Troca de corrente e cassete

MiGuEl_82

Well-Known Member
#1
Boas!

Tenho na minha bike uma transmissão 1x11 com prato Absolut Black 30T Oval e cassete SRAM 10-42, a qual já levava uns bons 12.000/13.000 kms.

Ao trocar de corrente (coloquei uma Shimano 105/SLX) e depois de fazer sensivelmente 100 kms notei que a corrente continuava a fazer aquele ruído típico de corrente nova em cassete velha e saltava nas relações mais pesadas quando em esforço.

Optei por compra uma cassete "nova", tb SRAM 10-42 e com cerca de 250/300 kms. Dei uma volta de cerca de 20 kms e o problema manteve-se, ainda que me parecendo que a corrente aguentava um pouco mais sem saltar e o ruido era menor.

Quando cheguei a casa lembrei-me de olhar para as roldanas e notei que já estavam com um desgaste acentuado. Comprei novas (XT 8000) e coloquei ontem. Testei na garagem e na rua e em esforço a corrente continua a saltar nas mudanças mais pesadas.

Sinceramente acho estranho e não sei onde poderá estar o problema.

1) prato foi colocado novo em Agosto do ano passado, tendo feito menos de 1300 kms;
2) corrente nova (com 100 kms na cassete velha e 20 na semi-nova);
3) cassete semi-nova com cerca de 300 kms (visualmente tinha os dentes praticamente sem desgaste);
4) roldanas novas;

Posto isto valerá a pena fazer mais alguns kms para ver se a corrente acama? Já alguém teve um "problema" semelhante?
 

Daemon

Active Member
#2
Não sei como se costumam comportar as correntes Shimano em cassetes SRAM, mas eu teria optado por corrente SRAM.

Essa cassete "semi-nova com cerca de 300 kms" foi comprada onde? Online? Se sim, como podes saber se são esses km que tem?

Eventualmente a corrente vai acamar, mas se a corrente é nova e a cassete tem 300kms, algo de muito estranho se passa aí.
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
#3
Não sei como se costumam comportar as correntes Shimano em cassetes SRAM, mas eu teria optado por corrente SRAM.

Essa cassete "semi-nova com cerca de 300 kms" foi comprada onde? Online? Se sim, como podes saber se são esses km que tem?

Eventualmente a corrente vai acamar, mas se a corrente é nova e a cassete tem 300kms, algo de muito estranho se passa aí.
Eu por acaso ia comprar SRAM mas não havia em stock e então acabei por comprar Shimano. A corrente anterior tb não era SRAM, no caso era KMC, e sempre funcionou bem.

Foi comprada online, no OLX, negócio em mãos. N posso garantir que tenha os 300 kms que o vendedor assegura mas quer na foto como ao vivo parecia ter os dentes praticamente intactos. A própria cor da cassete estava praticamente sem desgaste.
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
#4
Em conversa com o vendedor sobre o facto de não estar a conseguir casar a corrente com a cassete, o mesmo até se prontificou, sem que eu o tenha proposto, a aceitar a cassete de volta e devolver o dinheiro. Não me parece de todo uma pessoa desonesta
 

Insignia

Well-Known Member
#10
O desviador é Sram? Se sim poderá ser o parafuso b, normalmente os desviadores Sram, especialmente Eagle, são bastante sensíveis a essa afinação, e um dos sintomas é esse.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#12
Estás a passar a corrente devidamente entre as roldanas do desviador!? eu outro dia, distrai-me.... e ouvia um barulho de corrente ... até.. que parei, olhei, vi, OLHEI, e vi que tinha a corrente mal passada.. Daqueles erros estúpidos.
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
#13
Estás a passar a corrente devidamente entre as roldanas do desviador!? eu outro dia, distrai-me.... e ouvia um barulho de corrente ... até.. que parei, olhei, vi, OLHEI, e vi que tinha a corrente mal passada.. Daqueles erros estúpidos.
Também já me aconteceu em tempos isso. Quer na BTT como na estrada... Mas não é o caso agora. Hj fiz 48 kms com 1600D+ e parece q está a acamar. Já não salta com tanta facilidade
 
#14
Boas...
Estive este fim de semana a montar a nova transmissão...
A questão é que não sei até que ponto meti a corrente na medida certa ou curta de mais. Fica umas imagens no prato no prato maior 46t com o amortecedor contraído (imagem nr.1) e com ele normal (imagem nr.2). Que acham?


tirei 2 links..
apesar de já ter visto alguns artigos sobre posições da corrente, não consegui tirar total certeza.
 

Attachments

Last edited:
#16
tive o mesmo problema, comprei uma k7 no olx supostamente semi nova, no entanto a corrente nova saltava nas mudanças mais pesadas. testei duas correntes novas, uma Sram e outra shimano (a k7 era Sunrace), roldanas do desviador também novas e continuava a saltar. acabei por comprar k7 SLX M7000 nova e voilá, problema resolvido.
se o vendedor aceita a k7 de volta, entregava e comprava novo, claro que pode não ser daí mas no meu caso resolveu.
 
#17
Isso de comprar k7's "semi-novas", upa upa. Nunca se sabe se semi-nova = semi-velha...a minha tem 12.500kms feitos e quem olhar para ela não lhe deve dar mais de 3 ou 4 mil...
 
#19
Eu uso 3 correntes que vou rodando a cada 1 mil km e já fiz várias vezes 12 mil km em transmissões 3x9. Ando todo o ano e gosto de chuva e lama.
Agora estou a testar a ideia numa transmissão 1x12. Já vou com quase 6 mil e não apresenta grande desgaste.
Boas pedaladas!