Truques caseiros para tirar peso à bike

jpsantos

New Member
barney said:
mas se "encurtarem" o volante ganham umas gramas

A propósito desta frase lembrei-me de uma conversa de café (ou melhor de biclas) em que se falava dessa medida pois ia "regular" o volume da caixa torácica, se tiver muito pequena o teu volume de caixa diminui... portanto é como tudo ... uma questão de compromissos. já agora se alguém quiser complementar agradecia visto não q não tenho
conf (8).gif
conhecimentos nesta área das geometrias/medidas




João Santos
 

tkul

Utilizador Banido
Li agora as 7 páginas :shock:

- Penso que qq redução de peso versus eficácia, não merece a pena!
- Pneus semi-slicks, só se forem para estradões, pq de resto não funcionam.
- Acima de tudo, existe um ponto... a partir do qual gasta-se imenso dinheiro para tirar gramitas que não se irão notar! apenas a nível psicológico.

Não falam em câmaras de ar... pq deve andar tudo com tubeless...
De qq forma, para quem ainda usa esse dispositivo, aqui é onde vale a pena investir uns cobres. Existem câmaras leves perto das 100 grm, conseguindo sacar de uma câmara original qq coisa como 100 grm em cada roda.
Isto é peso que se nota. A massa e inércia reduzem imenso, fazendo a bike mais:

rápida a subir de velocidade
rápida na mudança de direcção

Ser rápido, é preciso ser leve?
Penso que não...
Ser rápido a subir, descer e tudo mais, é preciso ter uma bike homogénea -->

Trave bem
Curve bem
Ergonómica de forma a sentirmos bem nela
Confortável para aguentarmos horas sentados nela
Durável e fiável, para não ficarmos empenados

E com isto o que quero dizer:

Poupar nuns punhos 20/30 ou mesmo 50/60 grms? E o que se perde? A sensibilidade, o feeling/tacto? Penso que é preferível comprar punhos que dêem esse toque mágico do que usar punhos XPTO para reduzir o peso!
Cortar os volantes? Se forem mesmo mais longos, pq não?
Usar pneus leves que não agarram nada? Ou nos sentimos mais inseguros para poupar umas gramitas?

Mas depois usamos sistemas de pedaleiros super-rígidos, quando um sistema "old-school" (quadrangular) bate aos pontos em termos de peso! Se conseguirem notar a rigidez não aconselho trocar. Mas para um comum mortal que pese abaixo dos 75/78 kg penso não vãom notar. BBs com 110 grm, cranks com 400 grm, ou mesmo 380 grm? um sistema integrado abaixo das 760 grm, são mais caros (upa,upa, puxadote!!) mas tb mais rígidos! Mas se não notarmos...

Cortar parafusos, furá-los no seu interior... etc... para quê? Poupar 20/30 grm no total?

Apenas acho que vale a pena investir em equipamento que realmente se note a redução de peso - Rodas preferêncialmente. E quando passamos a barreira dos 10,5kg, começamos a gastar quantidades absurdas de dinheiro, para tirar gramas!

Se já forem magros... treinem mais.
Se for para o factor psicológico, treinem com rodas/pneus/cÂmaras bem pesadas! E vão ver quando trocarem até "voam" :lol:


é apenas uma opinião de quem já teve essa pancada, e agora anda numa bike que pesa 14,5 kg e 150 mm de curso frente e trás. Uma verdadeira BTT, e muito confortável e divertida! É claro que mantenho a minha bike "antiga" com menos de 11 kg... mas nada me diverte como a "outra"!!
 

esquilas

Member
Boas

O que o tkul diz tem uma certa razao, menos na parte das cameras super light. Isso eh das maiores banhadas que andam por ai. Tiras 100gr mas levas com uma porrada de furos por volta.

Eu conheço eh pessoal que mesmo em xc de competiçao utiliza aquelas cameras/tijolos de dh pra nao ter furos, acho que cada camera pesa 1/2 kilo. Tambem eh demais, mas cada um com a sua mania
 

RockShox

New Member
Bem.... 100g sao 100 clips! 100 clips numa etapa em linha de 180km, sao cerca de 4minutos e 30 segundos! Agora cabe a cada um decidir 8)
 

esquilas

Member
Boas

Pois 100g sao 4mn 1/2 e um furo eh quanto tempo??

Bem a menos que tenhas a assitencia dos gajos da formula 1 eh gajo pra ser mais, fora a camera que tens de levar pra remendar o furo, bomba e se calhar outra camera, nao vah o diabo tece-las.

Como diz um colega meu: cameras pele de p***a nao me convencem :mrgreen:
 

RockShox

New Member
Esquilas, sim, mas n me estou a referir a nenhum caso em especial! Mas para quem anda na frente, o peso faz diferença! É a minha modesta opiniao! Nao sou nenhum fanático do peso...
 

RockShox

New Member
Não sou eu que digo... sao os gajos da Discovery :p Se é verdade ou nao... pois, isso ja me transcende :p agora, acho que é preferivel ter uma bike fiável e eficaz.... do que uma pena... de longe!
um abraço
 

tkul

Utilizador Banido
Boas!

Falei de câmaras leves porque é raro ter furos… e os que tive até hoje (e já lá vão +19 anos de BTT) contam-se pelos dedos da mão os que tive e o pneu vazou logo!
Eu sei… eu sei, é uma grande sorte (é para compensar outros lados, heheheh!)!
Por isso falei em câmaras leves mas sem ser as de Látex. Essas perdem ar mesmo com a bike parada, que não é nada bom!
Uma câmara que eu considero leve e pesa em média 130 grm são as Torelli, como exemplo.

Existem outros locais onde poupar peso… como por exemplo nipples (embora pense que toda a gente anda com nipples em alumínio! Existem muitas rodas com elas em latão e que se podem assemelhar-se a alumínio!)

Depois… bem depois temos de ver uma coisa ainda mais importante que gramas e isto deve ser interessante para pessoal de Marathonas/Raids e resistência que é:

A fórmula mais simples de se andar mais e durar mais e embora seja básico… penso que nunca é demais lembrar.
Basicamente para andar, é preciso vencer várias forças como:

- Resistência/atrito das partes móveis
- Resistência aerodinâmica
- Resistência/agarre do pneu – principalmente o tamanho dos pitões dos pneus

A resistência das partes móveis temos vários pontos onde podemos incidir:

- Eixo dos pedais
- BB ou eixo pedaleiro
- Eixo das rodas
- Eixo das rodas do desviador trás
- Corrente

Em todos eles temos de ter fiabilidade! Mas, e como já podem ter verificado, existem diferenças abismais entre produtos que ao princípio podem ser semelhantes.
Infelizmente não existe um teste sobre resistência, mas normalmente estão directamente relacionados com os vedantes. Quantos mais, mais fiabilidade, mais kms… mas mais atrito.
Actualmente merece a pena mexer nos rolamentos das rodas, e nos eixos pedaleiros. Os restantes também importantes mas com menos percentagem na equação.
Uma corrente bem lubificada… e se possível limpa (muito!), e parafinada.
Não vou falar de desgaste porque vou assumir que está tudo em ordem.

A seguir vem a resistência aerodinâmica.

Aqui à pouco a fazer, principalmente quando falamos em BTT e as velocidades praticadas… não é? Mas em tantos kilómetros fazem-se sentir as diferenças!
Raios espalmados ou os aero (embora sejam muito mais difíceis de laçar!!)
Pneus com os pitões menos sobressaídos e aqui prevalece o bom senso. Ou seja… é preciso que agarre, mas quanto mais “knobby”/pitões tiver for o pneu… mais resistente este se torna. Usar pneus usados… ou mesmo cortar alguns pitões, é uma das possíveis soluções.
Jantes aero e que tampem os niples.
Discos são mais aerodinâmicos que cantilevers e Vbrakes… embora mais pesados é verdade… mas uma vez não existem estudos sobre as vantagens aerodinâmicas versus peso!

E depois disto tudo ainda temos de adicionar outros factores como por exemplo:

- Geometria e medidas de quadros – Isto é mais importante que peso do quadro, dado que pode tornar a bike mais eficiente do que 200 ou 300 grm a menos!
- Ergonomia e conforto (banco/punhos/pedais/manípulos/suspensão/etc…)
- Modo de pedalar – Ergonomia-fisonomia versus Aerodinâmica (joelhos para dentro por exemplo)

Mas é isso que um instituto de medicina desportiva deve fazer, e é o que os países evoluídos em termos de desporto têm e põem ao dispor dos seus atletas olímpicos!
São estas pequeníssimas coisas que um atleta de XC não nota em termos de tempo (poucos kilómetros) mas que maratonistas notam!
E notam bastante, podem ser a diferença entre dois atletas “semelhantes”.

No caso de um atleta “amador”, humildemente aconselhava (se é que me dão essa hipótese):

1- Treino da pedala (ensinar/tornar inconsciente a pedala circular – empurra e puxa) E treinar muito assim.
2- Tornar o passeio/corrida fluida! Não travar muito… ganhar técnica para não perder muita força e desgaste mental nas descidas e poupar forças e deixar a inércia ganhar “vontade”. Palavra de ordem: Fluidez. Um bom treino é fazer o máximo que podem sem pedalar, movendo o corpo e aprendendo como tudo se desenrola.
3- Kitar ao nível do que é possível economicamente falando (rolamentos melhorzitos, reduzir o atrito/aerodinâmica… etc), pneus… etc!
4- Verificar a eficiência do quadro e posição de condução (altura do selim… avanço… etc!). E isto pode ser possível embora seja muito empírico e um pouco relativo. Que é arranjar uma subida, um cronómetro, GPS, pulsómetro. Fazer 10 subidas intervaladas de forma a iniciar a subida sempre com as pulsações aproximadas. O vento tem de ser verificado! E dps de umas subidas de forma a ter dados um pouco semelhantes (efectuar a média, e excluir os valores mais altos e mais baixos). Mudar e repetir tudo. Testar em terreno
5- Preparação psicológica (e esta é para mim a mais imporatante! E aqui é não cair na gracinha… )
6- Alimentação, mas isto penso ser óbvio

Isto… para provas muito, muito longas! O XC é outra história!

Isto… faz um bom tornar melhor!
E o melhor… hehehehe um pouquinho melhor se é que já não aplica isto!

abraços, e peço se vos preguei uma grande seca!

tchau :)
 

Pax

New Member
Penso que se pode poupar algumas graminhas escolhendo suspensões em que o bloqueio é feito na própria suspensão e não nos controlos que estão no guiador.


Cumps
Pax_Eco
 

Sapateira

New Member
Boas pessoal!!!

Desculpem desenterrar este topico mas adoreio e fikei com algumas perguntas k gostava d fazer e k m exclarece-sem:

Logo no inicio do topico alguem fala em subestituir os cabos de aço por bixas com ar comprimido???com é isso??Kem tem??é caseiro??

MAis á frente o user Ranubis fala de ter tirado um bom peso á sua bicicleta...podes explicar tudo o k fizeste???

Abraços pa todos!
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

Logo no inicio do topico alguem fala em subestituir os cabos de aço por bixas com ar comprimido???com é isso??Kem tem??é caseiro??

O sistema citado é tudo menos caseiro, não teve grande sucesso, devido a vários factores, entre eles o preço e a funcionalidade. Fica aqui um link do único sistema que conheço de ar comprimido:

Shimano Airlines
http://www.edgereview.com/print.cfm?Type=Review&ID=7

Mas tal como diz o tópico, são truques/sugestões, nem sempre funcionais.

Jepas

P.S. Andem sempre com a bicicleta lavada e com a dose certa de lubrificação, massa e terra também pesam.
 

esquilas

Member
Jepas said:
Boas,

Logo no inicio do topico alguem fala em subestituir os cabos de aço por bixas com ar comprimido???com é isso??Kem tem??é caseiro??

O sistema citado é tudo menos caseiro, não teve grande sucesso, devido a vários factores, entre eles o preço e a funcionalidade. Fica aqui um link do único sistema que conheço de ar comprimido:

Shimano Airlines
http://www.edgereview.com/print.cfm?Type=Review&ID=7

Mas tal como diz o tópico, são truques/sugestões, nem sempre funcionais.

Jepas

Esse sistema eh de 2000 acho eu e era pra downhill, cheira me que tirar peso ah bike nao era dos seus maiores atributos e realmente nada caseiro :|
 

ncarvalho

New Member
Gostei da ideia do tópico então pus mãos à obra... com a ajuda do MarioCunha e descobrimos onde podemos tirar peso...
E este é um truque caseiro... 100% seguro :ideia:

Tirar os autocolantes é o segredo... :shock:
plas pesagens que fizemos... cada autocolante pesa no mínimo 1g... aqueles grandes na parte central do quadro podem chegar às 10g. :mrgreen:
E como há bikes que vem cheias de autocolantes o segredo é tirar autocolantes de todo o lado...
Quadro, suspensão etc etc... :lol:

Também tem a possibilidade de passar os autocolantes todos para a parte traseira da bicicleta ou mesmo na roda traseira, para tentar obter mais tracção... :ideia: :ideia: :ideia:

Outra forma de tirar peso.. mas que aqui nao posso testar... é retirar a tinta a todos os componentes.... :ideia:
Uma vez que a area coberta por tinta é tao grande... deve dar um valor significativo... ehehehhehe :mrgreen:

:mrgreen: :lol: :D :mrgreen: :lol: :D :mrgreen: :lol: :D :mrgreen: :lol: :D
Ok ok... estou na tanga.. mas gostei dos posts... e acho bastante interessante.. para quem quiser levar as coisas a extremos...
Continuem com os bons posts... (e eu vou tentar nao continuar a meter me onde nao sou chamado)

Boas pedaladas
NCarvalho
 

ncarvalho

New Member
The origin of the Silver Arrows was accidental. The international governing body of motor sport prescribed for 1934 onwards a maximum weight limit of 750 kilograms for Grand Prix racing cars, excluding tyres and fuel. When the Mercedes-Benz team placed its new Mercedes-Benz W25 on the scrutineering scales prior to the first race (the Eifelrennen at the Nürburgring) in spring 1934, it recorded 751 kg. Racing manager Alfred Neubauer and his driver Manfred von Brauchitsch were at first baffled, before hitting on the idea of scraping all the white paint from the bodywork. The next day, the shining silver aluminium beneath was exposed and the scrutineering was passed. After a successful race of the 320 hp cars, the nickname Silver Arrow was born.
in http://en.wikipedia.org/wiki/Silver_Arrows


resumindo.... "sacaram" um kilograma por tirar a tinta... muito bom mesmo....
eu estava na tanga... mas vai-se a ver.. tinha lugar na mercedes... ;)

Obrigado Bravellir por passares esta curiosidade....
NCarvalho
 

ncarvalho

New Member
Com estas coisas de tirar uns gramas aqui e acolá... lembrei me de outra coisa....
A bicicleta pode ser muito leve... mas nao anda sozinha...
Vai sempre o "motor a duas pernas" sentado em cima... mais os seus apetrechos...

Ou seja... tanta coisa para tirar peso da bike....
...e...
Tirar peso ao BTTista, aos apetrechos do BTTista, à roupa, ao kiko, ao material que vai na mochila (ferramentas, camara de ar, etc), à quantidade de líquidos e comidas...
:ideia: :ideia: :ideia:

Não é significativo??? e eventualmente mais facil???

Boas pedaladas
NCarvalho
 

yjmalmsteen

New Member
pois eu tenho uma specialized hardrock e quando a comprei não sabia o que realmente era uma bike de cross então alem de ser mais pesada não tem um avanço mt convidativo alem de pneus 2.2....

mudei de avanço e guiador (100euros) = - 500 gramas
mudei de pneus swalbe fast fred 2.0 (70euros)= -1 kg no par

se mudar de suspensão para uma suspensão +- (+-500euros) =-500gramas
e se comprar um quandro +- (+-500euros) =-500 gramas

resultado n sei kto pesava a bike mas ficava com menos 2kg e meio...e sem nada em carbono...
mas como sou pesado tenho 90 e picos kg então n é por ai...entao ainda so mudei o que me fazia falta...avanço porque dá mais jeito nas subidas e pneus porque os outros tavam gastos

:D um gajo tem é k pedalar ! n é por 5 gramas k é campeanito :p lol
 

Sapateira

New Member
Boas!!!

O raciocinio de tirar peso ao BTTtista não é bem assim!!...é k reparem o BTTtista nao vira, é a bike k o faz, o BTTtista desliza solidario com as rodas, mas estas é k tem de ser póstas em movimento...etc...etc...portanto compensa sempre alguma coisa, claro k não é uma grama k nos vai fazer campeões mas é akela coisa...como dizia a minha mae quando eu era pekeno "ao menos tá entretido"e é o k acontece....enquant tiramos peso tamos entretidos!!

cumprimentos....
 

Nuno Prazeres

New Member
Sapateira said:
enquant tiramos peso tamos entretidos!!

E enquanto andamos entretidos com isso, não treinamos.

A ideia de tirar peso é andar mais rápido.

Não abordando a temática do peso do ciclista (que também tem muto que se lhe diga) acho que para alguém como eu (que não tem tempo para nada) vale mais investir 500 euros num aparelho de treino estático XPTO com pulsómetro e medidor de potência e dar-lhe uso tão diário quanto possível do que sacar 500 ou 800 gramas fora a trocar componentes.

Quanto a truques caseiros, os únicos que usei foram numa prova mais ou menos plana e sem lama na qual optei por retirar a pedaleira pequena e meter um desviador traseiro de estrada que, além do peso inferior, passa bem melhor as mudanças e, por ser mais curto, até permite poupar uns elos na corrente. Fiz isso mais pelo funcionamento que pelo peso mas penso que devo ter poupado entre 100 e 150 gramas no mínimo.
 

esquilas

Member
Porreiro mesmo era o pessoal postar "Truques caseiros para tirar peso à bike" em vez de andar a cagar postas de pescada sobre se vale a pena ou nao tirar peso e outras coisas jah muito discutidas em outros topicos :evil:
 
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