Trepidação/Barulho ao travar - TRAVÕES [???RESOLVIDO???]

oliana

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Re:Trepidação/Barulho ao travar - TRAVÕES [POR RESOLVER]

Quantas vezes já foi dito que o problema pode estar no quadro. Com tantas mudanças de travões, parece-me que é estar a chover no molhado, continuar a trocar.

Toda gente tem problemas com ruidos nos travões que normalmente se resolvem com limpeza ou mudanças das pastilhas/diiscos. Agora tanta mudança e nada.

Totalmente de acordo com o FDura. E tambem com o 350plus. Aliás, já tinha aconselhado o mesmo em relação ao uso dos travões noutro quadro.

Das duas uma. Ou andas muito mal aconselhado de mecânico, ou será pura teimosia em não crer que o problema é no quadro que não absorve as vibrações. E não estou a dizer que são os quadros todos da Giant. Estou a dizer esse modelo, e contigo. Pode nem acontecer com outros.

Desculpa, mas depois de tudo, é o que parece. Mas....
 

JMCM

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Só mais uma achega, verifica o torque (chave dinamométrica) dos apertos de todos os parafusos e garante que os dois êmbolos / pastilhas atacam o disco ao mesmo tempo. (é só por descargo de consciência, não garanto de todo que seja esse o problema).
 

filipe MERIDA

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boas
nos meus discos deore eles ganharam folga nos "cravos" e cada vez ficaram pior!! faziam imenso barlho, bastante tropidaçao.. uma valente m****
ontem comprei uns discos XTR, e hoje ja fui experimentar e ainda tenho que os acamar!! mas barulhos vibraçoes tudo, desapareceu!!
 

gongas84

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BOas pessoal li um pouco por alto o topico. Aqui a uns tempos qd instalei uns formula oro no meu quadro aquilo parecia um carro velho a travar vibrava alem disso fazia um xiqueiro. Entretanto em conversa com amigo ele falou me em colocar uma braçadeira no cabo de travao pressionando o nas escoras. so posso dizer milagre acabou vibraçao acabou tudo. O problema era mesmo do quadro esteticamente nao fica bem mas resolveu e o q interessa
 

Caruma biker

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mas dois centimos para o mealheiro....

uma das coisas que pode provocar tal trepidação no quadro pode ser o facto os maxilas da bomba de travão não serem accionadas ao mesmo tempo. isto é: ha um pequenos desfasamento de tempo que que ambas as pastilhas tocam no disco, e isso causar a tal vibração, que por sua vez num quadro de carbono tem repercussões maiores, devido as suas características de ressonância.
este desfasamento de tempo no contacto das pastilhas com o disco, pode se dever a ar no sistema, tipo de condução, sujidade na bomba, bomba mal alinhada, etc, etc e tal por ai fora....

aparente solução:
realinhar a bomba com o disco.
lubrificar as maxilas e proceder a uma limpeza das mesmas.
optar por um disco flutuante, tipo disco Hope.

PS: tambem tenho o mesmo problema, mas com uma configuração de bike totalmente diferente - Taurine, com Elixir CR.
mas ainda não fiz nada de concreto para resolver o problema. a não ser ir alinhado a bomba de vez em quando e adpatar a minha condução de modo que não vibre tanto.


Ah pois é...
tambem tenho o mesmo problema.
tal como dito acima, bike diferente, travões diferentes.
sem empenos no disco, bomba alinhada, pastilhas em condições, travões sangrados, roda devidamente alinhada.
colegas com bikes iguais (na minha equipa somos mais que as mães com esta combinação de bike). e so a minha é que faz barulho... tipo um burro a zurrar bem alto, que ate irrita a mim e quem vem atras... para alem das vibrações que ate faz tremer o corpo todo.
e a unica conclusão que cheguei é que problema reside no quadro ou por defeito de fabrico ou pelas características do carbono..
é certo e sabido que o carbono tens optimas capacidades acústicas e de ressonacia (ja se fazem instrumentos musicais de
excelente qualidade).
Agora acho é que esta vibração toda não deverá ser muito saudável para a integridade fisica do quadro. e quanto mais tempo se tem esta vibração continua, pior para a integridade estrutural das escoras, o que pode agravar ainda mais a vibração.
ou não, nunca se sabe que raio de calculos os engenheiros das marcas fizeram, para desenvolver o quadro.

por agora no meu caso resta, ir dando pequenos alinhamentos na bomba, de modo a não irritar tanta gente.
 

fabiolax

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Bom dia. li o tópico todo, e só falam nas bikes de carbono...

mas a minha é aluminio e acontece o mesmo. e já fiz tudo e mais alguma coisa, e o problema é sempre o mesmo.....

A soluçao será mesmo trocar os travoes, digo eu
 

Skaza

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ora vamos lá fazer uma ressuscitação ao tópico.. Como o amigo fabiolax diz e muito bem e nos quadros em alumínio?? é que tenho exactamente esse problema e 1 barulho idêntico ao k o criador do tópico postou umas paginas atrás com 1 video....
 

Trufox

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Desenterranço!!! LOLOL

Calhou encontrar novamente este tópico sem querer que eu criei... E que tantas dores de cabeça me deu...

Mas nunca vim cá explicar como ficou resolvido!

Troquei de quadro em Dezembro de 2009 (Bianchi Pulse) e até hoje nunca mais vibrou!!!
 

alexey78

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Também ando com o mesmo problema, já apertei o tubo à escora mas não resolveu... já mudei 3 vezes de pastilhas... vou tentar mudar de disco... mas o barulho é igualzinho ao do vídeo...
 

jose custodio

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Boas!!

Aproveito o tópico para colocar também a minha situação.
Na minha ´´sucata`` tenho travões shimano BRM485 com discos também shimano de 160mm.
O travão de trás está impecavel (sempre esteve) trava bem mesmo com um tipo de 90 elegantes kilinhos como é o caso nunca senti qualquer problema a travar.
Já o da frente também faz essa chiadeira tremenda e notasse que a potencia não está lá como está no travão traseiro,não é que não trave pois trava quando é preciso mas notasse que não trava tão bem como o de trás.
Ora as perguntas são:
Se substituir o disco por um de 180mm vou ganhar na potencia de travagem??
O tal disco de 180mm poderá acabar com o ruido parasita??
Mudando o disco terei que comprar outro apoio para o travão??

Se alguém me conseguir ajudar sem mandar piadas do tipo esses travões são fracos compra outros eu agradecia.
 

Skaza

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no pouco que entendo e que posso ajudar...
ao trocares de 160 para 185 terás obrigatoriamente de apoio de pinça...
já pensas-te em trocar por exemplo de calços?
será que o circuito do óleo não terá com ar?
 

jose custodio

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Obrigado por me tentares ajudar.

Pois se o circuito tem ar isso não sei só levando mesmo à oficina.
Já me lembrei de trocar as pastilhas do travão mas como a bicicleta só anda quando me lembro (agora até tem andado mais que o normal pois estou a ensinar a minha filhota mais velha a dar ao pedal.) e não estava muito interessado em investir numas pastilhas novas e aquilo ficar a fazer a mesma chiadeira pois as que tem ainda têm muito para gastar.
Mas o mais certo é ter que começar a mudar alguma coisa e ver se a chiadeira acaba se calhar as pastilhas vai ter que ser mesmo a primeira coisa.
Tenho que ver.
 
Boas! Ainda bem que encontro alguém que entende. Tive até ao inicio deste ano uma Berg de 200€ para aprender a andar ;) e que tinha uns travões de cabos e resolvi fazer a estupidez de os trocar por uns Avid Juicy 5 usados de 90€. O mesmo problema que o ilustre "pai" deste tópico. Em fevereiro troquei a bicicleta por uma Mondraker Finalist Pro, quadro rigido em aluminio costulight triple butted, e tal e tal, com uns travões Avid Juicy 3 (dico 160mm) e que raios...o mesmo. O travão traseiro com a manete a meio gás, o mesmissimo ruido que aqui uns posts atrás, e a vibração inacreditável. Troca de pastilhas, spray anti-vibração (tudo no mecânico), experimentei a roda e respectivo disco da bike do meu cunhado e o mesmo.
Num Raid em Mafra, cheirou a pastilha queimada e deixou de travar. Passadas 8 visitas ao mecânico, troquei por uns fraquinhos Shimano BL-M445 (eu sei, mas é o que dá) e surpresa... pior ainda. O problema serei eu??? Sempre tive uma tendencia para travar mais com o de trás e reparo que o resto do pessoal trava mais com o da frente. Será que se colocar um disco de 180 atrás ajudará? Desculpem a "Biblia", mas já não sei o que fazer!:(
 
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Paposeco

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Também estou com o mesmo problema do barulho, mas o meu problema é mais grave, o travão traseiro perde pressão pelos pistons e não tem força para apertar o disco.
Alguém sabe se há algum kit de reparação e se há qual o preço?
 
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