Um Marginal na Marginal - Documento do Arq. Tiago Andrade Santos

ruimssousa

New Member
Fonte: http://www.fpcub.pt/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=138&Itemid=2

A FPCUB foi recentemente contactada pelo Arquitecto Tiago Andrade Santos, um utilizador diário de bicicleta nos concelhos de Oeiras e Cascais.

Dadas as recentes proibições, decretadas pelas Câmaras Municipais de Oeiras e Cascais, de proibir a circulação de bicicletas nos paredões à beira mar, o Arq. Tiago Andrade Santos elaborou um excelente documento intitulado "Um Marginal na Marginal". (em http://www.fpcub.pt/portal/documentos/CascaisOeiras/UM_MARGINAL_NA_MARGINAL.pdf

Numa primeira parte, esse documento demonstra a discriminação que é efectuada à bicicleta (por exemplo, não permitindo que circule no paredão mas permitindo que em outros locais os passeios sirvam de parque de estacionamento para automóveis).

Continua depois mostrando bons exemplos de politicas praticadas um pouco por todo o mundo, utilizando esses exemplos para provar que é possível a circulação de bicicletas no paredão em segurança para os ciclistas e demais utilizadores da infraestrutura.

Apesar da qualidade do documento, uma só voz (e voto) não é suficiente para influenciar quem decide. É necessário juntar muitas vozes.

Por isso o Arq. Tiago Andrade Santos pediu à FPCUB para divulgar o seu trabalho e servir de elo de ligação a todos os que se revejam nas suas ideias.

Pedimos assim a todos os utilizadores de bicicleta dos municípios de Cascais e Oeiras que queiram unir a sua voz que contactem a FPCUB através dos seguintes contactos:

E-mail: fpcub@fpcub.pt

Telefone: 213159648

Fax: 213561253

Secretariado da FPCUB (3ªs e 6ªs das 18.00h às 22.30h):
Rua Bernardo Lima, 35, 2º B
Lisboa
Portugal
1150-075


Slogans para defender o uso da bicicleta elaborados pelo Arq. Tiago Andrade Santos:

Layout 001.jpg
Layout 002.jpg
Layout 003.jpg
Layout 004.jpg
Layout 005.jpg
Layout 006.jpg
Layout 007.jpg
Layout 008.jpg
Layout 009.jpg
Layout 010.jpg
Layout 011.jpg
Layout 012.jpg
Layout 013.jpg
Layout 014.jpg
Layout 015.jpg
Layout 016.jpg
Layout 017.jpg
Layout 018.jpg
 

chupa cabras

New Member
"chamem a polícia! ho! ho! ho!!
"uau! slalom" :lol:
Ora aí estão umas boas ideias para T-shirts.

Há espaço para todos.
"Share the road"
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
A propaganda tá mesmo fantástica :clap: . Felizmente não me posso queixar do meu municipio, fizeram uma ciclovia para o pessoal, e ainda disponibilizam bicicletas nas Juntas de Freguesia para a malta dar umas pedaladas :)

De salutar a iniciativa :)
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
concordo plenamente com a opinião.
Já trabalhei em Cascais e sei perfeitamente o que é levar com os tóxicos dos carros.

Os desenhos estão extremamente bem feitos.
Parabéns ao dono do documento e sigam para frente com as Tshirts alucidativas ao que se passa na Marginal.
 

Ricky Rock

New Member
Para quem foi hoje a mais um dia em que a marginal fechou para os peões, deve realmente ter ficado surpreendido, pois as bicicletas eram bem mais que as pessoas a pé, ou a praticar outro tipo de desportos. Grande estalada na cara dos presidentes destes dois concelhos que se dizem detentores da melhor qualidade de vida do País e fecham os seus passeios maritimos a esta enorme massa da população que esta ansiosa por usar a sua bicicleta.

Fiquei surpreendido não só por esta enorme quantidade de ciclistas, mas também por as pessoas respeitarem o sentido de transito das faixas de rodagem automoveis, o que evita acidentes e cruzamentos perigosos. Medida esta que posta em prática nos ditos passeios maritimos certamente evitariam qualquer cruzamento perigoso, e permitiria a utilização destes por toda a população nos seus momentos de lazer, e sobretudo para aqueles que contribuem para a Grande qualidade de vida que é poder utilizar uma bicicleta para se distrair, não provocando poluição, congestionamentos, e outras situações que todos que temos que utlizar enlatados sofremos e provocamos.
 

miguelromao

New Member
ÁsDoPedal said:
Fiquei surpreendido não só por esta enorme quantidade de ciclistas, mas também por as pessoas respeitarem o sentido de transito das faixas de rodagem automoveis, o que evita acidentes e cruzamentos perigosos. Medida esta que posta em prática nos ditos passeios maritimos certamente evitariam qualquer cruzamento perigoso.

Estou de acordo, hoje como baldei aos encontrosdo PA :wink: fui até lá e também comentei o civismo.
em relação aos passeios maritimos falta a linha no pavimento para educar as pessoas a andar pello lado certo.
 
Top