Up and Down 2010 (INATEL Viseu)

esponja

New Member
Também estive nesta etapa e o percurso para além de durinho (ainda aqui estou esticado no sofá e de vez em quando uma cãimbra lembra-me disso), mas estava fantástico, muito bonito.
Quanto ás marcações penso que esteve sem problemas, excepto na última aldeia que atravessámos antes de Castro Daire, onde faltavam fitas e pessoal da organização porque havia várias ruas e estavam mal marcadas ou tinham sido arrancadas as referidas fitas, mas não foi nada de especial.
Haveria um sítio ou dois onde teria colocado placas de perigo no percurso para evitar alguns sustos.
Houve vários reforços de água e espero que se mantenham nas próximas etapas porque com o calor vão ser necessários.
Agora o ponto negativo foi mesmo o almoço, que foi claramente o pior de todas as etapas onde estive. Muito mau mesmo. O facto de estar sentado à espera do comer pode ter sido bom para os primeiros a comer mas quando começou a haver pessoal para comer, outros já almoçados e outros à espera tudo misturado, foi impossível os empregados darem conta da coisa. O melhor foi mesmo utilizar o dinheiro da inscrição, que não tinha pago, e fui comer uma lasanha 5 estrelas (e assim acabou por ser o melhor almoço dos Up n Down!!!), mas se tivesse pago tnha ficado pior que f.......
 

helio69

New Member
Mais uma prova e desta vez em casa...

Creio que tudo estava bem marcado. Sei que houve quem quisesse e conseguisse levar fitas para casa, mas nada que a organização não corrigisse. No que respeita a todos os preparativos e desenrolar da prova acho que o Ricardo (GDR Folgosa) e restante pessoal que preparou o percurso esteve muito bem (andaram por lá o Terminal, o Peixito, o Baião, entre outros). Na prova tudo impecável, e mesmo em termos de água houve mais que suficiente (até porque havia várias fontes no percurso).

O almoço terá sido a pior parte, mas creio que para o ano essa situação ficará corrigida.

Depois só duas correcções... Não é a primeira vez que decorre o Up and Down em Castro Daire. Esta é na verdade a terceira edição, no entanto é a primeira com partida e chegada em Castro Daire.
Depois já se realizaram duas edições da prova de BTT de Folgosa. Aliás, notou-se bem que algumas das pessoas que estiveram à frente desta prova tinha já experiência na matéria.

Mais uma vez os meus parabéns ao pessoal da organização. Para além dos que já referi, o Pedro da Granja e a Câmara Municipal! (peço desculpa se me esqueço de alguem)

Finalmente, para quem gostou desta prova aconselho vivamente a participação no III Raid do GDR Folgosa e também já no dia 11 a nossa prova das Mulas, esta última vai levar o pessoal a conhecer a zona Sul do concelho, um pouco diferente do Norte por onde andámos ontem!
 

Frampton

New Member
Obrigado Hélio pelas correcções. Vou actualizar tb no blog. Eu já não me lembrava que tinha participado na Granja.

Abraço e boas pedaladas.
Pedro Pinto
 

shido

New Member
Bom dia.
Sobre a etapa UMA VERDADEIRA ETAPA DE BTT PARABÉNS e eu a pensar que ia mudar para rodas de estrada. OBRIgado castro daire pela excelente prova.

Apenas faço uma reflexão sobre o controlo zero: Ao fim de passar o controlo zero será necessário passar por todos e ir para junto do pórtico? Temos campeões.

FAIR PLAY amigos.

Quando virem alguém no chão parem, alguém com problemas mecânicos ajudem.

Abraço e bons treinos.
 

antonio_cid

New Member
Pois o problema é mesmo a falta de fair play, eu caí mesmo a frente de um atleta e uma queda feia e ele nem parou!!!! Mas pronto foi a prova mais dura até agora, mas na minha opiniao aquela em que o pessoal mais andou com a bike as costas, o almoço ja nao foi rancho o que só por si ja foi optimo... bom trabalho...
 

kikubike

Member
Boas ..

Shido ... é melhor comprares umas lagartas ... para andares nas pedreiras... ou tens uma oficina de bikes ...eheheh ...

Subidas ... decidas ... largo ... estreito .. tudo o mais... mas tanta pedra... a que não fica lá muito bem...

Abraço
 

Baião

New Member
Boas...
Mais uma etapa e tudo 5*. Parabéns.
Pessoal é de mais se não é do cu é das calças nunca estão bem com nada.
Acho que vou fazer uma proposta ao pessoal do inatel para que a próxima etapa tenha umas passadeiras vermelhas para certas pessoas passarem. Pessoal isto é btt não é estrada é normal ter pedra então ainda por cima na zona de castro Daire pior. Mas quanto ao almoço realmente não estava grande coisa, mas para o ano tenho a certeza que vai ser bem melhor.
boas pedaladas e ate uma próxima.
 

Maam

New Member
Pessoal
Boa tarde

+ 1 etapa, e para mim, foi uma etapa muito boa, com paisagens espectaculares!Quanto a haver muita pedra, a própria zona é mesmo assim!Achei a prova bem sinalizada, só mesmo nos últimos 5 / 6 km é que podia estar melhor, ou seja, naquela descida ao pé da barragem, andamos 6 / 7 bttistas um pouco à nora. Só mesmo o Pedro Oliveira (Prociclar) tinha o Gps c/ ele e lá indicou qual o caminho a seguir. E na parte final,último km, mas nesse foi distracção minha (assumo).
Quanto ao almoço, para mim, o que aparecer... morre! Quem, de grosso modo, não gostar do almoço... em vez de comer mais, come menos!

Ah... o controlo Zero é positivo (Manter) mas... precisa de ser afinado!Há quem continue a fazer das suas...

Até... São Pedro do Sul

Michel Magalhães
 

Frei

New Member
Prova muito fixe, ate meio subidas e subidas e depois foi só córtir até ao fim :)

Muito bem marcada, houve de tudo um pouco pelos trilhos de Castro Daire. Tomei foi banho de água fria, mas com o calor o sofrimento não foi assim tanto :)

Uma coisa em que esta etapa bateu as outras 10-0 foi na malta que estava a ajudar, meninas a picar e a indicar a dirrecção muito giras, sempre dá outro animo :D

As fotos é que teimam em não aparecer, apesar de haver fotografos com camisola do up and down as fotos não aparecem :(
 

helio69

New Member
Por falar em meninas, não sei se deram conta mas na passagem em Lamelas (depois da barragem) estava lá uma menina de mini-saia (alguns houve que não falavam de outra coisa no final)... Podem agradecer a uma das Mulas, o Baião, que a aconselhou a colocar-se naquele ponto para ver os ciclistas a passar! :)

Mulas, sempre a pensar em vocês!
 

Pedro Augusto

New Member
Eu vi uma jovem loira dentro à porta de um café! Bem gira a moça... será essa?

Quanto à etapa em si, vai de encontro com aquilo que os ciclistas Castrenses (é assim que se chama um habitante de Castro Daire, não é?) já tinham mostrado, tanto nos anos anteriores, como no raid de Folgosa que se realiza em Setembro. Pega-se em pedras, em subidas longas, descidas fantásticas, em rios e riachos, em pó, mistura-se tudo, vai ao lume por duas horas e meia, junta-se um bocado de sol e calor para lhe dar o gostinho especial, e toma lá um empeno nas pernas servido com gosto. Quem gosta de BTT, sai de Castro Daire sempre satisfeito.

Quanto às críticas que são feitas, em Nelas reparei numa coisa: às custas do sol, da má preparação, e de um pequeno-almoço tomado na hora errada e em quantidade exagerada, parei mal disposto, e com vómitos. Para não desistir fui andado até ver um ponto de abastecimento, onde fiquei um bom bocado a comer, beber, e ver as vistas. Estava a 15km do final, e o rapaz que estava lá a tomar conta da taverna ia avisando os ciclistas que estavam a 15km do final, e não havia mais abastecimentos . Pois bem, em 10 ciclistas que passavam, 1 parava.
AH… E eu, naquela altura, já não estava propriamente na frente da corrida, pelo menos 80/90 ciclistas já tinham passado.
Com espanto meu, li aqui queixas sobre a falta de água! Então mas “quem vai para o mar, avia-se em terra”, ou isso deixou de se usar quando apareceram os pneus tubeless para bicicletas?
Sabendo que faltam 15 km para o final, e que isso vai dar mais ¾ de hora de pedal à torreira do sol, porque é que não param e atestam os bidons?
Não pude ir à etapa Vila Nova de Paiva. Mas li aqui as queixas que um utilizador fez à limpeza do percurso, após ter feito o reconhecimento. Mais tarde, no tópico de rescaldo, li que esse utilizador do fórum que fez o reconhecimento do percurso se perdeu. Então mas… que é isto?
Porque? Se ele até estava em vantagem sobre os demais concorrentes, porque é que se veio queixar das marcações e bater na organização?

Há pequenas coisas que são por aqui escritas que não caem bem.
É preciso é dar ao pedal e deixar esses temas que pouco interessam para segundo plano! Senão daqui a dias, não há organização que queira receber o pessoal, pois no fim, somos quilhados para meter defeito!

Então e as fotos?!?

PS: lembrei-me de um reparo! Então, o vosso track GPS tinha acumulado positivo de 890m e alguém da organização (não me lembro quem), antes do tiro de partida, disparou um número tipo 1300m? Ai ai… massacrar o povo com subidas, sim! Massacrar o povo com matemática de subidas, não! É que eram mesmo só 890m ±
 

jloliveira

New Member
Bem, eu tenho umas coisas a dizer. Para começar não foi tudo 5 estrelas. Percurso quase bem marcado ( mais à frente já explico o "quase")! A organização esteve presente nos cruzamentos. Bom abastecimento de água. Simpatia. Percurso bonito, com excepção daquela parte não ciclável e refiro-me ao trajecto em que existia um rego de água em cimento, com giestas cortadas, um perigo para os pneus. Mas tudo isto faz parte do btt. Correu tudo muito bem até à Vila de Castro Daire e foi precisamente quando a +- 1/2 Km da meta que, por falta de sinalização ou a presença de qualquer elemento da organização, me perdi juntamente com um amigo da equipa "Mulas da Cooperativa", o Sr. Fernando Oliveira. Seguimos toda a estrada que conduz à saída para a auto-estrada Viseu/Lamego. Fizemos, provavelmente, + 1 Km, numa altura em que os musculos se recusavam a colaborar. Cortamos a meta em sentido contrário. Pergunta da organização "desistiram"?. Respondo hoje: não, não desistimos, porque se tivessemos desistido seria eu a dizer à Organização que tinhamos desistido. Agora figurarmos nas classificações como desistentes não tem piada. Alguém se deu ao trabalho de verificar os conta-quilómetros, ou de perguntar àqueles a quem ultrapassamos se efectivamente tinhamos feito todo o percurso?. Que o diga o amigo de Póvoa de Sobrinhos que vinha com a bicicleta à mão e a quem perguntei o que tinha acontecido ao que ele respondeu que emprestou a bicicleta dele ao irmão, e que mesmo assim, devido ao nosso engano de percurso, quase chegava primeiro que nós. Os percursos devem ser bem sinalizados até à meta. Erros são desculpáveis, injustiças não. A verdade desportiva acima de tudo. Aqui fica a verdade: fizemos todo o percurso com esforço e sem batota e é esta verdade que conta. As atitudes ficam com quem as pratica.
 

Baião

New Member
Eu vi uma jovem loira dentro à porta de um café! Bem gira a moça... será essa?

Quanto à etapa em si, vai de encontro com aquilo que os ciclistas Castrenses (é assim que se chama um habitante de Castro Daire, não é?) já tinham mostrado, tanto nos anos anteriores, como no raid de Folgosa que se realiza em Setembro. Pega-se em pedras, em subidas longas, descidas fantásticas, em rios e riachos, em pó, mistura-se tudo, vai ao lume por duas horas e meia, junta-se um bocado de sol e calor para lhe dar o gostinho especial, e toma lá um empeno nas pernas servido com gosto. Quem gosta de BTT, sai de Castro Daire sempre satisfeito.

Quanto às críticas que são feitas, em Nelas reparei numa coisa: às custas do sol, da má preparação, e de um pequeno-almoço tomado na hora errada e em quantidade exagerada, parei mal disposto, e com vómitos. Para não desistir fui andado até ver um ponto de abastecimento, onde fiquei um bom bocado a comer, beber, e ver as vistas. Estava a 15km do final, e o rapaz que estava lá a tomar conta da taverna ia avisando os ciclistas que estavam a 15km do final, e não havia mais abastecimentos . Pois bem, em 10 ciclistas que passavam, 1 parava.
AH… E eu, naquela altura, já não estava propriamente na frente da corrida, pelo menos 80/90 ciclistas já tinham passado.
Com espanto meu, li aqui queixas sobre a falta de água! Então mas “quem vai para o mar, avia-se em terra”, ou isso deixou de se usar quando apareceram os pneus tubeless para bicicletas?
Sabendo que faltam 15 km para o final, e que isso vai dar mais ¾ de hora de pedal à torreira do sol, porque é que não param e atestam os bidons?
Não pude ir à etapa Vila Nova de Paiva. Mas li aqui as queixas que um utilizador fez à limpeza do percurso, após ter feito o reconhecimento. Mais tarde, no tópico de rescaldo, li que esse utilizador do fórum que fez o reconhecimento do percurso se perdeu. Então mas… que é isto?
Porque? Se ele até estava em vantagem sobre os demais concorrentes, porque é que se veio queixar das marcações e bater na organização?

Há pequenas coisas que são por aqui escritas que não caem bem.
É preciso é dar ao pedal e deixar esses temas que pouco interessam para segundo plano! Senão daqui a dias, não há organização que queira receber o pessoal, pois no fim, somos quilhados para meter defeito!

Então e as fotos?!?

PS: lembrei-me de um reparo! Então, o vosso track GPS tinha acumulado positivo de 890m e alguém da organização (não me lembro quem), antes do tiro de partida, disparou um número tipo 1300m? Ai ai… massacrar o povo com subidas, sim! Massacrar o povo com matemática de subidas, não! É que eram mesmo só 890m ±

Pedro Augusto estou completamente de acordo contigo, existe aqui muito boa gente que só deve ir as provas para apontar criticas em vez de pedalarem. Mas tudo bem ninguém se faz. Quanto a menina já no final da prova fui lá tomar café e informaram-me que no final da prova ainda passaram por la muita gente só para limpar as vistas mais uma vez, acho bem rapaziada o que é bom é para se apreciar ;). Para o ano há mais.
Venham é as fotos.
 

Pedro Ribeiro

New Member
boa noite:
Mais uma concluída, e já lá vão 4. Estamos quase no meio do campeonato. E se a ultima tinha sido na minha opinião, a pior prova desde que existe up and down, esta foi uma das melhores, pelo menos a prova em si já que nao posso opinar dos banhos e do almoço porque desta vez não fiquei para almoçar. Como já disseram, para quem gosta de btt puro e duro este percurso era fantástico (só lhe tirava aqueles 2 ou 3 pontos que não eram cicláveis). o percurso estava muito bem marcado, se bem que nos cortes de direcção mais bruscos podia ter informação antes a avisar. Achei mto bem aquele ponto de controlo surpresa (pelo menos para mim foi.), deveria haver mais noutras provas. é mais uma inovação bem vinda á semelhança do controle zero. E por falar em controle zero, consta que ia haver uma camera a filmar a zonar de partida para penalizar quem não soubesse ocupar o seu lugar conforme a ordem de chegada. Se houve espero que haja agora coragem de penalizar uma equipa inteira que depois de serem dos ultimos a entrarem no controlo, foram dos primeiros a arrancar junto do pórtico, pois utilizaram o passeio lateral do lado esquerdo para se chegarem a frente passando por todos os que ja estavam ali a espera do inicio da prova. É uma falta de respeito tremenda e portanto tem de se educar esta gente, penalizando-os.! parabéns aos organizadores, e até á proxima....
 

Xquim Chefinho

New Member
Rescaldo up and down - Castro Daire

Boas noites, amigos e colegas de pedaladas

Venho aqui para dar os meus parabéns a todos os intervenientes na organização desta etapa do up and down. A prova estava fantástica, desde o percurso (com um pouco de tudo, incluindo treino de abdominais, tal era o tremelique com as pedras) aos abastecimentos, marcações, simpatia das pessoas que estavam nos cruzamentos, paisagens,etc.
Quanto ao almoço, apenas posso dizer que já se comeu melhor, pois salpicão nem todos gostam! Enfim, pró ano mudam a ementa!
No que concerne à organização do Inatel, acho que era bom colocarem pórticos ou placas sinalizadoras para distinguir as metas da maratona e da meia maratona, pois assim evitam-se confusões na linha de meta.

Um abraço para todos e continuem a pedalar,

Xquim Chefinho
Dá Gás Clube de Mangualde
 

RicardoTerminal

New Member
A classificação geral da meia-maratona já se encontra disponível no site do INATEL!!!! Este pessoal está a ficar do melhor!!!
 
Last edited:

PeDaIs

New Member
Bom dia.

Eu achei a prova 5 estrelas... o percurso era do melhor. Pena que não tivesse mais umas descidas e umas pedritas... :D

Queria realçar o facto de haver muita gente nos cruzamentos, o que transmite sempre muita segurança, o que para mim é o mais importante.

Quanto aos pontos de água, acho até que havia demais. Acho que é um abuso, é um completo desrespeito por todos, o que se verifica neste momento nas provas. Cada um deve levar a água que precisa para a prova, tendo em conta a existência de um ou dois pontos de abastecimento que a organização colocar ao dispor. Agora passar num ponto de água, agarrar uma garrafa (já sem tampa, se não o profissional reclama da organização) beber um bocadito e deitar a garrafa quase cheia fora e por vezes para o meio das matas e dos terrenos... isso é INTOLERÁVEL. E depois ainda há quem se queixe da falta de água... claro, os vossos colegas deitam-na toda fora... haja paciência...

Quanto às marcações, para mim estavam óptimas. Muito bom mesmo. Já em Vila Nova de Paiva estavam... nunca tive dúvidas... mas pronto, cada cabeça, sua sentença.

Alguns atletas pensam que só têm direitos, e esquecem-se que também têm deveres.

Abraço a todos e BOAS PEDALADAS.

Paulo Novo
 

Maam

New Member
Um aplauso pela celeridade das classificações!!!

Isto assim , já começa a melhorar... (para quem tinha que esperar 3 ou 4 dias, para ñ dizer + tempo!)

Bons treinos

Michel Magalhães
 
Top