Tu não és um bttista

fgomes

New Member
Genial!

Deste o Titulo, ao qual, quando o lemos, pensamos "Mas o que é isto?!". Até ao último ponto final, pensamos "É bem verdade"

Parabéns
 

CaRLiToS B.

New Member
Nozes said:
Não sigas planos de treino feitos para profissionais,se não tens vida para isso_O mais certo é ficares saturado e largares a bike…anda quando te apetece.Se gostas mesmo,vai-te apetecer quase sempre.Não te leves demasiado a sério.DIVERTE-TE,...
Respeita os outros,a Natureza,a ti mesmo.Respeita a tua bike!

Acabaste de resumir o meu pensamento! Sei bem o que isto é!

Excelente texto :wink:
 

cat1

New Member
Palavras para quê :?: :!:
Está tudo dito :!:


Nozes, os meus parabens pelo magnifico texto :wink:


boas padaladas
 

RPires

Member
Ora aqui está um bom tópico para fazer reflectir muitos...mas em tom de desabafo, dúvido é que surta algum efeito na maioria...


Obg Nozes, pela iniciativa :yeah:
 

luis biclas

Elos Rápidos
Josant said:
No meu tempo...(confuso), em que o tempo das Bolas de Berlim traziam farinha a mais e creme em fartura, em que o meu Renault 5 (BT-00-13) de cor beije era uma preciosidade típica de um azeiteiro nos dias correntes, em que isto e mais aquilo é que era, etc ,etc...! É que era!!!

Mas calma! Os tempos mudaram, as pessoas mudaram, e com esta mudança de postura, de relacionamento de convívio, de contra informação generalizada entre o Zé da tasca, coitado que vive do rendimento mínimo (sortudo) e do Bancário que acaba por ter um empréstimo a uma taxa baixa e passa os dias a tentar vender produtos ao balcão, para que o chefe não lhe massacre a cabeça, mesmo aos fins de semana porque não cumpriu os objectivos, existe uma grande diferença. Até a palavra diferente é “diferente” do que era à 10 anos atrás.

E o que tem isto tudo a ver com o que acabei de escrever?

Nada! Rigorosamente nada nos dias de hoje! Talvez à 10 anos atrás dissesse alguma coisa, mas hoje não vale nada, não tem nexo(ou tem), não tem valor ou substantivo. Enfim vale o que vale!

Pessoalmente irritam-me os tipos que estão sempre a dizer: “ No meu tempo…blá,blá,blá, wiskas saquetas, ossos para cão…”.
E irrita-me porque se julgam numa classe superior, que são os primórdios de algo e que todos os outros estão errados. Viva a inteligência secular e artesanal, viva os pedais de plataforma, as forquetas rígidas, as rodinhas de apoio. Viva Salazar (neste caso particular, Viva!) Viva a Altis e a Vilar, e porque não as pastilhas elásticas Gorila! viva tudo isto e viva todos os outros que não tiveram isto mas que têm a oportunidade de agora praticar desporto, de conviver, de se auto-promoverem a nível de auto- estima e de se sentirem bem consigo mesmo! Viva!


Nada tenho contra os que compram uma bike toda “xpto” e nem sequer andam, que fazem todas as subidas e descidas à mão, que vão atrás dos outros e tentam ser melhores que os outros. Viva estes, porque enquanto fazem isto estão a elevar o seu próprio ego, a sua própria estima (2ª vez que uso esta palavra), estão a ser próprios e verdadeiros com aquilo em que acreditam.

Estão a ser FELIZES!

Ser “Bttista” não é pertencer a nenhum culto, a nenhuma religião e muito menos a nenhuma seita! Ser “bttista” é como ser “azeiteiro”, só o é quem quer e quem pode. As teorias do tempo analógico e intemporal já se evaporaram com as ondas electromagnéticas. Viva a evolução e a ocupação das pessoas, ora sendo como desporto, ora sendo como hobbie.


(...)

Também é a minha opinião.
Acho que cada um deve de fazer aquilo que gosta (ou pode), seja andar em estradão ou DH.
Eu por norma faço de (quase) tudo com a bicicleta, desde usar como meio de transporte até "corridas" com os amigos em alcatrão, passando por esses passeios gastronómicos acabando em descobertas de novos trilhos/caminhos mais ou menos acidentados.
Faço isto (andar de bicicleta, ou "praticar" BTT se assim poder chamar ) para me sentir bem comigo próprio, e não é por não descer aquela decida maluca, por ter medo que a bike não aguente, ou as pernas cedam de fraqueza, que me vou sentir inferior aos outros e não me vou deixar de considerar um BTTista
 

andrextr

Active Member
Ah ganda Nozes, havias de ter ido para filosofo pá! eheh :D

Pois, eu comecei a andar de bike em pequenino desde os 4 anos, e nunca deixei de andar até hoje (23 anos).

Sempre gostei de andar de bike, e nos anos 90 não havia internet, não havia esta divulgação que há hoje do BTT. Comprei a minha primeira revista de bikes em 1997, uma revista brasileira, tipo catalogo, que resumia todos os modelos daquele ano. Li essa revista tanta vez que perdi a conta.

Todos os videos de bikes que eu conseguia apanhar, por mais podres que fossem, eu via e gravava e re-via! Quando a internet começou a banalizar-se (há 10 anos atrás) começaram a aparecer os videos de bikes aqui no nosso cantinho, e quando arranjei o "New World Disorder 1" vi aquilo mais de 50x! Via todos os dias depois da escola!!! Hoje está tudo banalizado, tudo saturado de videos.

De bikes, já fiz um pouco de tudo. Já fiz cicloturismo de estrada, já fui adepto dos picanços, já sofri muito em cima da bike para chegar ao cimo primeiro sem que ganhasse alguma coisa com isso, e sem sequer ter tido tempo de olhar para a paisagem. Desisti da estrada depois de ter visto alguns acidentes e regressei ao BTT. Já fiz muito XC com bikes racings, já treinei muitas vezes sozinho, já participei numa maratona (1ª e ultima vez)... Enfim.... Fartei-me de dar o litro para andar rápido em estradas a direito sem ganhar nada com isso!!! E foi uma seca! :greg:

Contudo, o bichinho de algo mais agressivo, e a fome pela adrenalina sempre se mantiveram. Hoje pego na bike quando quero e quando me apetece, vou com os meus amigos no avacalhanço, subo a velocidade que quero, espero por eles no fim, ou vice-versa, faço 20 ou 30km numa manhã inteira.... Adoro passar obstaculos, quer seja a subir ou descer, divirto-me a descer que nem uma criança...e quando vejo algum trilho tecnicamente desafiante, não durmo descansado quando não for lá experimentar! Para mim é este o verdadeiro BTT, polivalente nas subidas e descidas, convivio com os amigos, natureza e entre-ajuda!

PS: na minha mochila vão sempre 2 toneladas de frutas e de sandes para a semana toda... não dependo das organizações para sobreviver e dito isto:

http://www.youtube.com/v/VjhhWXX-ANs
http://www.youtube.com/watch?v=VjhhWXX-ANs

:mrgreen:
 

Pedro Lima

New Member
O texto e bom....
Mas o btt e par todos pra quem quer e pode... no meu tempo o meu pai nao tinha gito par eu ter uma bike no meu tempo nao estava tudo tao acessivel como hoje no meu teu tinha que andar kilometros a pe pelo meio de campos pra ir pra escola no tempo nao havia consolas de jogos .... no meu tempo.......
O MEU TEMPO E O PRESENTE POIS O PASSADO JA LA FOI ...
ESSE TIPO DE DISCURSO FAZ ME LEMBRAR OS MEU AVOS...



PS:cada pode dar o sua opiniao mas nimguem pode dizer k e bttista por anda ha muito tempo nisso...
 

Diogo Rodrigues

New Member
Excelente tópico! eu ainda sou novo, mas sempre detestei essa ideia que muitos dos bettetistas de hoje tem.... onde é que está o sentido de aventura? que piada tem andar sempre pelos mesmos trilhos? não faz grande sentido comprar uma bike de enduro para meter umas rodas de estrada e andar sempre em alcatrão....Mas eu sei porque é que muitos fazem isso....é que no monte ao contrario de andarmos na estrada, ninguém vê a bike que temos...
 

pauloeste

New Member
O texto faz-nos de facto reflectir mas é, queiramos ou não, a opinião do NOZES.

Ando de bicicleta há mais de 30 anos e já fiz quase de tudo o que é possível fazer em bicicleta, tendo em conta as minhas limitações técnicas e físicas.
Olhando para o passado e para o presente não posso concordar inteiramente com o texto inicial.

Deixando-me de mais delongas apenas digo que a minha opinião coincide na integra com a do JOSANT que esboçou de modo mais abrangente a realidade.


Temos de perceber de uma vez por todas que os "bêtetistas" não são uma espécie, raça ou mesmo etnia, são isso sim um universo de pessoas que desfruta de um veículo que se move por acção do esforço humano e cada um vive essa realidade à sua maneira.

Como ser humano que sou também critico certos colegas; porque os considero pouco esforçados, tenrinhos, medrosos, porque têm medo da chuva, porque têm a mania que andam mais que os outros ou são sobranceiros.........etc.

Mas a realidade é que temos de saber viver uns com os outros. Não há volta a dar-lhe.


Tudo se resume no RESPEITO PELOS OUTROS E PELO SEU MODO DE ESTAR, desde que as liberdades de uns não colidam com as dos demais.

Tenho dito.

Paulo Estêvão.
 

INTERCEPTOR

New Member
Não sei porque é que o pessoal perde tanto tempo a criticarem-se uns aos outros. :evil:

Não me senti ofendido com o texto........ EU SOU BTTISTA!!!! :mrgreen:

Resposta ás criticas:

Querem single`s :?: :arrow: Vão a Minde.

Querem pedalar sózinhos pelo Mato :?: :arrow: Quem vos está a impedir :?:

Ao ler o texto tive a sensação de que a critica é para as "Maratonas Organizadas" e não para os "Bttistas" :roll:

Se uma pessoa levar no Cx uma vez por ano é Paxxleiro :?:

E se uma pessoa fizer Btt uma vês por ano :?:

Ser BTTISTA:

Indivíduo que pedala em TODO O TERRENO numa bicicleta de BTT :shock:

BTT :arrow: BICICLETA TODO TERRENO

TODO O TERRENO :arrow: MATO E ESTRADA

Viva a liberdade de se ter a bicicleta que queremos e de podermos enfia-la nos caminhos que entendermos.

Não reclamem.... INOVEM :twisted:

Até breve.
 

helio69

New Member
Desculpem lá, mas quem se sentiu criticado pelo texto acho que é um bocado curto em termos de interpretação do mesmo.

Eu acho que o texto não era critica nenhuma, mas sim, um reflexão pessoal sobre o BTT, sobre como vemos o BTT e como nos integramos nesta actividade. Acho mais, que seria quase como uma auto-critica, uma autobiografia bttistica que outra coisa qualquer.

Posso estar enganado, mas foi assim que eu vi as coisas.
 

Nozes

Active Member
Boas!

Obrigado a todos os que dispensaram tempo a ler o texto e a comentar.

Este tópico podia ter tido por título "Que bttista és tu?" ou "Serás tu um bttista?".Fui obviamente para um título mais controverso,mais por ser chamativo do que depreciativo
É claro que não sou,acho que ninguém é,uma "Alta Autoridade do BTT",nem tenho direito a dizer quem é ou não praticante da modalidade.O meu objectivo foi despertar a consciência nas pessoas a quem me refiro no texto para um mundo muito mais abrangente,e (no meu entender),divertido e entusiasmante,dentro desta modalidade.Eu sei que passada esta "febre",este desporto perderá muitos praticantes,como já sucedeu noutras alturas.Alguém que apenas pega na bicicleta para treinar,com o objectivo de fazer um bom resultado na próxima prova (ou passeio...),é muito difícil que se mantenha com o mesmo entusiasmo durante muito tempo.Digo isto olhando para alguns conhecidos meus,é neles que baseei este texto.Uns já abandonaram,outros vejo-os saturados.
Não vejo como pode alguém divertir-se num percurso de 80km de estradão,como por exemplo a maratona aqui em Santarém.Isto não consigo conceber.

Mas é claro que existe lugar para todos,nem eu disse o contrário!
E sim,tenho saudades de algumas (poucas) coisas do antigamente...há mal nisso?

Boas pedaladas,e muito divertimento para todos!
 
Top