Treino de Força na Pré-Época

Marreiros

Active Member
O Paulo já abordou essa temática no tópico do Via Simples e concordo em absoluto com ele. Apesar de trabalhar na área do fitness e de saber quão positivo é o trabalho de força realizado em ginásio na minha opinião é mais importante fazê-lo na bicicleta...
 

amelia

New Member
Tenho uma dúvida...
  • Suponhamos que estamos dispostos a treinar força na pré-época NO MÁXIMO 2x por semana (30 min cada vez, fora o aquecimento).
  • Este tipo de treino tem como objectivo a prevenção de lesões (e por isso a prioridade está no reforço dos estabilizadores) e não na hipertrofia!
  • Suponhamos ainda que não estamos habituados ao treino de força e que treinamos todos os dias...

E a dúvida é: vale mais a pena fazer um circuito de ginásio normal (ie, fazer 7/8 máquinas) ou uma rotina de treino funcional (usando elásticos, bola medicinal, bola suiça, TRX, pedalar com pouca rotação, etc)?

Parece-me que a 1ª das abordagens é "mais concentrada"/eficaz(?), mas o tempo de recuperação é de 2-3 dias. Ora, não bastasse o tédio que é cumprir o circuito, ainda temos de passar 2-3 dias sem poder andar de bicicleta à vontade!
O treino funcional, por outro lado, dá para recuperar em 1-2 dias e integra mais grupos musculares e até movimentos específicos, mas quem está ligado ao fitness quase que diz que é perda de tempo (ou, na melhor das hipóteses, fisioterapia lol). E se é perda de tempo, então mais vale estar em casa a descansar.

Neste caso, a arte não está em encontrar o melhor método, mas sim o mais adequado.
Gostaria de ouvir a vossa opinião.

AM
 

GETmoney

New Member
Perda de tempo o treino Funcional?!! Nunca!!, como o nome indica é fucional e especifico para os teus objectivos e excelente para trabalhar cadeias musculares e trabalhar o corpo como um todo em vez isolar apenas um grupo muscular e trabalhar apenas essse musculo, é bem mais preferivel trabalhar o corpo como um todo para os objectivos que pretendemos.

Para mim o treino funcional é o presente,
acabem lá com isso de puxar ferro sentado e trabalhar só o bicipe (bom para quem quer ser o Porteiro da Disco que nós frequentamos :mrgreen: ), isso é restringir demais o nosso corpo e ainda por cima nós BTTistas que andamos em plataformas instavéis (bike) anda mais proveitoso é este tipo de treino e nos beneficia imenso.

Experimentem um bom treino fucional, e vão ver os resultados completamente diferentes do treino de força dito normal, Funcional quer dizer função, então eu treino o meu corpo para a função que quero realizar, se quero andar bem de bike tenho que promover essa função.

Existe um ginásio que trabalha muito bem, e que são profissionais muito respeitaveis na área e que trabalham com resistencias fucionais.

http://www.tavaresws.com/index.html

É do Professor Carlos Tavares com quem tive já o privilégio de aprender com ele.

Cumprimentos
 

amelia

New Member
GETmoney, obrigada pela tua opinião.

Também já tive a oportunidade de falar com o Professor Carlos Tavares e de lhe colocar esta mesma dúvida (se os workshops "exercício físico:uma faca de 2 gumes" e "matrix functional trainer" te dizem alguma coisa, eu fui a colaboradora da supervisão de salas, lol).
O que retive é que o treino funcional não substituiu o tal circuito "tradicional"(quando muito complementa). Ele deu até o exemplo dos praticantes
de golf; há estudos nos quais se contrasta um grupo de praticantes que faz um treino de força normal e outro que faz funcional. No final, e surpreendentemente, quem melhora o swing é o grupo do treino de força "tradicional", e o grupo do funcional até piorou a técnica!
Mas não é por isso que a ideia do "treino integrado" deixa de ser de valor...

O pouco tempo/paciência para estas coisas e também o problema dos tempos de recuperação quase que acabam por dizer qual o método mais apropriado.
 

jomi13

New Member
Boas

Tenho uma dúvida. Como exercitar os músculos da perna ( dando atenção aos gémeos ) ? Ou seja, que exercícios fazer, dentro / fora do ginásio?

Saltar a corda é um bom exercício complementar do ciclismo?

PS: Gostava de uma resposta mais cuidada em relação aos atletas jovens , cadetes . ( 15 / 16 anos )
 

iLucena

New Member
Viva, desconhecia este topico mas tenho uma duvida e talvez seja um bom sitio para me exclarecerem

E o trabalho pliometrico não é importante como trabalho de ginasio? aumentos de massa muscular aumentam a força e a capacidade de explosão, mas se a massa estiver bem enervada n sera a contraçao muscular mais eficiente? assim consegue-se gerar mais força com a mesma massa, logo aumento de força se aumento do peso.

pergunto aqui a opiniao pq é um assunto que eu nc vi ser muito explorado.
 

NCoutinho

New Member
Além de estarem a desenterrar o tópico, caso não tenham reparado, este tema já foi muito falado pelo forum. Façam um search que facilmente encontram sobre isso.
 
Top