Trilho do Kryos*

old_fox

Member
Segunda-feira, 15 de Fevereiro de 2010, 7h52m e estamos estacionados no nosso campo base em Negreda, Bragança.
O vento forte e o frio que se fazia sentir (certamente alguns graus abaixo de zero) não eram muito convidativos à prática de aventuras outdoor, ainda assim resolvemos por unanimidade aceitar o desafio e por pneus ao trilho…
Ainda não tínhamos saído da pequena povoação de Negreda, fomos saudados por uma simpática senhora que, mal soube que o nosso destino era a ascensão até ao alto da Serra da Nogueira, nos desejou boa sorte: “tenham muito cuidado”…
Na parte inicial do percurso até à povoação de Celas, é possível observar magníficos exemplares de carvalhos-negrais, castanheiros e nogueiras, dando-nos a sensação de estarmos em terras mágicas que o frio conservou ao longo dos tempos!
Esta parte inicial do percurso não nos pareceu muito complicada, até pelo facto de o vento não ser ainda muito forte… complicado tornou-se logo após a povoação de Celas, pois o vento subiu de intensidade e estávamos a ser atingidos por imensas rajadas de vento com sentido contrário ao da nossa progressão! Por momentos lembrei-me se um livro que li a algum tempo atrás, denominado “A Mais Alta Solidão”.
Numa altura em que a água do tubo dos Camel-Back se encontrava completamente congelada, abrigados numa giesta ponderámos desistir ou continuar a subir!
Não muito longe dali, parecia que o trilho iria entrar numa mata de pinheiros, o Alto do Candainho, esta era a nossa única hipótese de resistir aos ventos gelados!
Nesta parte do percurso, o track estava cheio de neve e gelo que faziam com que a nossa condução e progressão fosse bastante mais cautelosa e difícil… mas pouco a pouco chegámos, abrigados pelas árvores, à zona da Cumeeira.
Lá continuámos a subir, subir, subir… sempre a subir pelo lado esquerdo da cumeada da Serra da Nogueira até finalmente atingirmos o seu cume no Santuário de Nossa Senhora da Serra. Cume atingido!
Pausa para um pequeno registo fotográfico, descongelar os dedos das mãos dentro da boca e está na hora da vertiginosa e gelada descida de regresso pelo Alto do Fragão… pequena paragem na povoação de S. Cibrão, para uma nova tentativa de descongelação de dedos.
Finalmente deu-se o retorno até ao nosso campo base, onde nos aguardava um duche prolongado de 30 minutos e uma saborosa refeição em ambiente familiar.
A título de cultura geral, aproveito para informar que em Negreda, as vacas festejam o dia de São Valentim no dia 15 de Fevereiro… tradições!
Como companheiro de trilho tive o Mário que uma vez mais esteve à altura do desafio… desta vez valeu-me apenas o litro de água que tinha ingerido antes do início do percurso, pois eu estive bem de olho aberto para verificar que não havia ingestão de espinafres enlatados!


DSC04226.JPG


DSC04214.JPG


DSC04228.JPG


DSC04229.JPG


DSC04230.JPG


DSC04233.JPG


DSC04234.JPG


DSC04238.JPG


DSC04236.JPG


DSC04242.JPG


DSC04247.JPG


DSC04253.JPG


DSC04255.JPG


DSC04267.JPG


DSC04292.JPG


DSC04288.JPG


DSC04296.JPG


(*) do grego Kryos = frio
 

lobo solitario

New Member
Serra da Nogueira! Há muito que me têm dado as melhores referências dessa serra. Talvez numa próxima Primavera... se houver?!... se não entrarmos num permafrost da crise.
 

indy

Member
Isto deve ser vírus. Desta região do país parte cada vez mais gente em busca de ambientes gelados...

Boa crónica, melhores fotos.
 

jmoniz

New Member
Ora aí está uma serra onde nunca pedalei, de resto o frio começa mesmo aqui pelo Minho eh eh eh
Boa prosa e boas fotos.

1abraço
JMoniz
 

ZE KTM

New Member
mais uma prova que PORTUGAL é LINDO...desde o Interior ao Litoral, Norte a Sul, mas estes "passeios" com neve são momentos únicos.
 
Caro Confrade

Realmente sempre que passo por aquelas bandas, chama-me muito atenção aquela serra e que para alem de ter um bom restaurante logo á entrada "Rest.Nogueira" :D:D:D

1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio
 
Top