Trilhos para iniciados - Lisboa e arredores

lgass

New Member
Olá pessoal,

agora que tenho a minha nova menina, estou ansioso de começar a evoluir na modalidade.

Tenho feito pequenas voltas em cidade (30 km's +/-) que me vão satisfazendo.

A minha experiência fora de estrada é muito limitada, mas eu gostaria de começar a fazer aí uns trilhos de terra batida ou pedra solta (para já com poucas inclinações) para ganhar alguma habituação e treino.

Eu moro em Lisboa (na realidade bem perto de Monsanto), mas em Monsanto creio que os trilhos são mais avançados... ou pelo menos não conheço os certos.

Alguém tem sugestões para dar de locais onde começar (e se quiser, fazer companhia :p eheheh)


Já agora: a minha bike veio com pneus Specialized Fast Trak Sport, 40TPI, flancos em arame, proteção Flak Jacket, 650bx2.0" guentam este ligeiro off road (seco) certo?

Obrigado!
 

SeteGu

Active Member
Os pneus aguentam sem problema.

Por acaso no próximo Domingo irei a Monsato mas para ser sincero também não conheço aquilo (fui lá apenas uma ou outra vez sem bicicleta já há muito tempo).

Com Monsanto ao pé de casa acho que é uma ótima ideia ir pedalar para lá. Com o tempo começa-se a conhecer e certamente que terá também trilhos acessíveis.
Mas Domingo já poderei falar um pouco melhor sobre isso.

Resumindo... eu ia pedalar para lá.
 
Estradões, trilhos soft ou mais radicais, bem como alguns saltos, Monsanto tem de tudo.
Agora... sem subir um bocado é que é mais complicado!
:p

Mas se não te importares de subir um pouco (mais tarde ou mais cedo vais ter de o fazer) aqui vai uma sugestão para +/- 2 horas:

Podes começar na ponte do Fonte Nova, vais para a direita, num trilho engraçado e com poucas raízes, até cruzar com um estradão que ja vem de trás e uma estrada (a descer para a direita). Escolhes o estradão ligeiramente para a esquerda e para a frente. Continuas, sobes (ligeiro com um final acentuado), passas uma estrada de transito limitado e continuas em frente pelo estradão até ir à estrada. Apanhas para a direita o caminho/trilho protegido com troncos que vês do outro lado da estrada e segues sempre em frente, apenas interrompido no início pelo cruzamento perto do estádio de Pina Manique. Continua em frente. Ao fundo, bem ao fundo, uma curva fechada e sobes. Continuas até cruzar com a estrada, sempre em frente até acabar junto à A5. Sobes (é só um pouco) a estrada de alcatrão (fechada) em direção à rotunda do antigo chimarrão. Mas, se quiseres, logo a seguir a passar por baixo da A5 também há um estradão, mas tudo o que desceres, vais ter de subir!! E se fores paralelo à estrada, a subir, vais parar a uma subida ainda mais inclinada para a esquerda que vai dar ao Jardim nas costas do Antigo Chimarrão e depois à mesma rotunda que falei agora.

Dessa Rotunda vais em frente, em direção ao Anfiteatro Keil do Amaral, mas podes ir pela estrada de terra batida que corre em paralelo à estrada fechada ao trânsito. Ambos vão dar ao Anfiteatro. Fazes a estrada toda. Chegada ao fim, tens um trilho a começar à esquerda. Upa! É um pequeno sobe e desce em terra batida, até descer até à rotunda da esquerda (de costas para Lisboa) por cima da A5. Passas para a Rotunda direita. Entras e sais na 2ª, como se fosses um carro. Logo a seguir à paragem de autocarro, meio escondido, começa um estradão espetacular, arranjado, a descer, mas com algumas curvas inesperadamente fechadas - cuidado com a velocidade. Muito bom.

Depois, acabado o estradão arranjado... não há milagres! É preciso subir (meio para a esquerda e cuidado não continuar a descer, mas depois a estrada piora) até chegares à ciclovia de dois sentidos. Demora um pouco mas chegas à ciclovia. Vai para a direita a descer até terminar junto ao cruzamento que vai para a esquerda para o Parque da Pedra e Serafina. Nas costas deste parque, junto ao cruzamento (que tem uma entrada com portão para o restaurante o papagaio), começa um trilho/caminho protegido por troncos, à esquerda da estrada que vai para a Serafina. Segue sempre, sempre em frente esse caminho (interrompe junto à serafina até ao cruzamento e depois novamente no espaço Monsanto) e vais ter aonde entraste no início, duas horas antes (+/-), com uma descida a seguir ao espaço Monsanto, que já tem algumas pedras e raízes.

Volta à direita para o estradão de onde vieste e para trás pelo mesmo sítio.

O que te parece?

Para quem conhece... acham que ele se perde?
:confused:
 
Last edited:

lgass

New Member
@Rui A.K.A. NewRzoig - há por aí um gpx? ou pelo menos aí umas indicações em mapas do open street (parece que têm mais trilhos assinalados)
 
Igass,

Tenho um GPX, de pormenor médio, com a variante mais agreste à volta da Antiga Rotunda do Chimarrão e um trilho encostado ao campo de tiro, junto ao espaço Monsanto.

Mas não sei como postá-lo.
:confused:
 

Best

Member
lgass, o meu conselho é encontrares algum grupo que ande nessa zona e que os acompanhes. Aprendes uns trilhos e aprende-se sempre alguma coisa com a malta mais batida!

No Monsanto há sempre pessoal a andar... e a maioria da malta que anda nisto do BTT gosta é de convívio, por isso, mais um é sempre benvindo ;)

Boas pedaladas!
 

FMCurto

Active Member
Os "Percursos Especiais" marcados nesse mapa são alguns dos singletracks existentes,mas estão marcados muito poucos.

Existem mapas baseados no OpenStreetMaps que têm bastante detalhe para BTT, arrisco dizer que quase todos (menos os muito recentes com dias) estão lá todos:

http://www.opencyclemap.org/?zoom=15&lat=38.72586&lon=-9.18908&layers=B0000

O problema é que se torna dificil diferenciar por exemplo entre um singletrack e um estradão.

Existe tb uma alternativa para isso mas ainda é de certa forma experimental: há um novo "formato" de apresentar mapas chamado MapsForge que permite carregar os dados RAW do OSM e renderizar no próprio telemóvel. Duas aplicações suportam neste momento esse formato: OruxMaps e LocusMaps e permitem carregar estilos de formatação de mapas dedicados a várias actividades: caminhada,passeio,btt,etc.. o que se quiser, e permitem usar categorias que estão marcadas nos dados RAW mas que de momento não são usadas em nenhum mapa, como por exemplo: dificuldade técnica de um singletrack, segundo estes critérios: http://www.google.com/translate?langpair=de|en&u=http://www.singletrail-skala.de/s0

Resumindo para quem quiser exprimentar (para android):

-Tirar a beta (suporte para MapsForge mais recente) Orux daqui: http://www.oruxmaps.com/foro/viewtopic.php?f=4&t=2560
-Do browser próprio telemóvel ir aqui : http://www.openandromaps.org/en/ (não usar Firefox)

Escolher mapas -> Portugal -> Clicar no "+" -> Instalar no Orux - Faz o download(cerca de 150MB para Portugal inteiro) e fica logo no sitio certo
Do próprio telemóvel na mesma página escolher Mapstyles -> Elevate -> download e fica tb já no sítio certo.

Como o render é feito no próprio telemóvel,as primeiras vezes será sempre um pouco lento, mas depois de fazer cache torna-se bastante rápido.
Tenho andado a marcar alguns mas ainda faltam bastantes, mas o aspecto final será este:

MGU8qGa.jpg
Tqdy2T5.jpg


Mocho (+Falésia) e Rivergap
Vantagens: update dos mapas a cada 2 meses ou perto disso (no caso do OpenAndroMaps) com todas as actualizações da comunidade OSM e ficheiros na casa dos 150Mb para todo o pais e possibilidade de ver os códigos de côr segundo dificuldade, só os singletracks estão marcados a cor (barras). Mas este tema tb precisa ser aperfeiçoado para ser mais legivel.

Mas o melhor mesmo é ir com alguém que conheça :)
 

lgass

New Member
com este mapa do open cycle acho que me conseguirei arranjar...

alguém me consegue sugerir alguma daquelas vias e a melhor direção para as fazer? (sim porque fazer uma "descida" a subir não tem piada :p)
 

SeteGu

Active Member
Procura também tracks no GPSies. Tens entre 250 para escolher. Vê logo o primeiro. Só é pena ser ser sempre por estrada (pelo menos é o que me parece). Mas pode ser uma hipótese para uma primeira incursão...

Lê as descrições, etc...
 
Last edited:

lgass

New Member
obrigado pelas respostas... a ver se me consigo aventurar um pouco para me habituar aos terrenos mais técnicos...
 

SeteGu

Active Member
Depois de lá ter andando toda a manhã e metade da tarde (cerca de 50 kms, nas calmas, que provavelmente não deu para conhecer nem metade) o que posso dizer é que há bastantes estradões sem dificuldade técnica alguma.

Mesmo os single track´s são bastantes divertidos mas também não são muito complicados de se fazer.
Alguns têm bastantes raízes... um ou outro "mini drop" mas os declives quase nunca são muito grandes e para os saltos só vai quem quer.

A nível físico é um pouco mais exigente por ser quase sempre a subir e a descer... mesmo que não seja muito.

Acho um ótimo sitio para quem quer começar a fazer BTT. ;)
 

lgass

New Member
amanhã vou com uns amigos fazer uma volta "redonda" por LX e este fim de semana ainda não me meti em Monsanto... a ver se no próximo sábado consigo ir
 
Top