Tu não és um bttista

STIG_73

New Member
Ups!!!:)

Citação do nozes "Pela "sei-lá-quantésima" vez,volto a explicar que o meu texto inicial é destinado aos "corredores de maratonas",cujo objectivo neste desporto é apenas e só correr e treinar,sem perder tempo a divertir-se (não disse que não se divertiam,apenas que podiam divertir-se mais) ou a practicar btt de outra maneira que não acelerar por estradões e alcatrão fora."

Ok, provávelmente interpretei mal o teu raciocínio nozes :confused:, contudo o que mais desejo é que todos, quer se sintam mais ou menos bttistas, se divirtam e tirem o máximo prazer quando andam de bike, seja no meio do monte, em estradão ou em alcatrão.:yeah:

Para mim este assunto c'est fini.



 
Last edited:

biculas

New Member
Eu cá tenho ali uma bola de futebol oficial guardada na dispensa, portanto sou um futebolista.(ironia)
Somos todos ciclistas, pois andamos de bicicleta e o resto é treta.
 

MarceloBTT

New Member
vferraz, yap, os tops das maratonas e passeios, aqueles que são capazes de deixar um amigo e um colega que precise de ajuda para ficar mais 5 lugares a frente. E que se entrassem numa prova verdadeiramente destinada a competição, não teria a mínima hipótese. Acho que é para estes que falamos.
 

pirri

Member
Tanta conversa para dizer o que para mim é simples. Tens uma bicicleta de montanha e gostar de pedalar frequentemente pela serra? És bttista. Não preciso ser profissional para ser considerado bttista. A diferença é como cada um vê este desporto e como se comporta. Os que praticam surf auto denominam-se surfistas e a maioria não faz competição, apenas vive aquele desporto, cada um à sua maneira.
 

svitj

New Member
Li o 1º post na íntegra, e os restantes comentários da 1ª página na diagonal, e saltei para aqui.

Comecei a andar de bicicleta com uma BMX amarela, daquelas com um mola no quadro. :D Ainda a tenho! Comecei com o BTT com uma Esmaltina, quadro em aço, inventei trilhos, metia-me no meio do mato cerrado! xD

Na altura, tal como hoje, sempre sozinho. Na altura por falta de companhia, ninguém tinha uma bicicleta que me pudesse acompanhar no meio do mato, hoje porque não tenho bicicleta ao nível para acompanhar os outros. Conheço quem pratique BTT "a sério", com bicicletas "a sério", mas quando as conversas caem no BTT eu começo a falar de trilhos que descubro, uma queda de água que descobri, um trilho que marquei no Google Earth passei para o GPS e quando lá cheguei não tinha nada a ver, e do outro lado só falam da bicicleta, da pedaleira XPTO, do selim que vão comprar, etc, etc, etc... Penso na minha RR 5.1, com uns apontamentos de ferrugem e continuo a preferir andar sozinho, com o meu GPS, descobrir trilhos, sítios novos, ter tempo para parar, apreciar a paisagem, comer a sandocha de panado que tive a fazer ontem à noite, e ultimamente fazer também umas caches pelo caminho! :)
 
Last edited:

Jsimo1

New Member
Boa noite a todos

Cada um encara este desporto/passatempo à sua maneira. Eu costumo participar em alguns passeios, e antes destes começarem existe sempre aquele convivio entre os participantes, em que nas conversas só falam do material X e Y, grandes máquinas, mas depois quando se inicia o percurso, na primeira subida é tudo a pé. Portanto o que interessa é que cada um disfrute destes grande desporto da melhor maneira, sempre respeitando os companheiros.

Abraço

Bykossauro team rider
 

svitj

New Member
Claro, sempre respeitando os outros! Estava apenas a mostrar o meu ponto de vista e onde me enquadro. Para mim a bicicleta é um instrumento de reconhecimento de terreno, uma forma de conhecer mais em menos tempo. Desta forma encontro e apanho muito sítio "estranho" por onde a bicicleta tem que passar. Quanto mais difícil e esquisito parecer melhor! :D

Depois há quem ande nisto porque gosta da bicicleta! :p
 

alupo

New Member
Btt é como quisermos e como o fazemos

:confused::confused:Concordo com todos e discordo de todos.
Bom!!! a sério= falando BTT fazemos todos aqui do forum mas não "condeno" quem participe em eventos desportivos e queira ganhar a todos o custo é por isso que é uma prova com 1º/2º/3º lugares etc em trofeus.
Eu ate hoje nos passeios nunca vi o pessoal deixar para trás alguém que precisa-se de ajuda e não houve-se um companheiro que pará e ajuda.
 

FilipePernas

New Member
Concordo com tudo o que se tenha dito aqui.

Mas há uma parte que temos de ver, muitos bttistas moram em zonas que talvez não tenham "grandes condições" para a prática da modalidade, ou seja, como no Alentejo, onde grande parte dos bons terrenos para o fazermos são privados e quando descobrimos bons trilhos ao fim de 2/3 km terminaram, condições essas que encontramos com grande facilidades na zona, por exemplo, de Lisboa.

Falo por mim que mora em Elvas, na fronteira com Espanha, que não vejo grande terrenos para isso... Se houver algum forista que saiba melhor, e que ande por estas bandas, avise ;) uma vez que ando na modalidade há 5 meses
 

Mr.Biker

New Member
Antes de mais peço desculpa pois apenas li o primeiro post do tópico, mas eu, por exemplo, nunca fiz BTT a sério. O que fiz foi andar nuns pequenos terrenos uns 100-200m, o resto foi estrada. Peço a alguém daqui da zona (Águas Santas) que me indique, por favor, um sítio onde possa praticar BTT, porque é uma coisa da qual eu gosto muito, mas como não conheço sítios propícios a isso, não o posso praticar. Obrigado.

Cumprimentos,

Mr.Biker
 

nserrao77

New Member
Foi este senhor que me meteu o bicho das pedaladas.....ainda me lembro da PARKPRE que ele tinha....A minha 1ª suspensão foi ele que me a vendeu "RST",isto em 1993,com o bichinho no corpo,das primeiras aventuras que fiz foi nessa altura ir fazer o Dowhill a Porto de Mós....lembro-me de descer tudo não sei como,com um ferro com rodas que tinha e ao chegar ao final,os bracinhos já não aguentaram de tanta força que ia a fazer....e chão!!!! ;)
Depois foi o grande passo ao comprar o meu 1º quadro um Sunn Tox, o qual fui equipando na altura ainda na escola,a partir dai o veneno entrou no sangue,e ouve alturas em que parei,uns tempos,1ª vez altura em que a minha irmã foi atropelada na Sunn...o quadro ficou feito num 8....graças o s danos foram só materiais...tives uns tempinhos parado,depois lá veio o veneno á pele e comprei mais uma bike,...depois com os upgrades lá vem a Treek(roubada)....4 meses depois Quadro RCZ scandium,acabadinho de montar(roubado)....neste momento com a moral em baixo,porque um gajo ganha amor as bicicletas e depois.......enfim....a vida são 2 dias e o carnaval 3....

Um grande abraço ao meu amigo Luís...
 

viriatodasilva

New Member
Boas

Vou meter a colher em seara alheia...

O que é ser algo? o que é que define um "conceito"? será uma ideia ou um conjunto de atributos? senão vejamos no que eu acho em relação aoconceito de BTT.


Temos de um lado as ideias:
- espirito aventureiro
- gosto e respeito pela natureza
- companheirismo /camaradagem
- prática de desporto

TEmos do outro os atributos:
- Tipo/marca da bicicleta
- exibição de acessórios
- ...

Desta forma, talvez eu não seja um BTTista. É que para mim, ir pró mato ou serra percorrer caminhos de cabras, partilhar experiências com camaradas e praticar desporto é o mais importante, nem que seja numa bicicleta do continente (ai as minhas costas). Para mim, o que conta é o espírito, e não é ningeum que me vem dizer o que eu sou ou não. Podem criticar a maneira como o faço,ou se talvez não o faça corretamente. Isso aceito e agradeço. Agora dizerem o que sou ou não, isso já é pretender ser dono da verdade.

Pensem nisto e...

Boas pedaldas,

Ricardo
 

Mach 4

New Member
Agora dizerem o que sou ou não, isso já é pretender ser dono da verdade.

Amigo,

O que o autor deste tópico mais SALIENTOU foi exactamente a falta desse ESPIRITO que falas no teu post, pela parte do pessoal que pensa que o btt se resume ás provas em que participam.
Chama ainda a atenção, que é exactamente nessas provas espalhadas pelo país, que se vê exactamente o que não deve ser o btt - egoísmo, lixo desmesurado, criticas, dopping, etc...

E ele não quer demonstrar que é o dono da verdade, contráriamente ao que muitos pensam por aqui (como tu), ele apenas tenta demonstrar o seu (e aparentemente de outros users também) ponto de vista relativamente ao pessoal que apenas vive o btt para competir, sem dar muita importância a esse tal ESPIRITO.

E ao dizer isto, di-lo baseado no seu tempo de bttista, nas suas experiências, no que viu e no que continua a ver, no fundo no que sente.
 
Last edited:
Eu cá sou movido por uma ou duas coisas, o gosto de pedalar, comecei no BMX de competição, que abandonei há 10 anos e o BTT foi o que me permitiu, voltar a encontrar este prazer sobre duas rodas.
É verdade que é mais facil competir muitas vezes no material que a bike ostenta, do que no resultado da classificação obtida na maratona. E por outro gosto de bikes!
Acho que o post inicial está muito bem conseguido e é uma optima reflexão, mas a verdade é que indiferentemente de aquilo que nos move hoje para andar de btt, seja diferente, quer em objectivo, quer em condições onde o praticamos tem vindo a dar cada vez mais força a estes objectos de duas rodas que tanto prazer nos proporcionam.
Alguém disse, o caminho faz-se caminhando, também se pode dizer que se faz pedalando.
Vamos mudando, evoluindo, regredindo noutros aspectos, mas se for a pedalar mais de dois terços do que importa já lá está.

Boas pedaladas
 

RMMTB

New Member
Então e se eu quiser ser um bttista, onde é que tiro a licença? :p

Estou na brincadeira, até porque nunca fiz BTT a sério e só ontem comprei uma bicicleta para retomar as minhas voltas, após mais de 6 anos sem sequer me sentar numa. Isto para dizer que a minha opinião pouco vale, mas que sempre achei que há lugar para tudo.
Eu fazia TT ocasionalmente quando a minha namorada tinha o Jimny dela. Não tínhamos estribos, nem ginchos, nem suspensões super levantadas, etc, nem andávamos em "filinhas" de jipes com água e lama até ao pára-brisas, mas não deixava de ser Todo-o-Terreno, nem deixávamos de ir a sítios onde carros normais não vão. Era "soft-core" mas era. O mesmo acontece com a minha mota. Não tenho barbas e tatuagens, nem ando de fatinho integral em pele da Dainese, nunca fui a Faro nem a Góis, não vou a track-days, nem atravessar a Europa ou os desertos do norte de África. No entanto ando de mota de manhã, à tarde e à noite, de semana e ao fim-de-semana, com e sem a maria, para ir trabalhar ou para ir para a praia, quer faça sol quer caia granizo. É feinha, mas gosto dela e nunca os meus amigos me viram tão deprimido como o mês passado, quando ela avariou. Resumindo, sou motard, independentemente de corresponder ou não à ideia que os outros têm disso.
Para mim o mesmo se aplica ao meu BTT. Sou auto-suficiente e ajudo todos os que posso, mas não faço grandes trilhos, nem ando sozinho perdido no mato. Porquê? Porque já há muito que aprendi que nem tudo é para todos e algumas dessas lições foram aprendidas da pior forma. A título de exemplo, todas as vezes que tentei sacar cavalinhos, ou não andava nem 5cm com a roda no ar, ou acabava de costas no chão. O bunny hop, para mim, continua a ser um mistério da vida, já que vejo gajos a saltar para cima de bancos de jardim e eu nem para cima de um lancil de passeio. Devido a isso, também não tento grandes trilhos com grandes obstáculos. Isso impede-me de vir a ser um "bttista" de alma e coração? Acho que não. Esforço-me e faço os meus trilhos "soft-core", tentando esticar a corda de vez em quando, mesmo sabendo que o meu "esticar a corda" é fazer trilhos que muitos outros fazem de olhos fechados. E ainda assim, considerando a minha falta de jeito, não é impossível terminar o dia numa cama de hospital. :p

Já sobre as competições, epah, eu fiz desporto de competição desde os 9/10 anos e não me venham com coisas. Se há uma tabela, é para ficar na parte de cima, a menos que a tabela esteja ao contrário. Eu se tivesse que dar 10-0 ao meu melhor amigo, para me qualificar bem, dava sem pensar duas vezes e só esperava o mesmo dele. O que não invalidava que nos ajudássemos nos treinos, nos aquecimentos e ainda fossemos beber um copo depois do jogo, perdesse quem perdesse. Afinal de contas, se assim não fosse, não era competição.
Aliás, tenho um amigo que, quando eu era miúdo, foi campeão nacional de BTT ou DH ou lá o que foi e também não me parece que ele tenha chegado lá a andar a parar para ajudar tudo e todos.

Por fim, os "maratoneiros", qual é o mal? Maratona não é atletismo, tal como o sprint de 100m e o corta-mato? Porque é que no BTT deixa de ser BTT? Tenho amigos que praticam isso, que andam a semana toda a malhar no Cycling ou Spinning (consoante o ginásio onde andam) e ao fim de semana vão fazer trilhos que nunca mais acabam, mais parece a volta a Portugal mas por terra. E não os vejo menos divertidos por isso. Pelo contrário, gostam tanto que aquilo é quase todas as semanas.

Portanto, peço desculpa a todos os que possa eventualmente chatear, por andar aqui a desvirtuar o seu desporto, mas para mim BTT é andar numa bicicleta todo-o-terreno (e asfalto também é terreno). Se depois fazem DH, XC ou maratonas, vai do gosto de cada um.
 

Mach 4

New Member
Se há uma tabela, é para ficar na parte de cima, a menos que a tabela esteja ao contrário. Eu se tivesse que dar 10-0 ao meu melhor amigo, para me qualificar bem, dava sem pensar duas vezes e só esperava o mesmo dele.

Claro...nem que para isso se tenha de empurrar uns quantos gajos que só ali vão a "atrapalhar"...
ou,
nem que para isso se tenha de mandar para o chão lixo durante a prova toda porque "incomoda"...
ou,
nem que tenha de culpar as organizações ou criticar os outros adversários pela má classificação alcançada..
ou,
passar o tempo todo a mirar o ciclo-computador para ganhar + uns minutos e deixar passar ao lado os encantos dos locais por onde se está a pedalar.

Existe muita gente que só vai a esse tipo de provas porque podem andar muito "leves" por terem tudo á descrição, graças á logística das organizações...mas que no fundo nunca sentiram o verdadeiro, o puro e genuíno sentimento de gozar um btt a sério.

Acho que é este o ponto em que o user Nozes tentou passar com este tópico, e cito uma das passagens que mais gostei do seu post inicial :

…anda quando te apetece.Se gostas mesmo,vai-te apetecer quase sempre.Não te leves demasiado a sério.DIVERTE-TE,lembra-te de quando eras miúdo e andavas de bicicleta,será que já te esqueceste? Respeita os outros, a Natureza, a ti mesmo. Respeita a tua bike!

Resumindo - "Ride free...without pressures".
 
Last edited:

dah

New Member
eu concordo :D

tenho a minha bike btt e a maioria q tenho feito é por estrada mesmo ate para fazer exercicio.. agr se me quiserem chamar ciclista ou bttista ou padeiro ou pescador chamem o que quiserem pq vou de qq modo na minha btt contente pela estrada :p
 
Top