29er Trek Gary Fishersuperfly 100 elite

vpenela

New Member
Posso confessar o meu cepticismo de inicio quando se comecei a ouvir falar das 29er, mais porque agora já se fala nas 27,5, o que me levou a pensar que afinal as 29 não eram perfeitas e que já se estava a pensar em diminuir o tamanho da roda de forma a colmatar as deficiências por elas criadas. No entanto a verdade é que elas estão a ganhar campeonatos e adeptos em todos os circuitos profissionais, pelo que me rendi e acho que bem.
 

vpenela

New Member
[video=youtube;HW9nwZpIWOk]http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=HW9nwZpIWOk[/video]
Vejam este vídeo que tem o 2012 UCI Mountain bike World Cup XCO - Houffalize e vejam se conseguem descobrir uma 26'...
 

Edmor

New Member
Aliás, em Elites, ganhou o Absalon em roda 26. Em 2º o Schurter com 27,5 e as rodas 29 nem sei se aparecem no top ten. Não me lembro. Mas penso que com aquelas pernas até ganhavam de BMX... O tamanho da roda não é o mais importante!
 
Last edited:

C.Orelhas

New Member
Roda 26 é o que ali não faltou e sinceramente penso que com roda 29 em certas zonas tecnicas não se tenha tanta agilidade como se tem com uma 26..
 

vpenela

New Member
[video=youtube;HpCSmnb6e1M]http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=HpCSmnb6e1M[/video]
Olhem aqui uma superfly a chegar em 18º no mundial de xc, já se sabe que as pernas não tem nada a ver, estas bikes andam sozinhas....:D
 

gfilipe

New Member
Para mim, é normal que se vejam mais 29er neste momento, é uma questao de marketing.Campeonatos sao o palco do que as marcas pretendem para as suas vendas e tem necessidade de as por a prova aos olhos de todos, para que como nos neste momentos estamos a fazer vejamos.Agora...nao acredito que as 26 acabem, até porque ja estao a pensar em lançar as 27,5er e isso nao quer dizer que as 29er sejam um fiasco ( porque ainda agora foram lançadas) nem quer dizer que as 26 vao desaparecer.
É apenas a minha opiniao, abraço.
 

vpenela

New Member
Dei mais uma volta com um grupinho de amigos, os queimados de perre e devo dizer que realmente que esta bike ganha em tudo a uma 26', tanto em subidas com descidas assim com nos single tracks não existe nenhuma dificuldade que não consiga transpor com facilidade. A técnica conta sempre com certeza, no entanto esta Gary fisher tem uma geometria fabulosa, notando-se até pelo facto de não parecermos uns anões em cima dela como me costumam parecer outros em cima de 29er. Este comentáro foi até feito por vários elementos do grupo que referiram que embora seja alto 1,80m não parecia a típica forma desenquadrada que outros pareciam ter em relação ás suas 29. Aconselho vivamente esta bike.
 

vpenela

New Member
Aqui mais uma atleta com uma bike igual à minha, é realmente espectacular. Também lhe meti um pedaleiro XTR, tenho mesmo que trocar os meus manipulos de mudanças por XTR, os X9 são uma miséria
[video]http://www.bikeradar.com/mtb/news/article/video-tracy-moseleys-trek-superfly-100-29er-33960/[/video]
 

vpenela

New Member
Depois de vários meses a pedalar com a minha bike decidi fazer um update da minha opinião que de resto se sobrepõe à minha anterior.
Fiz um treino este verão bastante a sério, participei na maratona de chaves e devo dizer que realmente é uma bicicleta que se adapta muito facilmente a todos os trilhos. Por ter uma roda maior tem mais notoriamente mais tracção, mas poderão dizer que simultâneamente terá mais resistência ao rolamento...poderá ser, tanto pela superficie de contacto como (nas subidas) pela maior roda cuja rotação será mais dificiel de fazer, no entanto se se mantiver o momentum, que é o mesmo que dizer o rolamento a velocidade que beneficie a sua inercia, acaba por os seus defeitos passarem a qualidades e jogarem a favor de quem a pedala. Esta qualidade apresenta-se bem notória quando se desce em superficies mais irregulares em que a bike não perde velocidade como uma 26'.
Queria falar sobre as rodas, que por vezes poderia passar pela cabeça de alguns que pelo seu tamanho empenariam muito mais facilmente, bem devo dizer que, não sei se pela qualidade das American Classic ou por outra razão, tal não acontece, tenho 80Kg desço por trilhos bem irregulares, com alguns saltos e nunca tiveram a necessidade de serem afinadas.
A destreza desta bike em singletracks é muito boa, nunca tive dificuldades que me parecessem devidas à geometria ou rodas da bike, no entanto é uma das qualidades mais vincadas pela marca nesta geometria G2. Já tenho amigos com outras marcas que não dizem o mesmo, que sentem dificuldades em fazerem as curvas com a mesma destreza de uma 26', nomeadamente deitar-se nas curvas e fechar as mais apertadas com facilidade mantendo uma rota sem ter que a abrir.
Quanto ao andamento em plano, aconselho manter os 3 pratos à frente com mudanças de 10, porque vão precisar se não querem ficar rapidamente sem capacidade de pedalada provocada pela velocidade, pois facilmente vão a 40Km/h ou mais.
Em termos de gastos de manutenção é o mesmo, os pneus são ao memso preço apesar da borracha a mais, os travões será memso boa ideia de ter um raio maior de disco pelo menos à frente, 180mm julgo indicado.
Atenção aos periféricos e quadros destas bikes devido ao peso que podem atingir, ao contrário do que sempre me disseram que foi comprar uma bicicleta mais barata para depois se ir kitando ao longo do tempo, existem coisas que nunca se podem descurar. O quadro, se puderem comprar um quadro leve façam-no, não necessita obrigatóriamente de ser de carbono mas aconselho, dos periféricos mais caros em que vale a pena apostar logo de inicio (pois fica mais barato se já vier na bike) são a supensão e as rodas. São as coisas que mais peso adicionam à bike, seguido do pedaleiro.
Estamos em tempos de austeridade e julgo que mais vale adiar que comprar agora mais barato que depois sairá mais caro porque à peça é um roubo, há sempre o ebay e as peças usadas, fazem-se até bons negócios, mas é às vezes...
No fundo estou memso muito contente, adicionei-lhe uns colantes em vinil na Fox e nas rodas, porque a aparência também nos faz sentir mais satisfeitos como a nossa montada, o comportamento é único e nos singletracks a descer é uma perdição, chego sempre ao fundo euférico, com sorriso de orelha a orelha...e mais que ainda não mencionei, foi a minha ausência do rol das quedas que claro está se pode a dever a diversos fatores, mas creio que a bike faz a sua parte no que toca a ultrapassar os obstáculos mais dificeis.
Sem mais nada a adicionar.
Um abraço e boas pedaladas de inverno que em dias sem chuva são do melhor
 

essence_s

New Member
Bela bike e bela analise recheada de sensações aos comandos dessa 29!
É bastante importante investir numa bike e sentirmo-nos bem a pilota-la, isso nota-se pelos comentarios.
Parabens tb pelo facto de teres deixado as quedas de lado, porem fica o conselho:n estiques demasiado a corda!
 
Top