Troca de componentes.

Mach3

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Oi pessoal,


A questão que eu trago aqui ( espero estar a colocar este post na secção correcta ), tem a ver com futuros upgrades, gostava que o PPL entendido se pronunciasse sobre o que trocariam 1º na minha bike..mas desde já aviso que a bike é muito fracota..mas mesmo fracota ainda hoje foram 33 km sempre em bom ritmo e a curtir. Peço-vos apena que não me respondam que trocavam tudo pq eu se tivesse dinheiro..tb não tinha esta bike.

Bom aqui fica o link onde podem saber info sobre a minha bike, e informo que até agora só mudei o desviador traseiro para ACERA.

http://www.forumbtt.net/index.php/topic,20375.0.html

cumps a todos e desde já obrigado.


Mach3
 

CMSR

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podes começar por trocar essas rodas e os travoes. as rodas troca para umas com cubos para disco e poe uns travoes hidraulicos de disco. vais ver logo a diferença, especialmente quando chegar o inverno.
 
Fracota ou não, o que importa é o ser uma bike e acima de tudo o mais importante é o quanto nos divertimos com ela..

Aconselhava-te principalmente a aquisição de uns pedais de encaixe e respectivos sapatos, é das alterações que atendendo ao preço maior diferença irás notar. A nivél conforto, investe nuns bons calções, um bom selin, depois vira-te á "burra" propriamente dita, poderás trocar as rodas, colocar uns V-Brakes mais potentes (ou até mesmo mudar para disco), com a alteração das rodas poderás tbm aproveitar para colocar a transmissão a 9v e tal, mas isso já é outra história. Para já concentra-te nos pedais e sapatos (uns Shimano SPD-M520 + uns Sapatos de entrada da Berg, Decatlhon ou outras marcas, não deverão exeder os 75€).

Cumprimentos e bons passeios..
 

DriveMe

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Boas.

Estou de acordo com a opinião anterior.
Qto aos pedais de encaixe não me posso pronunciar uma vez que não tenho qq experiência nesse campo. No entanto, investir nuns (bons) calções almofadados, um selim confortável e mesmo uns punhos podem fazer a diferença. :) Se já os tiveres, melhor.

Antes de mais é necessário saber qto queres gastar neste momento, e qto pensas gastar futuramente. Deves avaliar se esse investimento se justifica ou se há alguma bicicleta completa que seja melhor solução. Eu sei que o bichinho é maior, dá mais gozo montar peça a peça mas, mesmo assim, penso que se deve ponderar bem. Está atento ao mercado de usados, e às promoções e preços imbatíveis das lojas predilectas do pessoal (crc, action e fizz).


Investir nas rodas e no movimento pedaleira tiras peso à bicicleta, e ficas com componentes melhores. Investir na transmissão penso que tb será uma aposta ganha. Claro que, cm disseram anteriormente, convém estudar bem a situação: mudar as rodas para disco implica investir em travões, investir na transmissão de 9 velocidades implicará novos cubos (novas rodas). Penso que a Rodi tem um conjunto (não me recordo o modelo) que permite a montagem tto de disco cm v-brake, a um preço acessivel e com um peso contido (menos de 90 euros, julgo). Juntas uma k7 alivio de 8 velociades (11-34 por +- 8 euros) e está feita a festa. Não é o mesmo que ter uma transmissão completa x7 mas penso que é um investimento justificável. Há ainda a questão pneus, mas tens um bom tópico aqui no forum.

Qto à travagem, eu apostava em discos. São, na minha opinião, superiores ao V-Brakes. No entanto, cm os euros não abundam, e um kit de discos ainda requer um investimento consideravel, e a menos que estejas satisfeito com a travagem, podes sempre investir nuns calços melhores (não faço ideia em quais; no meu tempo investia em Kool Stop).

Uma suspensão melhor, diria MX Comp, acrescenta bastante conforto. Encontras bastantes opiniões sobre suspensões no forúm.

E por este ponto pouco deve faltar para alterar. :)

Espero ter ajudado.


Subscrevo: o importante é o qto nos divertimos com ela. :)
 

mdaniel

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Boas amigo
Se quiseres ir evoluindo pouco a pouco podes ficar ai com uma exelente montada
Acho que como já frisado nos posts anteriores troca os calços por uns de tripo composto para teres um maior controlo e potência de travagem, os pedais de encaixe são uma boa aposta para melhorares o teu rendimento.
Depois podes começar a juntar o material para uma evolução de transmissão:
1- manetes e shifters
2-cassete
3-desviadores
4-corrente
Presumindo que a roda suporta a cassete de 9v podes aguenta-las mais um pouco, mantendo os v-brakes.
Depois de ultrapassada a 1ª fase podes passar á 2ª fase sistema de travagem:
1- travões Hidráulico
2-Rodas
3-Discos(Caso o kit de travões não traga os discos)
Depois conforme vais andando e vais aplicando desgaste ao material vais ter também a necessidade de trocar o pedaleiro e a suspensão. Mas como digo é tudo uma questão de Km e também de t€€€mpo.


Para já vai curtindo assim que já tens uma montada porreira para umas boas voltas.

P.S.-A minha montada quando regressei ao btt era identica à tua, foi uma questão de evolução, pouco a pouco fui trocando os componentes.
 

joli-10

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Boas
Como não sei o que queres gastar, se fosse a ti começava pelas rodas e pela transmissão, umas crossland que já dá para disco e v-brake, e uma transmissão deore, penso que assim já ficavas com a bike com outra alma, as isto depende do que queres gastar.
Cumprimentos
 

Mach3

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Oi pessoal, realmente a cada duvida que coloco, só posso agradecer a disponibilidade que voces têm para responder.

Em relação aos pedais, é assim eu agora já curto alguma coisa a andar quer em resistência quer em técnica (que ainda é pouca), por isso os pedais vão ter de esperar, pq não me sinto de todo pronto para trocar os pedais.
Acho que a minha 1ª troca vão ser os travões pq os meus não me dão confiança, mas para já vou continuar pels v-brakes, depois então acho que ataco as rodas e os cubos (os meus não dão para 8/9 v nem para discos, o quadro dá) e transmissão 9v, mas essa brincadeira indo para deore acho que ainda me vai ficar na casa dos 150€.

Mas a minha colocação deste tópico tem a ver com o facto de eu ainda me encontrar com aquela tesão do mijo, e por isso querer opiniões para evitar que ao visitar uma qq loja ache que uma cena qq é uma boa promoção e pumba toca a gastar guito em algo que não me faz a minima falta.

Relativamente aos calções e selim, o meu selim é um Selle Bassano, e os calções são uns poderosos Decathlon de 8 €, e a verdade é esta após o choque inicial agora a peidola já se habituou e não vejo para já grande necessidade em mudar, se bem que ontem na apostiça, não sei se foi da chuva, ou do estado do piso, foi das vezes que mais senti os impactos, quer ao nivel do rabo, quer das mãos, aliás foi o dia em que a suspensão me pareceu menos eficaz, pq até então só tinha bem a dizer da suspensão.
Houve alguém que mencionou os punhos, esses já os troquei por uns de esponja creio que da PRO, e são muito fixes melhoraram imenso o conforto das mãos, e creio que agora só me falta comprar umas luvas fines (pq as minhas são umas de 5 €) e esse problema de conforto nas mãos está ultrapassado.


Bem se alguém teve pachorra para ler isto tudo....um grande obrigado, e pf continuem a deixar opiniões pq eu agradeço.


Cumps,

Mach3
 

CMSR

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se pensas em trocar de travões nao devias continuar nos v-brake, pq vai acabar por ser quase a mesma coisa. espera mais uns tempos e entao poe discos, ja que o quadro da para por travao de disco.
é claro que para pores travoes de disco o investimento é maior, mas trocar v-brakes por v-brakes é deitar dinheiro fora.
 

pratoni

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Em vez de trocares de travões para outros v-brakes, troca só os calços para uns bons (tipo koolstop, swisstop, xtr, etc..., basicamente com vários compostos) que muitas vezes é o que faz mais diferença entre v-brakes... :wink:
 

CMSR

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tambem nao é mal visto. ou isso ou se nao queres trocar as rodas compras um HS33, que sao bem mais potentes a travar.
 

pratoni

Active Member
Também não é mal visto, mas em vez de gastar 15-25€, no máximo, com os calços, gasta 150€ nos travões... :mrgreen: :twisted: :mrgreen: :twisted:
 

CMSR

New Member
pratoni said:
Também não é mal visto, mas em vez de gastar 15-25€, no máximo, com os calços, gasta 150€ nos travões... :mrgreen: :twisted: :mrgreen: :twisted:
:tungas: :tungas: :tungas: :tungas: :tungas: :tungas: :tungas: :tungas:

há gajos engraçados...
 

Mach3

New Member
Boas pessoal,

Bem agradeço a todos as respostas, e digo que em principio se trocar alguma coisa agora serão mesmo só os calços, pq já vi que há um trabalho de fundo a ter de ser feito que é trocar muitas peças mesmo... e isso claro custa muitos €€€, por isso desculpem lá já o abuso mas se me indicassem lojas onde comprar uns calços fixes era bem porreiro.
Ainda em relação a isso vi uns da decathlon às cores..aquilo tem bom aspecto..agora será que valem alguma coisa?


Cumps,

Mach3
 

jonypaul

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scott_yz4 said:
se pensas em trocar de travões nao devias continuar nos v-brake, pq vai acabar por ser quase a mesma coisa. espera mais uns tempos e entao poe discos, ja que o quadro da para por travao de disco.
é claro que para pores travoes de disco o investimento é maior, mas trocar v-brakes por v-brakes é deitar dinheiro fora.

Não concordo e de certeza que muita gente também não concordará. Embora a maior vantagem dos v-brake seja o peso, uns bons v-brake com uns bons calços podem ter muita potencia de travagem. Investir nuns bons travões e manetes ( como os conjuntos XT ou Avid SD7 ) fica por menos de 100 euros, ou abaixo de 80 pelo que vi na actionsports, enquanto que por exemplo uns travões hidráulicos como os Avid Juicy 3 te ficam por mais ou menos o dobro... mais umas rodas novas, entre 3 a 4x mais :shock: o unico conjunto que fica mais ou menos igual em termos de preço é o Deore hidráulico, mas não acredito que seja muito melhor que os vbrakes...
A minha bike também é de baixo orçamento, e por isso mesmo acho que não vale a pena fazer grandes investimentos, mas sim esperar para comprar uma bicicleta com uma melhor base para upgrades, e de preferencia já com disco.

É claro que com chuva, a situação muda, mas...
 

DriveMe

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Boas.

Acho importante que estabeleças um valor que queres investir neste momento, ou daqui a X tempo, seja 20 ou 100 euros.

De qq maneira, está atento aos usados: por volta de 100 euros encontras uns Sole e umas Mavic 117 Disc. Penso que é um preço bom.
Os Sole não são topo de gama mas são hidraulicos e serão bem melhores que os teus v-brakes e, na minha opinião, melhor que qq v-brake. As Mavic 117 penso que são boa escolha. Nada como pesquisar. Não descartes qq cuidado a ter num negócio de usados.

Reviews: Hayes e Mavic

:)
 

Mach3

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Oi pessoal agradeço a todos uma vez mais, e peço desculpa por não responder mais cedo, qto ao orçamento decidi tentar ir para os usados, não sei bem qto irei gastar, mas o que sei é que não será para já....por agora vou manter tudo como está, e quando mexer, mexo em muita coisa.


Cumps,

Mach3
 
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