Truques caseiros para tirar peso à bike

marau

New Member
deve de haver algo que estou a percebermal como é que tiras o tubo do eixo intregado?? depois apertas o crank do lado esquerdo onde??
 

Alf

Active Member
O único "tubo" que dá para tirar é este:

shimano%20da%207800%20ht%202%20b%20cups.jpg


Nessa foto, a peça preta entre as duas roscas. Nos shimano é bastante leve, portanto acredito que pese só 7g :wink:
 

marau

New Member
pois é desse mesmo que eu estava a falar sim pesa memso as 7grms por ser em plástico. na fsa tambem usa mas este já é em aluminio o que decerteza pese umas 20grmas. eu uso as duas marcas de pedaleiros e nenhum com esse tal tubinho.
 

nogueira.nuno

Active Member
Eu ja uma vez disse no meu Topico logo no inicio penso que tinha tirado esse mesmo tubo do meu eixo pedaleiro Hope que neste caso é de alumino e peso muito mais e essa foi uma das razões, esse tubo é bom mas é para proteger das aguas que entram por dentro dentro do quadro e serve um pouco como guia dos rolamentos para aplicação no quadro. Acho que uma boa inspecção á zona de vez em quando e um pouco de massa nessa area interna dispensa o uso do Tubo, Guia, Protector ou lá como queiram chamar!!
 

Phalhas

New Member
Boas.

Esse tubo nos quadros em carbono não faz lá falta nenhuma, pois quase todos têm o eixo vedado.

Nos quadros em alumínio, titânio ou "aço", dado que o eixo não é isolado deve ser usado para proteger os rolamentos.

Abraço
Rui
 

Phalhas

New Member
Pois, fazem bem, eheh, força nisso.

Eu tive de o montar novamente por necessidade, :hehe: (aguardam-se novidades)

Abraços leves

Rui
 

jmserra

New Member
Eh pá... por natureza os rolamentos do XT já agarram com alguma facilidade... o meu tubo fica! Antes mais meia dúzia de gramas que andar a gripar (mais :evil: já vão 3...) rolamentos... é que sem isso entra a água e a porcaria toda lá para dentro!

Abraço!
 

Diogo Rodrigues

New Member
Já vi aqui dos mais variados truques para tirar peso, alguns deles considero mesmo cómicos e ridículos, como os furinhos....
Para poupar umas 100 gramas é rapar o cabelo antes das provas.... :lol:
Agora a sério, lembrei-me de vários truques que podem ser feitos, tais como:
-Levar apenas a quantidade de àgua que achamos necessária até ao próximo reforço.
-Usar uma mala de ferramentas pequena para obrigar a levar só mesmo o indispensável
Os outros penso que já foram ditos aqui em posts anteriores.
Penso também, que, na minha modesta opinião, o que nos devemos preocupar mais é com as rodas e os pneus, pois, isso sim influencia o andamento, não interessa ter a bike toda furada, levamos umas rodas pré-históricas e uns pneus de downhill.
 

João Ezequiel

New Member
ola, sou membro recente neste forum e não pude deixar de participar neste tema.
Grandes truques aqui ditos anteriormente e ja agora digo aqui alguns k ainda não foram mencionados e k tenho feito nas minhas 3 bikes de modalidades diferentes sem problemas de resistencia até agora (peso84kg),
como:
-- furar o aro da roda da fr com furos de (6mm a 8mm) de diametro, depende muito do peso da pessoa e a modalida em questão...etc;
-- furar o guiador na zona debaixo dos punhos (não se vê por isso não estraga a estética), começando com furos do centro do guiador para fora e aumentando pogressivamente até a extremidade do guiador (2furos de 5mm, 2furos de5,5.....no máx 7mm), para quem usa extensores tem de deixar uma margem de 3cm na extremidade, se o guiador alguma vez partir parte sempre na zona do avanço;
-- furar o espigão de selim longitudinalmente, o furo mas pequeno deve situar-se na marca limitadora de segurança e de por exemplo 4mm e ir subindo no espigão de 2 em 2 furos aumentado estes 0,5mm, ou seja (4 4 4,5 4,5 5 5...máx7mm), é obrigatório um pedaço de cortiça na extremidade do expigão por causa dos salpicos de agua k a roda lança para esta zona, e a peça k agarra os carris do selim também ai é possivel fazer 2 furos de 7/8mm;
-- numa bike de cicloturismo k tenho fiz furos nos cranks, tambem do mais fino furo de 6mm até o maior de 9mm;
-- furar o avanço nos pontos onde está material a mais/desnecessário sem prejudicar a sua resistencia;
-- furar os pedais plataforma (quem os usar) em k é possivel fazer furos de 3mm até 8mm;
Todos os truques k ja li aqui são bastantes originais e criativos.
Os truques aqui ja mencionados e os k eu mencionei hoje todos eles em conjunto dá para obter uns bons resultados finais.
Eu também os faço e fica sempre o conseito de k é possivel tirar peso á bike sem gastar dinheiro, mas um pouco de paciência, originalidade e conceitos de fisica k tudo se faz.
 
Top