EDIT:
Percebi agora que isto era para SS - bom a maior parte deve-se aplicar de qualquer forma
Tudo vai depender um pouco do tipo de piso que vais atacar, a distância e a inclinação. Mas de forma geral para subir há algumas coisas importantes a fazer.
- Antecipar a rota caso o trilho tenha regos ou obstáculos. Isto é, não passar o tempo a olhar para baixo. Se o piso é irregular e tem obstáculos o cansaço e a baixa velocidade impedem de ser ágil manobrar a bicicleta e corrigir erros. Assim se 15 metros à frente há um rego grande ou um ramo começa já pensar onde ou como vais passar por ele.
- Pedalar de forma regular e estável para não cansar tanto, manter a bicicleta colada ao chão com tracção e evitar que a roda de trás fuja ao derrapar para dentro de regos bem como "gingue" o que a faz perder velocidade.
- Com pedais de encaixe pedalar redondo, isto é, não bombar com o pé que baixa mas enquanto um pé baixa o que está atrás puxa o outro pedal para cima para manter a velocidade regular e a estabilidade da bicicleta.
- Usar mudanças leves para não cansar tanto já que o corpo humano tem mais capacidade de resistência que de potência pois consegue fazer muitas vezes um movimento leve, mas poucas vezes um movimento pesado. Para além do mais caso se pare ou perca velocidade por causa de um obstáculo consegue-se manter a bicicleta em movimento e o equilíbrio.
- Em terrenos soltos evitar pedalar de pé ou sair do selim a menos que seja imprescindível para descomprimir as pernas por uns segundos, ou tirar um pouco de peso da roda de trás para se passar um obstáculo. Neste último caso tem que se ganhar velocidade antes - situação normalmente penosa.
- Adoptar uma posição de subida rodando os cotovelos para baixo e junto ao corpo e com uma posição de quase 90º de forma a baixa o tronco. Isto aumenta a força aplicada nos pedais.
- Se a roda da frente quiser levantar, sentar mais na ponta do selim. É desconfortável mas faz o trabalho.
- Usar extensores no guiador que ajudam imenso nas subidas, seja para fazer força, seja para mudar a posição das mãos e corpos para ajudar a descomprimir. No entanto há quem não goste do risco que estes potencialmente têm nas descidas por poderem prender-se em ramos.
- Em últimos caso e não menos importante, insultar e chamar nomes à subida, à bicicleta por causa do peso e da falta de mudanças mais leves e por não ter motor, insultar a pernas por não fazerem o que lhes ordenamos e insultar o amigo que nos levou até aquela subida acusando-o de tentativa de homicídio. Caso seja um grupo, organizarem-se para praxar o "engraçadinho" depois de se conseguirem levantar do chão e limparem as formigas que entretanto já vos estão a tentar arrastar para o formigueiro para terem um jantar reforçado.
Este último ponto foi totalmente inventado, nunca aconteceu nada de semelhante comigo e nego se alguém disser que sim...