Truques caseiros para tirar peso à bike

Pedro Augusto

New Member
Que vos parece?

Uma grande treta!
Se arrancar dentes fosse a solução, SHIMANO SRAM & companhia, já o tinham feito!

E a teoria de que se aplica mais força no prato pequeno do que no grande?! Peço desculpa, mas é de quem nunca andou numa bicicleta.
 
Isso de tirar dentes à talega pode ser uma ideia original, mas a meu ver não compensa. Reduzir dessa maneira a fiabilidade de um componente para tirar meia dúzia de gramas é algo que em breve trará mais custos do que benefícios.
Abraço
 

Jepas

Super Moderador
Pedro Augusto
Efectivamente aplica-se mais força no prato pequeno (de 22 dentes) do que no prato grande (de 44 dentes quando os tem a todos). Tem a ver com o equilíbrio de momentos. Se as pernas fizerem sempre a mesma força (ou seja, imaginem o máximo de força que fazem numa pedalada) o prato grande, por ter um raio maior sofre menos binário que o prato pequeno.

Com isto não defendo a solução aqui apresentada, apenas tento clarificar fisicamente a distribuição de forças.
 

Harmony

New Member
Muito bom dia pessoal!

Quero aqui salientar, que a minha intenção de apresentar aqui no Fórum a minha alteração ao prato maior de lhe tirar 22 dentes não foi de modo algum para me exibir como o “descobridor da pólvora”,
Também gostaria de salientar que já tenho esta modificação há cerca de 2 anos e meio e dentro deste intervalo de tempo já rompi 3 pratos do meio e o prato maior continua a circular.
Como já referi em BTT o prato maior é muito menos utilizado e também reconheço que o peso que tirei não deve ser por aí além pois nunca pesei para verificar a diferença.


“A imaginação é mais importante que o conhecimento.”
Albert Einstein
 

2stupid

Member
Boas!
Eu pessoalmente não dou muita importância ao peso, mas olhando para as fotos, e sem fazer considerações uma vez que não testei e até porque o Harmony diz que não teve problemas...
E que tal aperfeiçoar o corte?? "Cavar" mais a zona do dente removido, mantendo o formato em U original, com as devidas proporções???
Ficava mais limpo, e sempre eram mais umas gramas... afinal é esse o objectivo (ou ojetivo, ou como raio se escreve agora) do tópico.

Também concordo com a teoria, se o prato pequeno e o grande quase não são usados, mesmo que se removam metade dos dentes de cada, não há-de trazer grande desgaste ao conjunto, motivado mesmo pelo seu pouco uso.

Peace
 

alferes

Member
Bom dia,

Antes desta minha exposição, gostaria de lembrar que estamos pura e simplesmente aqui a debater umas ideias, a trocar umas impressões, nada mais! Imaginem que estamos num café, num final de tarde, a beber uma mini ou uma outra bebida qualquer e em amena cavaqueira como nos acontece tantas vezes entre amigos.

É de senso comum, para os praticantes de btt, que quando por exemplo temos uma subida e se por ventura na cassete da bicicleta temos engrenado o pinhão maior e se colocarmos na pedaleira o prato pequeno teremos um esforço físico menor do que se aplicarmos quer o prato intermédio, quer o prato maior. É por isso que conseguimos subir c/ menor esforço! É evidente que quem tem “melhor perna”, para as mesmas velocidades engrenadas vai subir com menos esforço. Estou a levar ao extremo esta comparação para falar de algo que todos nós aplicamos cada vez que andámos de bicicleta. Evidentemente que, como é sabido, não se deve aplicar o pinhão grande da cassete c/ o prato intermédio ou c/ o prato maior da roda pedaleira (evitar cruzamentos de corrente).

Como já foi dito, da Fisica, temos de facto, que : M (momento)= r (raio) x F (força exercida), mas esta expressão só pode ser aplicada à roda pedaleira (isoládamente). Neste caso temos um mesmo eixo com 3 pratos concêntricos. Para um mesmo momento (M) , os raios (r) variam consoante o diâmetro do prato e por conseguinte as forças aplicadas (F) em cada prato serão diferentes. É verdade que para o mesmo momento, a força aplicada no prato maior será menor do que a força aplicada no prato menor.

C/ o prato grande temos M1= r1 x F1
C/ o prato pequeno temos M2= r2 x F2

Para M1=M2
Temos que r1(prato grande) > r2 (prato pequeno) Logo F1 < F2

No caso de uma bicicleta temos uma roda pedaleira a puxar um pinhão de uma cassete. Temos uma transmissão. Na prática, quando colocamos as velocidades prato pequeno c/ pinhão grande, estámos a usar a menor relação de transmissão possível (ou seja faremos um menor esforço para pedalar e portanto menos força aplicada ) para efectuarmos as nossas subidas. A relação de transmissão obtem-se fazendo a divisão do nº de dentes da roda motora (ou o respectivo diâmetro) pelo nº de dentes do pinhão da cassete (ou o respectivo diâmetro). Fácilmente se concluí que c/ menores relações de transmissão, faremos menos esforço a pedalar e por conseguinte aplicaremos uma força menor em cada pedalada.

Se estivessemos num café a conversar, esta troca de ideias fazia-se em meia dúzia de palavras; como é por escrito demora um bocado mais...

Cumprimentos.
 
Last edited:

JNR

New Member
o tópico chama-se "Truques-caseiros-para-tirar-peso-à-bike" logo...

de resto até concordo, mas deverá haver outro tópico.

Quanto à talega e respectivo corte...se ele diz que funciona, quanto à fisica, em principio (espero bem que não, se não coitada da corrente, avozinha e cassete) a relação usada na cassete não é a mesma, e isso tb afecta os calculos, mas e mais uma vez, se ele diz que funciona...
 

ignite

Member
a minha opinião vale o que vale, e discordo totalmente com este tipo de tunnings. será assim tão seguro? a corrente não salta fora? as mudanças vao entrar da mesma forma? nao corres um maior risco de partir a corrente?
e a unica pergunta que merece resposta e que vem de acordo com este tópico:

quanto peso "ganhaste" com essa invenção? :p


btw há por ai outros truques caseiros para tunar pratos em q se calhar o ganho teria sido maior. ou entao trocavas para um prato mais leve.
 
Last edited:

FiCaçador

Elos Rápidos
A questão da força realmente o prato pequeno consegue forças maiores por essa questão do comprimento do raio, mas a força não é tudo. A potência também faz estragos.
Para avaliar esta questão é necessário um aparelho de medida entre o crank e os pratos, como o é por exemplo um medidor de potência:

sram-srm-powermeter-pro-wireless-gxp-53-39-gxp-cups-pc-not-included-6859-p.jpg



Será que o valor que conseguimos obter no dispositivo varia consoante o prato utilizado?
 

nogueira.nuno

Active Member
Sim, mas quando se compra o SRM já é com um Setup de pratos defenidos/escolhidos e tem um sensor de cada lado donde estão instalados, ou seja ligado a cada um dos pratos para diferenciar ;)

Isto é que é Fruta, o Pedaleiro de BTT e já a sair em BB30 ;) (Março!!)
Este é em 39-26 mas há em 42-29

 
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duarte

New Member
Boas, a minha Stumpy FSR estava comm 11.025 gr e eu não sem gastar € baixei-a dos 11kg.

1º - Tirei a aranha e tampa da direcção e troquei por uma tampa de plastico.
2º - Cortei os cabos de modo a ficar apenas um cm de fora nos desviadores e em vez de esmagar uma
ponteira de aluminio pus uma gota de Super Cola 3 para os cabos não desfiarem.
3º - Cortei o excesso de Espigão.

E pronto agora pesa 10.986, na minha balança claro....
 

telmo gomes 23

New Member
Boas

Não é que eu ligue muito ao peso mas hoje dei por mim a por a minha pedaleira so com dois pratos! amanha vou ver se me adapto.

Eu fiquei curioso como duas tampas de canetas conseguem substituir os parafusos das grades de agua. Alguem me pode explicar como é isso?

Não lhe tirem muito peso porque senao abalam com o vento....XD

BTT_é_VIDA
Boas pedaladas
 

nogueira.nuno

Active Member
Tapar os Buracos dos parafusos da Grade de Agua, isto no caso de teres sitio para instalares duas grades e apenas usares uma e sendo assim em vez de teres parafusos tens os buracos tapados ;)
 

Silvas

New Member
Rider 33, a aranha só serve para "apertar" a direcção, depois é o avanço que vai manter tudo no sítio. Ou seja, para aí 99% do tempo a aranha serve para nada.
 
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