Trek Session 88 DH by Nozes

Nozes

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#1
E porque não uma bike de downhill no Forum Btt?
Bem sei que existe aqui ao lado o Freeridezone.net,dedicado às vertentes mais "descendentes" do btt,mas resolvi mostrar esta bike aqui,para dar a conhecer em pormenor algumas coisas que muitos de vós,mais dedicados ao lazer,maratonas e btt "não agressivo" em geral,não conhecem...em 2 palavras:Alargar Horizontes!



Comecemos pelo quadro:O Trek Session 88 é um novo modelo para este ano,que vem colmatar uma lacuna no catálogo Trek:Uma verdadeira bike de downhill.os modelos Session 77 e Session 10 são na sua essencia bikes de Freeride,ao passo que a 88 foi desenhada de raíz com provas de downhill ao mais alto nível em mente.
O quadro apresenta um peso muito competitivo: 4250gr. com amortecedor Fox DHX5 de mola.Com esta base,e com uma escolha cuidada de componentes,consegue-se uma bike bastante leve.
Uma das particularidades do quadro é o sistema ABP (Actve Braking Point).Alguns de vós já o conhecem das Remedy ou Fuel EX,basicamente é um "Ovo de Colombo" dos designs de suspensões,ao colocar o pivot no eixo traseiro,as forças de travagem exercidas pelo travão traseiro são isoladas da suspensão,permitindo um amortecer igual em quaisquer situações,travando ou não,proporcionando uma excelente aderência da roda.A juntar ao ABP,temos o Full Floater,que é o apoio do amortecedor no prolongamento da escora traseira,em vez da parte frontal do quadro.Isto,em conjunto com o Fox com afinação especial para este quadro,permite um início de curso muito sensível,mas que se torna muito progressivo no fim,evitando um "bottom out" muito violento.



Para juntar a este quadro,e fazer uma montagem ao mesmo tempo eficiente,adaptada às minhas necessidades,leve e dentro de valores razoáveis,muitas contas de cabeça foram por mim feitas,assim como muitos sites de fabricantes,lojas,reviews e sei lá mais o quê...viva a net!
Mas vamos ao pormenor:
Quadro :arrow: Trek Session 88DH,com Fox DHX5 mola 400,tamanho M
Suspensão :arrow: Rock Shox Boxxer Race 2008
Avanço :arrow: Pro FR 50mm 31.8...20€,135gr :!: :!: :!:
Guiador :arrow: Truvativ Hussefelt World Cup 20mm elevação,700mm comprimento
Punhos :arrow: ODI Ruffian
Espigão selim :arrow: OnOff Ruction 31.8...comprado usado,e cortado a 300mm,pesa 240gr
Selim :arrow: WTB Silverado carris em cromoly
Pedaleiro :arrow: Race Face Evolve DH,170mm,prato 36 Truvativ,parafusos A2Z (xunning :mrgreen:)
Guia de corrente :arrow: E13 LG1+Taco FSA (é aquela peça por baixo,para quem não sabe,e foi furada para tirar peso)
Corrente :arrow: Shimano XT
Cassete :arrow: Shimano DuraAce 11-21...não,não estou cheio de força! :D
Desviador :arrow:Shimano XT Shadow
Manípulo mudanças :arrow: Shimano XT
Travões :arrow:Hayes Stroker Trail V8,discos 200mm
Rodas :arrow: Cubos Nuke Proof Generator+Raios DT competition 2.0-1.8+Aros Sun Equalizer 31
Pneus :arrow: Bontrager Big Earl 2.5 Wet Compound
Câmaras :arrow: Rubena FR
Pedais :arrow: Shimano DX...alternados em determinadas provas com os 646 de sempre.



Com isto tudo,e depois de muitas voltas e reviravoltas,consegui a bike que queria,dentro do meu orçamento:Cerca de 3300€.A outra preocupação,o peso,foi quase atingida:Queria que a bike ficasse abaixo dos 17kg,mas não foi possível,e ficou-se pelos 17,3kg.

Conclusões?
Uma coisa é o marketing agressivo,outra totalmente diferente são as verdadeiras evoluções no material que as marcas nos põem à disposição.Neste caso,a Trek pode gabar-se à vontade.A Session 88 é tudo o que tinham anunciado e mais ainda!
Com a minha montagem,o único problema da bike parece ser mesmo o piloto :nsei: .Esta é uma bike ao mesmo tempo :arrow: Estável,pela geometria de onde se destaca o baixo centro de gravidade e angulo de direcção bastante lançado; :arrow: Manobrável,pelo baixo peso,tanto do quadro como das rodas; :arrow: Eficiente,porque todos os componetes funcionam até agora na perfeição.



Primeira prova:Maxxis Cup Gouveia 2009:2 malhos logo para começar,e para "não te armares em artista,que ela ainda não te conhece" :lol:

Bem,e como hoje já é tarde,ficamos por aqui...mais fotos em tempo oportuno,perguntas e observações são bem vindas,blá blá blá...

Boas pedaladas pessoal! :xau:
 

Pax

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#2
Reviews destes são sempre bem-vindos. :wink:

Excelente mesmo. Até fico melancólico e dá vontade de iniciar outro projecto...

Esqueceste-te de dizer qual é a caixa de direcção que usas e quais são essas anilhas golden. 8)

Resta esperar por mais fotos.

Esse Silverado anda-me atravessado... :mrgreen:
 
#4
Olá Luis... até que enfim, fotos da nova máquina!

os meus parabéns, tens ai uma bela montagem (eu apenas faria algumas pequenas alterações, possivelmente nos travões), a relação qualidade/preço parece realmente imbativel. Acima de tudo, estou muito surpreendido com o peso final da montagem que considero muito bom (a minha Nomad em modo "comer porrada" fica com cerca de 16kg!).

pronto, estou a ver que mais uma vez tenho uma lebre de categoria para puxar por mim na Megavalanche! :wink:

Abraço,
André
 

Nozes

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#5
André,olha lá a pressão,pá!Tomara eu não te perder de vista,com a sede que tu estás aquela prova,não há quem te pare... :D

Pax,a caixa de direcção vem com o quadro (e está incluida no peso do mesmo),é uma Cane Creek.Como alguns terão reparado,a testa do quadro tem um formato cónico,que a Trek chama E2,ou seja,em cima tem a medida vulgar 1,1/8",e em baixo 1,5",para uma maior rigidez e dispersão de forças nesta área.Para montar a Boxxer,um casquilho redutor (fornecido com o quadro) foi usado.
Quanto às anilhas,foram ideia do meu colega Nuno,da loja Ofimoto,que,ao montar o pedaleiro,viu nos copos dos rolamentos (dourados) uma boa oportunidade de fazer uma decoração "tunning",juntando os parafusos da pedaleira e as anilhas da direcção,tudo da A2Z.Deveria ter juntado também um aperto do espigão do selim da KCNC,mas infelizmente não havia a medida indicada...
Mais fotos e umas observações sobre alguns componentes logo à noite :wink:
 
#6
Essa bike é brutal, tive a oportunidade de a ver na bicimax e simplesmente um espectáculo :wink: :roll: :roll:
Code:
Dálhe com força que ela gosta :lol: :lol:
Code:
Boas pedaladas :D
 

Pax

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#7
Nozes, bem sei que no DH não se passa muito tempo sentado, mas esse selim será confortável para se fazerem uns quilómetros valentes a pedalar?
 
#8
linda!!

Parece ser um belo de um canhão... :D

Ao tempo que não via uma bike cromada tirando a lapierre de dh também...
 

Nozes

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#9
Boas!
Pax,realmente ainda não me sentei muito tempo no selim,mas posso dizer que é bem mais confortável que o Devo,que tive na Kona...é uma boa aposta para um selim de AM,sem dúvida,por ser longo,estreito e sem "arestas" que possam magoar ou prender a roupa.No outro dia,ao experimentar a Giant Reign do meu colega Tomé,o Silverado dele pareceu-me mais macio que o meu...posso estar enganado,mas penso que existe mais que uma fábrica a fazer selins para a WTB:Já vi o Silverado com 3 tipos distintos de capa,uma das quais com protecção em kevlar nos cantos,3 tipos de carris,aço,cromoly e titânio,e agora mais esta da espuma ser diferente também...é uma boa lotaria/quebra cabeças!
O meu veio de uma Giant,pesa 221gr.Gosto dele,espero não o estragar em nenhuma queda e penso que fica muito bem no conjunto!

E agora mais uma fotozinha...



Sessão (session :mrgreen:) de treino/Freeride/afinações/chamem-lhe o que quizerem...Pista velha das Alcobertas:Calças de ganga e t-shirt,mas com protecções,que as pedras não são assim tão macias :wink:
 

Kamoes

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#10
É por causa de bikes como esta que um gajo sonha com uma bike de DH..

eu que sou menino de XC e borro-me todo a descer era capaz de ganhar tomates só de andar numa coisa destas...

bike lindíssima! quando for grande também quero ter uma só para ir abuzando de vez em quando.

Abraço e bons saltos,

Marco Camoes.
 
#11
Belo bicho que tens ai, a nível de suspensão e amortecedor pelo que conheço devem ser 5 estrelas e ainda por cima num quadro desses. Vejo também que o seu centro de gravidade , pelo desenho do quadro, é muito bom..

Kamões acredita que com uma bike destas ganhas coragem para fazer tudo, eu também dizia que não descia uma escadaria de bike e passado 3 voltas com uma emprestada ja me mandava com um grande a vontade.
 

Marreiros

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#12
Ui que máquinão! :shock:
Pena já não estar a morar em Rio Maior senão pedia-te para me deixares dar uma voltinha. :mrgreen:

Parabéns pela montagem parece estar muito equilibrada com um bom peso para DH. Gostei! :yeah:
 
#13
Muito porreira, um dos quadros mais bonitos de DH e com uma montagem bem pensada - qualidade, sem preços absurdos.

Mas o que tu queres é disto:




:mrgreen:
 

Nozes

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#14
Para mim chega bem a Boxxer 2008...além que a decoração das 2010 são as mais feias de sempre,na minha opinião!
Mas se alguém patrocinar uma,epá...eu faço o esforço! :mrgreen:
 
#15
Boas... Epa tens uma bike lindíssima... Sou apaixonado pelo XC mas também adoro DH apesar de nunca ter praticado,só andei uma vez numa Big Hit...
Desfruta dela e parabéns...
 

Nozes

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#17
Oh sr. Pax,não seja por isso! :D





DH Vila de Rei,no passado domingo...que fresquinho que estava! doh
As fotos foram "pedidas emprestadas" à Downfoto.com,quando tiver umas decentes posto aqui...é difícil de convencer a malta a tirar fotos quando se anda nas provas ou mesmo em treinos...

Quanto ao peso do quadro,4250 gramas! Com o Fox DHX5 com mola de aço,caixa de direcção Cane Creek e eixo 12mm de trás.Tudo isto vem de origem,além do redutor da caixa de direcção (para pôr coluna normal de 1-1/8),e a protecção da escora.

...não me digas que andas aí com...ideias? :wink: