Univega ram DS 922

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Quando comprei a minha bike tinha queria que ela fizesse street/dirt mas que bastasse levantar o selim para fazer um XC. Resumindo, algo que desse muita “fadiga” ao material pois o que eu faço principalmente é dirt/street.

A frente da biciclete é bastante alta; devida à testa do quadro ser longa, que ao juntar ao seu guiador sobrelevado, anilhas de direcção e ao seu avanço sobrelevado dão uma grande altura à frente da bike. Tive de retirar tez das quatro anilhas, pois a frente era excessivamente alta.
O seu eixo pedaleiro também é muito alto, facilitando os manuals e banny hops.
A sua transmissão é bastante boa, utiliza a famosa guía Truvativ Box Guide com um deore de 9v, cranks truvativ hussefelt e uma manete LX.
O deore quase nunca falha a por uma mudança, fiquei mesmo muito contente com a sua prestação. O problema do deore é que tinha defeito de fabrico e partiu, o pior é que a shimano não me deu um novo. Tive de pagar do meu próprio bolso
Uma parte do conjunto que me fez pensar muito foram os aros. Apesar da alexrims não ser conhecida por fazer “grandes” aros, penso que este deve ser um dos seus melhores modelos; pois este aro já aguentou dirts grandes, drops de 1,5m para flat, drops de 2m… todo o tipo de abusos para uma HT; milagre dos milagres é que parecem novos.
Uns dos equipamentos que pensei nesta bike como “ponto forte” foram os seus travões magura julie. Eles são hidráulicos, o que lhes dá uma boa progressividade; mas não têm uma enorme potência de travagem; claro que em street e dirt, essa potência de travagem não é necessária.


Algo de que gostei bastante neste quadro foi a sua elevada robustez que eram evidentes nos tubos que formam o quadro e nos reforços na zona da testa e do selim.
. Apesar de se ver um enorme cordão de solda, as soldaduras parecem-me bastante boas pois esse cordão é “contínuo”.
O conjunto quadro/espigão de selim deve ter algum problema, mesmo com o aperto rápido apertado o selim mexe um bocado, não mexe ”indiscriminadamente” mas mexe.

http://www.pinkbike.com/modules/photo/?op=view&image=394167
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http://www.pinkbike.com/modules/photo/?op=view&image=394169

A sua suspensão é uma dirt jam comp que apesar de ter apenas 1 ajustes de pre-carga que mal se nota quando mudado,nos dirts e drops sente-se bem a diferença.
Ela no início era excessivamente rija, mas após um mês de uso ficou mais mole; o ideal.

Conclusão

Não acho esta bicicleta perfeita, mas penso que não vale a pensa gastar mais dinheiro em upgrades, a não ser a suspensão que ainda me vai ter de “prestar provas”.
O seu preço é de 1100€ (sem desconto) um pouco acima dos 1000€ da sua concorrente directa (para mim) a P2, mas com o desconto ficava-me a P2 mais cara 40€.
Penso que poderia ser um bocado mais leve pois pesa 15kg, mas basta levantar o selim que estamos a fazer XC que é um espectáculo.
Esta bicicleta tem-me prestado imensas “provas” de que é muito resistente e robusta; apesar de a marca não ser muito conhecida, a bicicleta é bastante boa.

A favor: Travões hidráulicos, Transmissão, não ser a “bike do povo”
Contra: O problema com o desviador, o peso, a suspensão (penso que devia ser no mínimo uma dirt jam pro).

http://www.pinkbike.com/modules/photo/?op=view&image=401843 Uma foto dela no ar.

PS- estão os links das fotos porque não consigo por directamente a imagem.
 
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