Um sinal de respeito pelos ciclistas!

Joseelias

Well-Known Member
#2
Rasantes, são todos os dias que eu e a minha mulher saímos de bicicleta, mesmo fazendo apenas um total de 9km em estrada no percurso de ir e vir do btt e por estradas pouco movimentadas (em termos urbanos). A maior parte dessas estradas até são mais largas que o normal e até com duas faixas para cada lado. E mesmo assim há condutores, que sem outro carro na estrada, em vez de se desviar para a faixa do lado nos passam por vezes a centímetros.

Acho que ele diz uma coisa muito acertada, e que é o verdadeiro cerne da questão. A maior parte dos automobilistas não nos vêem como um ser humano a utilizar uma bicicleta. Para eles somos "uma bicicleta", isto é desumanizam-nos e perdem a noção dos danos que nos podem causar pois vêem apenas o objecto e não a pessoa. Noutra situação qualquer, a maior parte deles seriam incapazes de nos agredir ou provocar ferimentos simplesmente por estarmos num local.

Usando um exemplo ridículo, imaginemos quantos condutores seriam capazes de nos agredir com um taco de baseball apenas por nos quererem passar num passeio enquanto ambos éramos peões? Acho que 0,01%. No entanto, perdem a noção que somos seres humanos quando entram dentro de um carro.

E é por essa razão que os ciclistas enquanto condutores têm mais cuidado com outros ciclistas. Não é apenas pelo facto de se sentirem identificados com o desporto que o outro está a praticar, mas por saberem que é alguém que ali está e o mal que se lhe pode fazer num acidente.

Acredito que a partir do momento em que se humanize os ciclistas haverá muita gente que verá uma luzinha a acender-se no cérebro e a tomar consciência do facto. Para alguns é um caso perdido, mas esses serão uma pequena minoria com que se terá que lidar de outra forma, como a repressão.
 
#4
Grande! Adorei o video!
ainda a semana passada, apanhei 1 susto com o meu colega na rotunda de Alverca.
1 camião que quase me mandou para o passeio por escassos centímetros.

Tem de haver mais respeito! Isto tem de se espalhar!

:bompost:
 

Joseelias

Well-Known Member
#5
@ Hardskin

Obrigado pela partilha. Grande parte dos vídeos do youtube até já os tinha visto por aí. Agora, a parte do mensageiro a justificar e a defender as corridas de bicicletas em plena cidade é aberrante! E como um dos ciclistas diz, eles nem querem saber dos danos que provocam a todos os outros ciclistas pelo aumentar da animosidade para connosco. E o facto de ele atribuir as criticas ao que fazem à insegurança das pessoas porque não têm coragem de infringir as leis.... nem sei o que diga... :choneh: