Tutorial - Escolha de Pneus

M.D.

New Member
eu tenho rocket ron a frente e atrás...
mas enquanto o da frente esta quase novo o de trás já esta quase liso....
e estive a ver no site da schwalbe e diz que esse pneu tem um boa durabilidade, muito superior ao rocket ron...
e quanto a aderência?
 

tpfernandes

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Quanto a aderência é como te digo, atrás gosto bastante, uso larsen noutra bike e não é a mesma coisa mas fica lá perto! E liberta a lama bastante bem.
 

HaTrED

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Malta, preciso da vossa ajuda/parecer/conselhos, whatever, em relação a um assunto que me tem causado alguns dissabores através de uns tombos valentes! E então ultimamente não há saída em que não malhe...

Sempre usei a combinação Racing Ralph p/a ambos os pneus, nunca experimentei outros por isso a minha "sensibilidade" é limitada.
O que me acontece - se é que é defeito meu e daí pedir a vossa opinião - é que sinto muitas vezes o pneu da frente a fugir em zonas c/ alguma areia, principalmente areia ou terra "menos batida", mais seca, e portanto mais maleável. Este comportamento é mais notório em curvas "fechadas" ou em situações de curva mas onde a velocidade é elevada, curvas rápidas, noto o pneu da frente a fugir e se fechar a direcção no sentido da curva, ele resvala, ameaça, e nas últimas vezes não consigo domar a fera e caio.

Por analogia, a malta que pedala comigo faz a mesma curva nas mesmas condições de velocidade e não se queixa do mesmo problema.

Pressão a mais?
Já ando c/ o pneu abaixo do que é recomendado pelo fabricante, uso 2,0bar contra os 2,5bar c/o mínimo do pneu e o seu comportamento não parece melhorar.

Já me disseram que tenho o guiador demasiado curto e como tal uma direcção muito directa e mais sujeita a quedas porque se torna mais difícil de controlar. O guiador tem 58cm! Valerá a pena trocar por um maior e c/ alguma elevação?

Estava tentado a trocar o raio dos pneus e optar por um conjunto muito usado aqui pela malta: FR: Ignitor / TR: Larssen. Em Alternativa meter o RaRa dianteiro na traseira e montar um Ignitor à frente.

O que me aconselham? À pala deste dilema ando c/ muito receio sempre que vou pedalar, o que por si só já ajuda a cair porque um tipo não "confia" na borracha!
 
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FMCurto

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Agora em versão budget :)

Já li uma grande parte dos posts que aqui estão, mas decidi que não vou rebentar a carteira para comprar uns pneus novos,por isso já fiz uma triagem de vários sites (ainda fui a uma ou outra loja mas desisti),revistas,reviews,etc e precisava de uma ajuda.O meu orçamento é bastante reduzido (contava gastar menos de 50€) mas as minha ambições também não são muito sérias,preciso de trocar os pneus que vinham com a minha RockRider 5.2 para um uso de trilhos planos ou com pequena gravilha mas que não se desfaçam no alcatrão (não precisam de ser especialmente rolantes ou preparados para lama) que já estão nas ultimas com pouco mais de 2k quilometros, pelo que já vi online as minhas melhores opções sâo:

Continental Race King wire bead tire black 3/84tpi 55-559 (26x2.20) > 11,99 €
Continental X-King wire bead tire black 3/84tpi 55-559 (26x2.20) > 12,90 €
Continental X-King wire bead tire black 3/84tpi 60-559 (26x2.40) > 14,49 €
KENDA Karma 26x2.20 Wire >12,33 €

Custos de expediçãoandam sempre entre os 13 e 14€ (até 5kg) por isso convem encomendar dois iguais e assim devo fazer a festa com 40€ seja qual for o que escolher.

Entre estes 3 algum preencha melhor os requisitos?Tenho de fazer a encomenda rapidamente pq devem ser uma promoção p esvaziar stocks e tb no proximo fds vou de férias.Estava inclinado para os X-King de 2,20 mas tb podia ser 2,20 atrás e 2,40 a frente já que parece que os tamanhos dos Continetal são regra geral mais pequenos que o normal.
 
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rmpcunha

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Boas,

Dos referidos apenas conheço os continental Race King (embora os que usei fossem os supersonic). Rolam bastante bem mas em lama penso que conseguirás passar sem problema o primeiro ponto de lama que encontrares... No segundo, os pneus vão estar tão cheios de lama - porque o taco não é muito grande nem muito espaçado - que vai parecer uma faca a cortar manteiga (quase) derretida... Daí não os ter mantido.

Para trilhos planos e alguma gravilha não deves ter problemas.

Em alcatrão são uma maravilha embora provoquem bastante ruído de rolamento.

Cumprimentos
 
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rmpcunha

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@HatrED:
Boas,

tenho em casa um TT para trás e um Ignitor para a frente pois com os pneus actuais tinha (tenho) um problema semelhante... Infelizmente estou ausente do país e só quando voltar poderei opinar... dentro de uma semana e meia já os devo ter experimentado...

Talvez alguém que os esteja a utilizar possa opinar antes...

Cumprimentos.
 
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Estive a pensar em colocar um par dos Kenda Small Block 2.1 na bike (encontrei-os a um bom preço). Mas, pelo aspecto destes, fiquei na dúvida quanto ao comportamento na dianteira. Será inapropriado, assim como outros modelos roladores, que deixam a desejar em relação às necessidades da roda dianteira? Se alguém já utilizou este modelo na frente, gostaria de saber a impressão que deixou!
Desde já agradeço!
 

cmorais1

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HatRed
Experimenta a por 3,5 bar. à pneus que trabalham melhor com pressões mais altas em determinados pisos, pois o pneu fica mais redondo e os tacos do pneu mais rigidos e direccionados para espetar (agarrar :) ) no chão.

Eu habituei-me e tenho-me dado melhor com pressões mais altas, geralmente tenho 3,5b frente e 4b trás a que utilizo mais para maratonas na bike configurada para xc, ou 3b frente e 3,5b tras na suspensão total que montei para brincar um pouco em allmountain. O rider equipado pronto a pedalar está entre os 83/85kg.
 
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rucaf3

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Esse é precisamente o meu peso e ando com 3.0 na frente e 3.5 atrás... Se tiver mais de 3.5 no SM atrás já se torna difícil agarrá-lo ao chão ...
 

ricabike

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Ja estou quase decidido em adquirir uns schwalbe 2.1 versao perfomance ..... para a frente rocket ron e para tras racing ralph, o que vos parece? é a gama baixa né? mas estes dao para transformar em tubless ??? quem os tem, sabem me dizer se sao bem moldaveis para por e tirar?
 

HaTrED

Member
HatRed
Experimenta a por 3,5 bar. à pneus que trabalham melhor com pressões mais altas em determinados pisos, pois o pneu fica mais redondo e os tacos do pneu mais rigidos e direccionados para espetar (agarrar ) no chão.

Eu habituei-me e tenho-me dado melhor com pressões mais altas, geralmente tenho 3,5b frente e 4b trás a que utilizo mais para maratonas na bike configurada para xc, ou 3b frente e 3,5b tras na suspensão total que montei para brincar um pouco em allmountain. O rider equipado pronto a pedalar está entre os 83/85kg.

Eu já andei c/ pressões perto dessas mas também peso menos - 72Kg's - e fiz 3,5 atrás e 3,0 à frente.

Depois de muito debater e querer um conjunto que me "dê" para o ano inteiro, e sendo o Larssen muito específico e pouco dado a lamas/inverno, optei pelo set IGNITOR 2,1 frente /IGNITOR 1,95 trás.
Obviamente que estas questões passam muito pelo gosto pessoal mas troquei umas impressões c/ uns camaradas e decidi-me pelo set anterior. Pelo menos comparo c/ o set que tenho e tiro as devidas conclusões.

Que me dizem, é uma boa opção ou nada melhor do que experimentar?
 

cmorais1

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O racing ralph é mais indicado para trás, porque não aproveitas esses que tens para traz e pões um nobby nic à frente?
 

rucaf3

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Atenção k o RoRon em versão Performance e 2.10 é uma aventura e incerteza na frente.. Recomendo a Evo e nunca em 2.1, 2.25 será a ideal para a frente e poder curvar até polir os Crank´s ...
 

kubo

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Ja, concordo. 2.25 ou mais:yeah:
Os Performance são para esquecer quando queremos montar Tubeless, as versões mais económicas têm a malha menos densa...
Quanto ás pressões com o biker equipado a pesar os 92kg, temos 1.7bar à frente e 1.9bar atrás:cool:
3.5bar é para transformar uma hardtail em rígida ou para reduzir o curso da suspensão:choneh:
Cubo
 

kubo

New Member
se for em Psis, é obra:venia:
já andei algumas vezes abaixo dum 1bar, mas com 0.24bar ainda não:yeah:
cubo
 

rucaf3

New Member
2.0 Bar equivale a 29. qualquer coisa psis logo não é muita pressão... Andares com 1.7 bar andas mesmo no mínimo recomendado pela maioria dos pneus podendo o mesmo descolar do aro e dando desgaste acrescido ao pneu, pressões baixas normalmente são recomendadas para Enduro ou mesmo AllMountain, no cross não vejo vantagem mas respeito a opção...;)
 
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