[TUTORIAL] - Guia de Utilização do CompeGPS

shadowlord said:
Para quem possa ter interesse deixo aqui os tais novos DEM's ASTER prontos a usar no CompeGps, é só importar. E de Portugal Continental todo :wink:
Depois de descompactar ocupam 1,5 Gigas, não se deixem enganar pelo rar.

http://dl.dropbox.com/u/3032677/ASTER%20DEM%20PORTUGAL.rar

Abraços

Boas!!!
Após descomprimir o ficheiro não consegui efectuar a leitura. Julgo que terá a haver com extensão do fx (*.dem), pois parece que a minha versão do compegps só dá para fxs (*.cdem).

Desde já agradeço a tua atenção e disponibilidade em partilhar este tipo de informação com todos os outros usuários, após uma tarde de trabalho para conseguir apresentar este fx.

Cumprimentos
 
Boas!

Que versão usas? Alguma bem antiga? Que nas versões 6 ele já abre os *.dem assim como *.cdem, *.hgt e *.hdr que são formatos comuns deste tipo de dados.

Abraços
 
H

hornet02

Guest
Boas pessoal, será que alguem me consegue arranjar ortofotos da serra da estrela completa, é que estava a precisar mesmo disso.
Se alguem poder ajudar fico bastante agradecido.
Cumprimentos
 
shadowlord said:
Boas!

Que versão usas? Alguma bem antiga? Que nas versões 6 ele já abre os *.dem assim como *.cdem, *.hgt e *.hdr que são formatos comuns deste tipo de dados.

Abraços

Penso que já descobri qual o problema.
Estava a tentar abrir o fx no PDA e depois da tua intervenção é que vi que o tenho de abrir no PC. Correcto?
Como nunca tinha usado este software, ainda estou muito verde.
Obrigado

Abraços.
 

zdvrb

New Member
Ortos do google no compegps

Caros amantes do gps:

Após alguma tempo sem mexer no campegps, fui experimentar e a unica novidade com que me deparei foi com a impossibilidade de utilizar o mapa WorlgoogleMaps_maps.wgom no compegps.
Alguém me sabe dizer o que se passa?
Obrigado desde já.

Zd
 

nfh

Member
[...]
Quando os sacas vêm em geoTif. Para os puderes utilizar no CompeGps tens de converter em DEM usando para isso o Global Mapper, por exemplo.
O procedimento é:
File»Open data files» escolhes o ficheiro que te interessar - ASTGTM_NXXWXX_dem.tif (o outro num é para outras coisas que não nos interessam!)
Fazes Yes na janela que vai aparecer lá (verifica se na janela diz Yes:elevation data (ie dem) No:raster image data (ie aeria photo))
File»Export raster and elevation data»Export DEM...»Ok e escolhes como queres guardar.
Tens um DEM que já te vai abrir no CompeGps. Tens depois no Global Mapper outras opções como guardar apenas uma parte do DEM, e mais uma série de outras coisas que não imagino para que sirvam lol
Resta referir que para poderes fazer isto precisas do Global Mapper registado.
[...]

Estou a tentar aplicar a informação de altitude a um track GPS (Tools -> Calculate Land altitude for each point) usando estes novos DEM. Por algum motivo que me ultrapassa, o CompeGPS está a aplicar a altitude multiplicada por 10 (onde estavam 200mt estão 2000mt de altitude, por exemplo).

Têm alguma ideia de porque é que isto está a acontecer?

Por exemplo, nas coordenadas 42.231604N 8.612607W o CompeGPS dá-me a indicação de ser uma área a cerca de 2000 metros de altitude. Ou eu estou a ver mal, ou é impossível aquela zona de Espanha estar tão elevada.
A minha suspeita assenta sobre a projecção a utilizar no Global Mapper. Por omissão ele usa "Geographic (Latitude/Longitude) e o datum WGS84. Deveria usar outras definições?

EDIT: ok, descobri o problema. A janela de exportação tem uma opção que corresponde às unidades a usar para a informação de altitude. Por omissão essa opção tem "decimeters", daí a razão de 1:10 na altitude :).
 
Last edited:

TheShadow

New Member
Já li este topico todo e rparei que já faltam imagens nas explicações.

Será que quem esteja à vontade com o programa e que queira dispender de algum tempo pode reagrupar tudo, meter o que falta e explicar mais coisas num topico novo?
 

nfh

Member
Script para exportar vários DEM's do Global Mapper para o CompeGPS

Boas,

Eu fiz o download dos DEM's da NASA em formato GEOTIFF que o shadowlord referiu, para toda a Península Ibérica. Como estamos a falar de mais de 80 ficheiros, era um pouco moroso estar a converter um a um para o formato .DEM que é compatível com o CompeGPS.
Como o Global Mapper permite a utilização de scripts para automatizar tarefas, após alguma investigação elaborei o seguinte script para fazer a conversão de todos os DEM's que estiverem numa determinada pasta:

Code:
GLOBAL_MAPPER_SCRIPT VERSION=1.00

// Loop over all DEM files in a folder and convert them
DIR_LOOP_START DIRECTORY="D:\MATERIAL\DEM\" FILENAME_MASKS="*DEM.TIF" RECURSE_DIR=YES
UNLOAD_ALL

IMPORT FILENAME="%FNAME_W_DIR%"
    ANTI_ALIAS=NO AUTO_CONTRAST=NO CLIP_COLLAR=AUTO TEXTURE_MAP=NO

EXPORT_ELEVATION FILENAME="D:\MATERIAL\DEM_EXPORT\%FNAME_WO_EXT%.dem"          \
    TYPE=USGS_DEM ELEV_UNITS=METERS 

DIR_LOOP_END


Substituam D:\MATERIAL\DEM\ e D:\MATERIAL\DEM_EXPORT\ pelas pastas onde estão os geotiff's e onde querem colocar os DEM's convertidos, respectivamente.
 
Last edited:

odivelas

New Member
Viva,
Alguem tem o crack do CompeGPS Land 7???
o que tenho nao da!!! pede na mesma o codigo de registo!!!
Será que a versao portable da para o meu Magellan Explorist 600???
o que eu queria era UNICAMENTE um programa que DEPOIS de ir dar a volta, ou seja, qd chegar a casa possa ligar o Explorist ao PC e me diga as minhas estatisticas (km, km/h, velocidade maxima, altimetria, etc...)
Ando a dar em maluco pq nao arranjo o LAND 7... ou seja nao arranjo CRACK!!!
Cumps a todos.
 

eunito

New Member
Boas! Alguém pode rever as imagens acima?
Não funcionam e gostava de aprender a trabalhar com o CompeGPS para analisar percursos antes de os realizar, se é que é possível fazer isso! eheheh
 
Top