Ultra Series 2011 by Trilhos Vivos

Trilhos Vivos

Administrator
us-logo-transp.png


Are you ready for US?

Para os que gostam de desafios, emoções fortes, evasão, e aventura, eis a proposta da Trilhos Vivos para 2011.

Uma série de 3 eventos de características diferentes que colocarão à prova pernas, cabeças, e bicicletas. Imperdível para todos os que gostam de superar as suas capacidades, estabelecer novas metas, expandir horizontes, com aquele sabor único que os grandes empenos deixam no corpo.

srp160.jpg

Fotografia: www.miguelnduarte.com


Podem já colocar no calendário as seguintes datas:

9 de Abril 2011 - SRP160 - A Ultramaratona que está na génese desta procura constante de novos desafios.

4 de Junho 2011 - 24EOX (Anteriormente conhecido como "Aquela coisa diabólica para a qual ainda não arranjámos nome") - São cerca de 230Km de BTT a desenrolarem-se num período máximo de 24horas.
Um percurso linear, que vos vai levar dos limites de Portugal com Espanha, às praias banhadas pelo Atlântico.

3 e 4 de Setembro 2011 - Sudoex - Depois da primeira edição do Sudoex, voltaremos às Caldas de Monchique e ao seu fantástico ambiente acolhedor, para duas etapas que explorarão o Barlavento Algarvio e a montanha do sul de Portugal.

Dois dias de pedaladas que culminarão no final da Ultra Series 2011

sudoex.jpg

Fotografia: www.miguelnduarte.com

A superação do conjunto dos 3 desafios definirá os Ultra Riders 2011.

À excepção do SRP160 que irá manter o seu formato original de participação individual, os outros dois eventos serão de participação em duplas guiadas por GPS.

Apesar das diferentes características, os eventos terão os seus regulamentos individuais, tendo a Ultra Series o seu regulamento especifico que contempla a participação nos 3 eventos.

Mais informações estarão disponíveis brevemente em www.ultraseries.net

Boas pedaladas!
 

realneo73

New Member
Esta Organização é de facto do sul, mas tem havido ultraprovas tb mais a norte como o GeoRaid na Serra da Estrela e no Gêres, bem como o Douro Bike Race.

Essa critica do Portugal se limitar a centro e sul parece-me bastante fora de contexto no âmbito das provas de bikes...
 

Trilhos Vivos

Administrator
Sobre a distribuição geográfica das provas, é natural que cada entidade organizadora tenha uma região de actuação, nós tendemos a organizar a Sul porque é a zona que melhor conhecemos, a zona que nos oferece a ruralidade e distância das áreas densamente povoadas que procuramos nas nossas provas.

Organizar no norte e centro de Portugal (ou mesmo, noutros países), significa custos acrescidos em deslocações, alimentação, e estadia, e uma maior disponibilidade da nossa equipa de trabalho.
Factores que nem sempre são pacíficos de conciliar, e que contribuem para valores de inscrição mais dispendiosos que afastam as pessoas destes eventos, e que os podem tornar insustentáveis para quem organiza.

Ainda assim e considerando, que tal como nós existem outras empresas a organizar provas de grande endurance, como são os casos que o realneo73 referiu, o território nacional acaba por estar praticamente todo coberto.
Se olharmos para a oferta de passeios, raids ou maratonas então ainda a cobertura nacional é melhor.

Em todo o caso o encanto destas coisas também está em pedalarmos em zonas que não conhecemos. Prova disso é a quantidade de pessoal da zona norte que vai ao SRP160, ou uma equipa de Chaves que participou no Sudoex (são 700Km de distância!! Foi obra!!).
 

luisprz

New Member
Afinal o papel químico ainda se usa....
Geo-raide Series -------------------------------------- Ultra Series
Douro bike race "Are you ready?"------------------- Are you ready for us?
 

Trilhos Vivos

Administrator
Temos obtido algumas reacções curiosas a esta proposta para 2011...

A Ultra Series não é um troféu competitivo, nem existirão prémios monetários. Logo aqui torna-se substancialmente diferente do Georaide.
O próprio espírito dos 3 eventos não será competitivo, mas sim de desafio e superação pessoal, embora haja sempre quem procure dar o seu melhor.

É perfeitamente natural que as entidades que organizam mais que um evento, os procurem unir de alguma forma, e promovê-los em conjunto.
É com base nesta premissa que nasce a Ultra Series, uma sucessão natural, depois deste ano termos organizado o Sudoex, além do já habitual SRP160.
Com a realização de uma terceira prova para 2011, além das outras duas mencionadas, entendemos que todas deveriam estar inter-ligadas de alguma forma, para aliciar as pessoas a participarem nos 3 eventos, e distinguindo as pessoas que participem e concluam as três provas: ultra riders.

Não inventámos a roda, nem lhe demos outra nome.
Há já alguns anos atrás que o Rodas Clube (entidade com quem aprendemos) promoveu um denominador comum às 3 provas que organiza, o Troféu Rodas Clube, para o qual pontuavam as várias provas organizadas por esta entidade: G100, 6H de Grândola, G200. Esse sim com um carácter competitivo e com prémios, o que não é o nosso caso.

"Are you ready for US?"

Aparentemente falhámos o nosso objectivo, que era fazer um trocadilho.

O US a negrito, pretende ser um acrónimo para Ultra Series, ao mesmo tempo que mantém o significado literal "Estás preparado para nós?" neste caso, preparado para aquilo que estamos a propor.
Muito longe do papel químico do Douro Bike Race, até porque uma rápida pesquisa no google mostra que esta frase é utilizada em milhares de circunstâncias, muito provavelmente por ser desafiadora.
Além de por estas bandas sermos adeptos dos AC/DC e gostarmos dessa bela música http://www.youtube.com/watch?v=zVyNZzyw9zw ;)

Relativamente à origem do series, que julgamos que por si só justifica porque é que é uma designação usada em muitos outros eventos desportivos ( Dakar Series, Master Series, Demo Series, MTB Series, ... ), nada melhor que a sua definição:

série
(latim series, -ei, conjunto de objectos!objetos interlaçados, encadeamento, ordem)

Pela explicação deixada acima, o que é isto senão uma série de três eventos?! Ou se preferirem um "conjunto" de eventos, ou de 3 eventos "interlaçados" ...

parafurdio, as pernas treinam-se, é só a cabeça mandar ;)

Boas pedaladas!
 

peanuts

New Member
Depois de terb marcado presença na primeira edição da ultra maratona e na terceira e ultima, ja me foi feito o convite para participar no US!! Vamos ver no que vaidar, mas cá para mim vai dar em 3 empenos!!
 

Eduardojsg

New Member
Concordo plenamente...... Portugal limita-se ao centro e sul........

Pelo que tenho observado nos ultimos tempo portugal limita-se mas é ao Norte.
Pois a maior parte dos evento nomeadamente a taça de portugal de xco eé practicamente no norte, provas de xcm, uma ou outra cá em baixo, georaids...etc já para não falar no maior evento velocipédico do nosso pais (volta a portugal que se realizou apenas e só no norte.)

Espero não ter ofendido ninguém, é apenas a realidade!

Eduardo
 

José Martins

Administrator
Aqui está um tipo de evento no qual certamente me daria um gozo enorme participar.
Falta o tal bocadinho assim, ter tempo para poder pedalar com regularidade de forma a poder prepara-me convenientemente para o esforço.
Mas deve ser algo extraordinário.
 
Top