Trek Fuel ex6 do rodd

rodd

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Boas,

O bichinho da bicicleta começou à meia dúzia de anos por intermédio de um vizinho que me convidou para fazer uma voltinha com o grupinho dele. No começo comprei uma Berg, das baratinhas (não sei o modelo). Comecei por andar uma vez por semana, mas o entusiasmo e a evolução levaram-me a começar a aumentar as distâncias e o número de saídas. Andei com esta bicicleta cerca de um ano.

Entretanto alguns dos membros do grupo ao qual me juntei desistiram e entraram outros que também estavam motivados e entusiasmados. As distancias continuaram a aumentar e número de saídas também. Começamos a andar nos dias mais compridos 3 ou 4 vezes por semanas. Entretanto a bicicleta começou a ficar aquém das minhas necessidades. Tive um dilema, fazer upgrades ou comprar uma bicicleta nova. Optei por comprar uma nova dentro dum orçamento 600/ 700 euros. Comprei uma Trek 4400
.
Uns 2 anos mais tarde, com entrada de membros que dão primazia às descidas e a trilhos mais técnicos senti que a minha Trek 4400 não se adequava nas necessidades. Decidi vender a Trek 4400 e comprar uma FS. Mas a FS teria de ser versátil, pois pretendia fazer quilómetros e que não me deixasse mal nas descidas (o rider é que deixa mal a bicicleta nas descidas :p). Optei por comprar uma Trek Fuel ex6, por achar que é uma bicicleta muito versátil.

PS: o grupo com quem me iniciei desistiu das pedaladas... :) Sorte a minha que entraram novos "membros" e estes foram ficando, mas nem todos os que se juntaram ficaram. Isto não é apenas necessário ter dinheiro para comprar bicicletas é preciso ter vontade para pedalar... eheheheh

Lista de componentes:
Quadro: Alpha Aluminium, ABP Convert, Magnesium EVO Link, 120mm Travel
Suspensão: RS Recon SL 120mm
Amortecedor: Fox Float RP2
Rodas: Bontrager Ranger com cubos Shimano M525 + Bontrager XR3 2.2 / Panaracer Cinder 2.25
Travões: Shimano Non Series / Shimano SLX
Manípulos: Shimano Deore 9V / Shimano SLX
Desviador Frente: Shimano Deore 9V
Desviador Trás: Shimano Deore XT
Pedaleiro: Shimano Non Series / Shimano Deore XT
Cassete: SRAM PG970
Pedais: Shimano M520
Selim: Bontrager Evoke / Concept SL (proveniente da Focus Cayo)
Espigão Selim: Bontrager SSR
Guiador: Bontrager Low Riser
Avanço: Bontrager Race Lite / BBB 60mm (mais curto)

A bicicleta é muito equilibrada. Subo bem, não fica atrás da HT que tinha antes, e a descer é muito segura. Tenho a sensação que a roda traseira está sempre em contacto com o chão e esta sensação dá-me segurança nas descidas permitindo-me arriscar um pouco. Apenas um pouco pois o rider é medroso... :)

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A suspensão RS Recon faz a sua função. Até achar a pressão ideal tive que "sofrer" um pouco. Ou tinha muito ar e fazia com que ressaltasse bastante nas irregularidades ou o inverso, muito pouco ar e o curso esgotava-se… Uma chatisse! Agora está equilibrada, mas tenho a sensação que as pequenas irregularidades não são "lidas". Era um componente que gostava de trocar… (mas faltam €)…
O amortecedor, Fox, nada a apontar. Lê o terreno de forma irrepreensível.

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As Rodas devem pesar uma "tonelada" mas nunca deram qualquer problema. Nunca me deixaram mal. Apesar da muita porrada que já levaram…
Os pneus da Bontrager eram muito "falsos". A frente da bicicleta "fugia" com alguma facilidade o que a tornava insegura. Os Panarecer Cinder são óptimos. Muito seguros. Tenho a sensação que se vai gastar com alguma facilidade, visto a borracha ser macia. Mas este facto, faz com que os pneus agarrem muito bem em quase todos os tipos de terreno.

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Os travões Shimano Non Series que equipavam a bicicleta não travavam grande coisa. Eram do tipo abrandadores… Apareceu uma promoção numa loja on-line e não hesitei em comprar uns Shimano SLX já com decipador de calor. Comparando o poder de travagem dos SLX com os anteriores fiquei com a certeza que andava com abrandadores… :)

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Na transmissão mudei os manípulos. Passei duns Shimano Deore para uns SLX. Os SLX são mais precisos, mas as diferenças não são muito superiores aos anteriores. A troca deveu-se a uma queda em que danifiquei um dos manípulos.
O pedaleiro troquei porque estava a precisar de trocar os pratos devido ao desgaste. Como apareceu um óptimo negócio com um Deore XT, novo, retirado duma bicicleta nova, não hesitei. Foi trocada por uma XTR dupla.
Em relação aos desviadores não há nada a apontar. São precisos e desempenham a sua função na perfeição.

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O avanço mudei porque o original era muito comprido e ficava muito "debruçado" sobre a frente da bicicleta. Coloquei um BBB de 60mm. (julgo que o Bontrager era de 110mm)


Resumindo, bicicleta muito equilibrada e que permite pedalar em vários tipos de terreno sem nos deixar ficar mal…


Abraço
 

SeteGu

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O próximo passo deveria ser mudar a suspensão, provavelmente ainda daria mais segurança nas descidas... uma fox, por exemplo...
O amortecedor tem bloqueio?

De resto está aí uma boa máquina.
 

rodd

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Obrigado pelos vossos comentários...

Sim, o RP2 tem bloqueio. Este amortecedor só tem 2 posições, trancado ou destrancado. Mas não tranca a 100%, mexe sempre um pouquinho. Tanto quanto sei os Fox's não trancam a 100%.

Sim, gostava muito de trocar a suspa, mas falta o mais importante (€)... Tenho andado atento às promoções online, mas mesmo assim os Fox's continuam sempre caros... :(
 

rodd

New Member
Eu não sinto falta, porque nunca andei com um Fox RP23... :)

Eles, Trek US, não aconselham a colocar uma suspensão 140mm. Vai alterar a geometria da Bike. Anexo o excerto do email que recebi da Trek US:
"Thanks for writing in. While installing a 140mm fork on your EX 6 is possible it is not adviseable. A longer travel fork would alter your EX 6 geometry significantly. I recommend installing no longer than a 120mm fork to retain the correct handling characteristics of the bike."

Gostava mesmo era de mudar a suspensão. Substituir a RS Recon...

Abraço
 

SeteGu

Active Member
Sim... são raros os casos em que os quadros permitem ("legalmente" falando) suspensões com cursos superiores aos de origem... mas uma float 120, se calhar, já caía aí que nem uma mimo.
 

rodd

New Member
120mm.
O Selim já é branco..! já não falta tudo... :)
Eu acho que não fica mal, até porque as letras da bike são em branco... Digam lá de vossa justiça, sff.

Abraço
 

rodd

New Member
Obrigado pela vossa participação no post...

Sergio10, podes colocar aqui o link, sff? É mais fácil do que andar a procurar os seus tópicos... :p

Abraço,
Luís
 
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