Tutorial - Escolha de Pneus

afonsos

***** nao pesco mesmo nada disto...
é simples, basta repares no perfil dos pneus:
O Nobby tem o perfil mais aberto,a seguir vem o Rocket, depois o Ralph e mais radical ainda o Fast Fred para terrenos secos e compactos.
A partir daqui escolhes a combinação necessária em função do piso e em princípio montas o perfil mais aberto à frente:yeah:

Dustman

Quem é que usa R Ron Evo 2.25 convertido à frente?
Convertido quer dizer Tubeless?
Sim eu, em aros FRM XDM 388 e com ±1.6bar pesando 90kg...:cool:
Se os estás a montar em aros adaptados (não tubeless ou melhor não preparados para tubeless), recomendo-te seguires as instruções do Stan da NoTubes, aplicas uma ou duas camadas de fita isoladora conforme o perfil do aro antes de aplicares a tira em borracha com a válvula.
O resto é o procedimento habitual, líquido quanto baste, plop e abanar até vedar...;)
cubo
 
Aconselho a dares 3 a 4 voltas com a fita power tape! ;) As válvulas, cortei de câmaras de ar antigas e usei cola para remendos para as "vedar".
Com Notubes funciona muito bem, já com slime...é esquecer.
 
Boas Dustman, não conheço o Magik Seal. Fiz boas experiências com o látex da FRM e melhores com o Stan's da Notubes.
Quer-me parecer que o Stan's mantém a elasticidade durante mais tempo, não seca completamente e é também aquele que tem as tais partículaszinhas que ajudam a selar o furo...
Que aros é vais utilizar?
cubo
 
Giantfreerider

Aconselho a dares 3 a 4 voltas com a fita power tape!
também não é preciso tanto!
O que manda aqui é a altura do aro... e como orientação recorram à tabela do Stan.
Esta bem elaborada e funciona bem mesmo com soluções custom-made.
cubo
 
kubo: Eu disse 3 a 4 voltas segundo a minha experiência com conversões. A primeira vez que converti as minhas mavic crossride com power tape, só dei 2 voltas e a fita não aguentou e rasgou nos "furos dos raios". Da 2ª vez dei 3 a 4 voltas e nunca mais tive problemas.
Já lá vão quase 2 anos...e continua impéc.
Nas ZTR tenho a fita da Notubes! ;)
 
Estive na Move Free do Dolce Vita (Amadora), questionei um dos colaboradores sobre os pneus, fiquei com a impressão que não era o mais habilitado, mas eu também não sou!

Estou tentado a comprar Ground Control 2.1 para trás e um Purgatory 2.2 para a frente, ambos de arame e ficam em pouco menos de 40 €!

Peguei em ambos e não me pareceram nada pesados!
 
GiantfreeriderEu disse 3 a 4 voltas segundo a minha experiência com conversões. A primeira vez que converti as minhas mavic crossride com power tape...
Se seguires os conselhos do Papa Stan, não te acontecem coisas como essas...
Remove as rebarbas dos furos (as Crossride têm ilhós?) e utiliza uma fita mais rija.

ruipiu

Estive na Move Free do Dolce Vita...

Estou tentado a comprar Ground Control 2.1 para trás e um Purgatory 2.2
Eu sou da opinião de que: ou produzes biclas ou pneus ou outra coisa qualquer bem, mas nunca tudo ao mesmo tempo!
Os pneus da Speci têm uma grande vantagem, duram uma vida inteira...

Dustman
Tenho umas RCZ Race. Nunca fiz nenhuma conversão
Com que aros?
Com compressor é mais fácil, quanto mais depressa conseguires o volume de ar necessário para o plop, melhor.
No meu caso e em geral com pneus de parede fina ainda é mais importante insuflares com compressor por causa das fugas.
Uma boa dica é montares os pneus novos num aro qualquer com câmara e deixares acamá-lo durante uns dias.
Se mesmo assim não funcionar, faz-se uma rodagem de alguns km no alcatrão (a minha técnica preferida) assim os pneu perdem os jeitos que ganham quando são empacotados:yeah:
cubo
 
Eu sou da opinião de que: ou produzes biclas ou pneus ou outra coisa qualquer bem, mas nunca tudo ao mesmo tempo!
Em parte até concordo! Nunca vi pneus BMW ou Mercedes!...

Os pneus da Speci têm uma grande vantagem, duram uma vida inteira...
Isso é uma grande vantagem! Na Bike Magazine dizem que se agarram bem, mas os tentáculos da specialized podem chegar a muitos lados...

A minha duvida é entre esses 2 ou Mountain King 2.4 na frente e X-King 2.2 para trás, ambos Kevlar, o par fica em € 45,36 na Mountain Tyres (€ 31,56 se for na versão de arame que pesa no conjunto mais 120g, nada de especial e se calhar até é uma boa opção para o preço), mas ainda não consegui feedback de alguém que tenha comprado nesta loja online...

As minhas rodas são umas Jalco DX221 Double Wall 26"599-19 (19 é a largura?) Posso montar os pneus com a largura em cima, é que uns quantos posts atrás falavas nisso Kubo?
 
Last edited:
Boas, os MK II 2.4 podem ser um pouco largos para os 19mm, penso que neste caso é melhor optares pelos 2.2...
Digo isto porque se fossem os velhos MK I não terias grandes problemas, eles têm a carcaça mais estreita que os Race King 2.2..., no caso dos MK II não sei, ainda não montei nenhuns.
Já agora cabem na bicla em termos de altura e largura?
cubo
 
O setup original da bike era:

Wheels
Hubs - DT Swiss Onyx disc for Centerlock
Rims - DT Swiss XR 4.1 D
Tires Front: - 26 x 2.30" Tioga Yellow Kirin, Rear: 26 x 2.10" Tioga Blue Dragon
Spoke Brand - DT Swiss Stainless Steel, double-butted
Spoke Nipples - DT Swiss

Por isso deve caber 2.2 atrás e 2.4 na frente, isto para os continental, se for os specialized acho melhor ficar pelo 2.0 ou 2.1 atrás e 2.2 na frente!

O pneu que está nas lonas mesmo é o meu Race King de trás, o Mountain King ainda dá para mais um tempo, assim e dado que está ai o Inverno se calhar não era mau meter um novo à frente e passar o MK para trás.

Ficava com MK 2.0 atrás e MK2.4 ou Purgatory 2.2 na frente! O que achas Kubo?
 
acho que sim, o velho (MK I ou II?) para trás e o MK II para a frente.
Agora que a chuva já voltou, é preferível montar já um perfil mais aberto, especialmente à frente.
Vou ver até quando aguento o Race King atrás sem ir ao chão...
cubo

Dica: na Roseversand estão a vender Mountain King I 2.2 e 2.4 nas versões Supersonic e Protection por 19.96 + portes
e os Speed King 2.1 e 2.3 Supersonic estão também ao mesmo preço..., alias estão lá mais algumas ofertas interessantes...
 
Last edited:
São ambos bons pneus em termos de tracção, mas consideraria-os mais como pneus para a frente.
O ignitor é mais pesado (E ainda por cima é a versão tubeless), mas mais resistente a furos.
O rocket ron é mais leve (e não é versão tubeless, mas sim versão tubeless ready), mas é menos resistente a furos/cortes.
Como pneu para a frente, consideraria as medidas 2.1 em vez das que enunciaste...mesmo no Inverno!;)
 
Boas, gostava de saber se este conjunto de pneus são bons:

Frente

SCHWALBE Pneu NOBBY NIC PERFORMANCE 26×2.10 Flexível

Tras:

MICHELIN Pneu WILDGRIP' R 26x2.10 Maleável ou MAXXIS Pneu LARSEN TT 26x2.00 Flexível

Cumps
 
Só um bocado de offtópic, esse site do Roseversand tem lá certos produtos a preços completamente fora do normal(pedaleiro red 180€), mas o que é certo é que estão todos esgotados... parece-me engodo. O que acham?
Filipe: Para o inverno ia para os RR, além de serem muito mais leves aquilo a largar lama é um espectáculo.

cumps