ultima quinzena de julho - porto-santiago - autonomia

jay

New Member
boas,

tou a pensar em arrancar algures durante as duas ultimas semanas de julho a partir do porto, sozinho. e sem gps!

1ª duvida:
percurso, vou ter dificuldades em orientar-me? ja tenho alguma experiencia, em seguir estas setas de lx a fatima, mas sempre acompanhado e com gps. as atraçoes turisticas (naturais ou nao) estao assinaladas? qt tempo pot dia andam de bike e a q ritmo?

2ª duvida:
alimentaçao, como é q voces fazem? antes, durante e depois da etapa. se almoçam, se jantam, onde e por qt?

3ªduvida
material, mochila vs alforges? ou se mesmo com alforges levam a mochila de hidrataçao? material sobresselente? tenho uma manta sobrevivencia, da para substituir pelo saco-cama, visto q vou na altura mais quento do ano?

objectos obrigatorios de levar q um rookie nunca se lembraria,


como ainda nao tenho datas defenidasm se quiserem deixar as vossas sugestoes de percursos, divisao do percurso, sitios a visitar, vistas a nao perder, tascos, botecos, ou albergues, ou outra coisa qq agradeço-vos muito.
 

anarciso

Member
Olá,
1ª O caminho está bem marcado, se estiveres atento não te perdes é só seguir as setas amarelas, quando deixares de ver setas volta a traz até as encontrar

2ª Alimentação é fácil como o percurso é semi-urbano tens sempre facilidade de entrar num café ou num estabelecimento qualquer, até convém para carimbares a credencial
isto durante o dia, ao jantar convém comer uma refeição de faca e garfo para repor a energia e isso encontras facilmente nos locais onde se dorme

3ª Pessoalmente para o Porto-Santiago uso Mochila de 25 litros onde levo: 2 equipamentos completos, 1 chinelos 1 t shirt, umas calças fininhas ou calções para sair à noite, como fico em pensão não levo toalha nem champô, levo algumas barras para durante o dia, material para a bicla (2 câmaras de ar, elos de engate rápido, jogo de chaves etc.. enfim o material que levo nas voltas do dia a dia. A minha mochila no final não pesa mais de 4 Kilos. Para hidratar levo 2 bidões de água na bicla, dá na perfeição para ir bebendo e atestando.

Etapas: Já faço o Porto-Santiago por 5 vezes consecutivas este ano será a 5ª, e as etapas são sempre as mesmas 1ª Porto-Ponte de Lima 2ª Ponte de Lima-Ponte Vedra 3ª Ponte Vedra-Santiago, para estas etapas convém estar preparado fisicamente mas não é nada de extraordinário para o físico.

Dormida: Em Ponte de Lima costumo dormir na Pensão "O Garfo" mas existe um bom Albergue só que para ficar em Albergue tens que levar saco Cama, Toalha, sabonete, champô etc... e se houver muitos peregrinos a pé eles tem prioridade. Em Ponta Vedra também existe um bom albergue, logo à entrada, mas costumo marcar quarto no Hotel Madrid, tem garagem para deixar a bicla e tenho-me dado bem.

Mais alguma duvida pergunta
 

[resende fr]

New Member
Deixo o meu testemunho, feito o ano passado pela 1ª vez.

1º- a orientação é facílima sem gps, está muito bem marcado.atrações turísticas, como fizemos com um andamento rápido, foram mesmo as que encontramos no caminho,e as que visitávamos depois de nos instalar no albergue.

2º- alimentação foi basicamente o que diz o anarciso, umas barras para ir trincando, e parei para almoçar e jantar em restaurante.

3ºlevei apenas uma mochila de 20l, com o material normal das voltinhas. arrisquei e fui sem saco cama, correu bem, sempre com dormida decente em albergue.

As etapas fiz um pouco diferente.

1ª-como ás 14h já estava em ponte de lima, fui até Rubiães.
2ª- Rubiães-Caldas de Reis. é uma vila altamente caldas. tem uma fonte termal para por os pés de molho...fabuloso.bares fixes e um cafezinho junto ao rio muito bom.
3ª- caldas de reis-santiago. chegamos a santiago cerca das 12h.compramos logo os bilhetes, almoçamos e andamos a passear até á hora do comboio.

Gostaria de fazer de novo este ano, mas de momento estou sozinho, e não sei se o faça sozinho.
 

edumad

Member
Faz em pelo menos 4 dias, senão não vês nada do caminho.
Fiz sem saco cama, mas estava calor. Levei apenas um cobertor polar, serviu-me excepto no primeiro dia em que de madrugada senti um pouco de frio. Todos tinham saco cama por isso deixaram os janelões abertos a noite toda.

Leva tampões para os ouvidos! Lição aprendida na primeira noite.

Especialmente se não tens uma preparação fisica óptima, pára frequentemente, nem que seja só para uma foto. Ajuda a recuperar o fôlego, mantêm o animo em alto, aprecias melhor a paisagem que percorres. Mesmo acumuladas, as pequenas paragens não te roubam muito tempo.
 

jay

New Member
obrigado a todos! :)

como vou sozinho nao tenho grandes preocupaçoes em estabelecer pontos fixos e kms por dia, por isso vou com a intençao de aproveitar a boa onda e o excelente espirito das gentes com q nos vamos cruzando ao longos destes caminhos.

como nao sou muito habil na mecanica, um dos meus garndes receios é ter um problema e nao me conseguir safar. existe algum tipo de apoio ao longo do caminho, lojas? oficinas?
o terreno é exigente para a bike?

obg pela dica dos tampoes p\ ouvidos... sem duvida q farao toda a diferença
 

[resende fr]

New Member
tens sempre lojas de bicicletas a funcionar, nem que seja num centro comercial. o camino passa por algumas cidades e dificilmente terás algum problema para além de um furo. eu num grupo de 6 tivemos 2 furos, mais nada. tens algumas partes mais durinhas para a bike, mas nada de mais. como é para ser feito com calma, basta que andes mais devagar e com alguma atenção.
 

jay

New Member
dito assim ate parece facil...)

acho q vou fazer em pelo menos 4 dias.
arranco 2ªfeira de comboio ou expresso rumo ao porto, e so dps de ir á Sé tratar da credencial é q arranco a serio, daí pra frente é improvisar...!
chegar lá quinta trankilo, ir pro hotel descansar e esperar q a famila chegue para aproveitar uns dias de descanso conciliando o melhor dos dois mundos, btt e familia!!

finisterra fica muito longe?
 
Top