Troca de movimento Truvativ GXP por SRAM GXP

JoãoLopes

New Member
Boa noite!

Tenho na minha bicicleta uma pedaleira Truvativ Stylo GXP (2008 ) que trazia o movimento pedaleiro da truvativ gxp, o que acontece é que depois de 2 anos este ficou com folga ( penso que seja normal) e pensei em comprar outro.. Fui ver em lojas e ja não existia o movimento pedaleiro Truvativ GXP porque passaram a existir as pedaleiras SRAM... Então a SRAM lançou no mercado o movimento pedaleiro SRAM GXP CUP TEAM que supostamente é compatível com Truvativ que usem GXP..

Passando ao que interessa, fiz a compra deste movimento e ele não é 100% compatível porque a tampa do rolamento do lado dos pratos tende em deslocar para fora criando barulhos ( estalos, roçar) e deixa entrar agua e sujidade para o rolamento! Isto acontece logo nos primeiros km's após colocar tudo como deve ser!

Pesquisei em alguns fóruns internacionais e parece ser um problema de quem tem truvativ e tem que passar para sram, li que se devia dar umas pancadas para a pedaleira ficar o maximo para dentro mas a tampa do rolamento continua com tendência para sair!
Não da para trocar as tampas do velho para o novo porque os rolamentos têm dimensões diferentes!

Alguem na mesma situação?
Conhecem algum sitio onde vendem os movimentos antigos da truvativ?

;)


Antigo
images


Novo
sram-2011-2x10-x0_bottombracket.jpg
 
Last edited:

Jepas

Super Moderador
Tanto quanto sei, a Truvativ sempre foi uma sub-marca da SRAM, por isso, para mim Truvativ = SRAM, mais a mais, sendo os 2 sistemas GXP, não devia haver margem para dúvidas quanto à compatibilidade. Se tens a certeza que ficou tudo bem montado e acreditas que existem diferenças entre as 2 marcas, ainda existem eixos Truvativ à venda, procura no Google por: "Truvativ GXP BB Cups".
 

JoãoLopes

New Member
Tenho 99% certeza que fica bem montado, a tampa dos mais recentes não fica tão justa com nos antigos o que faz com que ela saia... Inovações da treta!

Existem os Italian tread antigos, não encontro nada de english... Não percebo grande coisa nesta parte! Qual a diferença?
 
Last edited:

Jepas

Super Moderador
Tem a ver com o diâmetro e com o passo da rosca. Tens sempre de usar a rosca inglesa. Também podes comprar um qualquer eixo HollowTech II (Shimano) e usares depois uns conversores como os da Hope para pedaleiras GXP.
 

klaser

Well-Known Member
Não dá pra colocar um oring no eixo da pedaleira,no lado dos pratos,e eliminar essa folga ? Uma borrachinha redonda ali parece resolver o problema,tem de encostar na tampa do rolamento mas não no copo do mesmo..se percebi o teu problema...
 

Jepas

Super Moderador
Mais fácil do que o-ring, que são em borracha e cedem, porque não colocar uma anilha espaçadora no eixo (como usam os Shimano) para aproximar os copos aos cranks?
 

JoãoLopes

New Member
Eu tenho uma de cada lado como vem indicado nos papeis que acompanham o movimento, vou experimentar essa dica... Não tenho a certeza se funciona porque parece me que a tampa escapa até bater mesmo na pedaleira!
 
V

vader

Guest
Tenho uma pedaleira X0, e tenho a impressão que tem a mesma moléstia, em 3 meses já levou os rolamentos e estes já tem uma pequena folga.
 

JoãoLopes

New Member
Como bom português que sou, tudo se desenrasca!

2 zip ties a fazer de espaçadores no eixo junto à pedaleira, ainda está para teste . . . Depois dou novidades!
 
V

vader

Guest
Fiz o que tu fizestes, e funciona !!!!! Fiz com 3 zip-ties das mais pequenas , ficou sem folgas e temos a certeza de que não entra nhanha para o rolamento .

VERY NICE.

vader
 

njsfer84

Member
Boas, pessoal, vou desenterrar o topico.
Tenho a minha bike à cerca de 2 anos e mais de 4000km.
No sábado desmontei a pedaleira e reparei que tem uma pequena folga, e que os rolamentos do movimento pedaleiro estão a arranhar um bocado. Não é nada que se note a andar, mas sei que em breve vou ter que meter uns novos. Se desmontar o movimento não dá para trocar apenas os rolamentos, ou é tudo uma peça completa? (Neste caso, duas peças)
É que eu tive a ver e não fica nada barato trocar o movimento pedaleiro.
Cumps
 

JoãoLopes

New Member
Nada barato? Estes novos da sram custam 30€ ~ . Penso que seja possivel fazer o que queres..

Falando sobre o assunto do topico. Os zip ties resolveram para fixar a tampa, mas mesmo assim a stylo com os novos sram gxp é estalos por todo o lado :s
 

njsfer84

Member
Obrigado pela ajuda, mas deixa-me perceber se percebi o que disseste: posso então trocar apenas os rolamentos, uma vez que o resto parece estar a funcionar bem?
É que se não der e tiver de meter a tal nova da sram, não quero nada andar com estalos no movimento pedaleiro.
 

Bastet

New Member
JoãoLopes podias por fotos da operação? Colocas uma braçadeiras (zie ties) no eixo pedaleiro para segurar a tampa do rolamento?

Deste tipo mas com zip ties?



Não existe problemas de desgastar o pedaleiro ou o rolamento e vir a ter problemas mais tarde?

PS: Desculpem o desenterranso
 

kuli70

New Member
Também tenho o problema do espaçamento no pedaleiro. O que eu fiz foi colocar uma borracha (junta tórica utilizada em canalização) com 3mm de espessura (era essa a folga sensivelmente). Resolveu impecavelmente pois sendo em borracha permite algum amortecimento das pancadas laterais para não sobrecarregar o rolamento (muito importante lol) não deixando sair a tal tampa de plástico do eixo. Mais importante ainda é que assim não entra água facilmente para dentro do eixo...
 
Top