Boas. Neste tópico vou tentar analizar o meu novo quadro da melhor forma possível.
Tudo começou por querer trocar de quadro, não é que o anterior fosse mau (Bianchi doss 6600 FS) mas sentia que precisava de um quadro ligeiramente maior.
Evolução: No ano de 2003 e após vários anos de bicicleta de hipermercado adquiri a minha Gt Avalanche 2.0, foi uma grande diferença em relação as anteriores, muito robusta e confortável mas um pouco pesadote. Passados dois anos e como tinha vontade de trocar por uma FS comprei uma Bianchi que ao longo dos anos fui trocando o material que está montado na nova (nova para mim). Como o quadro era ligeiramente pequeno para a minha altura (17" para 1m76cm) desde uns meses para cá comecei a procurar um quadro usado para substituir o anterior, a minha escolha e dado o que normalmente faço Passeios/ maratonas recaia sobre os Trek fuel, as specialized epic, ou as Giant Nrs, acabei por através do site OLX negociar um quadro Trek fuel 95 de 2004.
Assim que tive oportunidade troquei todo o material para o novo quadro, e após alguns km, passo a descrever os componentes e quadro:
Antes:
Devo dizer que durante estes últimos 3 anos me proporcionou momentos de grande alegria e satisfação.
Depois:
Descrição dos componentes:
Suspenção: manitou R7 elite 100 mm com SPV.
Apesar das críticas gosto muito do seu funcionamento, talvez peque nas pequenas irregularidades, mas de resto tudo bem, além de ser leve 1400 gr.
Pedaleira: Truvativ Fire x Gxp
Para além de ser mais barata que a Shimano Xt, ou Lx, acho que não fica atrás de destes modelos da Shimano. Em 3 anos 0 problemas.
Travões e Shifters: Shimano Xt Dual control.
Apesar de poucos preferirem este sistema, após o periodo de adaptação, posso dizer que não quero outros. E depois de substituir as bichas e os cabos por uns selados da jagwire as mudanças entram como manteiga, em relação aos travões penso que não seja dizer mais nada (shimano XT). Em 3 anos 0 problemas.
Desviadores: Shimano Xt shadow e shimano Xt down swing.
Depois de 3 anos de Lx invertido, este estava já a pedir a reforma então a escolha recaíu sobre o XT shadow (não invertido), no início da troca provocou-me alguns problemas nomeadamente nas subidas quando resolvia baixar uma mudança e dava conta estava a subir mudanças. Penso que o sistema invertido é melhor nestas situações, mas passado este periodo de adaptação começo a notar que é mais suave a passagem de mudanças.
Em relação ao da frente tive que trocar porque o quadro da trek não aceita o sistema que tinha anteriormente top swing.
Rodas: Aros Dt swiss XR 455, raios Dt swiss, cubo Americam classic.
Quando as comprei o principal motivo da troca foi o peso, não sei exactamente mas acho que anda na casa de 1600 ou 1700 gr o par. Nunca me deram problemas, salvo uma queda do suporte Norauto do carro em andamento é que ficaram empenadas, mas após centrar as rodas ficou resolvido. De salientar que de vez em quando tambem descem umas escadas. Em 3 anos parti um raio na Maratona (resistência) de Pombal.
Em relação aos cubos, só o sepo do cubo traseiro é que está meio empenado (descentrado) devido à força que é exercida na cassete. Penso que é um problema mesmo dos cubos Americam Classic. Por enquanto vai andando só é chato quando se tem que desmontar e montar a cassete.
Selim: Selle Italia
Recentemente comprei um selim novo Selle Itália Xo para substituir o velhinho e gasto Selle Italia (não sei qual é o modelo) de 2004.
Andei uma tarde com ele, voltei novamente ao velhinho, não sei porque mas não me adaptei ao novo talvez por ser muito cheio na zona da prostata.
Avanço, guiador e espigão de selim: Race Face Envolve xc e Rcz carbono
Uma vez que tinha de substituir o espigão FSA SL 280 por causa das diferenças de diametro, aproveitei para trocar o avanço original Bianchi Componenti por um Race Face, assim fiquei com o espigão e o avanço da mesma marca. Em relação ao guiador só o acho ligeiramente estreito de resto tudo bem.
Pneus: WTB weirwolf 2.1 comp para o inverno, e Michelim XCR dry 2 2.0 kevlar para o verão. Neste momento de transição Ando com WTB à frente e Michelin contry trail à tras.
Wtb weirwolf na lama não há melhor, trepam tudo curvam ainda melhor, mas o problema é a força extra que temos de exercer para vencer o atrito. São um pouco pesdadotes 700 gr na versão de arame e sem serem tubless.
Michelim Xcr dry 2 muito bons roladores e leves que baste 550 gr, mas o problema são as curvas, já me provocaram alguns dissabores, é que quando os monto ainda me imagino com os wtb. Tenho que ter mais calma nas curvas, mas recupero nas subidas.
Quadro: Trek Fuel 95
Ainda ando em fase de testes, mas parece-me muito bom, leve que baste, bastante confortável e além de disso é Lindo. Sempre gostei muito deste quadro em preto. Vamos ver como se portam as escoras traseiras, pelo que reparei parece que dão alguns problemas. A ver vamos e além disso sempre tenho a garantia vitalícia.
Amortecedor: Fox float Rl
Apesar de já ter uns anos de serviço está em bom estado e funciona muito bem. Tem controlo de reboud, pressão de ar e Lock out. Vamos ver como se comporta com o passar do tempo.
Resumindo devo dizer que estou satisfeito :lol: com o quadro, tanto a nível de geometria com esteticamente.
P.S. Ninguem pode dizer: " Ai e tal O que a malta gosta é de fotos." Peço desculpa pela qualidade é que foram tiradas com o telemovel.
Boas pedaladas a todos :wink:
Sergai
Tudo começou por querer trocar de quadro, não é que o anterior fosse mau (Bianchi doss 6600 FS) mas sentia que precisava de um quadro ligeiramente maior.
Evolução: No ano de 2003 e após vários anos de bicicleta de hipermercado adquiri a minha Gt Avalanche 2.0, foi uma grande diferença em relação as anteriores, muito robusta e confortável mas um pouco pesadote. Passados dois anos e como tinha vontade de trocar por uma FS comprei uma Bianchi que ao longo dos anos fui trocando o material que está montado na nova (nova para mim). Como o quadro era ligeiramente pequeno para a minha altura (17" para 1m76cm) desde uns meses para cá comecei a procurar um quadro usado para substituir o anterior, a minha escolha e dado o que normalmente faço Passeios/ maratonas recaia sobre os Trek fuel, as specialized epic, ou as Giant Nrs, acabei por através do site OLX negociar um quadro Trek fuel 95 de 2004.
Assim que tive oportunidade troquei todo o material para o novo quadro, e após alguns km, passo a descrever os componentes e quadro:
Antes:
Devo dizer que durante estes últimos 3 anos me proporcionou momentos de grande alegria e satisfação.
Depois:
Descrição dos componentes:
Suspenção: manitou R7 elite 100 mm com SPV.
Apesar das críticas gosto muito do seu funcionamento, talvez peque nas pequenas irregularidades, mas de resto tudo bem, além de ser leve 1400 gr.
Pedaleira: Truvativ Fire x Gxp
Para além de ser mais barata que a Shimano Xt, ou Lx, acho que não fica atrás de destes modelos da Shimano. Em 3 anos 0 problemas.
Travões e Shifters: Shimano Xt Dual control.
Apesar de poucos preferirem este sistema, após o periodo de adaptação, posso dizer que não quero outros. E depois de substituir as bichas e os cabos por uns selados da jagwire as mudanças entram como manteiga, em relação aos travões penso que não seja dizer mais nada (shimano XT). Em 3 anos 0 problemas.
Desviadores: Shimano Xt shadow e shimano Xt down swing.
Depois de 3 anos de Lx invertido, este estava já a pedir a reforma então a escolha recaíu sobre o XT shadow (não invertido), no início da troca provocou-me alguns problemas nomeadamente nas subidas quando resolvia baixar uma mudança e dava conta estava a subir mudanças. Penso que o sistema invertido é melhor nestas situações, mas passado este periodo de adaptação começo a notar que é mais suave a passagem de mudanças.
Em relação ao da frente tive que trocar porque o quadro da trek não aceita o sistema que tinha anteriormente top swing.
Rodas: Aros Dt swiss XR 455, raios Dt swiss, cubo Americam classic.
Quando as comprei o principal motivo da troca foi o peso, não sei exactamente mas acho que anda na casa de 1600 ou 1700 gr o par. Nunca me deram problemas, salvo uma queda do suporte Norauto do carro em andamento é que ficaram empenadas, mas após centrar as rodas ficou resolvido. De salientar que de vez em quando tambem descem umas escadas. Em 3 anos parti um raio na Maratona (resistência) de Pombal.
Em relação aos cubos, só o sepo do cubo traseiro é que está meio empenado (descentrado) devido à força que é exercida na cassete. Penso que é um problema mesmo dos cubos Americam Classic. Por enquanto vai andando só é chato quando se tem que desmontar e montar a cassete.
Selim: Selle Italia
Recentemente comprei um selim novo Selle Itália Xo para substituir o velhinho e gasto Selle Italia (não sei qual é o modelo) de 2004.
Andei uma tarde com ele, voltei novamente ao velhinho, não sei porque mas não me adaptei ao novo talvez por ser muito cheio na zona da prostata.
Avanço, guiador e espigão de selim: Race Face Envolve xc e Rcz carbono
Uma vez que tinha de substituir o espigão FSA SL 280 por causa das diferenças de diametro, aproveitei para trocar o avanço original Bianchi Componenti por um Race Face, assim fiquei com o espigão e o avanço da mesma marca. Em relação ao guiador só o acho ligeiramente estreito de resto tudo bem.
Pneus: WTB weirwolf 2.1 comp para o inverno, e Michelim XCR dry 2 2.0 kevlar para o verão. Neste momento de transição Ando com WTB à frente e Michelin contry trail à tras.
Wtb weirwolf na lama não há melhor, trepam tudo curvam ainda melhor, mas o problema é a força extra que temos de exercer para vencer o atrito. São um pouco pesdadotes 700 gr na versão de arame e sem serem tubless.
Michelim Xcr dry 2 muito bons roladores e leves que baste 550 gr, mas o problema são as curvas, já me provocaram alguns dissabores, é que quando os monto ainda me imagino com os wtb. Tenho que ter mais calma nas curvas, mas recupero nas subidas.
Quadro: Trek Fuel 95
Ainda ando em fase de testes, mas parece-me muito bom, leve que baste, bastante confortável e além de disso é Lindo. Sempre gostei muito deste quadro em preto. Vamos ver como se portam as escoras traseiras, pelo que reparei parece que dão alguns problemas. A ver vamos e além disso sempre tenho a garantia vitalícia.
Amortecedor: Fox float Rl
Apesar de já ter uns anos de serviço está em bom estado e funciona muito bem. Tem controlo de reboud, pressão de ar e Lock out. Vamos ver como se comporta com o passar do tempo.
Resumindo devo dizer que estou satisfeito :lol: com o quadro, tanto a nível de geometria com esteticamente.
P.S. Ninguem pode dizer: " Ai e tal O que a malta gosta é de fotos." Peço desculpa pela qualidade é que foram tiradas com o telemovel.
Boas pedaladas a todos :wink:
Sergai