Uma SS das Arábias

fmike

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Boas a todos!

Como sempre disse sou sobretudo um apreciador de bicicletas. Do BTT ao asfalto, das HT ás FS, no mundo das duas rodas já experimentei tudo... bem... quase tudo!
Se for a ver bem as coisas até á compra da minha primeira asfáltica na minha juventude, pedalei sempre em... SS! Mas o conceito agora tem outros S's e R's parece-me!
Alguns amigos do mundo das duas rodas despertaram-me a curiosidade para isto das SS aplicadas ao BTT. Mas a curiosidade é terrível. Temos que a satisfazer. E surge então a minha SS das Arábias.

O intuito era montar uma SS com um custo relativamente reduzido, reciclando algum material rolante que por lá andava, "respeitando" os padrões actuais para uma SS que impus a mim mesmo - montagem em casa, nada de suspensões, usar uns saudosos V-Brake e estudar a melhor relação da transmissão a usar aqui em terras beirãs. No final obter uma bike robusta, simples, fiável e com um misto de exclusividade e beleza. E acho que consegui para já os meus intentos.

Deixo aqui algumas fotos do processo de montagem. Como os km's ainda são poucos, postarei mais tarde a experiência obtida pelos trilhos.

Quadro genérico, usado, made in Taiwan:


Rodas Crossland que estavam encostadas na garagem, equipadas com os Larssen (muito usados) da Trek:


Kit SS da Gusset


Pedaleiro SLX convertido:


Corrente SS SRAM


Esticador Point:


Forqueta SASO


Conjunto avanço-guiador da Race Face


Mais uma herança da Trek:


Montagem do kit na roda:


Montagem do Pedaleiro:




Corte da forqueta depois das medidas tiradas:


Montagem da forqueta:




Montagem do esticador:


Corrente depois das medidas tiradas:


Manetes e travões:




Tócolantes... Em vez de tatuar o nome dos putos nos braços como o Simão Sabrosa, tatuei o meu nome em árabe...na SS é claro!


Resultado final:


SS:


FMIKE BIKE:


Na testa "wheel" em farsi:


Detalhes:












Espero que apreciem. As aventuras mais detalhadas estarão patentes em WWW.BTT-HAL.BLOGSPOT.COM
 
Last edited:

max

Elos Rápidos
:clap: :clap: :clap:

Parabéns, tens ai uma excelente máquina e ficou muito bonita, que te dê muito prazer e bons momentos em cima dela. :lol: :yeah:
 

Remi

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A ideia dos autocolantes está muito engraçada, tens aí uma bike muito porreira, aproveita-a bem, parabéns!

Não conhecia essa marca de forquetas, se não é indiscrição .. aonde a compraste?
 

indy

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Para quem tem gosto e prazer em decorar a bicicleta, esses autocolantes são uma ideia original e com bom gosto, um bom exemplo para alguns :wink:
 

ze_zaskar

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Os autocolantes estao engraçados e gosto muito desse pedaleiro.
So uma coisa, esse tensor abana o suficiente para precisares de um protector de escora?
:wink:
 

fmike

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Boas amigos

Os Tócolantes foram idealizados por mim e depois levei-os a uma empresa de design gráfico aqui em Castelo Branco, de um amigo meu. Esta empresa está habituada a fazer este tipo de serviços para bikes e os tócolantes são próprios para colar no quadro. O preço foi muito simpático e posso disponibilizar o nome da empresa por MP. Foi chegar a casa, limpar bem o quadro nos locais escolhidos e aplicar sem grande stress. A película transparente ajuda a manter todos os pormenores no lugar e depois de bem "puxado o lustro" é só retirar esse celofane já está!

Em relação á protecção de escora foi simplesmente um preciosismo meu. Aparentemente não é necessária, pois o tensor mantem no lugar a corrente sem grandes oscilações.
 

biculas

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Mais uma SS muito bonita. Esse quadro é igualzinho ao da minha, só que a minha é em preto.


Só uma sugestão, vê se dá para tirar mais um elo à corrente, para que a corrente agarre em mais dentes do carreto (mais superfície), e atenção a esses carretos que vêm com os kits, é que eu estoirei com dois num instante, um deles, foi logo na primeira volta que fiz com ele, na primeira subida mais inclinada, a meio a corrente começou a patinar no carreto, parei e fui ver e tinha os dentes do carreto tipo barbatana de tubarão, então tive que abortar a volta e voltar a casa.


Goza bem essa bike, porque de certeza que vais ter grandes momentos em cima dela.

Abraço

Biculas
 

fmike

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Boas Biculas

Na realidade o meu primeiro projecto estava mais virado para um quadro preto... lá fiquei com mais um "frigorífico" na garagem! A oportunidade era boa pelo que valeu a pena. E no fim até ficou bonita.
Quanto ao elo já efectuei essa operação, porque na minha primeira saida, em relação 32/18, nas subidas mais acentuadas começou a fazer-me uns "ratés" na corrente e associei logo à pouca superficie de contacto da corrente. Ficou logo tudo resolvido.

A forqueta foi adquirida numa loja online com um preço bem simpático. Posso informar por MP.

Brevemente vou aqui contar as minhas "desventuras" e apreciação de funcionamento, que já obtive nos trilhos, incluindo na III Maratona de Alcains. :D
 

jorgegt

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Parabens fmike grande máquina :clap:
Quanto á cor do quadro é muita bonita o branco é que está a dar :twisted:
Quanto á forqueta é precisamente uma dessas que posteriormente irei colocar para corrigir a altura da minha frente :wink:
Agora goza muita essa bike ela merece e vais-te sentir muito orgulhoso dela quando vires o potencial de uma SS.
Está muito bem conseguida :wink:
 

floopi

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Mais uma SS :p

Parabens pelo projecto, desfruta de todas as alegrias e sensações que uma bike rigida te pode proporcionar...

Depois conta-nos como foi... :wink:
 

fmike

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Está na altura de partilhar a minha ainda pouca experiência com a SS, mais em termos de transmissão do que em termos de rigidez, porque nunca deixei completamente de pedalar numa rigida a 100% - a minha velhinha Orbita Challenger, que uso regularmente nas deslocações citadinas casa-trabalho ou quando vou até à minha quinta, um percurso curto com cerca de 20 km.

Assim quanto á rigidez o quadro em si - aluminio, não difere muito em termos de impactos ou vibrações daquilo que "apanho" na Órbita. Quanto ao conjunto forqueta-guiador as coisas são diferentes. A forqueta em carbono consegue absorver algumas das vibrações, tornando-se mais confortável que a minha forqueta de aço que a Órbita equipa. Contudo em troços mais exigentes do ponto de vista técnico acusa e de que maneira a ausência de suspensão, sendo muito menos permissiva nas margens de erro que por exemplo a minha FS Trek.

Em relação á transmissão a minha escolha fez-se após alguns contactos que fiz com pessoal daqui que já pedalava em SS. Face aos trilhos que por aqui temos e suas habituais altimetrias a escolha recaiu na relação 32/18, e a meu ver bem. Os trilhos que tenho feito denotam bem a sua versatilidade a subir, permitindo "escalar" algumas subidas pondo de lado é claro, as vulgares paredes que costumamos fazer na pedaleira pequena. Já em pisos rolantes as pernas assumem uma velocidade próxima á das batedeiras de ovos, o que no meu caso é benéfico, pois permite um excelente treino de rotação, tão necessário a quem quer evoluir na condição fisica.

Mas isto são só impressões de passeios planeados, por trilhos secos e conhecidos. A prova de fogo foi mesmo a III Maratona de Alcains!

Em Alcains estava inicialmente inscrito para os 80 km, que iria fazer com a minha Trekinha. Mas a muita chuva dos dias anteriores e da madrugada do dia e o meu desejo de pedalar em SS falaram mais alto - passei para os 40 km e levei a SS a passear! Claro que alguns amigos quando me viram na linha de partida com o meu "arcanho" chamaram-me de maluco. Outros bttistas olhavam de soslaio ou curiosidade para uma bike "esquisita" aparentemente sem mudanças e ainda por cima cheia de "hieroglifos"... meus amigos é o preço da exclusividade! Eeheheheheh Que eu saiba só houve 2 SS em mais de 300 bicicletas!

A chuva e a lama foram constantes em todo o percurso, tornando os trilhos pesados, escorregadios e algo técnicos em alguns pontos. Os 40 km (49 km) implicavam uma altimetria próxima aos 600 metros de acumulado, pelo que optei pela troca de relação para os 32/16. A transmissão mostrou a sua simplicidade e fiabilidade. Não houve mudanças teimosas, ruidos arenosos e persistentes na transmissão, nada... Foi sempre a pedalar, a areia quando entrava era imediatamente "triturada" e pouco tempo depois já não se sentia. Não houve correntes a saltar nem outras "mariquices". Apenas elevadas cadências nas descidas e a plano e claro alguma dureza -16 dentes - nas subidas existentes. Nada que não se faça! Haja pernas!

Quanto á forqueta portou-se à altura, absorvendo o que podia, apenas sendo pouco ajudada pelos pneus, que relembro eram uns maxxis larsen já muito usados e portanto com pouco rasto. Estiveram presentes algumas derivas em curva, com as quais já contava e só tirei mesmo o pezinho do pedal na travessia de um ribeiro a 5 km da meta que estava cheio de pedras soltas e antes que fosse com o corpinho á charca optei por ir a penandes.

Os V-Brake perante tais condições climatéricas até foram uma surpresa! Para quem está habituado a disco isto parece manteiga, mas fazem o seu trabalho. Só temos é que contar com uma margem de manobra ligeiramente alargada e mai nada! No fim a aventura valeu-me um (para mim) honroso 21.º lugar, com 2:15 e 21 km de média. Portanto esta SS... é mesmo uma SS das Arábias!

Algumas fotos:

Já equipada com o dorsal á espera do "motor":


Na linha de partida:


Nos primeiros trilhos:


A tentar rivalizar com as FS:


Chegada a Alcains:
 

fmike

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Para os mais curiosos aqui fica o peso da minha esbelta SS. E ainda não tomou a depuralina! :p Ehehheheeh Após algum engenho foi pesada de forma mais ou menos artesanal com a balança do WC deu a bonita soma de 10,200 Kg. Com alguma dieta à base de comprimidos de eurónios e pozinhos de carbono, pode ser que daqui a uns "anos" a consiga emagrecer. Até lá tenho que estafar o corpinho com ela! :mrgreen:
 

fmike

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Boas

Depois de 8 meses estava na altura de actualizar o post sobre a minha menina. Com cerca de 1300 km em 8 meses, "partilhando" as minhas pernas com as outras duas "irmãs" - a Trek e a Look, estava na hora de sofrer algumas alterações pontuais, para optimizar o seu desempenho.
Primeiro ganhou um novo guiador e um novo avanço, herdados da saudosa Trek EX 9 recentemente trocada, tornando direcção muito mais confortável...e levezinha! O apelo do carbono foi mais forte!
[
Igualmente a precisarem de reforma urgente, os muito gastos Larsen TT herdados da sua irmã Trek, foram substituidos por uns Kenda, uns pneus com um rasto muito interessante, aspecto robusto, e que vou experimentar, depois de muitos anos a ser um Maxxis-Larsen-dependente. A sua estreia será já amanhã nos trilhos da Lardosa.
Para frente: - Kenda Nevegal


Para Trás: Kenda Karma


Até tem umas cross-mark's....ehehehehe
Para complementar a sua beleza oriental, a minha filhota decidiu oferecer-me uma pulseira árabe para tornar a minha "menina" numa verdadeira odalisca das mil e uma noites! Ehehehe

Em Abril fará o seu primeiro aniversário e conto nessa altura fazer uma análise mais exaustiva daquilo que tem sido a minha espectacular experiencia a pedalar em SS pelos trilhos da Beira Baixa. As aventuras em pormenor podem ser seguidas aqui: www.btthal.blogspot.com
 

HR

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Viva,

Antes de mais parabéns pela excelente SS que tens!

Uma questão, por acaso não pesas-te o Karma?

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

MRocha

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Parabens pela tua bicla! :yeah:
Está com uma montagem muito porreira, à excepção das manetes, que estão bem abaixo do resto do equipamento... essas têm tendência a ganhar folgas, não são muito ergonómicas e parece que "vergam" quando se faz muita força.
Se trocasses por umas Avid SD ou umas destas:
9734.jpg

o tacto da travagem, a ergonomia e a capacidade de afinação melhoraria bastante.

Continuação de boas pedaladas em SS :wink:
 

fmike

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Boas
Segundo o fabricante os Nevegal pesam 770 g e os Karma 780, um bocadinho mais que os Maxxis, embora a medida seja superior (2,1). A primeira saida com eles foi muito positiva. Se se justificar postarei uma analise.
Quanto ás manetes Deore até agora têm cumprido o seu objectivo. A sua escolha foi puramente económica, porque para me "iniciar" em SS eram as adequadas e suficientes. Quando se justificar a sua substituição é claro que a escolha será por outras de qualidade superior. Alguns dos componentes que tenho na bike foram aproveitamentos de material que por aqui andava, comprando somente o necessário, escolhendo sempre tendo em conta o factor economico. Á medida que for evoluindo é claro que as escolhas melhorarão, tendo em conta os eurónios!
 

fmike

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Boas

Como o Inverno vai rigoroso, há aqui pelas Beiras a possibilidade de fazer uns postaizitos com neve e claro com as SS em pano de fundo. Ficam aqui umas fotos do dia 10 de Janeiro, um passeio com cerca de 35 km efectuado ao ritmo das máquinas digitais...

Quanto ás SS mostraram toda a sua versatilidade, até nestas condições, pontualmente dificies de manter o equilibrio ou o ritmo de pedalada perante as alterações bem notórias na capacidade de tração nos trilhos gelados. Uma sensação única, dificil de descrever...só experimentando!













Para mais detalhes visitem o nosso blog BTTHAL.BLOGSPOT.COM
 
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