Truques caseiros para tirar peso à bike

Antonio73

New Member
Se procurares bem vais ver que aqui no forum houve já muita gente que tirou o bloqueio à SID inclusivé até com a garantia do importador da Rock Shox que tb o faz se quiseres. O Nuno (moca ) Duarte que não deve perceber nada de supensões????????? já fez tunnings parecidos e utilizados por utilizadores tão conceituados com o o A Girão e que dizem maravilhas do trabalhar da suspensão. Acredito que esta última modificação seja mais elaborada mas conheço imensa gente que muito pedala e que utiliza a SID sem bloqueio. Desde que coloques a suspensão coma pressão correcta vais ficar sem 60 gramas e com o excelente funcinamento. Faz o que quiseres, mas como estás habituado a tunnings não custa exprimentares e veres que tenho razão.
 
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xman

Member
Boas,

Sou um dos que também tirou a MoCo da SID, no meu caso é uma Race de 2009, e não notei muita diferença, apenas acho que ficou mais suave do que estava antes.

A minha com o tubo cortado, não me lembro com que tamanho, e com a aranha (penso que pesa cerca de 9gr), está a pesar 1421gr. Antes de tirar o MoCo pesava, nas mesmas condições, 1486gr.
Atenção que alem disso também se tira, caso tenhas, o botão remoto, mais cabo e bicha.
No total retirasse umas 100gr.

Mas estes são os meu dois cêntimos.

Cumps.
X.
 

Nozes

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Enquanto tive a minha Sid nunca me passou pela cabeça tirar o Motion Control,mas antes fiz uma alteração para passar a usar o controlo de compressão na perna da suspensão em vez de usar o bloqueio remoto. De qualquer modo não posso deixar de pôr as minhas dúvidas se a suspensão realmente terá uma performance assim tão semelhante,ou até melhor sem o controlo de compressão. Se alguém me deixar experimentar,um dia destes,logo tiro as dúvidas.

Mas o que eu vinha aqui esta noite relatar era outra coisa: As pastilhas de travão podem ser um local que alguns ainda não repararam no peso que podem tirar. Como exemplo,cada pastilha para os meus Hayes Stroker Gram pesa 25 gramas,ao passo que as dos Stroker Trail pesam 30 gramas. A diferença está na parte de trás da pastilha,o suporte,que no caso dos Gram é em alumínio. Penso que existem pastilhas com base em alumínio para a maior parte dos travões actuais,por isso quando trocarem,dêem uma olhadela às diferenças de pesos.
4 pastilhas x 5 gramas= 20 gramas que às vezes fazem "aquela" diferença ;)
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Já fiz a experiência de andar com a R7 com o Absolute tirado, e para quem usa sempre a posição aberto não se nota grande diferença, mas é verdade que é alterar significativamente o funcionamento de origem da suspensão pois perde pelo menos a capacidade de bloquear. No caso do Absolute perde mesmo o ajustamento dos vários níveis de dureza da suspensão.
Coisa que os tunnings mais trabalhosos que aqui foram mostrados não alteram.
 

Antonio73

New Member
Mecanico, não ligues àquilo que eu disse, realmente não deves tirar o bloqueio, pois podes estragar o material............. continua a lixar manetes, trocar bases de apoio das pastilhas e afins. Esqueçi-me que existe gente neste forum que percebe muito disto tudo, já exprimentaram tudo e mais alguma coisa e por isso nem vale a pena eu tentar dar uma opinião com conhecimento de causa, senão ainda me apagam o post.
 
Antonio 73, A verdade é que estou a ligar ao que tu dizes, não consegui foi perceber até este momento como proceder para retirar o Motion Control.

Quanto ao resto aqui é o "local" virtual onde tudo se pode discutir para tirar gramas à bike, no caso das pastilhas a base em aluminio até me parece um melhor dissipador de calor que o ferro. Quando precisar de trocar de pastilhas olho para esse detalhe.
 
O que está aqui a ser discutido são duas coisas, a modificação que o António está a falar é trocar o moco por uma cartrige de ar alteração esta que eu fiz na minha sid, a modificação que o resto do pessoal está a falar é simplesmente tirares tudo o que está na perna direita que eu também já experimentei e não notei grandes diferenças mas também não testei bem.
Na primeira mod tiras cerca das tais 60gr já na segunda tirar algumas 130gr(pelo menos nas sid antigas).
Espero ter ajudado a desbaralhar isto!

cumps
 

jmdcfigueiredo

New Member
As tampas de caneta são só para tapar os furos no quadro, não para prender o suporte do bidon da água!
(pelo menos é esta a minha interpretação, de certeza que as tampas não aguentam o peso do suporte e do bidon!)
 

FiCaçador

Elos Rápidos
As tampas de caneta não servem para apertar os porta bidões, servem apenas para tapar os buracos das roscas quando não se usa porta bidões.

Então já estamos a discutir 3 coisas diferentes:

-Retirar por complecto o MoCo e ficar apenas com o reebound.
-Retirar o bloqueio no guiador e alterar o MoCo, retirando a mola e colocando um o-ring para fazer fricção epoder bloquear no topo da perna da suspensão.
-Comprar a alteração do ND que tira o MoCo e mete uma peça nova que funciona a ar.

Como é óbvio a alteração do ND não pode ser um truque caseiro, afinal de contas custa quase tanto como a suspensão.

Acho que a escolha aqui é entre manter o bloqueio no guiador, passar o bloqueio para o topo da perna da suspensão ou perder a capacidade de bloquear. Entre esses 3 cada um é que sabe o que precisa...
 
Então afinal são quatro! lol
Essa peça que eu estou a falar que substitui o moco é da rockshox é costuma vir a equipar as sid race(pelo menos as sem bloqueio) que têm ar dos dois lados. A peça mais a revisão completa mais portes para ir e vir do importados português foi 70 ou 80€.
 
Raios me partam!

No fim de semana vou olhar para a suspensão em detalhe e ver se me aventuro na alteração de remover o bloqueio, já que a minha suspensão não traz o controlo no guiador.
Obrigado a todos pelas dicas!
 
Mais uma lipoaspiração.

Custo: 0,00€
Peso original das duas peças: 14,4g
Peso das peças modificadas: 9,06g
Sairam 5.34g (numeros da balança da loja do compro ouro)

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By mecanicopaladar at 2011-05-26

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By mecanicopaladar at 2011-05-26
 

nogueira.nuno

Active Member
Gosto é daquele afinador de Tensão.

Qual foi a perda nele já agora, sei que o original pesa muito e há uns outros mas ainda não tinha visto esse?

Boa modificação nessas braçadeiras, gostei e bem pensado, só falta aí os parafusos de Ergal para ficar a 100% ;)
 

Drakis

New Member
Decidi acabar com os vbrakes que tinha e adquiri uns Avid Elixir R a bom preço, mas queria montá-los e poupar algum peso.
Tinha pensado mudar de rotores (em vez dos CleanSweep G3 de 160mm que vêm), e outros parafusos (titânio?).
Que dizem?
 
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