Treino para recomeçar no BTT

Pencla

New Member
Boas,

Alguem me poderia aconselhar, um bom treino para recomeçar a treinar BTT (Pois ja não pratico qualquer desporto a uns 2 anos) e gostaria de voltar a treinar pois ja começo a notar o meu corpo demasiado perguiçoso para fazer qualquer coisa que seja.
Precisava do umas dicas tipo para iniciar faz "X" de tempo de bicicleta e "X" de corrida tipo um planeamento semanal, etc estao a entender??
Se ajudar tenho 75kg, 1,75m, 18 anos. Atenção que nao tenho monitor de frequencia cardiaca (gostava de arranjar mas por enquanto está dificil e ainda não percebi como o utilizar corretamente depois vou precisar de umas dicas tambem ;))

Muito obrigado pelo vosso tempo.

E boas pedaladas.:D
 

tauga

New Member
boas...Isso depende muito onde tu vives e se queres treinar severamente ou só pelo gosto de andar.
Vou te propor fazer isto, por exemplo queres começar a treinar para semana, na segunda fazes entre o.5h a 1h de bicicleta demanha sem grandes subidas só rolar, com corrida de 15 a 30min ao fim da tarde, terça o mesmo, e podes aqui vir a dizer o que sentes já que cada pessoa é um corpo diferente, quarta dia de descanso, quinta aumenta a carga para 1.5h de bicicleta com algumas subidas e com correr ao fim da tarde, na sexta a mesma coisa, descanso no sábado e domingo 2h de bicicleta e não importa onde andes mas sim que faças este tempo, deves sempre fazer sempre os treinos dois dias sim um dia não para dar descanso ás pernas.
Deves fazer isto até sentires que deves evoluir, não sei o estado físico em que estas mas deves conseguir.
Em relação ao monitor de frequência cardíaca, neste momento não é necessário já que nem deves ter sentido de ritmo na pedalada.
Alguma pergunta é só dizer.

boas pedaladas
 

tauga

New Member
A corrida é suplementar, no inicio dá jeito porque reforça as pernas, a respiração e os músculos da zona abdominal mas depois começa a ser demasiada pressão nas pernas(claro depois de muito treino).
Como é suplementar vives bem sem ela mas algo para substituir é natação, ou fazes as duas coisas(se tiveres tempo) mas onde deves focar mais tempo é na bicicleta se não desenvolves o teu corpo para outros esforços.
 
A piscina é um bom complemento a qualquer treino.
Quando te sentires bem fisicamente e se tiveres disponibilidade de tempo e financeira, podes sempre inscrever-te num ginásio para teres um treino mais orientado.
Neste momento estou a fazer 2x RPM (bicicleta) e 2x Cardio (bicicleta, remo e pesos), posso dizer-te que as melhorias são francamente notórias, tanto na perda de peso (que é o meu maior problema), como no aumento da resistência e na tonificação muscular...
 

LGMR

New Member
Epa para as pernas tenho feito uma hora dessas bikes paradas, é por isso que nao corroe abdominais faço mais de 100 acho que nao perciso de natação nem corrida
 

Pencla

New Member
Muito obrigado pelas dicas Tauga, vou começar a fazer isso exactamente, vou tambem tentar intercalar nesse treino um bocado de natação ja que tenho "acesso" a isso.
Ja tive a comprar o material que eu acho "obrigatorio" para a pratica do desporto, tipo capacete e uma mochila tipo CamelBak.
Vão continuado a deixar mais dicas, que eu tambem vou pondo informações de como me estou a adaptar ao treino.

Muito obrigado e boas pedaladas.
 

Pencla

New Member
Ora como prometido, hoje fiz 45min de bicicleta muito "soft" fiz apenas 8km , media da velocidade 11km/h +/-, senti como já seria de espera após muito tempo sem praticar nada, em subidas custava-me mesmo muito a subir, tendo de parar por vezes em algumas.Mas de resto foi levezinho para me habituar.
A ver se amanha faço 1h de bicicleta e 30min a correr.
Boas Pedaladas
 

tauga

New Member
Por acaso gostava de ver como te vais habituando aos treinos e se resulta o que eu te disse, por isso vai postando para as pessoas verem como te corre e se calhar fazer parecido.

boas pedaladas
 

Pencla

New Member
Boas e é exactamente o que vou fazer, arranjei o Sports Tracker para o meu N95 vou criar uma conta depois deixo aqui o LINK com as informações todas para voces poderem acompanhar e darem a vossa opiniao.

Hoje vai ser impossivel para mim andar de bicicleta pois está a chover e ainda nao tenho equipamento apropriado para este tempo, mas vou fazer uns 40min a correr aqui na passadeira.

Novamente muito obrigado pela vossa ajuda.
 

Pencla

New Member
Ora mais um diario:






Hoje levei o GPS e os sapatinhos presos aos pedais, digo uma coisa nota-se uma grande diferença com os pedais de encaixe, sente-se ali algo como uma perna ajuda a outra :D muito bom mesmo de resto um treino bastante agradavel, hoje nao sei o porque mas nao senti tanto esforço a subir algumas subidas.

Boas pedaladas ;)
 
Last edited:

Pencla

New Member
É o Sports Tracker, podes instalar em quase todos os telemoveis com GPS. Apartir do telemovel fazes o upload do treino para a internet e aquilo depois dá-te um mapas do treino (tipo google earth) e mais essas informações digo-te que é excelente ainda para mais é gratis.

Está aqui a demontração completa (Depois dá para ampliares o mapa e com o rato por cima diz a velocidade a que ias naquele citio e muitas mais coisas)



Fica aqui o site http://www.sports-tracker.com/
 

Pencla

New Member
Penso que não a menos que metas os KM manualmente (tambem é possivel), mas nunca ficas com o mapa do treino nem com os detalhes de velocidade vs altitude.
 

Pencla

New Member
Um telemovel simples nokia com GPS chega, vê primeiro lá no site quais são os telemoveis compativeis antes de arranjares algo.
 
Top