Nunca é demais recordar amigos ruipiu e Jaires...
http://www.forumbtt.net/showthread.php?4545-Advert%EAncia-aos-que-n%E3o-s%E3o-doidinhos-do-peso!!
Nem todos temos as mesmas posses ou orçamento para tirar peso à bike. Contudo existem inúmeras maneiras aceitáveis de o fazer sem gastar muito dinheiro... Tal como o Telmo referiu:
Das quais concordo e passo a justificar:
- Tirar os mostradores das mudanças e substituir o parafuso por um de ergal;
perfeito mantém a funcionalidade e a redução de peso para a peça em questão é significativa:
-Desviadror Tr: furar as roldanas, substituir parafusos das roldanas e do aperto do cabo por uns de ergal;
tudo ok menos furar as roldanas... Não compensa o trabalho e umas já furadas compradas on-line saem a bom preço, de resto mantém a funcionalidade;
-Desviador Fr: tirar o batente dos parafusos de afinaçao, fazer 1/2 furos, substituir o parafuso do aperto de cabo por um de ergal e o parafuso que aperta o desviador ao quadro por um de titanio;
ok dependendo do modelo se dá ou não para furar ou tirar material sem colocar em causa a integridade e funcionamento da peça. De resto bem pensado e iria mais longe colocando um parafuso de ergal também no desviador;
-Travoes disco: encortar os cabos, substituir os parafusos das manetes por uns de ergal e os da bomba em titanio;
Perfeito colocar cabos à medida que para além de ficar mais leve estética fica melhor. De resto ergal e Ti nos sitios mencionados tira-se bastante peso em comparando com material em aço;
-Nos discos meter 4 parafusos de titanio e os outros dois de ergal;
Uma boa opção podendo mesmo ser tudo em Ti para segurança extra mas está ok;
-Retirar os autocolantes da suspa, roda e quadro;
por vezes melhora a estética e retira mais peso do aquilo imaginamos... Se calhar pode ser a diferença entre um par de rodas ser sub-1000grs ou não. Nada descabido! Basta ir aos foruns WW estrangeiros para ver muitas bikes sem autocolantes nas rodas;
-Furar os pratos da pedaleira;
Não diria furar mas desbastar algum material que estivesse a mais sem colocar o bom funcionamento e integridade da peça em causa;
-Colocar parafusos de titanio no avanço;
Uma boa sugestão que faz a diferença especialmente no avanço. Num Syntace F99 com um kit de parafusos em Ti são menos 8 gramas em comparação com os parafusos em aço... È a diferença para o avanço ser sub-100 ou não em certas medidas;
-Retirar as tampas do guiador e bar-ends;
Todas concordo parcialmente... Falta aí a substituição por umas tampas em carbono ou umas "home-made" feitas em cortiça;
Não percebo porque que cairam em cima do rapaz a criticar as opções/sugestões dele... Na grande maioria das vezes a redução do peso não se sente na performance da bike... Contudo nesta parte do forum o que está em causa é a construção de uma bike mais leve. E todas os gramas a menos são bem-vindas! Porque grão a grão.... Portanto se não concordam ou acham completamente ridiculas bem podem ir para outra parte do fórum em que não é dada tanta importância à redução de peso na bike!
Cumprimentos "leves".