impecáveis:D

poliveira.eng
Furei aos 5 kms e fiquei triste, fui dar apoio moral ao pessoal ;)

Pedro Augusto
No caso desta prova partir ou não de um bom lugar pouco ou nada influenciava pois haviam subidas e trilhos rolantes que permitiam que o pelotão fosse alongando, em Vila Nova de Paiva quem partiu de trás saiu em muito prejudicado, na parte inicial (alcatrão) o pelotão manteu-se compacto e poucas ultrapassagens se puderam fazer, logo de seguida entrámos em trilhos que não davam para ultrapassar com o agravante das poldras logo à frente que vieram a atrasar e muito.
 

kikubike

Member
Boas

Penso que a rapaziada está a ser injusta com a prova de Mangualde eu sei que já foi à muito tempo e foi a primeira ... mas penso que tem que estar nesse pódio que por aí fizaram..:D

Aquele abraço
 

shido

New Member
Amigo Byttor compreendo o que sentiu quando se perdeu. Mas foi uma situação pontual que é muito difícil de gerir em provas como estas. Fiquei triste com a afirmação de prova mal marcada. Pois quem organiza sabe o que acontece com as marcações e com as pessoas que se divertem estragar eventos.Penso que isso é diferente de termos uma prova com poucas marcações e mal marcadas.


Grande abraço

Bons treinos

Até ao caramulo.
Em breve também vamos ter o video da prova.
 

Pedro Augusto

New Member
Eu sei que não me criticaram, mas o que que me parece neste caso particular do campeonato do Up and Down é que niguem gosta de admitir que anda a competir, todos dizem que andam apenas a passear e a classificação não intressa... mas lá no fundo no fundinho todos têm o bichino e a ambiçao de chegar mais á frente e quando chegam ao fim de uma prova a maior parte pergunta em que posição acabou, e é perfeitamente normal querer saber se ficou melhor que X e se ficou na posição Y e na proxima etapa vem com mais pica para andar. Eu porque admiti ficar chateado por ter perdido umas posições e que andava a competir, senti que fui um pouco mal interpretado....


No fundo fundinho, é verdade o que disseste! Mas isso não é só no Inatel... É em todas onde haja classificação final! Deve ser da testosterona:fpalm:
É que se for na brincadeira, e nos perguntarem em que lugar ficamos, uma pessoa diz 223142º lugar, mas diz assim entre os dentes, que é para ver se não ouvem :D
 

RicardoTerminal

New Member
@byttor

Quanto à competitividade, há 3 míudos do BTTSeia (peço desculpa por os chamar miudos, mas é só por serem mais baixos e novos que eu:cool:) que quando aparecem nestas etapas, que me lembre, só um ganhou. O Fábio Tomás em Seia! Em todas as outras etapas não conseguiram chegar na frente. E eles não são maus atletas!!... O Fábio ficou em 3º no campeonato nacional, e em 2º no campeonato de rampas deste ano. O Nuno Bico foi ontem campeão nacional de Rampas. O Peixito - acho que é assim que ele é conhecido pelas bandas de Folgosa - está no 1º ano naqueles altos voos, e pelo que vejo, o rapaz, é só uma questão de tempo até ganhar alguma coisa.
Amigo Pedro a etapa de Viseu foi ganha pelo Peixito!
 
Top