Up and Down 2010 (INATEL Viseu)

visiense

Member
Heya :D
@visiense:
Aquilo por aquelas bandas é mesmo assim! Eu publicito aqueles trilhos a quem não conhece como a essência do BTT; desde os singles até aos estradões é sempre com enorme sorriso que faço aqueles trilhos!
O post na página anterior do Pedro Augusto não era a gozar... é necessário alguma preparação psicológica para o que por vezes nos aparece lá ao virar da curva... ou da ravina.. ehehehe
Falhei a de Seia, mas esta não escapa ;) até lá!

A zona da Beira Alta tem locais espectaculares para a prática do BTT... Sem dúvida. E por acaso Vouzela ainda não conheço (os trilhos), logo vai ser uma boa oportunidade. E pela natureza e dificuldade do percurso, estou a ver que irei a velocidades mais que boas para disfrutar a paisagem! lol
 

Pedro Ribeiro

New Member
Boas:
Como uns dos elementos da organização desta prova, só tenho a dizer que se gostam de btt puro e duro, não faltem a esta etapa :) é certo que tem subidas ( afinal isto é up and down), mas digo-vos, as descidas fazem esquecer as subidas. 1400 metros de acumulado de subida implica aproximadamente outro tanto de descidas, e as descidas são todas elas fantásticas, de cortar a respiração. Estamos a esforçar-nos para que esta seja mais uma etapa com a qualidade que temos habituado quem nos visita, e pelo comentários de quem já experimentou, vale a pena vir a vouzela. Amanha é dia de pegar nas enxadas e limpar os trilhos, Se por acaso o Pedro Augusto ou mais alguém quiser fazer um treino de braços.. é bem vindo :):).
 

Pedro Augusto

New Member
Vou deixar passar o convite, muito obrigado!
De momento já tenho onde me coçar, e Vouzela nem fica assim muito a caminho. ;)

Mas quero ver isso impecável, para justificar a publicidade gratuita e descarada que vos fiz...:cool:
 

visiense

Member
É já domingo a prova em Vouzela, e parece que este ano o tempo vai ajudar.

Quanto à subida para penoita, o pessoal daí pode dar alguma descrição dessa subida, visto eu (e talvez outros) não a conhecer?

Cumps
 

RicardoTerminal

New Member
Hoje foi dia da 8ª etapa do "up and down" que se realizou em Vouzela, e só tenho uma coisa a dizer, fantástico, a melhor etapa do campeonato, tanto no percurso como no almoço, estava tudo 5*****, parabens à equipa Vasconha BTT!

Já me esquecia, nesta etapa até haviam minis...
 

kikubike

Member
UP and Down

Boas Malta ...

Bom tenho qu epor aqui dizer o seguinte:

1- Pela primeira vez... eis que aparece uma prova deste campeonato, em termos de marcação, quase perfeita, existiu apenas um se não na parte final, com uma fita mal colocada (foi colocada no meio de um caminho para a direita);

2- Espero que as duas provas restantes assim procedam... para não existirem aqueles maus estares no final das provas ..." isto estava... aquilo estava... tudo pela má marcação do percurso;

3 - Parabéns ao pessoal de Vasconha pela maravilhosa prova e ... Almoço eheheh;

4 - Por ultimo dizer um aparte de tudo isto... As provas deste campeonato estão a ficar cada vez mais com um grau de dificuldade muito elevado... tendo em conta que 89% dos participantes são os chamados Domingueiros... deve-se pensar nisso..

Aquele abraço
 

byttor

New Member
Boas,

Estou a ver que pelos comentários que o pessoal achou a prova 5*, mas o Up and Down não é um passeio, é um campeonato com várias etapas, classificações e prémios, logo o nivel de exigência para quem organiza as prova deve e tem ser maior. Há pessoal que treina quase todos os dias e depois no dia da prova é tramado pela má marcação, embora eu só me tenha perdido na parte final houve outros sítos bastante duvidosos.

O pecurso era bom, provavelmente dos melhores, muito duro e com longos e fabulosos singletracks, ou seja em termos de "natureza" estava tudo 5*.

Depois da prova de V N Paiva que tinha sido a pior até ao momento e que foi um desastre em marcações e que serviu de lição para as restantes organizações menos agora para Vouzela, esta etapa fica para mim tambem como uma das piores do campeonato.

Venha agora S João do Monte e que que siga o exemplo de Seia!
 

marquesp

New Member
Amigo vitor realmente para ti não correu nada bem, mereces melhor e defacto não val a pena esconder que havia falhas de marcação e o percurso éra durissimo,
amanha quem passar pelo TERMINAL vai reparar que ele tá com um andar novo!!! Melhores dias virão e daqui a duas semanas lá estaremos em S. João pra nos divertirmos que é isso é que entressa! Abraço a todos e boas pedaladas...
 

visiense

Member
Boa noite.

Realmente quanto à marcação, ouvi algumas queixas, mas sinceramente, não vi nenhum local mal marcado, ao contrário de VNP. Mas isso quer dizer duas coisas, ou tive sorte, ou outros se distrairam.

Quanto ao percurso, realmente duríssimo, e ao contrário do que se poderia pensar, mais pelas descidas que pelas subidas. Não é que tenham sido poucas ou fáceis subidas. Não, não foram! Foram bem duras. Mas pessoalmente, o que me fez chegar partido ao fim foram aqueles longos quilómetros de descidas extremamente técnicas e cheias de pedra que me deixaram as costas num oito... Já agora, tenho de concordar com o amigo em cima: isto é um campeonato, não é um passeio. E ao contrário do que disse outro amigo, não são 89% de domingueiros, pois há muitos que treinam para este campeonato, uns para ganhar, outros apenas para competir consigo mesmos e para evoluir, mas treinam. Aliás, este campeonato, sendo amador, até é bem competitivo no seu geral, se compararmos com a grande maioria das maratonas que por aí existem. Por isso, penso que a dureza é bem vinda, desde que não se ultrapassem certos limites.

Já agora, e apesar da dureza, achei o percurso dos melhores apresentados até agora, com singletracks realmente espectaculares. Como disse atrás, apenas acho que um pouco menos de pedra não fazia mal! :)

Uma das melhores etapas, a par de Seia. Na minha opinião.

Abraços
 

Scooby

New Member
Boas Pessoal

O "voltinha" estava 5* acho que teve um pouco de tudo subidas técnicas, rolantes, descidas técinas, mais fáceis, ou seja acho que houve p/ todos os gostos claro está que quem "trepa" bem reclamou das descidas, quem desce melhor achou dificil as subidas,mas há que agradar a gregos e a troianos e parece que é isso que certas pessoas não percebem pois para algumas só existiriam subidas e o btt é para se praticar em todo otipo de terrenos pois se é para subidas e coisas lisas então desculpem mas estão na modalidade errada vão para o cilcismo .
As marcações estavam boas tirando mesmo aquela ultima marcção que deixava um pouco na duvida se era à direita ou à esquerda mas dava para ter noção do caminho agora claro que quem só vai com a ideia de "tenho de ser o primeiro" é normal que não tenha tempo de reflectir 2 vezes.
Para mim foi dos melhores percursos do UP&Down
Agora claro existe muita gente que deixa de ir a estas provas por causa do grau que lhe dão, sendo mesmo assim meramente amadora, é como elas dizem aquilo parece que é só PRÓS e realmente em certas alturas até parece que estamos em alguma prova tipo TransAlp ou similar.
Parabéns a toda a organização estava TIP TOP. Para o ano queremos mais.
 

RicardoTerminal

New Member
Amigo vitor realmente para ti não correu nada bem, mereces melhor e defacto não val a pena esconder que havia falhas de marcação e o percurso éra durissimo,
amanha quem passar pelo TERMINAL vai reparar que ele tá com um andar novo!!! Melhores dias virão e daqui a duas semanas lá estaremos em S. João pra nos divertirmos que é isso é que entressa! Abraço a todos e boas pedaladas...

Este gajo está com a mania... Em S. João do Monte tu vai ver... se olhares para trás!!!
 

shido

New Member
Amigo vitor gostava que fosse concreto e diga o que se passou para corrigir. Não se pode assim fazer uma critica como a sua sem fundamento. Muita gente mas muita trabalhou para não ocorrer falhas. bem, as marcações estava quase 100 em 100metros se alguém se perde e entra noutro caminho fácilmente percebe, para além das setas de direcção e o X no caminho errado e as pessoas espalhadas pelo percurso. Só vejo uma solução fazer um circuito fechado balizado tipo 24h.

Foi chato a parte final e já foi apurado que naquela zona foram movidas fitas será sempre difícil colocar voluntários a vigiar todas as fitas assim os 40 não seriam suficientes. Ficamos tristes e lamentamos, mas assim que surgiu o problema rapidamente se tentou resolver.

Sobre a pedra é perigoso é certo. Mas não será perigoso por estradoes onde se desce a alta velocidade e no fim tem regos que não se passa nem de tractor?
Ainda sobre a pedra, passaram em singles que foram cuidadosamente limpos e nem UMA pedra tinha para a roda fugir e assim poderem se divertirem e tirarem todo o proveito.

Obrigado por todos os comentários. Espero que voltem a estes trilhos mágicos.
 

shido

New Member
Bem ainda só faltei a uma prova. Mas com tanta prova mal marcada, Até me sinto mal ainda não me ter perdido.
Bem já há fotos. Amigo vitor passas em todas as zonas de fotos sempre bem qualificado.
 
Last edited:

PeDaIs

New Member
Bom dia

Foi entregue à organização uma bomba de ar. O proprietário é favor entrar em contacto através do e-mail vasconhabtt@gmail.com ou pelo telemóvel 964485583.

O balanço da prova fica para depois de uma análise mais exaustiva dos acontecimentos e depois de ouvidas as opiniões dos participantes.
Apelava a todos para nos fazerem chegar as vossas criticas, quer através do fórum, quer através de email, pois é importante para tentar sempre fazer melhor.

Abraço.

O responsável pela organização

Paulo Novo
 

RicardoTerminal

New Member
Por falar em bomba, se aparecerem uns óculos da "pro", provavelmente serão meus!
Para mim está bom, adorei a zona das pedras, acho que a minha bike nunca mais parte, brutal!!
 

GeoGama

Member
Heya!
Como já atrás havia dito, em vouzela existem os melhores trilhos de BTT da zona e já contava que o pessoal da organização queria ter a certeza que não deixava nada por mostrar :D
Assim foi, adorei o traçado, mas reconheço que um amortecedor atrás duplica o gozo neste tipo de provas ;)
Havia partes dificilmente cicláveis (tanto a subir como a descer), mas são coisa de 5 ou 10 metros.. faz parte ;)
Registei várias quedas à minha frente.. mas não foi por falta de aviso...:fpalm:
Eu cheguei inteiro que era o principal objectivo, sem grande stress de tempos ou classificação :cool:
Também me enganei na parte final, mas o desvio foi minimo pois sabia que a linha não andaria longe e era pra lá que tinhamos de ir até chegar a vouzela. Não acho que por este pequeno precalço as marcações estivessem mal, porque não estavam.
As fotos no dia a seguir e a preocupação com o feedback dos participantes é sempre um sinal de quem faz isto por gosto e por isso agradeço os excelentes momentos de BTT que nos proporcionaram em Vouzela.
 

Pedro Augusto

New Member
1- Pela primeira vez... eis que aparece uma prova deste campeonato, em termos de marcação, quase perfeita, existiu apenas um se não na parte final, com uma fita mal colocada (foi colocada no meio de um caminho para a direita);


Foi mesmo o único erro. Mesmo quem fosse com atenção, ao chegar a esse cruzamento, a fita levava a entender que era à direita. Eu virei, o que vinha atrás de mim virou, e mais viraram, pois havia lá rodados com fartura. Mas andava-se 10 metros e dava-se conta do erro, pois aquilo ia dar de caras a um palheiro.

Fora isso, impecável! O percurso, as subidas, as descidas, os trilhos, as marcações, o publico, os reforços, os pontos de água, etc etc etc...
Quanto a quem treina todos os dias, e se sente vitima de injustiça... epa... procurem outros voos! Embora seja competitivo, isto é um campeonato a feijões. O vencedor ganha uma dor de pernas, e o ultimo ganha a mesma dor de pernas.:cool: A taça essa, é de tinto maduro! Embora também goste de me ir picando com quem aparece, acho que o interesse da coisa é os contactos e amizades que se vão fazendo nestes Domingos.

Eu gostava era de saber como é que um travão deixa de funcionar da noite para o dia!... :confused::confused: um dia destes rifo a bicicleta!

As fotos estão muito giras!! :D Parabéns.

Sem mais a dizer por agora, beijos e abraços, e até S.João do Monte!
 

poliveira.eng

New Member
8ª Etapa - Vouzela

Ainda me doi um bocadinho o joelho, mas já consigo escrever... (tou a brincar claro...)
Falemos então da 8ª etapa do circuito Up and Down de 2010 - Vouzela
Não esperava menos dos Vasconha! Singles de cortar a respiração, zonas onde a adrenalina vai ao topo, e umas belas subidas pra descarregar pesos extra...
O percurso estava excelente, era muito variado e quase 100% ciclavel (tal como diz o GeoGama havia zonas a subir e a descer que não eram ciclaveis mas eram coisas pequenas) O ST que mais me agradou foi o antes de chegar a Vasconha, pois era o mais simples (e eu acagaço-me muito nos mais dificeis)!
A zona de pedras, depois de passarmos aquela mega rampa em alcatrão ao lado da A25 era espetacular (claro que aqui uma FS teria dado muito jeito)... Tão espetacular que me entusiasmei tanto que... pumba malhei! Um belo OTB, um bocado de pó, um arranhãozito e tá a andar... (pena é que a confiança que vinha a ganhar perdeu-se logo ali toda!)
:eek:fftopic: Realmente GeoGama, o meu forte não é descer como já o afirmei aqui muiiiiiitas vezes! mas acho que tou a melhorar! :back2topic:
Quanto a marcações não achei que estivesse mal! Tinha é certo aquele erro lá no finalzinho, mas fora isso estavam muito bem! Os sinais de perigo tavam lá, as X nos caminhos errados, as setas nas arvores e no chão, muita gente, mas mesmo muita gente no trilho....
Quanto à alimentação, durante o percurso haviam inumeros pontos de água, que é o mais importante. O almoço estava... excelente! Sem duvida o melhor almoço até agora. Aquela carninha estufada... nham nham! Não comi mais porque não cabia mais!
E para finalizar deixo aqui uns abraços aos colegas de prova, em especial ao Ricardo Gama por me aturar a descer à frente dele sem me passar por cima, ao Frei que coitado ficou logo nos kms iniciais por problemas tecnicos, ao Sergio de Folgosa que me acompanhou durante largos kms e por fim ao Pedro Augusto que logo depois de sairmos da linha teve de parar, esperar, desmontar/montar o travão traseiro e acabou apenas 3 minutos atras de mim! E depois ainda diz que não treina... pois, não precisa!

E até S J do Monte!
Pedro Oliveira
 
Last edited:
Top