Truque para evitar chupões (chainsuck) na escora junto ao prato maior?

ct1ehm

Member
Existe algum "truque" para evitar os chupões (chainsuck) que se dão na escora junto ao prato maior. Não me importo muito quando isto acontece na bicicleta com quadro de alumínio, mas quando ando na Cube, com quadro em carbono, já me importo e muito. No sábado aconteceu-me 2 vezes na passagem do prato 38 para o 24 a corrente por 2 vezes ficou presa. Quando cheguei a casa, retirei o neoprene da escora e vi o helicopter tape rasgado e a protecção de alumínio do quadro ligeiramente riscada e um pouco rasgada no início e na parte superior por cima da protecção de alumínio, o quadro um pouco riscado também.

A transmissão é uma mistura de 10 e de 11 velocidades:
Cassete CS-HG81 11/34
Corrente CN-HG95 (alternadamente ando com a KMC X10EL, que por acaso até agora não deu problemas)
Desviador Frente FD M8000-D
Desviador Trás RD-M781 Shadow SGS Long
Manípulos SL-M770-10
Pedaleiro FC-M8000-2 24x38

Todas as sugestões são bem vindas, obrigado.
Cumprimentos.
 
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fabio viana

Well-Known Member
Boas :D

Eu nunca tive assim grandes problemas em relação ao chainsuck.. desde que ando de bicicleta que só tive 1 ou 2 e era sempre quando tinha alguma lama na transmissão por causa do óleo que eu usava(agarrava muito lixo)

Mas também nunca soube ao certo o porque de ter chainsuck.. mas também tento andar sempre com a transmissão totalmente limpa e apenas com um pouco de óleo na corrente e não sei se será por causa disso que nunca tive chainsuck..

Espera por mais algumas respostas de quem já teve chainsuck e como resolveu :)
 

Joseelias

Well-Known Member
O Chainsuck é "apenas" a causa nº1 da rotura de quadros. Se for ignorado, ao fim de algum tempo os danos na escora inferior são de tal ordem que o quadro acaba por partir aí. Já para não falar nos danos nos desviadores traseiros.

O truque para o evitar é simples, manter a transmissão afinada, em bom estado limpando-a e lubrificando-a, e substituir os pratos que começam a apresentar desgaste acentuado. O problema começa especialmente quando se passa a corrente de um prato pequeno para um maior e este se encontra com os dentes com a chamada forma de sharkfin (barbatana de tubarão). Podes ver um exemplo abaixo.

Também pode acontecer se a montagem da pedaleira não for a ideal e a corrente cruzar muito. Aí, quando se sobe do prato pequeno para o maior a corrente acaba por estar ainda muito cruzada e não engata totalmente no prato. Se tivermos sorte cai para o pequeno de novo. Se tivermos azar fica meio atravessada e trancada e ao dar a volta danifica a escora, poderá partir o desviador e nós cairmos porque não conseguimos tirar os pés dos pedais a tempo por ficarmos subitamente parados e baralhados com o que aconteceu.

É basicamente a versão Apocalipse no mundo do Btt. :D

 

ct1ehm

Member
Muito obrigado pelas vossas respostas, também já andei a "googlar" e existem diversos colegas com o mesmo problema e alguns até inventaram esquemas para a corrente não subir, possivelmente baseando-se no Tektro Chain Aligner, o qual segundo as reviews, não funciona ou funciona mal.

Colega Joseelias, a pedaleira é nova (303km), a corrente e a cassete e o desviador dianteiro tem 442km, o desviador traseiro é que está um bocadinho mal tratado e já tem 3.800km (veio da outra bike), as mudanças estão bem afinadas, a linha de corrente está a cerca de 49mm e cada treino cada lavagem e secagem, no dia seguinte lubrificação, penso que estará tudo bem.
 

Joseelias

Well-Known Member
Se está tudo bem mecanicamente, e não houve lama envolvida (não há nenhum dente da pedaleira danificado?), restam as hipóteses de ser a forma como meteste a mudança da frente e não a teres empurrado a 100%, o que fez uns elos iniciais engatarem mas os restantes não terem tido o apoio do desviador por tempo suficiente e ficarem presos na parte de dentro do prato maior.

Por norma, não devia de ter acontecido duas vezes mas já me aconteceu haver saídas em que simplesmente não estava a meter as mudanças da forma mais correcta e ter problemas várias vezes até perceber que era eu quem não estava a empurrar os manípulos como deve de ser e até ao fim, fosse por distracção ou cansaço. Isto é, as mudanças davam o "click" ficavam presas nos manípulos mas não tinham sido empurradas o suficiente para num mecanismo milimétrico terem funcionado bem. Depois de ter percebido isso e dar mais força no manípulo continuou tudo a funcionar perfeitamente como sempre.

Há também a hipótese de teres metido as mudanças em esforço e a corrente estar muito tensa, e como tal não ter tido a flexibilidade necessária para subir para o prato especialmente em conjugação com o que disse anteriormente.

Para protegeres essa zona do quadro arranja um pedaço de câmara de ar, dá umas duas voltas e prende com umas abraçadeiras plásticas, deixando o trinco destas afastado do sitio onde a corrente possa vir a tocar. Não é a solução mais bonita, mas onde fica ninguém vê.

Esse acessório da Tektro é interessante.
 
Vocês vão me desculpar pela insistência, mas que raio fazem vocês para ter esse propblemas todos? Ou a minha bicla é muito boa ou as vossas não valem nada ... é que não tenho problemas nenhuns com a minha ...

(faz lembrar um outro forum (Forum-TT) em que alguns passavam o tempo a partir motores ...)

Boas pedaladas!
 

ct1ehm

Member
Joseelias, na verdade sentia-me cansado e também acredito que algumas mudanças foram metidas em esforço, para já tirei a corrente xt e coloquei a kmc, coloquei também na escora um pedaço de alumínio fino envolto na helicoper tape e por cima levou com o neoprene, só que com tanta coisa os dentes do prato 38 ficaram muito perto da escora, no treino de amanhã irei ver o comportamento. Lembrei-me também de substituir o desviador traseiro, que já foi muito mal tratado, por um com a tecnologia RD+, tipo RD-M8000, talvez estique mais a corrente e evite este problema, mas não sei se irei gastar dinheiro e não solucione nada.
 

klaser

Well-Known Member
Eu daria uma atenção à afinação do desviador da frente,,isto porquê... estás a usar uma pedaleiro com 24-38, são 14 dentes de diferença e o desviador é feito para funcionar com diferenças de pratos de máximo 10.. Evidente que "dá para por a funcionar" , mas temos a mania de achar que o que a shimano diz nas especificações é treta e nós é que sabemos...
 

ct1ehm

Member
Olá Klaser, obrigado pela resposta, acredito que tenhas razão, mas está tudo afinadinho, as mudanças entram como manteiga, a malta quando dá uma volta (a bicicleta é nova e todos querem experimentar) até diz que parece um relógio, não sei o que fazer e a minha tristeza é que começo a ter medo de andar de bicicleta e de a estragar, embora eu já seja um cota, ela é a menina dos meus olhos e gosto muito de dar umas voltas de bicicleta.
 

Joseelias

Well-Known Member
O desviador traseiro não tem influência nesta questão pois o problema é no curso superior da corrente e esta só contacta com a pedaleira e a cassete. Por isso a corrente está sempre em tensão (por vezes demasiada). O problema do chainsuck começa no topo da pedaleira. Agora a causa é que pode ser mais difícil de determinar.
 

ct1ehm

Member
Mais uma vez agradeço as vossas respostas. FabioSalvador, não penses que a passagem para monoprato não tenha já sido já equacionada, só que além de não estar nos meus planos e com excepção do shainsuck e da simplicidade, na minha opinião não ia ganhar nada com isso, ia gastar ainda mais dinheiro do que aquele que já gastei, porque montar uma bike fica bastante caro, mas vou estudar o que tenho de fazer para fazer essa transformação.

Joseelias, pensava que o desviador traseiro poderia ter influência com o esticar da corrente no caso presente.
 

cutkiller

Member
Isso provavelmente aconteceu pela sujidade que terias no pedaleiro/corrente...
Geralmente o chainsuck acontece quando estamos num terreno com muita lama..

As formas de evitar isto (se é que as há) passa por manter tudo limpo e com o óleo certo para as condições climatéricas que temos.
Depois há as "mezinhas caseiras"... Tal como colocar aquelas abraçadeira de aperto rápido (zips), apertadas no quadro para a corrente não se enfiar onde não deve..

Outra causa é o desgaste do material (pratos ou corrente).. tem atenção aos pratos que podem conter algum tipo de "rebarbas".. Caso tenham tenta retira-las com uma lima e com calma :)

E atenção que a solução monoprato pode não resolver.... Muitos dizem que esta é a solução, mas o que não falta é malta com monoprato e depois com um guia de corrente para evitar isto :D

Resumindo não há soluções milagrosas.. há cuidados a ter e esperar que não aconteça!
 

fabio viana

Well-Known Member
@cutkiller, o uso de guia de corrente com sistemas 1x é apenas para a corrente não cair do prato quando se dá um salto ou se está a pedalar em terreno com muita pedra, porque em alguns casos mesmo o prato narrow wide pode falhar e deixar a corrente cair.

Em relação aos chupões de corrente o melhor mesmo é ter sempre a transmissão limpa e com óleo indicado para o terreno onde andamos.
 

cutkiller

Member
Sim Fabio correto...

Eu quando referi a questão do guia de corrente é para alertar que a corrente mesmo em monoprato pode saltar e arranhar/estragar o carbono, tal como o efeito de chainsuck.

Se calhar o que disse levou a pensar que acontecia o mesmo :D
 

gfrmartins

Active Member
Não poderá estar ligado também à quantidade de oleo que estás a utilizar e a qualidade do mesmo?

Que oleo utilizas? Apanhou agua e estás a usar um para condições secas?

São apenas hipoteses que em conjunção com outras podem estar a causar isso
 
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