Trek Remedy 7 Nozes Edition

Nozes

Active Member
Olá rapaziada!

Tenho aqui hoje para vos apresentar a minha bike de Enduro/All Mountain,uma Trek Remedy 7 de 2009,que comprei nova em Fevereiro do ano passado,numa grande promoção. Logo após a compra comecei a alterar algumas coisas para ficar mais ao meu jeito,e actualmente está assim:




Quadro - Trek Remedy 17,5",Fox RP2,150mm
Suspensão - Rock Shox Lyric U-Turn,160mm
Avanço - Pro FR-S 70mm 31.8
Guiador - KCNC SC Bone 711mm
Espigão - KS Super Natural 125mm,comando remoto
Selim - WTB Silverado cromoly
Travões - Hope Tech X2 180/160mm
Man. Mudanças - Shimano SLX
Desviador frente - Shimano SLX
Desviador trás - Shimano SLX Shadow
Cassete - Shimano XT 11-32
Corrente - SRAM
Pedaleiro - Truvativ Stylo OCT 44-32-22
Pedais - Shimano PD-M530
Rodas - Bontrager Rythmn
Pneus - Schwalbe Hans Dampf Performance 2.35
Punhos - ESI Racer's Edge
Outros: Guia de corrente caseiro,liquido anti furo Joe's No Flats

Peso: 14,4kg

Enduro? All Mountain? Mas o que é isso afinal??

Estas novas vertentes do btt (talvez já não tão novas como isso) são mais viradas para as descidas e dificuldades técnicas,mas abrangem muito do btt que muita gente faz: Voltas não muito longas,subindo sempre com o objectivo de disfrutar da descida ao máximo,numa bike estável e robusta Q.B.
O Enduro é mais virado para a competição,que no nosso país começa a dar os primeiros passos: Um percurso com algumas especiais cronometradas,sempre de perfil na sua maioria descendente,mas podendo incluir algumas ligeiras subidas,além de dificuldades técnicas naturais.

Posta a (muito resumida) explicação,esta é a bicicleta com que espero disputar essas novas provas que começam a aparecer,assim como disfrutar dos trilhos mais exigentes. Não faz parte dos meus planos fazer maratonas de 70km com esta bike,mas num ritmo moderado e descontraído é perfeitamente capaz de fazer muitos kms,o que perde para outras em peso e eficiência a subir,ganha em conforto e estabilidade,já fiz alguns passeios com ela e desde que não se queira andar aos esticões nem por isso me sinto mais cansado.

Mais uma foto para entremear a palha :)



Para não estar a ser muito exaustivo,destaco hoje apenas 2 partes da bike:

Quadro Sendo já um fã incondicional do sistema ABP da Trek (tenho também uma Session 88DH),não tive quaisquer dúvidas que este Remedy seria uma boa aposta.O pivot traseiro concêntrico com o eixo da roda traseira isola por completo as forças da travagem do trabalhar da suspensão,o que mantêm a roda colada ao solo mesmo em travagens fortes,sem o "saltitar" comum a alguns sistemas. O amortecedor Fox RP2 tem uma câmara de volume maior que o normal para se conseguir melhor sensibilidade através das pressões mais baixas. É sem dúvida muito sensível,mas isso também se traduz num visível bombear ao pedalar com o amortecedor na posição aberta. Basta ligar o ProPedal e o bombear é anulado,ficando o amortecedor apenas activo para os impactos médios/altos. Não tenho a necessidade do bloqueio total,a única vantagem do RP23.
Mas porquê um quadro de 2009,supostamente já desactualizado? Pois bem,pela geometria! De 2010 em diante,a Remedy "desceu" na gama da Trek em direcção ao XC/Trail,com o aparecimento da Slash,com 170mm de curso e suspensões a ar. Além de equipamento menos robusto,as novas Remedy têem um ângulo de direcção mais fechado,e veem equipadas com suspensões de 150mm mais destinadas a andamentos mais moderados que a Rock Shox Lyric que equipa este modelo.

Transmissão Não tenho nada contra a SRAM,mas em todas as minhas 5 bicicletas tenho Shimano e não tenho nenhuma razão para estar descontente. Na Remedy,a transmissão era de origem SLX completo,mas como tinha por casa um pedaleiro Truvativ Stylo OCT (mais leve que o SLX) e uma cassete XT,foram trocados,e tudo funciona sem problemas. O SLX trabalha tão bem como o XT,apenas se nota menos suavidade,mas alguns até apreciarão mais a sensação de troca de mudanças neste grupo que a suavidade de um XT ou XTR que por vezes nem se dá conta das passagens de corrente. Convém também dizer que esta corrente é uma SRAM,e que com uma corrente Shimano esta sensação seria mais atenuada.
É usual neste tipo de bicicletas a utilização de apenas pratos e um protector (bash ring) no lugar do prato maior,mas não perdi até agora muito tempo a pensar nisso,um dia destes poderei optar por um prato 38 e mantenho o 22 ou coloco um 24. Neste momento utilizo muito o 44 nas descidas,não tanto para pedalar a muita velocidade,mas para manter a corrente esticada e evitar o "chicotear" que pode fazer com que salte,além de que a corrente no prato grande pode evitar que numa queda se embrulhemos com a bike e as pernas sejam "mordidas" pelos dentes afiados do prato. É uma dica que serve para toda a gente ;)

Por hoje deve chegar,mais adiante outros pormenores e análises.

Deixo-vos com uma foto da Remedy em acção na Avalanche Licor Beirão na Lousã,em Outubro passado,a caminho do 46º lugar ;)



Boas pedaladas!
 
Last edited:

FabioAlmeida

New Member
Muito bom!! Meta mais fotos
Acha a montagem que tens equilibrada, mas nao tara um pouco pesada para o que é?
Amo as trek prinicinpalmente as remedy de 2010.
 

Skaza

New Member
Andei à pouco tempo a namorar uma Remedy 2010 numa promoção por a mesma ser de 2010 e nós já irmos em 2012... Adorei a bike, tinha Fox à frente e atrás, elixir 5 e transmissão XT, mas infelizmente não fiquei com ela...
Vamos ver se surge um novo negócio de uma Remedy... Em relação à tua, está com muito bom aspecto... ;D
 
Boas!
Desde já, bela maquina!
Estou para comprar uma nova maquina e deixar a minha para a minha mulher.
De momento tenho uma Trek Fuel EX 9 de 2010 e estou a ponderar comprar uma Remedy 8 de 2010.
A razão pela qual quero comprar uma para mim e deixar a minha para a "Maria" não se deve a não estar satisfeito com a bike, (muito pelo contrario, adoro a Fuel EX) mas sim por o quadro ser ligeiramente pequeno para mim.
O que eu pretendo não é uma maquina para competir e andar sempre na talega, mas sim uma maquina para "brincar", uma bike que seja boa em trilhos técnicos, mas que tambem se sáfe em longas distancias, costumo fazer umas bricadeiras com os amigos quando ha tempo e ao que parece a Remedy 8 de 2010 aparenta ser uma bike versatil.
Como nunca tive o prazer de pedalar numa, gostaria de saber a opinião de alguem que ma possa dar em relação aos aspectos mencionados.
Em relação ao peso, alguem me sabe dizer se a bike de 2010 levou alguma redução significativa?
A Fuel EX 9 2010 pesa coisa de 12kg, caso a Remedy pese demasiado em relação á minha, penso que seja uma caracteristica a ter em conta na decisão entre a Remedy e outra Fuel EX.
Espero que me possam ajudar na decisão.
Obrigado.
 

NunoPascoal

New Member
Tem ar de ser uma bicicleta bastante divertida!
Queres esclarecer a função daquela "fita" na escora? Com o roçar da corrente na parte de baixo não acaba por partir?

Abraço!
 

MGanhao

New Member
Concordo com o NunoPascoal, deve ser mesmo divertida chegas ao cimo da serra e atiras-te por ali abaixo a assapar :b
 

shuumi

New Member
Gosto bastante! Se arranjasse um bom negocio desses arranjava companhia para a minha trepadora!!!!
 

NunoPascoal

New Member
Não deixes morrer este tópico Nozes!! :D
Apesar de ser uma vertente que não pratico, gostei de ler a tua análise!

Satisfaz tb a minha curiosidade sobre a "fita" na escora, sff!

Nuno Pascoal
 

Nozes

Active Member
Nem imaginas as vezes que já aqui vim para desenvolver mais o tópico,mas acabo sempre distraído por outra coisa...

A "fita" que vês presa na escora,é um guia de corrente caseiro,copiado de um que vi no site Pinkbike há uns tempos atrás.São basicamente 3 zip-ties (um grande e dois médios),ora repara bem:



Este "artilhanço" destina-se a evitar que a corrente salte muito e eventualmente saia do prato em que está,devido à trepidação e aos saltos. Como o desviador é de caixa longa,é mais propício de isso acontecer,e esta é uma solução barata,leve,e (o mais chocante),eficaz!
Como desvantagens,tem algum ruído a pedalar principalmente no prato grande,mas nada que não se me faça distraír,e o aspecto,que leva alguns "snobs" a olhar e dizer "epá isso até fica mal numa bike dessas,compra mas é um guia a sério!" :p

De resto,a Remedy não tem tido alterações,mas tem tido muito e bom uso. Além de umas voltas aqui por perto,estive no passado dia 1 de Julho na Figueira da FOz para a 2ª prova do troféu Btt Enduro Series,disputada na bela serra da Boa Viagem.Grandes trilhos,excelente ambiente,muita diversão e companheirismo,e uma prova muito disputada e de verdadeiro enduro!



Como não fiz um bom reconhecimento das especiais (fui ver o percurso uma semana antes,mas alguns trilhos foram alterados),tive alguns percalços e enganos,o que me custou uma classificação melhor,mas fiquei na mesma contente com o 14º lugar final.
Posso dizer que o espigão telescópico para este tipo de andamentos é um "salva-vidas"! Usei-o vezes sem conta,é mesmo uma das melhores invenções dos últimos anos no btt.

Em breve a continuação da análise,obrigado pela atenção! ;)
 

petiagos

New Member
Sim senhor ...
Isso para descer é do melhor ... sem dúvida !!!!
E logo eu ... que por vezes precisava de uma dessas para as descidas que faço ... a técnica também não é muita !!!
 

lucelima

New Member
Bela bike e bom tópico para acompanhar parabéns. Grande guia simples e eficaz.
Boas pedaladas.
Cumps
 
Last edited:

essence_s

New Member
Grande Nozes, sempre a ripar!
Serra da Boa Viagem tem partes bastante tecnicas, onde uma maquina dessas dava jeito, sem duvida!
 

Rui Marçal

New Member
Nozes,

The Gentleman Bttista, lol...

Desconhecia esta Remedy. Conheço outras da tua garagem, mas esta não. Mais uma. Quando compras uma Scalpel ou uma Flash com lefty? Só te falta esse espécime.
 

NunoPascoal

New Member
Era o que eu calculava, Nozes! Só achei estranho pois a correntes fica a roçar na braçadeira, mas é preciso é que funcione bem!!!
Continua a dar-lhe km e a partilhar connosco!!

Vou ver se vejo a tua Kona no domingo em Vaqueiros!

Nuno Pascoal
 

Nozes

Active Member
Obrigado malta pelos comentários ;)

SirRui Marçal,ainda me faltam alguns espécimes antes das Cannondale..nada contra,mas hoje em dia não me "aquecem o sangue" como outros tempos.Quanto à minha garagem,é tipo a caixa de ferramentas de um mecânico,se tenho de apertar um parafuso e tenho a chave ideal,não o vou fazer com um martelo ;)
Temos de dar aquela tal volta na serra d'Aire!

Nuno Pascoal,em princípio lá nos encontraremos no domingo,tenho de pedir especial favor ao S.Pedro para não mandar muito calor,senão derreto por lá...
A corrente roça na braçadeira mas nem por isso faz muito atrito,e só é perceptível nas mudanças mais pesadas.

Aproveito para mostrar aqui uma foto mais antiga da bike,quando experimentei uns pneus que não foram aquilo que eu esperava:



A bike trazia de origem uns Bontrager Jones Tubeless Ready 2.35,com cerca de 750 gramas cada.São uns pneus bastante polivalentes e relativamente resistentes,mas depois de um deles ter tido um pequeno corte e estar já gasto,resolvi mudar os 2,ficando o que se aproveitava para uma eventual emergência.
Os escolhidos foram os Continental X-King 2.4 Racesport. Muito leves,supostamente bons a rolar e a agarrar,muito boas reviews...até aqui tudo bem.Encontrei uma promoção valente numa loja online e mandei vir.
Com um balão de 60mm nos aros Bontrager da Remedy,montagem tubeless rápida e borracha de boa qualidade,os X-King pareciam ser exactamente o que eu procurava.Como a tela é muito fina,meti uma pressão que me pareceu um bom compromisso e fiz-me aos trilhos.
Depois de uma ou duas curvas em que tive a sensação de o pneu estar a dobrar,parei para dar mais ar,e continuei.Numa das curvas em que costumo forçar mais os pneus até ao limite da aderência,volta a acontecer,mas com efeito mais amplificado: Os pneu da frente dobra,faz-me alargar a trajectória,e á saída da curva há um pequeno salto,que apanho meio de lado...ao aterrar o pneu volta a dobrar,fazendo-me virar para o lado contrário e ir aos "esses" até conseguir parar. Um grande cagaço,tive a sensação de estar a montar um cavalo de rodeo :D
Mais umas bombadas,e o pneu parecia portar-se melhor,mas fiquei convicto que não era o que procurava. Para andamentos de All-Mountain/Enduro,temos de usar pressões baixas para a máxima aderência,e os pneus têem de ser resistentes. Os X-King pesavam cerca de 550gr cada,e com a ajuda deles a bike ficava nos 13,7kg,mas nada feito.

E então vieram os Schwalbe Hans Dampf 2.35,na versão Performance. Pesam cerca de 730gr,têem um balão enorme,e um rasto que nunca mais acaba,mas ainda assim rolam bem,e agarram como se tivessem ventosas.Estou muito satisfeito com eles.

Já que falamos de pneus,podemos falar das rodas onde estão montados: As Bontrager Rythmn são pouco vistosas,mas cumprem o seu trabalho sem queixas.Pesam cerca de 1800 gramas,o cubo da frente é de 20mm,e o de trás tem a particularidade de ser se esferas,algo pouco visto em cubos não-Shimano no btt. Os aros são muito resistentes e têem 28mm de largura exterior,para melhor apoio dos pneus mais largos típicos nestas bikes.
Os aros são designados como "tubeless ready",mas necessitam de uma fita para tal,neste caso caiu a escolha na Joe's NoFlats.
Há algum tempo o cepo parecia estar a fazer barulho a mais,foi desmontado,limpo e lubrificado,e está pronto para mais umas descidas "quentes".

Por falar em descidas...



A primeira prova de Enduro Btt oficial em Portugal disputou-se em Cascais no passado dia 4 de Março_O percurso que a organização tinha previsto teve de ser alterado pouco tempo antes a realização da prova,e perdeu alguma da sua selectividade,mas ainda assim foi um prova interessante e bastante divertida. Devido a uma má gestão do tempo de ligação para a última especial,penalizei imenso tempo e uma mais que certa classificação nos 10 primeiros ficou para o ano que vem :)
 

Rui Marçal

New Member
Eu já li muitos artigos a testes nas revista que por aí andam...

E em 90% dos casos, o que lemos não tem paixão na escrita. São palavras por ali despejadas em que se nota que o jornalista está a fazer um favor à marca, que andou com ela, não lhe achou grande piada mas não pode dizer mal...

Vejam como o Nozes (ou Luis para os amigos) escreve...

Há aqui paixão...Mas não é só isso, há termos técnicos, linguagem acessível a todos e como não tem de agradar a ninguém escreve as coisas como elas são.

Vou propor uma coisa, tal como o Miguel Relvas conseguiu uma licenciatura com o currículo, tal como o Sócrates conseguiu um curso ao domingo, proponho que o Nozes se inscreva numa Universidade qualquer e domingo fique licenciado em jornalismo. O que acham?
 

Nozes

Active Member
Amigo Marçal,o que me ocorre dizer sobre isso é "Porreiro,pá!" :D

Este domingo não me dá é jeito ir levantar o diploma,pois vou pedalar de manhã e trabalhar à tarde,mas certamente podem mandar-me isso por fax! eheh

Obrigado pelas tuas palavras,há aqui paixão sim,e muita. Fizeste-me lembrar de algo que escrevi aqui no forum há bastante tempo e anda por aí perdido : http://www.forumbtt.net/showthread.php?18146-O-teste&p=398183&viewfull=1#post398183
 

Nozes

Active Member
Amigo Marçal,o que me ocorre dizer sobre isso é "Porreiro,pá!" :D

Este domingo não me dá é jeito ir levantar o diploma,pois vou pedalar de manhã e trabalhar à tarde,mas certamente podem mandar-me isso por fax! eheh

Obrigado pelas tuas palavras,há aqui paixão sim,e muita. Fizeste-me lembrar de algo que escrevi aqui no forum há bastante tempo e anda por aí perdido : http://www.forumbtt.net/showthread.php?18146-O-teste&p=398183&viewfull=1#post398183
 

SeteGu

Active Member
Vi esta bicicleta na ofimoto, quando lá estive (pela primeira vez) no inicio da semana. :p
Estava com uma bicicleta preta (Coluer).

Grande máquina que aí está! Parabéns e boas pedaladas!
 
Top