Uma bicicleta singular

ignite

Member
Ze_Zaskar, diz-me uma coisa.

Tal como tu, antes usava os fantásticos travões de disco xt08.
Estive algum tempo sem andar e como eram novos, vendi-os e voltei aos v-brake (singledigit7 e respectivas manetes).

Não se comparam aos xt08 (travagem na lama, torsão/empenos das rodas, afinações dos calços e a dificuldade em tirar a roda) mas são uns travões fantásticos.

Além do que dizes, li várias outras reviews onde só falam maravilhas acerca dos bb7, por menos de metade do preço, tens poder de travagem de travões de topo e o peso não difere muito.

A minha dúvida:

com os XT era montar e andar, desde que os aparafusei à bike nunca lhes toquei.

com os BB7, por serem mecânicos, além da tensao do cabo que afinações periódicas fazes?

Como são mecânicos, existe o "problema" de apenas uma pastilha se movimentar "dobrando" o disco contra a outra pastilha.
Logo, por vezes, a meio de voltas tens de dar uns toques na pastilha estática e na móvel para que a travagem seja perfeita. certo?

Tornando-se na única desvantagem desses travões face a uns bons hidráulicos.

Corrige-me/esclarece-me se possível.
 

350plus

New Member
Ignite, eu não sou o Zé, mas vou deixar a minha opinião uma vez que tenho também um par de BB7's, embora sem tanta experiência como o Zé tem.

Os BB7 de facto requerem o ajuste periódico. Não são automaticamente ajustáveis como os hidráulicos, em que os próprios vedantes e a pressão interna fazem o ajuste. Normalmente faz-se antes de cada volta uma verificação rápida. Caso se note uma perda ou alteração da força de travagem, basta rodar as duas roldanas de ajuste um bocadinho no sentido dos ponteiros do relógio para reduzir a distância da pastilha ao disco.

O meu único problema com o sistema de ajuste dos BB7 é o tacto da roldana que fica da parte de dentro. Move-se de forma um pouco presa e devido à sua posição é preciso algum esforço para a rodar. Já a de fora é muito suave.

Há quem diga que a necessidade de ajuste regular dos BB7 é a sua grande desvantagem. Mas vejo a questão de outra forma. Neste travão temos controlo total da posição relativa do conjunto pastilhas/disco. É possível alterar bastante o tacto do travão apenas operando as roldanas sem necessidade de ferramentas ou sujar as mãos.

Também há pouca possibilidade de haver problemas de pastilhas presas ou que não recuem como acontece por vezes nos hidráulicos. Também se pode alargar rapidamente as pastilhas no caso de um empeno no disco. No fundo, os BB7 são um sistema muito robusto que dá sempre a possibilidade ao utilizador de corrigir qualquer potencial problema de forma simples e rápida.
 

Bravellir

New Member
Os bb7 road pesam 216grs, apenas pinça com adaptador para 140mm, 226grs com adaptador para 160mm. Adicione-se parafusos, bicha, cabo, rotor e manipulo e acho que vai ser sempre uma solução mais pesada que uns bons hidráulicos.
 

350plus

New Member
Josant, os meus não são propriamente para XC, logo não dá para fazer comparações directas de peso. Mas cá fica o meu setup:

Pinça da versão MTB - 181 g
dy9jb4.jpg


Adaptador IS para PM 203 mm (frente) - 41 g
2h6xcll.jpg


Kit parafusos de montagem e discos - 23g
rsa6op.jpg


Parafusos de montagem da pinça com ajustadores de inclinação (CPS) - 21 g
sg34hy.jpg


Manetes Avid SD7 - 174 g
35iyu1k.jpg


Disco Ashima Aro-3 203 mm - 149 g
28vfy3a.jpg


Cabo e espiral Jagwire (sem foto) - cerca de 50 g para a frente e 90 g para trás

Logo, o meu setup pesa cerca de 1144 g. Não é especialmente leve, mas também não é nenhum exagero quando comparado com hidraulicos baratos.

Mas para quem quiser o peso exacto de todas as configurações possíveis basta ir ao MTBR ver este tópico:

http://forums.mtbr.com/showthread.php?t=365630

Tem lá uma bela tabela fotográfica para ajudar a calcular os pesos.
 

ze_zaskar

New Member
Sublinho o que aqui foi dito sobre os BB7.
Requerem na sua instalação inicial alguns ajustes, mas não vejo isso como uma desvantagem, mas sim como uma personalização dos travões.
Os ajustes periódicos não podiam ser mais fáceis, basta rodar um ou dois clicks nos ajustadores e já está. Não considero isso uma desvantagem, simplesmente por ser tão simples e fácil.

Relativamente ao ajustador interior, com o uso ele torna-se consideravelmente mais fácil de usar, requerendo muita menos força.
Senão, temos sempre isto:
hand_exerciser_hand-grip.jpg


:mrgreen:
 
Top