Truques caseiros para tirar peso à bike

nogueira.nuno

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Não, nem quiz dizer nada disso, que era uma copia ou parecido, apenas disse por dizer e ainda bem porque assim explicaste o que fizeste e devido a quê( que ainda foi mais interessante) porque para falar verdade nem me tinha apercebido da diferenca da instalação que neste caso e para todos os restantes Ímans do mercado. Fixe ;)
 

telmo gomes 23

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Boas

Bem o medo é uma cena que a mim nao me assiste mas mesmo assim sempre que se possa tirar gramas é prá frente!

Eu tambem sou maluco pelo peso, o problema é que é bastante raro tirar umas gramas mas ultimamente tenho tirado umas e sei algumas coisas que ate ja aqui foram anunciadas.

-Tirar os mostradores das mudanças e substituir o parafuso por um de ergal;
-Desviadror Tr: furar as roldanas, substituir parafusos das roldanas e do aperto do cabo por uns de ergal;
-Desviador Fr: tirar o batente dos parafusos de afinaçao, fazer 1/2 furos, substituir o parafuso do aperto de cabo por um de ergal e o parafuso que aperta o desviador ao quadro por um de titanio;
-Travoes disco: encortar os cabos, substituir os parafusos das manetes por uns de ergal e os da bomba em titanio;
-Nos discos meter 4 parafusos de titanio e os outros dois de ergal;
-Retirar os autocolantes da suspa, roda e quadro;
-Furar os pratos da pedaleira;
-Retirar as tampas do guiador e bar-ends;
-Colocar parafusos de titanio no avanço;

E como isto ha mais coisas mas é preciso ser maluco para fazer isto. hehehehehehehe
As vezes a electricidade que se gasta com o brebequim a furar coisas nao compenssa as gramas a menos XD

BTT_é_VIDA
Boas pedaladas
 

C.Orelhas

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Isto foi as 3 coisas mais tontas que eu já vi, desculpa lá..

-Retirar os autocolantes da suspa, roda e quadro;
-Furar os pratos da pedaleira;
-Retirar as tampas do guiador e bar-ends;

E no fim em vez de teres estilo com peso baixo, tens uma bike tipo de cigano, sem metade das peças só para teres peso baixo não ?
 

telmo gomes 23

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a minha bike pode ser tipo cigano ou nao mas eu gosto dela como esta!

algumas coisas sao so ideias, mas se as pusermos em pratica consegue-se baixar umas gramas!
 

luis biclas

Elos Rápidos
Telmo, o valor que gastas nesses parafusos todos não vale mais investir num qualquer componente superior ao que tens?
Não perderás mais peso do que trocares esses parafusos todos?
 

Kamoes

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Na minha humilde e modesta opinião , só compensa trocar os parafusos quando o resto do material já atingiu um nível bastante alto.
Ou então trocá-los quando ficam ferrugentos (no caso dos parafusos de aço).

Gastar 40€ em parafusos para perder 30g é estúpido quando se consegue perder mais peso noutro lado e com muito mais rendimento.

Mas isto é apenas o que eu acho, que não percebo nada disto.

Andar sem tampas de guiador é suicídio.
 

HR

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Não estou a perceber qual é o stress em fazê-lo? Há pessoal a retirar verniz dos quadros, a maquinar peças durante horas para tirar uns gramas (poucos), chegam a tirar/cortar "tacos" de pneus para os tornar mais leves... e qual é o problema? Eu sinceramente não vejo nenhum... se a retirar os autocolantes das rodas e suspensão saírem 10 ou 15g a determinado altura da redução de peso já é uma grande descida e pelo menos neste caso a custo 0.

"Just my 2 cents"

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

Jaires

Member
É o meu ponto de vista, apesar de achar completamente ridiculas muitas das ideias para retirar gramas que nem sequer sentem a diferença, aceito a vossa opinião.
 

Marreiros

Active Member
Nunca é demais recordar amigos ruipiu e Jaires...

http://www.forumbtt.net/showthread.php?4545-Advert%EAncia-aos-que-n%E3o-s%E3o-doidinhos-do-peso!!

Nem todos temos as mesmas posses ou orçamento para tirar peso à bike. Contudo existem inúmeras maneiras aceitáveis de o fazer sem gastar muito dinheiro... Tal como o Telmo referiu:

Das quais concordo e passo a justificar:

- Tirar os mostradores das mudanças e substituir o parafuso por um de ergal; perfeito mantém a funcionalidade e a redução de peso para a peça em questão é significativa:

-Desviadror Tr: furar as roldanas, substituir parafusos das roldanas e do aperto do cabo por uns de ergal; tudo ok menos furar as roldanas... Não compensa o trabalho e umas já furadas compradas on-line saem a bom preço, de resto mantém a funcionalidade;

-Desviador Fr: tirar o batente dos parafusos de afinaçao, fazer 1/2 furos, substituir o parafuso do aperto de cabo por um de ergal e o parafuso que aperta o desviador ao quadro por um de titanio; ok dependendo do modelo se dá ou não para furar ou tirar material sem colocar em causa a integridade e funcionamento da peça. De resto bem pensado e iria mais longe colocando um parafuso de ergal também no desviador;
-Travoes disco: encortar os cabos, substituir os parafusos das manetes por uns de ergal e os da bomba em titanio; Perfeito colocar cabos à medida que para além de ficar mais leve estética fica melhor. De resto ergal e Ti nos sitios mencionados tira-se bastante peso em comparando com material em aço;

-Nos discos meter 4 parafusos de titanio e os outros dois de ergal; Uma boa opção podendo mesmo ser tudo em Ti para segurança extra mas está ok;

-Retirar os autocolantes da suspa, roda e quadro; por vezes melhora a estética e retira mais peso do aquilo imaginamos... Se calhar pode ser a diferença entre um par de rodas ser sub-1000grs ou não. Nada descabido! Basta ir aos foruns WW estrangeiros para ver muitas bikes sem autocolantes nas rodas;

-Furar os pratos da pedaleira; Não diria furar mas desbastar algum material que estivesse a mais sem colocar o bom funcionamento e integridade da peça em causa;

-Colocar parafusos de titanio no avanço; Uma boa sugestão que faz a diferença especialmente no avanço. Num Syntace F99 com um kit de parafusos em Ti são menos 8 gramas em comparação com os parafusos em aço... È a diferença para o avanço ser sub-100 ou não em certas medidas;

-Retirar as tampas do guiador e bar-ends; Todas concordo parcialmente... Falta aí a substituição por umas tampas em carbono ou umas "home-made" feitas em cortiça;

Não percebo porque que cairam em cima do rapaz a criticar as opções/sugestões dele... Na grande maioria das vezes a redução do peso não se sente na performance da bike... Contudo nesta parte do forum o que está em causa é a construção de uma bike mais leve. E todas os gramas a menos são bem-vindas! Porque grão a grão.... Portanto se não concordam ou acham completamente ridiculas bem podem ir para outra parte do fórum em que não é dada tanta importância à redução de peso na bike!

Cumprimentos "leves".
 

essence_s

New Member
Xii, o homem passou-se!
Mas n deixa de ter razão, estamos aqui para desenvolver ideias na guerra contra o peso;é natural que umas pareçam mais descabidas que outras.
Critiquem de forma construtiva sem "cair em cima" de quem dá uma ideia mais rebuscada, agora chega de conversa e venham de lá mais umas ideias para tirar peso com poucos euros!
 

Jaires

Member
Marreiros a minha intenção não é de maneira alguma implicar por o pessoal querer tirar umas gramas, e peço desculpa se foi isso que dei a entender.
É óbvio que sempre que mude de material pense em algo mais leve e também penso em reduzir o peso da minha bicicleta. Mas existem ideias que simplesmente não entendo, pois acho que que por uma coisinha minima de peso tiram a piada á bike.
Mas não vou continuar a falar sobre este assunto, cada um sabe de si e é livre de fazer o que quiser.
Peço novamente desculpa.
Abraço
 
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