Trocar apenas a corrente ou também a cassete?

Frei

New Member
Boas, ora aqui está a minha dúvida...

A corrente da minha 8.2 (pc551) anda pelas horas da morte, os pinos tem imensa folga e já faz imenso barulho depois de voltas grandes, e com este pó, pior...

Esta já conta com 2200kms, se tivesse trocado a corrente por volta dos 1000/1500 kms iria só trocar a corrente, mas mesmo assim olho para a minha cassete e não aparenta ter assim tanto desgaste, por isso estou um pouco reticente em trocar tudo...

Opiniões aceitam-se :)

Desde já obrigado...
Cumprimentos
Ricardo Pereira
 

o_jakin

New Member
Isso já quilómetros a mais numa corrente!
Se a cassete e a pedaleira ainda não aparentam ter muito desgaste experimenta meter uma corrente com menos uso que a que tens, pode ser que a transmissão ainda aguente mais algum tempo. Se não tens de trocar tudo!
 

Frei

New Member
Pois já, mas não sabia que a corrente se trocava a esses kms, se o soubesse tinha-o feito :)

Eu não tenho nenhuma corrente com uso cá em casa, por isso vou comprar uma corrente esta semana e vou montar tudo, cassete já tenho uma nova há uns tempos por isso só falta a corrente...

Em relação aos pratos do pedaleiro ainda aguentam mais uns kms não é?

Cumprimentos
 

jfvo

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os pratos podem aguentar ou não.. mas não teras que trocar todos, em principio o maior deve poder ficar, no meu caso normalmente fica, pois o grande tambem é o mais caro...
 

klaser

Well-Known Member
Frei,não adianta stressar....metes a corrente e cassete nova que tens (só a corrente é milagre ela não saltar em alguma mudança) e vais andar....depois vês se em algum prato da pedaleira salta também..eu acho que tens boas hipóteses de não saltar e não ter de trocar nenhum prato,isso é a pedaleira original das RR 8.2 ?
Eu tenho uma pedaleira deore e quando levou corrente e cassete novas (6000kms) o prato do meio tb foi à vida,mas pratos como os da SLX ou XT duram mais e já vi colegas meus irem no 2 jogo de correntes e cassetes e a pedaleira nada de mudanças...
 

Frei

New Member
Boas malta, a bike já está na loja e amanhã já regressa a casa, vai levar a dita cassete pg990 red e o mecânico acomselhou-me a montar a corrente XT devido à sua boa relação qualidade preço, mandei lubrificar o eixo pedaleiro pois já não é lubrificado há um bom tempo.

klaser, sim é a origibal da RR 8.2 (STYLO)

Caso tenha de trocar algum dos pratos vai levar só dois e fica um setup 2x9, com os pratos da frente 28/42 ou 26/40 :)

Cumprimentos
 

Kamoes

Active Member
A minha corrente Deore já fez 5500km, vai agora ser trocada.
A cassete Deore tem exactamente os mesmos km, e vai ser trocada também!
Os meus pratos da SLX ainda têm 2000 e poucos km, portanto vão ficar... Senão metia 26-40 :mrgreen:

Tens aí boas escolhas, tanto a corrente como a cassete são muito fiáveis!
Se tivesse dinheiro para elas era também o que metia!

Abraço ;)

PS: acho estranho uma corrente só fazer 2000km...
 

Frei

New Member
kamoes, eu se metesse também seria 26-40, pois a pg990 é 11-32...

Achas estranho uma corrente só fazer 2000 km? Vê este artigo (parágrafo 3):
http://mtbi.forumeiro.com/mecanicab...ocar-a-corrente-o-cassete-e-as-coroa-t117.htm

A minha durou estes km mas agora com o tempo seco quando perdia a lubrificação era um barulho dos diabos, já para não falar que estava sujeito a esta partir e eu ficava a pé em alguma prova...E eu por acaso lavo bem a corrente, tiro sempre o lixo quase todo.

Cumprimentos e boas pedaladas
 

Peixinhus

Active Member
Boas, invejo os que fazem 5mil com uma corrente :D . Frei online uma corrente XTR custa +/-20€ e a xt +/-15€ arriscava na xtr. Vais talvez ser obrigado a trocar o prato de 32 na stylo pois já deve apresentar algum desgaste acentuado, a "cama" da nova corrente no prato com desgaste não fica a 100%. Agora já sabes aos 1000 corrente nova nisso e vais alternando as correntes.

Abraços
 

Frei

New Member
Boas peixinhus,
A minha ideia era a XTR ou a PC990 mas o mecânico aconselhou-me a XT, e como a corrente também é uma coisa que dura tão pouco tempo pelos vistos, não vale a pena grandes investimentos :)

Logo posto uma foto da transmissão nova
 

Frei

New Member
Boas malta, estou com problemas...

O pior confirmou-se, ao chegar a casa e experimentar a minha nova transmissão verifiquei que o prato pequeno e o do meio "sugam" ligeiramente a corrente, ou seja, nestes pratos a saída da corrente não é em linha recta para o desviador, esta sai enrolada ao prato e só depois do desviador exercer alguma pressão sobre ela é que ela volta ao sítio...

Apenas no prato 44T isto não se verifica, o pior é que na loja onde eu montei a transmissão não têm o set up 26/40T que eu queria e disse que não me conseguiria arranjar isso para o fim de semana :-(

Há soluções para isto ou só se resolve com pratos novos?

Cumprimentos
 

Frei

New Member
Acho que por falta de tempo vou esquecer o set up 26/40T e vou comprara os dois pratos, 22 e 32 T..
 

gibasbike

New Member
Boas pessoal do pedal.....pelos relatos aqui descritos é tudo uma questão de tempo ( € ), já ando a fazer contas ao km's.....penso que vou apostar já numa corrente, para que ela com o desgaste não venha a danificar percocemente a cassete e rodas pedaleiras......boas pedaladas
 

Jocas22

Active Member
apresento-vos a estatistica do combo corrente/cassete que retirei da minha:

Count: 172 Activities
Distance: 6.894,15 km
Time: 607:38:02 h:m:s
Elevation Gain: 113.084 m
Elevation Loss: 109.960 m
Avg Speed: 11,3 km/h

:choneh:
 

gteles

Member
Jocas22, isso é realmente surpreendente, eu acabei de trocar tudo (pratos, cassete e corrente, tudo gama SramX5) e não fizeram mais de 4000km (quase tudo em monte). Troquei tudo pela gama a seguir, vamos a ver quanto dura desta vez...
 
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