TREK FUEL 95 (MUITAS FOTOS)

sergai

New Member
Boas. Neste tópico vou tentar analizar o meu novo quadro da melhor forma possível.

Tudo começou por querer trocar de quadro, não é que o anterior fosse mau (Bianchi doss 6600 FS) mas sentia que precisava de um quadro ligeiramente maior.

Evolução: No ano de 2003 e após vários anos de bicicleta de hipermercado adquiri a minha Gt Avalanche 2.0, foi uma grande diferença em relação as anteriores, muito robusta e confortável mas um pouco pesadote. Passados dois anos e como tinha vontade de trocar por uma FS comprei uma Bianchi que ao longo dos anos fui trocando o material que está montado na nova (nova para mim). Como o quadro era ligeiramente pequeno para a minha altura (17" para 1m76cm) desde uns meses para cá comecei a procurar um quadro usado para substituir o anterior, a minha escolha e dado o que normalmente faço Passeios/ maratonas recaia sobre os Trek fuel, as specialized epic, ou as Giant Nrs, acabei por através do site OLX negociar um quadro Trek fuel 95 de 2004.
Assim que tive oportunidade troquei todo o material para o novo quadro, e após alguns km, passo a descrever os componentes e quadro:

Antes:

img165.jpg


img220.jpg


img259.jpg


dsc08938.jpg


dsc09042.jpg


Devo dizer que durante estes últimos 3 anos me proporcionou momentos de grande alegria e satisfação.

Depois:

img272.jpg


img274.jpg


img246.jpg


img263.jpg


img270.jpg


img271.jpg


img275.jpg



Descrição dos componentes:

Suspenção: manitou R7 elite 100 mm com SPV.

img268.jpg


Apesar das críticas gosto muito do seu funcionamento, talvez peque nas pequenas irregularidades, mas de resto tudo bem, além de ser leve 1400 gr.

Pedaleira: Truvativ Fire x Gxp

img267.jpg


Para além de ser mais barata que a Shimano Xt, ou Lx, acho que não fica atrás de destes modelos da Shimano. Em 3 anos 0 problemas.

Travões e Shifters: Shimano Xt Dual control.

img273.jpg


Apesar de poucos preferirem este sistema, após o periodo de adaptação, posso dizer que não quero outros. E depois de substituir as bichas e os cabos por uns selados da jagwire as mudanças entram como manteiga, em relação aos travões penso que não seja dizer mais nada (shimano XT). Em 3 anos 0 problemas.

Desviadores: Shimano Xt shadow e shimano Xt down swing.

img265.jpg


Depois de 3 anos de Lx invertido, este estava já a pedir a reforma então a escolha recaíu sobre o XT shadow (não invertido), no início da troca provocou-me alguns problemas nomeadamente nas subidas quando resolvia baixar uma mudança e dava conta estava a subir mudanças. Penso que o sistema invertido é melhor nestas situações, mas passado este periodo de adaptação começo a notar que é mais suave a passagem de mudanças.
Em relação ao da frente tive que trocar porque o quadro da trek não aceita o sistema que tinha anteriormente top swing.

Rodas: Aros Dt swiss XR 455, raios Dt swiss, cubo Americam classic.

img266.jpg


Quando as comprei o principal motivo da troca foi o peso, não sei exactamente mas acho que anda na casa de 1600 ou 1700 gr o par. Nunca me deram problemas, salvo uma queda do suporte Norauto do carro em andamento é que ficaram empenadas, mas após centrar as rodas ficou resolvido. De salientar que de vez em quando tambem descem umas escadas. Em 3 anos parti um raio na Maratona (resistência) de Pombal.
Em relação aos cubos, só o sepo do cubo traseiro é que está meio empenado (descentrado) devido à força que é exercida na cassete. Penso que é um problema mesmo dos cubos Americam Classic. Por enquanto vai andando só é chato quando se tem que desmontar e montar a cassete.

img269.jpg


Selim: Selle Italia

img264.jpg


Recentemente comprei um selim novo Selle Itália Xo para substituir o velhinho e gasto Selle Italia (não sei qual é o modelo) de 2004.
Andei uma tarde com ele, voltei novamente ao velhinho, não sei porque mas não me adaptei ao novo talvez por ser muito cheio na zona da prostata.

Avanço, guiador e espigão de selim: Race Face Envolve xc e Rcz carbono
Uma vez que tinha de substituir o espigão FSA SL 280 por causa das diferenças de diametro, aproveitei para trocar o avanço original Bianchi Componenti por um Race Face, assim fiquei com o espigão e o avanço da mesma marca. Em relação ao guiador só o acho ligeiramente estreito de resto tudo bem.

Pneus: WTB weirwolf 2.1 comp para o inverno, e Michelim XCR dry 2 2.0 kevlar para o verão. Neste momento de transição Ando com WTB à frente e Michelin contry trail à tras.
Wtb weirwolf na lama não há melhor, trepam tudo curvam ainda melhor, mas o problema é a força extra que temos de exercer para vencer o atrito. São um pouco pesdadotes 700 gr na versão de arame e sem serem tubless.
Michelim Xcr dry 2 muito bons roladores e leves que baste 550 gr, mas o problema são as curvas, já me provocaram alguns dissabores, é que quando os monto ainda me imagino com os wtb. Tenho que ter mais calma nas curvas, mas recupero nas subidas.

Quadro: Trek Fuel 95

img262.jpg


img277.jpg


img240.jpg


img241.jpg


Ainda ando em fase de testes, mas parece-me muito bom, leve que baste, bastante confortável e além de disso é Lindo. Sempre gostei muito deste quadro em preto. Vamos ver como se portam as escoras traseiras, pelo que reparei parece que dão alguns problemas. A ver vamos e além disso sempre tenho a garantia vitalícia.

Amortecedor: Fox float Rl

img276.jpg


Apesar de já ter uns anos de serviço está em bom estado e funciona muito bem. Tem controlo de reboud, pressão de ar e Lock out. Vamos ver como se comporta com o passar do tempo.

Resumindo devo dizer que estou satisfeito :lol: com o quadro, tanto a nível de geometria com esteticamente.

P.S. Ninguem pode dizer: " Ai e tal O que a malta gosta é de fotos." Peço desculpa pela qualidade é que foram tiradas com o telemovel.

Boas pedaladas a todos :wink:

Sergai
 

Snyker

New Member
Re: Bianchi doss 6600 Fs dá lugar a trek fuel 95

Boas "sergai"

Bem esteticamente acho que está bem mais bonita com o quadro trek :!:

A Manitou encaixa muito bem, em relação a esse quadro tive a oportunidade de o experimentar uma vez mas com uma suspensão de 130mm, achei a biki muito confortável mas acho que com essa suspensão de 100mm :?: fica com uma geometria mais racing :twisted: como aprecio mais.

A minha antiga HT também tinha esse sistema de DualContrl, e também me dei sempre bem com ele muito fácil e como dizes aquilo parecia manteiga :!:

Boa sorte como o novo quadro que se porte bem como o restante material que tens.

Cumps
 
Re: Bianchi doss 6600 Fs dá lugar a trek fuel 95

sergai, bela escolha :wink:. Partilho da tua opinião, esse quadro em preto fica a matar :lol:.
Agora que tens um quadro novo vais actualizando alguns componentes 8)...

Um Abraço
 

sergai

New Member
Re: Bianchi doss 6600 Fs dá lugar a trek fuel 95

E como eu sei que a malta gosta é de fotos aqui vão mais tiradas na volta de hoje. :mrgreen:

Do lado esq. Trek fuel 95 montagem "à la carte", do lado dir. Kona King Kikapu montagem "à la carte".

img278.jpg


img279.jpg


img280.jpg


img283.jpg


Pessoal de Leiria, tentem lá adivinhar onde foram tiradas as fotos? :lol:

Boas pedaladas a todos

Sergai
 
Re: Bianchi doss 6600 Fs dá lugar a trek fuel 95

boas tens o selim demasiado para baixo
quanto as fotos e dificil responder ,mas essa paisagem não me e estranha
 

Nuno Giant

New Member
na tua foto de santiago compostela aparece onde a tua bianchi esta encostada a uma epic, ta la um rapaz sentado no chao que é da força aerea nao é? de certeza :mrgreen: ja andei varias vezes com ele de bike!

parabens pela nova bike! esta muito bonita!
 

sergai

New Member
Resposta a Nuno Giant, esse rapaz é um grande amigo meu companheiro de longas jornadas de Btt, é o Serra para os amigos. Vitor Serra.
Quando estiver com ele mando cumprimentos teus.

Boas Pedaladas.

Sergai
 

Nori77

New Member
Boas Sergai,

Eu sei onde foi!! :) boa volta a de ontem!

Realmente nota-se bem a evolução do quadro, este trek tem uma geometria bastante diferente e que já convida a algumas brincadeiras, (o bianchi era demasiado sobe paredes).

É um gosto ver assim o pessoal entusiasmado pela sua bike!

haja pernas!

abraço
 

Nuno Giant

New Member
sergai said:
Resposta a Nuno Giant, esse rapaz é um grande amigo meu companheiro de longas jornadas de Btt, é o Serra para os amigos. Vitor Serra.
Quando estiver com ele mando cumprimentos teus.

Boas Pedaladas.

Sergai
exactamente, é o Serra! exelente pessoa! é colega meu da FAP, ja me tem dado grandes empenos :mrgreen: abraço e boa sorte com a maquina!
 
Top