Truques e dicas que usam para atacar as subidas em SS

max

Elos Rápidos
Contem lá quais os truques, dicas ou mesmo algum segredo que tenham e que utilizam para fazer aquela subidita que vos deixa com a língua de fora, completamente exaustos.:D*

Eu por exemplo, quando me aproximo de uma subida e prevejo que ela é um pouco mais difícil, tento logo de inicio ganhar o máximo de balanço possível.
Outro ponto importante é não ter ninguém à nossa frente, porque o andamento de uma bicicleta com velocidades, "normalmente" é mais lento do que a nossa o que nos atrapalha bastante e cansa muito mais.
E acima de tudo, aprecia a dor e sorri :eish::mrgreen:
 

EZrider

Member
Por aqui é igual, balanço com fartura quando dá, e depois vai a mão lol.

Mas estou a ponderar seriamente passar a SS para 1x7 :eek:
 

fabio viana

Well-Known Member
Enquanto andei em SS, o meu truque era acelerar o maximo possivel antes da subida e depois tentar manter o mesmo ritmo, quando derrapava, olha desmonta-se e aprecia-se a paisagem :D
 

paulo calado

New Member
olá,
eu desmonto poucas vezes, mas raramente subo muito depressa. agora que penso nisso, acho que nunca ando muito depressa :D
um aspecto importante é aprender a ser paciente e a pedalar no mínimo de rotação.em alguns casos no limite do equilíbrio.
é claro que nas rampas curtinhas o balanço faz a maior parte de trabalho (se o piso ajudar).
depois de uma voltinha com uma 26" rígida em que tive a companhia de 3 multi-speed full susp., em trilhos de pedra (PNSAC), confirmei isso mesmo: a disciplina para manter um ritmo certinho é vital. na pedra solta convém ir mais depressa, nas pedras grandes ou compactas, em tempo seco, aquilo tem aderência q.b. ...
para outros tipo de piso (aquilo a que certas pessoas cá da zona chamam "trilhos alcatifados") não tenho grandes conselhos a não ser usar pneus que potenciem a tracção atrás e que tenham grande volume à frente, particularmente para forquetas rígidas. eu uso um 2,35 à frente, mais parecido com um 2,5, e acho preferível. nem vou falar do meu sistema anti-furo, mas pneus mariquinhas é que não.
resposta generalista: manter a calma e pedalar com força.
 

paulo calado

New Member
o sistema anti-furo foi, até há pouco tempo, uns specialized enduro 2.1 DENTRO de uns maxxis crossmark 2.25...
agora são dois pneus slick 1.75 DENTRO de um merida trail 2.2 atrás e um chong-chiang (inventei o nome, mas é parecido) chinês 2.35, que, como disse, parece 2.5. e gel anti-furo, claro.
algo me diz que os weight-weenies estão capazes de me crucificar e até as pessoas mais normais podem torcer o nariz a isto, mas não me incomoda.
aliás, já desenrasquei muita gente que insiste em vir para estas bandas com pneuzinhos "pele de batata" 1.85...
para perceber a minha posição talvez ajude ver uns videozecos que eu coloquei por aqui...
 

red46

Member
Boas.

paulo calado, se precisares/quiseres, tenho 2 Specialized Enduro 2.3 a ganhar pó.

Cumprimentos
 

Joseelias

Well-Known Member
EDIT: Percebi agora que isto era para SS - bom a maior parte deve-se aplicar de qualquer forma

Tudo vai depender um pouco do tipo de piso que vais atacar, a distância e a inclinação. Mas de forma geral para subir há algumas coisas importantes a fazer.

- Antecipar a rota caso o trilho tenha regos ou obstáculos. Isto é, não passar o tempo a olhar para baixo. Se o piso é irregular e tem obstáculos o cansaço e a baixa velocidade impedem de ser ágil manobrar a bicicleta e corrigir erros. Assim se 15 metros à frente há um rego grande ou um ramo começa já pensar onde ou como vais passar por ele.

- Pedalar de forma regular e estável para não cansar tanto, manter a bicicleta colada ao chão com tracção e evitar que a roda de trás fuja ao derrapar para dentro de regos bem como "gingue" o que a faz perder velocidade.

- Com pedais de encaixe pedalar redondo, isto é, não bombar com o pé que baixa mas enquanto um pé baixa o que está atrás puxa o outro pedal para cima para manter a velocidade regular e a estabilidade da bicicleta.

- Usar mudanças leves para não cansar tanto já que o corpo humano tem mais capacidade de resistência que de potência pois consegue fazer muitas vezes um movimento leve, mas poucas vezes um movimento pesado. Para além do mais caso se pare ou perca velocidade por causa de um obstáculo consegue-se manter a bicicleta em movimento e o equilíbrio.

- Em terrenos soltos evitar pedalar de pé ou sair do selim a menos que seja imprescindível para descomprimir as pernas por uns segundos, ou tirar um pouco de peso da roda de trás para se passar um obstáculo. Neste último caso tem que se ganhar velocidade antes - situação normalmente penosa.

- Adoptar uma posição de subida rodando os cotovelos para baixo e junto ao corpo e com uma posição de quase 90º de forma a baixa o tronco. Isto aumenta a força aplicada nos pedais.

- Se a roda da frente quiser levantar, sentar mais na ponta do selim. É desconfortável mas faz o trabalho.

- Usar extensores no guiador que ajudam imenso nas subidas, seja para fazer força, seja para mudar a posição das mãos e corpos para ajudar a descomprimir. No entanto há quem não goste do risco que estes potencialmente têm nas descidas por poderem prender-se em ramos.

- Em últimos caso e não menos importante, insultar e chamar nomes à subida, à bicicleta por causa do peso e da falta de mudanças mais leves e por não ter motor, insultar a pernas por não fazerem o que lhes ordenamos e insultar o amigo que nos levou até aquela subida acusando-o de tentativa de homicídio. Caso seja um grupo, organizarem-se para praxar o "engraçadinho" depois de se conseguirem levantar do chão e limparem as formigas que entretanto já vos estão a tentar arrastar para o formigueiro para terem um jantar reforçado.

Este último ponto foi totalmente inventado, nunca aconteceu nada de semelhante comigo e nego se alguém disser que sim... :D :D :D
 

EZrider

Member
@Paulo Calado, eu compreendo perfeitamente, e nem é preciso ir para o reino da pedra, eu também prefiro fazer as voltas sem paragens dessas e emagrecer eu, do que a bike ter 1 kilo a menos. Há um ano atrás exactamente, passei a usar camaras de ar de DH da Rubena, e até hoje, nem um furo.
 

paulo calado

New Member
red46...
claro que quero!
tenho montados na multi-speed (para zonas mais planas a minha relação ( 33-18 ) é muito leve) uns michelin que causaram, na maratona de portalegre de ... 2008 (!) a seguinte conversa: rider x - esses pneus são semi-slick?; eu - são mais semi-podres...
e 2.3 ainda cabem no quadro.
 
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